Cancelamento FX e o FX-B ( F-16 A / B )

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Cancelamento FX e o FX-B ( F-16 A / B )

#1 Mensagem por Lauro Melo » Sex Jun 25, 2004 1:49 pm

Lendo e analisando as informações mais recentes parece que não teremos FX e sim o FX-B. E alguns dizem que os F-16 AM / BM ou F-16 A /B ; Americanos ou Holandeses Serão nossos FX-B.

Uma recente entrevista do representante Brasileiro da ROSOBORONEXPORT (Sukhoi ), mostrou extrema preocupação com o cancelamento do FX e compra do F-16 A/B (http://www.defesanet.com.br/fx/tribunaru/fx.htm ).

Alguém sabe alguma informação concreta sobre o FX-B ( F-16 ) ?

Alguém tem os cronogramas completos das entregas do ALX ( AT-29 ) e dos F-5 BR.
Me parece que os AT-29 serão entregues até dezembro de 2006 ( 79 unidades ).
Mas não sei como serão as datas dos lotes de entrega ????
O F-5 BR também devem ser entregues até Julho / dezembro de 2006.
Não sei se estes projetos estão paralisados atualmente ???
Alguém tem alguma informação ?????




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Cancelamento FX e o FX-B ( F-16 A / B )

#2 Mensagem por Slip Junior » Sex Jun 25, 2004 2:46 pm

Lauro Melo escreveu:Alguém sabe alguma informação concreta sobre o FX-B ( F-16 ) ?

Ai não existe nada de concreto a respeito disso, e eu, particularmente, acredito que pelo menos o primeiro lote das aeronaves a serem adquiridas será composto por aeronaves novas de fábrica.

Mas não sei como serão as datas dos lotes de entrega ????

Dê uma lida no tópico "Céus de Floripa movimentados em 2004".

O F-5 BR também devem ser entregues até Julho / dezembro de 2006.

O cronograma do F-5BR é mais dificil de se estipular mas acredito que só devem começar a serem entregues a partir do ano que vem para a FAB.

Abraços




Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

#3 Mensagem por Spetsnaz » Sex Jun 25, 2004 4:23 pm

Só digo uma coisa... se o FX for cancelado abraço pra reputação do Brasil viu.. :evil:




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#4 Mensagem por Lauro Melo » Sex Jun 25, 2004 5:10 pm

Spetsnaz escreveu:Só digo uma coisa... se o FX for cancelado abraço pra reputação do Brasil viu.. :evil:



Infelizmente isto pode acontecer e não seria a primeira vez que um País cancela uma concorrência militar. Outras muito maiores já foram canceladas pelo mundo.
Ate mesmo nos EUA onde a dinheiro de sobra para operações militares, algumas concorrências são canceladas. E no edital da concorrência dizia que :
Não seria uma garantia de compra.
Portanto .........




Carlos Mathias

#5 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jun 26, 2004 10:08 am

Pô, mas que é foda é(Desculpem o termo). Esse cacetão de tempo enrolando e chega agora e diz que já era, babou. Essa conversa que não tem dinheiro é uma porra de uma mentira. Vou parar de escrever se não vou escancarar no palavão [043] , que cambada de filhos da puta(eles).




Avatar do usuário
Gallø
Júnior
Júnior
Mensagens: 83
Registrado em: Qua Ago 13, 2003 8:48 pm
Localização: Atibaia
Contato:

#6 Mensagem por Gallø » Sáb Jun 26, 2004 11:14 am

Aôw galera !!
Putz ... finalmente consegui entrar no Fórum e postar no mesmo !!
8)
Sentiram minha falta ?! Hehehehe ......
Mas que palhaçada essa !!!
Mais uma vez fico indignado com esses hipócritas !!
Este país precisa mesmo mudar .....
Se for mesmo verdade esta questão do FX-B ..... pq F-16´s ?!?!?! De versões tão jurássicas ainda ?!?!?
E por que não alguns Su-27 pertencentes a Ucrânia ?
Prefiro Mig´s-29 (q na minha opnião levam até um poko de vantagem sobre os F-16) a estes franguinhos voadores americanos...
Sem mais comentários ...
Abraços




