E os F-16 LUSOS?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

E os F-16 LUSOS?

#1 Mensagem por Morcego » Ter Jan 01, 2008 9:37 pm

Senhores, lembro que Portugal iria vender 12 de seus F-16, como ficou esse papo?

Portugal tem alguma intenção de se substituir todos os F-16?

obrigado desde já.




Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#2 Mensagem por Sintra » Ter Jan 01, 2008 10:22 pm

O "papo" ficou completamente parado, como para venda só seriam colocados os "MLU´s" e como a OGMA anda a entregar estes à incrivel velocidade a que anda...




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#3 Mensagem por Morcego » Ter Jan 01, 2008 10:26 pm

Derrepente Portugal compra Gripen, já pensou HEAHEH.




Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#4 Mensagem por Sintra » Ter Jan 01, 2008 10:27 pm

morcego escreveu:Derrepente Portugal compra Gripen, já pensou HEAHEH.


Se o CharlieGolf te ouve... :wink:




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#5 Mensagem por Morcego » Ter Jan 01, 2008 10:29 pm

Sintra escreveu:
morcego escreveu:Derrepente Portugal compra Gripen, já pensou HEAHEH.


Se o CharlieGolf te ouve... :wink:


Que tal uns EF-2000? ai que a Espanha INVADE OS EUA, para obrigar estes a lhes vender o F-22.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#6 Mensagem por Bourne » Ter Jan 01, 2008 11:37 pm

Acho que Portugal fica com os F-16 até não der mais e, num futuro distante, trocar por F-35.




Editado pela última vez por Bourne em Qua Jan 02, 2008 3:27 am, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Al Zarqawi
Sênior
Sênior
Mensagens: 1828
Registrado em: Ter Jul 03, 2007 8:07 pm
Localização: Rio de Janeiro

#7 Mensagem por Al Zarqawi » Ter Jan 01, 2008 11:38 pm

morcego escreveu:
Sintra escreveu:
morcego escreveu:Derrepente Portugal compra Gripen, já pensou HEAHEH.


Se o CharlieGolf te ouve... :wink:


Não só o CharlieGolf.Eu também prefiro os F-16MLU aos Gripens.Creio que com essa modernização a passo de caracol,tão cedo Portugal não comprará outros caças e não está nada mal servido.
A venda de 12 F-16,está na LPM.Especula-se do interesse Uruguayo,mas não creio.

Abraços,




Al Zarqawi - O Dragão!

"A inveja é doce,o olho grande é que é uma merda"Autor desconhecido.
Imagem
Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#8 Mensagem por Sintra » Ter Jan 01, 2008 11:46 pm

born escreveu:Acho que Portugal fica com os F-16 até não der mais e, num futuro distante, troca por F-35.


A FAP indicou 2019. E o substituto favorito é de facto o F35A.




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
Al Zarqawi
Sênior
Sênior
Mensagens: 1828
Registrado em: Ter Jul 03, 2007 8:07 pm
Localização: Rio de Janeiro

#9 Mensagem por Al Zarqawi » Qua Jan 02, 2008 12:07 am

Tudo bem,

Li esta notícia que embora não seja um jornal especializado invoca algumas causas para o atraso de tais modernizações dos F-16.


MANUEL CARLOS FREIRE
FAP prescinde das verbas mas quer os aviões prontos
Os trabalhos de modernização dos caças F-16 da Força Aérea (FAP), a cargo da empresa aeronáutica OGMA, "pioraram" ao longo deste ano e depois de realizada uma inspecção aos atrasos existentes pelo Ministério da Defesa Nacional (MDN), revelaram fontes ligadas ao processo.

A modernização dos F-16 foi entregue à OGMA em Novembro de 2002, pelo então ministro da Defesa Paulo Portas, alegando estar em causa "o desenvolvimento estratégico" das indústrias de defesa nacionais - e, no caso da empresa de Alverca, a sua privatização parcial. Mas a ausência de qualquer contrato suscitou fortes críticas do Tribunal de Contas. A Força Aérea e a OGMA viriam a assinar um protocolo em 2004, porque "não havia nada com a FAP para fazer a manutenção dos F-16", disse ao DN o chefe do Estado-Maior do ramo (CEMFA). "Mas o que é um protocolo?", interrogou-se o general Luís Araújo, adiantando: "O protocolo diz que, quando há atrasos, a OGMA tem de indemnizar. E quando nós dizemos indemnizem, a OGMA diz que [o protocolo] não tem valor jurídico e a FAP não pode obrigar a OGMA a pagar as indemnizações. A situação é esta", lamentou o CEMFA.

