Exército georgiano troca Kalashnikov por M4 americana
Enviado: Sex Jan 18, 2008 9:36 pm
Olha só o que essa propaganda imperialista não faz...
Eu ia postar isso lá na ALIDE também. Mas desisti, senão ia ficar três meses ouvindo o sermão do Pepê...
PS. As barbaridades do jornalista não são culpa minha, ok?
TBILISI, 18 Jan 2008 (AFP) - O exército georgiano trocou o legendário fuzil de assalto Kalachnikov, herança da época soviética, pelo fuzil M4 americano, arma ultra-moderna que segue os padrões da Otan, anunciou nesta sexta-feira o presidente eleito Mikhail Saakachvili.
"Hoje é um dia histórico para as forças armadas georgianas: nós começamos a nos converter aos armamentos ocidentais. A partir de hoje, nós utilizaremos a melhor arma do mundo, o fuzil de assalto M4", declarou o presidente Saakachvili aos militares enviados a Gori, uma nova base militar situada no norte do país.
Saakachvili disse à televisão Rustavi-2 que as forças armadas estavam adquirindo "novos veículos blindados conforme os critérios da Otan, e uma nova artilharia, também conforme os padrões ocidentais e os da Otan".
Assessores militares americanos ajudaram na modernização do exército georgiano, que havia sido vencido por separatistas pró-russos nos anos 1990.
As forças armadas georgianas são principalmente equipados com armas de época soviética, dentre elas, o kalashnikov. O fuzil de assalto M4, uma arma ultra-moderna, atira balas de 5.56 mm conforme ditam os padrões da Otan.
Cerca de 2.000 militares georgianos foram enviados ao Iraque na coalizão liderada pelos Estados Unidos.
Eu ia postar isso lá na ALIDE também. Mas desisti, senão ia ficar três meses ouvindo o sermão do Pepê...



PS. As barbaridades do jornalista não são culpa minha, ok?