"Voar não é só abater inimigos, causar danos ou estar mais próximo das aves ..... É protejer os céus para aqueles que amamos admirarem as estrelas" - Gabriel "Gallø"
Avatar do usuário
drakonwulf
Júnior
Júnior
Mensagens: 89
Registrado em: Qua Mar 03, 2004 12:57 pm
Localização: London Uk
Contato:

#7 Mensagem por drakonwulf » Sáb Jun 26, 2004 1:51 pm

Gallø escreveu:Aôw galera !!
Putz ... finalmente consegui entrar no Fórum e postar no mesmo !!
8)
Sentiram minha falta ?! Hehehehe ......
Mas que palhaçada essa !!!
Mais uma vez fico indignado com esses hipócritas !!
Este país precisa mesmo mudar .....
Se for mesmo verdade esta questão do FX-B ..... pq F-16´s ?!?!?! De versões tão jurássicas ainda ?!?!?
E por que não alguns Su-27 pertencentes a Ucrânia ?
Prefiro Mig´s-29 (q na minha opnião levam até um poko de vantagem sobre os F-16) a estes franguinhos voadores americanos...
Sem mais comentários ...
Abraços


faco suas palavras as minhas!!




Imagem
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#8 Mensagem por Alitson » Sáb Jun 26, 2004 2:03 pm

Bom Dia meus Camaradas

Vamos ser realistas o FX já era! Temos é de ficar contentes se os Tiger e AMX forem modernizados e os ALX forem entregues. Tambem tem os P-3 e os C-295, ERJ-135 e 145, upgrade dos C-130. É muita coisa pra fazer, sabe né, quase não tem gente naquela Capital dos Vagabundos PTistas, pra organizar. Logo até um Kfir que tenha radar e não levante voo com 99.99% de chance de cair é melhor do que aquelas latas velhas. Não pensem só no caça, mas tambem nos nossos pilotos que treinam, estudam, lutam quase 8 anos para chegar lá.
Valeu!!!




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#9 Mensagem por Slip Junior » Sáb Jun 26, 2004 2:41 pm

Gallø escreveu:Se for mesmo verdade esta questão do FX-B ..... pq F-16´s ?!?!?! De versões tão jurássicas ainda ?!?!?

Porque são as aeronaves usadas com melhor custo-benefício que você pode encontrar no mercado. Sobre o fato de que essas aeronaves seriam de "versões jurássicas", pode até que, se isso ocorrer, venham a ser adquiridas aeronaves Block 10/15 mas, nesse caso, certamente seria executado um programa de upgrade semelhante ao que está sendo executado atualmente nos F-5E's tornando-os totalmente compatíveis e trazendo uma grande interoperacionalidade à força.

E por que não alguns Su-27 pertencentes a Ucrânia ?
Prefiro Mig´s-29 (q na minha opnião levam até um poko de vantagem sobre os F-16) a estes franguinhos voadores americanos...

Os nossos vizinhos peruanos já provaram que comprar aeronaves russas usadas não é um bom negócio. Ainda mais quando você considera a inserção dessas em uma força aérea altamente acostumada aos padrões ocidentais para aeronaves de combate, que vão desde uma simples troca de motor até o tipo de lubrificante utilizado.

Vamos ser realistas o FX já era!

Eu não me considero utópico por ainda acreditar no F-X; apenas uma pessoa paciente.

Temos é de ficar contentes se os Tiger e AMX forem modernizados e os ALX forem entregues. Tambem tem os P-3 e os C-295, ERJ-135 e 145, upgrade dos C-130.

Programas:

F-5BR: atrasado mas avançando
AL-X: atrasado mas avançando
P-3BR: atrasado mas avançando(?)
CL-X: ainda pendente, mas deve ser confirmado
Upgrade dos C-130: já executado
AMX-M: sem cronograma e não confirmado
ERJ-145: como se trata de uma "tramóia", é dificil de se definir o status.
Legaxy: outra grande dúvida em épocas de diversas criticas quanto a aquisição de uma nova aeronave presidencial.
CH-X: cancelado

Uma coisa importante que muitas pessoas deixam passar batido são os avanços na concepção e implatanção da estrutura de apoio ao SISCENDA (Sistema de Comunicações por Enlaces Digitais da Aeronáutica) que é o verdadeiro programa fundamental da FAB atualmente.

