Lockheed Martin apresenta o F-35B JSF STOVL oficialmente.
Enviado: Qui Dez 20, 2007 11:23 am
Lockheed Martin apresenta o F-35B JSF STOVL oficialmente
Aeronave de pouso e decolagem vertical supersônica Lightning II deve iniciar testes no próximo ano com maior contrato do mundo
A Lockheed Martin apresentou oficialmente nesta terça-feira (18) sua aeronave de pouso e decolagem vertical – STOVL – F-35B na linha de produção final em Fort Wort no Texas que começará testes em solo e que tem seu primeiro vôo programado para maio de 2008. O roll-out foi organizado para apresentar aos clientes a versão STOVL do F-35 Lightning II para US Marine Corps, UK Royal Air Force e Royal Navy e a Italian air force e marinha.
O General Comandante dos Fusileiros Navais dos EUA disse que o STOVL JSF supersônico “habilita-nos a operar uma frota de aeronaves de caças de ataque dos conveses de nossos navios de guerra com pistas existentes ou superfícies improvisadas em bases remotas. Acreditamos que esta capacidade é extremamente valiosa”. Comparado com o pouso e decolagem convencional do F-35A já em vôos de teste, o F-35B possui uma turbina de eixo vertical montada atrás do cockpit, tubeiras de exaustão instaladas nas asas e saída de exaustão vetoráveis são instaladas a partir do motor.
Em modo STOVL, as portas acima e abaixo do motor de levante são abertas, as tubeiras de saída principal do motor horizontal são vetoradas para baixo em três módulos com abertura de portas abaixo delas para defletir sua exaustão. O controle de vôo no modo de pouso e decolagem vertical possui pequenos dutos de saída de ar ligados ao motor principal. O gerenciamento do vôo pairado e sua transição atuam em modo automático.
Inicialmente o F-35B será motorizado por um Pratt & Whitney F-135 produzindo mais de 40.000 libras de empuxo em modo vertical. O General Electric/Rolls-Royce F136 é o motor alternativo que fará seu primeiro vôo no F-35 em 2010. A R-R irá produzir o sistema de levante incluindo o fan de levante.
Aeronave de pouso e decolagem vertical supersônica Lightning II deve iniciar testes no próximo ano com maior contrato do mundo
A Lockheed Martin apresentou oficialmente nesta terça-feira (18) sua aeronave de pouso e decolagem vertical – STOVL – F-35B na linha de produção final em Fort Wort no Texas que começará testes em solo e que tem seu primeiro vôo programado para maio de 2008. O roll-out foi organizado para apresentar aos clientes a versão STOVL do F-35 Lightning II para US Marine Corps, UK Royal Air Force e Royal Navy e a Italian air force e marinha.
O General Comandante dos Fusileiros Navais dos EUA disse que o STOVL JSF supersônico “habilita-nos a operar uma frota de aeronaves de caças de ataque dos conveses de nossos navios de guerra com pistas existentes ou superfícies improvisadas em bases remotas. Acreditamos que esta capacidade é extremamente valiosa”. Comparado com o pouso e decolagem convencional do F-35A já em vôos de teste, o F-35B possui uma turbina de eixo vertical montada atrás do cockpit, tubeiras de exaustão instaladas nas asas e saída de exaustão vetoráveis são instaladas a partir do motor.
Em modo STOVL, as portas acima e abaixo do motor de levante são abertas, as tubeiras de saída principal do motor horizontal são vetoradas para baixo em três módulos com abertura de portas abaixo delas para defletir sua exaustão. O controle de vôo no modo de pouso e decolagem vertical possui pequenos dutos de saída de ar ligados ao motor principal. O gerenciamento do vôo pairado e sua transição atuam em modo automático.
Inicialmente o F-35B será motorizado por um Pratt & Whitney F-135 produzindo mais de 40.000 libras de empuxo em modo vertical. O General Electric/Rolls-Royce F136 é o motor alternativo que fará seu primeiro vôo no F-35 em 2010. A R-R irá produzir o sistema de levante incluindo o fan de levante.