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acidente com AMX
Enviado: Sáb Set 01, 2007 11:29 am
por helio
Segundo a revista Air Forces Monthly de setembro/2007 no dia 26 de março de 2007 um A-1B do 3º/10ºGAV matricula FAB5656 teria sofrido um acidente com perda total, sendo que os 2 tripulantes não sofreram ferimentos.
Gostaria de saber se alguem tem mais informações.
Hélio
Enviado: Sáb Set 01, 2007 12:31 pm
por Skyway
FAB Perde Segundo AMX ( A1)
Santa Maria (RS)- 26 Março - 10H20min. Nesta hora a Força Aérea Brasileira, perdeu o AMX, FAB 5656 (A1B), biplace, do 3º/10º GAV Esquadrão Centauro, baseado na Base Aérea de Santa Maria (BASM). O avião, um dos últimos a serem recebidos pelo 3º/10º GAV Esquadrão Centauro, tinha cerca de 200 horas voadas. A missão era comandada pelo 1º tenente-aviador Clauco Fernando Vieira Rosseto, 30 anos, e pelo 1º tenente-aviador Daniel Pinheiro da Silva , 30 anos. Os pilotos se ejetaram e sofreram: um pequeno corte na cabeça (Rosseto) e tornozelo quebrado (Daniel). É o segundo acidente, com perda total, deste tipo de avião, que a FAB teve em 13 anos de operações. O AMX, (A1), foi introduzido na FAB em 1989.
Defesa@Net
Um abraço Helio!! Ta sumido rapaz! Temos que marcar uma cervejinha quando vier ao Rio com o Paulo! hehehehe
Enviado: Sáb Set 01, 2007 12:37 pm
por Glauber Prestes
2 em treze anos... tá melhor que xavantes e tucanos...
Se bem que eles não voam tanto quanto xavantes e tucanos....
Enviado: Sáb Set 01, 2007 1:09 pm
por helio
Skyway
Obrigado pelas informações
Vamos marcar uma cervejinha sim! Na proxima vez que for pro Rio entro em contacto com vc.
Abraço
Hélio
Enviado: Sáb Set 01, 2007 6:22 pm
por rcolistete
Skyway escreveu:FAB Perde Segundo AMX ( A1)
Santa Maria (RS)- 26 Março - 10H20min. Nesta hora a Força Aérea Brasileira, perdeu o AMX, FAB 5656 (A1B), biplace, do 3º/10º GAV Esquadrão Centauro, baseado na Base Aérea de Santa Maria (BASM). O avião, um dos últimos a serem recebidos pelo 3º/10º GAV Esquadrão Centauro, tinha cerca de 200 horas voadas. A missão era comandada pelo 1º tenente-aviador Clauco Fernando Vieira Rosseto, 30 anos, e pelo 1º tenente-aviador Daniel Pinheiro da Silva , 30 anos. Os pilotos se ejetaram e sofreram: um pequeno corte na cabeça (Rosseto) e tornozelo quebrado (Daniel). É o segundo acidente, com perda total, deste tipo de avião, que a FAB teve em 13 anos de operações. O AMX, (A1), foi introduzido na FAB em 1989.
Defesa@Net
Um abraço Helio!! Ta sumido rapaz! Temos que marcar uma cervejinha quando vier ao Rio com o Paulo! hehehehe
Olá pessoal,
Viram, um dos AMX mais novos, com somente 200h de vôo. E alguns ainda queriam aposentar o AMX... não entendo. Bem, isso é passado, ontem a Embraer anunciou a modernização de todos os AMX restantes. São 52, agora ?
Abraços,
Roberto
Enviado: Sáb Set 01, 2007 8:30 pm
por Bolovo
rcolistete escreveu:Skyway escreveu:FAB Perde Segundo AMX ( A1)
Santa Maria (RS)- 26 Março - 10H20min. Nesta hora a Força Aérea Brasileira, perdeu o AMX, FAB 5656 (A1B), biplace, do 3º/10º GAV Esquadrão Centauro, baseado na Base Aérea de Santa Maria (BASM). O avião, um dos últimos a serem recebidos pelo 3º/10º GAV Esquadrão Centauro, tinha cerca de 200 horas voadas. A missão era comandada pelo 1º tenente-aviador Clauco Fernando Vieira Rosseto, 30 anos, e pelo 1º tenente-aviador Daniel Pinheiro da Silva , 30 anos. Os pilotos se ejetaram e sofreram: um pequeno corte na cabeça (Rosseto) e tornozelo quebrado (Daniel). É o segundo acidente, com perda total, deste tipo de avião, que a FAB teve em 13 anos de operações. O AMX, (A1), foi introduzido na FAB em 1989.