Abraços




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#10 Mensagem por alex » Sáb Jun 26, 2004 4:04 pm

Slip Junior,
Me desculpe mas ja mencionei aqui que essa "incapacidade" brasileira de não conseguir usar equipamento russo é muito estranha...
Os mexicanos , peruanos e ate nicaraguenses conseguem usar equipamentos russos e só para nós é mais caro, mais dificil,etc.

Para um pais que tem 02 MBT´s de origem americana e alemã (m-60 e leopard-1) falar em padronização é brincadeira.

Que o Brasil poderia ter comprado helis russos mais baratos(mi-17) para apoiar o Exercito já é fato, no entanto continuamos a comprar de americanos e franceses. Que há um lobby grande destes fornecedores dentro de nossas forças armadas não há o que não contestar.

quanto ao Peru, este comprou equipamento de segunda mão (M-29) fornecidos por terceiros e foram alertados pelos russos sobre os problemas de manutenção que teriam . mesmo assim fizeram a besteira...
Quanto as Mi-26 e Su-22 peruanos , com a manutenção de fornecedor russo adequada estão ai operando ....




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#11 Mensagem por César » Sáb Jun 26, 2004 5:13 pm

Olá Alex,

Eu acho que o Slip quiz dizer que, se para um país como o Peru(que já tem muita experiência com material russo) a disponibilidade já não é legal(e olha que com exceção do MiG-29 e Su-25, todos os demais aviões são monomotores), imagine para o Brasil que nunca operou esse tipo de avião que contém uma cauda logística bem diferente? Isso sem falar que operar um Su-35 deve ser mais caro que um Su-22 do Peru por exemplo.

Sobre o FX-B, eu não sei. A economia está apresentando sinais de melhora e tudo mais. Acredito que o governo só esteja esperando um momento políticamente mais propício para dar a notícia. Porque, agora com o desemprego atingindo 16% da população, a compra de um esquadrão de caças não seria nada popular. Olhem só o auê que estão fazendo devido a compra do Airbus, que foi muito mais barato.

Mas tenho que considerar a possibilidade cada vez mais séria de um caça-tampão. Por enquanto não dá para tirar nenhuma conclusão acertada.

Ahhh, e Lauro Melo, seja bem vindo ao fórum DB! :wink:

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#12 Mensagem por Slip Junior » Sáb Jun 26, 2004 5:20 pm

alex escreveu:Slip Junior,
Me desculpe mas ja mencionei aqui que essa "incapacidade" brasileira de não conseguir usar equipamento russo é muito estranha...
Os mexicanos , peruanos e ate nicaraguenses conseguem usar equipamentos russos e só para nós é mais caro, mais dificil,etc.

Não falei em momento algum em "incapacidade". Falei que o fato de as aeronaves russas possuirem padrões bastantes distintos de todas aeronaves atualmente em uso nas Forças Armadas Brasileiras, a probabilidade de ocorrência de sérios problemas logisticos cresce e muito.

Para um pais que tem 02 MBT´s de origem americana e alemã (m-60 e leopard-1) falar em padronização é brincadeira.

Isso é reflexo de um mal zelo com os recursos militares que resultam em uma corrida das forças atrás de material de segunda mão. Mas não seria interessante mudar para melhor alguma hora?

quanto ao Peru, este comprou equipamento de segunda mão (M-29) fornecidos por terceiros e foram alertados pelos russos sobre os problemas de manutenção que teriam . mesmo assim fizeram a besteira...
Quanto as Mi-26 e Su-22 peruanos , com a manutenção de fornecedor russo adequada estão ai operando ....

alex, toda a frota de aeronaves de procedência soviética/russa peruana possui indices de disponibilidade, no mínimo, vergonhosos. E isso não dá apenas recentemente. Um pouco antes de ser iniciada a Guerra do Alto Cenepa contra o Equador em 1995 apenas 7 dos 30 Su-20M/22 estavam operacionais!

Sinceramente, eu prefiro uma força modesta com uma boa organização, interoperacionalidade e eficiente, do que uma FAP da vida...

