AMX na FAB: perdas
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
AMX na FAB: perdas
Meus prezados:
A FAB só perdeu 03 A-1 em toda sua história, sendo a última perda em 2002 e, mesmo assim, só duas foram de fato perdas operacionais.
Aeronaves perdidas foram:
A-1A 5532 - 3°/10° GAV 06JUN1997 Gonçalves-MG (1 morto = Maj Alberto P Neto)
A-1A 5516 - 1°/16° GAV 24JUL1998 Restinga Marambaia BASC Rio de Janeiro (1 morto = TCel César Bombonato)
A-1B 5656 - 3°/10° GAV 26MAR2002 Santa Maria/RS (02 trip Ok)
Destes, o 5532 estava ainda com a Embraer e foi perdido num vôo de ensaio final onde o piloto FAB teria perdido o controle depois de realizar manobras não previstas (rasantes). Esta aeronave foi resposta no inventário pois tinha seguro. A Aeronave já tinha tail code SM e seria um dos primeiros A-1 do 3°/10° GAV em janeiro do ano seguinte.
Com estas perdas, restam 10 biplaces e 43 monoplaces, portanto restam no inventário 53 aeronaves.
Foram fabricados para a FAB 45 A-1A (5500 a 5544) e 11 A-1B (5650 a 5660)
Um abraço e até mais...
A FAB só perdeu 03 A-1 em toda sua história, sendo a última perda em 2002 e, mesmo assim, só duas foram de fato perdas operacionais.
Aeronaves perdidas foram:
A-1A 5532 - 3°/10° GAV 06JUN1997 Gonçalves-MG (1 morto = Maj Alberto P Neto)
A-1A 5516 - 1°/16° GAV 24JUL1998 Restinga Marambaia BASC Rio de Janeiro (1 morto = TCel César Bombonato)
A-1B 5656 - 3°/10° GAV 26MAR2002 Santa Maria/RS (02 trip Ok)
Destes, o 5532 estava ainda com a Embraer e foi perdido num vôo de ensaio final onde o piloto FAB teria perdido o controle depois de realizar manobras não previstas (rasantes). Esta aeronave foi resposta no inventário pois tinha seguro. A Aeronave já tinha tail code SM e seria um dos primeiros A-1 do 3°/10° GAV em janeiro do ano seguinte.
Com estas perdas, restam 10 biplaces e 43 monoplaces, portanto restam no inventário 53 aeronaves.
Foram fabricados para a FAB 45 A-1A (5500 a 5544) e 11 A-1B (5650 a 5660)
Um abraço e até mais...
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8988
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 308 vezes
- Agradeceram: 551 vezes
- rodman
- Sênior
- Mensagens: 803
- Registrado em: Seg Dez 26, 2005 5:30 pm
- Localização: Santos SP
- Agradeceram: 24 vezes
- Contato:
E aquele A-1B na entrada da Escola de Especialistas da Aeronaltica é uma réplica ou um avião real?
Nas fotos dele parece ter os numeros 5550 ou 5650, não tenho certeza em relação a milhar e a centena, minha tendência é para 5650, mas a dezena 50 é clara:
Fotos maiores:
http://www.eear.aer.mil.br/fotos/vistas/17.jpg
http://www.eear.aer.mil.br/fotos/vistas/21.jpg
O interior do cockpit parece bem fictício!
Nas fotos dele parece ter os numeros 5550 ou 5650, não tenho certeza em relação a milhar e a centena, minha tendência é para 5650, mas a dezena 50 é clara:
Fotos maiores:
http://www.eear.aer.mil.br/fotos/vistas/17.jpg
http://www.eear.aer.mil.br/fotos/vistas/21.jpg
O interior do cockpit parece bem fictício!
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8988
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 308 vezes
- Agradeceram: 551 vezes
- Gerson Victorio
- Sênior
- Mensagens: 2317
- Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
- Localização: Campo Grande - MS
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Skyway escreveu:É réplica sim, feito em resina e outros materiais....uma vez eu soube até o nome de quem fez, mas agora não tenho mais essas informações.
E aí pessoal blz, posso ajudar ...
Foram dois militares envolvidos na confecção desta réplica da aeronave A1, um Suboficial e um cabo, os dois da escola de especialistas.
Um abraço.
Luiz.
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Metal_777 escreveu:eu queria saber pq nas 2 primeiras perdas, os pilotos morreram.....pq nao conseguiram ejetar????
A primeira perda a aeronave estava em vôo rasante ao que me lembro, se realmente foi isso, nem deu tempo de ejetar.
E a segunda perda foi a do Bombonato...perda terrível...mas dizem que ele se confundiu de alguma maneira com a altitude que estava, pois estava sobre o mar e a navegação sobre o mar pode enganar fácil. E acabou mergulhando com o A-1.
AD ASTRA PER ASPERA
Skyway escreveu:Metal_777 escreveu:eu queria saber pq nas 2 primeiras perdas, os pilotos morreram.....pq nao conseguiram ejetar????
A primeira perda a aeronave estava em vôo rasante ao que me lembro, se realmente foi isso, nem deu tempo de ejetar.
E a segunda perda foi a do Bombonato...perda terrível...mas dizem que ele se confundiu de alguma maneira com a altitude que estava, pois estava sobre o mar e a navegação sobre o mar pode enganar fácil. E acabou mergulhando com o A-1.
é uma pena perder bons pilotos assim...
-
- Júnior
- Mensagens: 68
- Registrado em: Qui Fev 01, 2007 5:44 pm