A auditoria do TC (51/06), divulgada em Fevereiro passado, levou o MDN a ordenar um inquérito a esse programa por parte da Inspecção-Geral da Defesa Nacional (IGDN). Nuno Severiano Teixeira ratificou depois as recomendações feitas e, segundo fonte oficial do ministério, "determinou que fosse criada uma estrutura especializada de acompanhamento". O ministro decidiu ainda que a IGDN "fizesse, no prazo de seis meses [e que estará a terminar], nova avaliação" à forma como evoluiu a modernização dos caças F-16.

Ora, segundo outras fontes, "as coisas ainda pioraram" na OGMA. "A FAP cumpriu as recomendações [da IGDN] e até foi mais além", ao ponto de ter chamado a Portugal "especialistas da Força Aérea dos EUA para definir a organização e as técnicas de trabalho em linha" do programa. Até foi "comprada uma máquina que permite testar 16 mil pontos dessa linha de trabalho em três dias - quando esse mesmo processo dura dois meses se feito à mão". Este equipamento, um dos que só se compram sob autorização expressa dos EUA, foi posto na OGMA, "mas nem isso, que permite recuperar quase dois meses de atraso, a OGMA tem usado", garantiu uma das fontes directamente ligada ao processo.

O CEMFA disse ao DN já ter falado com o presidente da OGMA sobre a matéria. "Não quero dinheiro. Dinheiro não voa, quero é os F-16." O general reconheceu que a empresa "tem um problema gravíssimo, que é o da contratação de pessoal altamente especializado", mas insistiu que a OGMA "tem de fazer a doca 4 [última das quatro fases de modernização dos caças] e tem de começar a preparar pessoal" para essa área.

O CEMFA frisou ainda que "a doca 4 já não pode sair de Monte Real", a base dos F-16, e onde a FAP substituiu a empresa de Alverca na realização daquela fase dos trabalhos. "Se a OGMA tiver, e tem, de ir para a doca 4, tem de ir lá para cima com os seus operários, os seus equipamentos", sustentou Luís Araújo.

O problema, segundo outras fontes, é que "a OGMA cumpre os prazos que tem com as empresas civis. Com a FAP, vai adiando". A dada altura, a empresa até se comprometeu a "criar dois turnos de trabalho para recuperar parte dos atrasos, mas manteve o mesmo número de trabalhadores. Resultado? O mesmo".

Daí que o MDN e a OGMA estejam a estudar um contrato para fazer avançar os trabalhos a um ritmo constante - desde logo porque o Governo se comprometeu, em letra de lei, a vender 12 dos F-16.

A ausência do presidente da OGMA, no estrangeiro, não permitiu ao DN obter respostas da empresa.



HOMEPAGE DN NEGÓCIOS FICHA TÉCNICA CONTACTO CARTÃO GN CLASSIFICADOS


Copyright @ 1995/2005 Global Notícias, SA
Todos os direitos reservados . Regras de acesso

Abraços,




Al Zarqawi - O Dragão!

"A inveja é doce,o olho grande é que é uma merda"Autor desconhecido.
Imagem
Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#10 Mensagem por pt » Qua Jan 02, 2008 10:32 pm

A LPM (Lei de Programação Militar) determina que se devão vender 12 F-16.

Considerando os valores apontados para a venda, só se entende a venda como possível se esta for de F-16 com o kit MLU.

Não é naturalmente possível saber qual seria o MLU que Portugal poderia colocar nos F-16.
Quanto maior a sofisticação dos equipamentos, mais complicada será uma possível venda das aeronaves, porque a sua venda só pode ser efectuada com a autorização do Tio Sam.

Rumores apontam a possibilidade de ter havido qualquer tipo de contacto ou afloramento de possibiidade de aquisição de algumas aeronavfes portuguesas por parte do Uruguai.

Além dos F-16AM/BM que nem sequer estão disponíveis, Portugal tem à venda aeronaves de transporte Aviocar C-212.

Creio que a possibilidade de a Força Aérea Portuguesa vir a ter aeronaves de combate que não sejam de origem norte-americana é remota...

Cumprimentos




Responder