Helicóptero ano 100

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceu: 427 vezes
Agradeceram: 180 vezes

Helicóptero ano 100

#1 Mensagem por jambockrs » Seg Nov 19, 2007 9:43 am

Meus prezados
Helicóptero ano 100
A idéia nasceu há cinco séculos, pelo menos, quando o gênio da Renascença, Leonardo da Vinci, colocou no papel o esboço de uma geringonça que mais parecia um saca-rolhas voador. Mas foi somente em 13 de junho de 1907, há cem anos, que o primeiro helicóptero do mundo voou - e caiu.
A máquina, construída e pilotada pelo engenheiro francês Maurice Léger, equipada com dois rotores com lâminas de 13 metros e impulsionada por quatro motores, ergueu-se por breves instantes poucos centímetros acima do solo antes de desabar. Ficou tão danificada na queda que não pôde ser recuperada, e Léger nunca tentou um novo vôo. Mas outros vieram atrás.
Apenas quatro meses de tentativas depois, o também francês Paul Cornu realizou, em 13 de novembro de 1907, o que é considerado o primeiro vôo de um helicóptero. Cornu, um inventor e mecânico de bicicleta, manteve o aparelho no ar por mais de 30 segundos, no primeiro de vários testes nos quais ele chegou a elevar-se a mais de um metro do chão, iniciando uma era de fascinação com as aeronaves "rotatórias".
- O princípio do rotor como asa está ancorado na natureza, muitos pássaros se valem desse recurso - diz o francês Philippe Boulay, especialista na história do helicóptero.
Mas se o princípio era evidente, a solução de problemas de estabilidade e potência de vôo não eram. Foi preciso um longo período de desenvolvimento desde os desenhos iniciais de Da Vinci para colocar o helicóptero no ar. E mesmo depois dos vôos pioneiros de Léger, Cornu e outros, foram necessários muitos anos de projetos, tentativas e erros para contornar os problemas de controle das aeronaves.
Cem anos depois, os modernos helicópteros estão por todo lado: voam para cima e para baixo, para trás e para frente, de dia e de noite, trabalhando sob todas as condições climáticas. Com sua capacidade de pousar e decolar verticalmente, o helicóptero tornou-se um dos principais meios de deslocamentos rápidos em zonas urbanas, indispensável em operações de resgate e salvamento, essencial para coberturas de eventos, patrulhamento, policiamento, guerras e outros.
Abaixo, os modelos mais marcantes da história do helicóptero.
http://www.clicrbs.com.br/pdf/3524123.pdf
fonte: jornal "Zero Hora" 19 nov 2007 - Dia da Bandeira
O infográfico está 99,90% correto. Estaria 100% se os redatores não tivessem dado ao AH-64 Apache uma metralhadora de 300mm quando ela é de 30mm e já causa um tremendo estrago!
300mm é calibre de canhão de tôrre principal de couraçado.
Um abraço e até mais...




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Responder