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Piloto canhoto

Enviado: Qua Jan 09, 2008 12:55 am
por R.A.Barros
hoje tava jogando futebas e paro pra pensar no cockpit de um caça, geralmente o manche fica do lado direito do piloto e o acelerador no lado esquerdo e agora, como faria um canhoto pra pilotar o avião? questão costume?

Enviado: Qua Jan 09, 2008 8:19 am
por Piffer
A vida é dura.

Enviado: Qua Jan 09, 2008 8:34 am
por luisdmrx
O negocio é o cara se adaptar ou então vai pilotar outra coisa. :mrgreen: :mrgreen:

Enviado: Qua Jan 09, 2008 9:01 am
por otaolive
Só um detalhe, na maioria dos caças o manche fica no meio, entre as pernas do piloto.
Manche no lado direito, se não me engano, só no F-16.

Enviado: Qua Jan 09, 2008 10:03 am
por zela
otaolive escreveu:Só um detalhe, na maioria dos caças o manche fica no meio, entre as pernas do piloto.
Manche no lado direito, se não me engano, só no F-16.


F-22, Rafale, F-35 usam manche no lado direito também.

Enviado: Qua Jan 09, 2008 10:42 am
por Fábio Nascimento
Piffer escreveu:A vida é dura.


você é canhoto?? :o

Enviado: Qua Jan 09, 2008 11:07 am
por PRick
Isto é uma das críticas aos famosos sistemas FBW, que deveriam facilitar a vida dos Pilotos.

Me parece que o manche central não só facilita a vida dos canhotos, como possibilita o uso de ambas as mãos para controlar o avião. Ainda mais se estamos falando de um avião de guerra, imaginem um piloto de caça ferido no braço direito, de tal forma que não possa fazer qualquer movimento. :wink:

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Enviado: Qua Jan 09, 2008 11:51 am
por luisdmrx
Pois é isso o que eu acho Prick, o manche central é muito mais pratico nesse sentido

Enviado: Qua Jan 09, 2008 12:00 pm
por Vinicius Pimenta
O que poderia causar um ferimento no braço direito do piloto na época do BVR? Explodiu acabou. Não temos mais combates na base da metralhadora. O mache na direita deve ter um sentido bastante útil para o arranjo interno dos sistemas e do conforto do piloto. Vale a pena trocar por uma possibilidade remota de ferimento no braço direito? :?

Enviado: Qua Jan 09, 2008 12:19 pm
por Cougar_PH
Bom dia!!!

Renn Akino

Eu sou esquerdo e jogo o Falcon AF, Lomac, e qualquer simulador com a direita, assim como o meu mouse é configuração normal, vc se adapta...
Não tem tanto problema assim não...
e é até melhor pq caso seja prisioneiro é a primeira coisa q eles fazem quebrar o sua mão pra não voar mais...
hehehehehehhh!!!!
só que vão sobrar...
:twisted: :twisted: :twisted:

Enviado: Qua Jan 09, 2008 12:36 pm
por alcmartin
Só um detalhe que esqueceram aí:

O acelerador é do lado esquerdo e voce usa muito. Parado, só se for reto e nivelado...logo, é como o Piffer falou, a vida é dura...Voce vai virar destro e pronto!! :twisted:

Enviado: Qua Jan 09, 2008 12:51 pm
por Poti Camarão
Eu não confiaria num piloto canhoto pilotando um caça feito prum destro... :lol:

Enviado: Qua Jan 09, 2008 1:01 pm
por Beronha
sir douglas bader era canhoto

Enviado: Qua Jan 09, 2008 1:08 pm
por The Baaz
Poti Camarão escreveu:Eu não confiaria num piloto canhoto pilotando um caça feito prum destro... :lol:


Os pilotos destros de Airbus usam manche no lado esquerdo, a diferença para um caça é que este tende a fazer muito mais manobras que um avião comercial, além do que, o uso da manete (mão esquerda) em um caça é constante.

É tudo questão de treino e costume, não vejo nada demais...

Enviado: Qua Jan 09, 2008 1:27 pm
por PRick
Vinicius Pimenta escreveu:O que poderia causar um ferimento no braço direito do piloto na época do BVR? Explodiu acabou. Não temos mais combates na base da metralhadora. O mache na direita deve ter um sentido bastante útil para o arranjo interno dos sistemas e do conforto do piloto. Vale a pena trocar por uma possibilidade remota de ferimento no braço direito? :?


Acho que existem muitas possibilidades nesta campo, já imaginou acidentes muitos comuns no Brasil, como colisão de pássaros no canopí. O que me pergunto qual é a vantagem singnificativa de se usar o manche no lado direito, no lugar do central? Não sou contra avanços, mas é de se perguntar: isto é um avanço para os pilotos, ou algo mais prático para os construtores? Fico na dúvida. :roll:

Ainda mais a perda de mão de obra qualificada, me parece claro que um piloto canhoto, dificilmente, vai alcançar o mesmo nível de destreza que um destro. Como já comentaram, se trata de pilotar um caça, não um avião comercial.

Por sinal, a Embraer, mesmo usando sistemas FBW, preferiu manter o manche central em seus AIRJET´s.

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