Abraços




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Kfir x Su-22

#13 Mensagem por Lauro Melo » Sáb Jun 26, 2004 5:49 pm

alex, toda a frota de aeronaves de procedência soviética/russa peruana possui indices de disponibilidade, no mínimo, vergonhosos. E isso não dá apenas recentemente. Um pouco antes de ser iniciada a Guerra do Alto Cenepa contra o Equador em 1995 apenas 7 dos 30 Su-20M/22 estavam operacionais!

Sinceramente, eu prefiro uma força modesta com uma boa organização, interoperacionalidade e eficiente, do que uma FAP da vida...

Slip Juniro,


Concordo com vc e nesta mesma guerra os Kfir C-7 ou C-2, venceram alguns Su-22 entre outros caças peruanos.




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

Re: Kfir x Su-22

#14 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Jun 26, 2004 6:06 pm

Lauro Melo escreveu:alex, toda a frota de aeronaves de procedência soviética/russa peruana possui indices de disponibilidade, no mínimo, vergonhosos. E isso não dá apenas recentemente. Um pouco antes de ser iniciada a Guerra do Alto Cenepa contra o Equador em 1995 apenas 7 dos 30 Su-20M/22 estavam operacionais!

Sinceramente, eu prefiro uma força modesta com uma boa organização, interoperacionalidade e eficiente, do que uma FAP da vida...

Slip Juniro,


Concordo com vc e nesta mesma guerra os Kfir C-7 ou C-2, venceram alguns Su-22 entre outros caças peruanos.


Eu discordo desses argumentos contra a disponibilidade dos equipamentos de origem russa.

Todos aqui sabem que a manutenção no Peru é medíocre, pra não falar outra coisa, se comparada à do Brasil. Se duvidar, nossos M-III tem uma disponibilidade maior que os M-2000 peruanos. :lol:

De qualquer forma, é claro que vai ser um desafio mudar o padrão logístico, mas nem tanto quanto andam dizendo.

Creio que, sim, vale a pena o esforço, se for pra contar com o melhor caça do F-X...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#15 Mensagem por alex » Sáb Jun 26, 2004 6:09 pm

Ok , Slip J e Cesar, vamos esclarecer a minha posição quanto ao termo incapacidade mencionado por mim.

Vem do fato que toda vez que um equipamento russo é avaliado para ser adquirido pelo Brasil menciona-se que o Brail nunca adquiriu deste fornecedor, a documentação tecnida é diferente, etc.

No entanto conseguimos operar fragatas americanas (dos anos 60) e porta-aviões franceses e submarinos alemães, conde ocorreria problemas
já que seria mais um material de fora ? custos altos ? onde se o su27 opera na Etiopia?

isto mostra não só um preconceito como também uma ação de lobbys como da Lockheed, Eads, etc contra a aquisição de material russo, geralmente mais barato.

Veja por que o Uruguai adquiriu caminhões russos em vez dos nossos ?
Por que o México e Peru possuem vários helis russos em operação e nó s nem um, com o tamanho da Amazonia?
Será que esses paises estão fazendo errado e só nos fazemos o certo?

Seria preferivel adquirirmos carros de transporte de tropas sobre lagartas de segunda mão americanos ou novos BMP-3 dos russos como fez o Irã? se paises do Golfo ricos adquiriram caros de transporte russos por que o Brasil não adquire, se não há similar nacional? Vamos lembrar que eles não tinham também infraestrutura para isso.
Lembrem-se que o Brasil esta tendo a idéia de adquirir carros da Patria Sobre rodas por 2 milhões de dolares a unidade.

Quanto ao SU-22 vamos lembrar que eles são contemporaneos do Mirage 3, será que hoje o Brasil teria 12 aviões Mirage para combate ? Duvido...

Não digo para comprar tudo que há dos russos , só digo que perdemos negócios favoraveis já que os Russos aceitam produtos agricolas na troca , coisa que não é de interesse , por exemplo da França.

Aliás hoje temos um problema com a venda de carne para a russia, onde
o Ministerio da Agricultura esta propondo aos russos que aceitem nossa care em troca de trigo russo , o que vai prejudicar os "hermanos" argentinos.

Não seria melhor adquirir alguma coisa em defesa?

falei demais.....
Bye




Responder