Página 1 de 1

França prepara-se para a guerra com Rússia?

Enviado: Qua Fev 13, 2008 11:09 pm
por R.A.Barros
O anteprojeto da nova doutrina militar que foi apresentada em janeiro passado para ser examinada por Nikolas Sarkozy recomenda à França usar seu Exército caso a Rússia ameaçar a outros países ex-soviéticos.

Este documento , que marcará o desenvolvimento militar da França nos próximos 15 anos, poderia acabar com a linha gaulista em matéria de política exterior , conduzir à reintegração do país na estrutura militar da Otan e uma reorientação inequívoca aos EUA.

Os autores da nova doutrina , segundo a revista Le Figaro , examinam uma dozena de ocasiões em que seria possível o uso das Forças Armadas da França.

Destacam particularmente um ataque terrorista, uma ameaça de mísseis , o comprimento do dever de aliado na Otan, as operações de paz , mas também , “ a ameaça por parte da Rússia perante algum de seus vizinhos”.

A diferença entre Irã e Correia do Norte que figuram na “ violação do tabu nuclear” , por um lado e a Rússia , por outro , consiste em que a última mereceu uma menção explícita como "adversário hipotético".

Desde a desintegração da URSS é a primeira vez que Paris transmite Moscou da categoria de sócios à de ameaças fundamentais. Um dos principais falcões do partido governante na França Pierre Lelouche, qualificou a Rússia como “ major ameaça que emana o território europeu , devido a seus aspirações no Cáucaso do Sul”.

Basta encontrar um pretexto, por exemplo um míssil oxidado, explodido na fronteira russo georgiana para que a França tenha um motivo para usar a força. Aliás , não se percebe , como os franceses poderão enfrentar militarmente a Rússia no mesmo Cáucaso, se a duras penas realizam suas tarefas na África, a zona de seus interesses estratégicos, tendo em conta, ainda mais, que os expertos da mesma doutrina recomendam reduzir o Exército francês até 35-55 efetivos.

Atualmente a França tem 12 mil militares só em outros países : Afeganistão, Kosovo, Chade, Líbano , etc. Será a prerrogativa de Sarkozy apoiar ou não esta doutrina , mas sabemos como terminou a invasão à Rússia de uma armada de Napoleão em 1812.


Não sei se já foi postado, retirei do orkut e daqui: http://port.pravda.ru/mundo/12-02-2008/ ... reparase-0

Enviado: Qua Fev 13, 2008 11:47 pm
por EDSON
A França e a união Européia estão de olho nos gasodutos que vem da Asia Central com seus milhões de m³ em gás. Via Geórgia e Turquia.

Mar Cáspio( fonte de energia), porque acham que precionam tanto o Irã( e nem tanto a Coréia do Norte) e mantém seus soldados no Iraque e Afeganistão.

Olhem seus Atlas e espiem porque o pânico, Chineses e todo mundo de olho em energia.

Conflitos na no Sudão, Chade entre outros em geral são patrocinados por Chineses que querem contratos petroliferos.

Akházia, Ossétia do Sul mini estados separatistas na Geórgia são usados como trunfos russos para que os europeus dependam apenas dos gasodutos que passam por seu território.

Nada... nada... é por acaso.

Sem energia não há crescimento econômico e portanto não há poder.

Enviado: Qui Fev 14, 2008 2:31 pm
por sri_canesh
É agora que o Talha vira rusófilo :mrgreen:

Enviado: Qui Fev 14, 2008 11:39 pm
por Beronha
sri_canesh escreveu:É agora que o Talha vira rusófilo :mrgreen:


rubinho , è vc ??????????????????????????????