Defesa@Net
Um abraço Helio!! Ta sumido rapaz! Temos que marcar uma cervejinha quando vier ao Rio com o Paulo! hehehehe
Olá pessoal,
Viram, um dos AMX mais novos, com somente 200h de vôo. E alguns ainda queriam aposentar o AMX... não entendo. Bem, isso é passado, ontem a Embraer anunciou a modernização de todos os AMX restantes. São 52, agora ?
Abraços,
Roberto
São 53.
Enviado: Sáb Set 01, 2007 9:04 pm
por Koslova
rcolistete escreveu: Viram, um dos AMX mais novos, com somente 200h de vôo. E alguns ainda queriam aposentar o AMX... não entendo. Bem, isso é passado, ontem a Embraer anunciou a modernização de todos os AMX restantes. São 52, agora ?
Abraços,
Roberto
Oi Roberto, acho que ninguém aqui, pelo menos que eu tenha lido, falou em aposentar o AMX.
A discussão é se ele deve ou não ser modernizado, e em caso de modernização se todas as 50 e poucas células deveriam ser modernizadas.
Mudando de assunto.
200 horas de vôo, considerando 2,5 pilotos por aeronave e com média de vôo de 80h/ano por piloto significa UM ano de vôo de um avião de caça para padrões de uma força área média. Isto dá uma idéia do quanto a FAB voa pouco o AMX, os AMX deveriam estar pelo menos com umas 1000 horas de vôo, isto os mais novos.
Um outro numero para comparação, já que estamos falando de um acidente com um avião de ataque na América do Sul, são os A4-AR argentinos. Em 9 anos de vida operacional foram 2 acidentes.
Considerando que são 36 A-4AR (contra 54 AMX), que são 9 anos de operação na FAA contra 18 na FAB, a perda dos AMX no Brasil até que são razoavelmente baixas se comparada a situação argentina.
Em comum, o fato que ambas forças aereas estão em uma pindaiba daquelas. A Argentina em uma situação mais dramática do que o Brasil.
Eles em 25 anos sairam da melhor força area do continente, para hoje uma das piores, entre as 7 que operam aviões de combate, uma decadencia impressionante.
Enviado: Sáb Set 01, 2007 11:39 pm
por rcolistete
Koslova escreveu:
Oi Roberto, acho que ninguém aqui, pelo menos que eu tenha lido, falou em aposentar o AMX.
...
Olá Elisabeth,
Chegou a ter caso de gente aqui defendendo aposentadoria total ou parcial da frota de AMX da FAB... lembro-me disso, mas não de quem disse. Tipo, vende ou joga tudo fora e compra caça X usado (algumas propostas eram tão boas
que sugeriam caças usados mais velhos que nossos AMX...).
Eu sou parcial (toda pessoa é) : para mim o que salva a FAB no que tange à força de ataque é o AMX e A-29A/B. O AMX hoje, mesmo com bombas burras, tem muito boa precisão para lançamento CCIP/CCRP, fugindo à artilharia AAe de baixo alcance (para bombardear alvos estáticos e médios a grandes), coisa que nunca existiu antes na FAB (só agora, 18 anos depois de 1989, é que o F-5EM e A-29 têm tal capacidade). Ainda hoje, em certos exercícios, o AMX tem batido em precisão o F-5EM e A-29... como na LAAD 2007. Mesmo com a frota de F-5EM ficando operacional, ele peca pela baixa capacidade de carga x alcance.
Abraços,
Roberto
Enviado: Dom Set 02, 2007 2:49 am
por AlbertoRJ
Koslova escreveu:Um outro numero para comparação, já que estamos falando de um acidente com um avião de ataque na América do Sul, são os A4-AR argentinos. Em 9 anos de vida operacional foram 2 acidentes.
Considerando que são 36 A-4AR (contra 54 AMX), que são 9 anos de operação na FAA contra 18 na FAB, a perda dos AMX no Brasil até que são razoavelmente baixas se comparada a situação argentina.
Um detalhe importante é que a metade desses 36 A-4AR sempre esteve estocada. Seriam então 18 aviões com 2 acidentes em 9 anos.
Abraços
Enviado: Dom Set 02, 2007 10:07 am
por helio
A verdade é que os A-4AR por serem o principal avião de combate da FAA voam muito mais que os nossos AMX.
Recentemente a França( que precisa desovar seus M2000 pois estão sendo rapidamente substituidos pelos Rafale) fez uma oferta ao governo argentino de 12 aviões modelos B/C por 50 milhões de euros (oferta muito parecida com a feita para o Brasil em 2006)
A Argentina necessita urgentemente de substitutos para os MIII sendo que um deles se acidentou durante a comemoração dos 25 anos da Guerra das Malvinas, e toda a frota ficou no chão para apurar o acidente.
Já houveram muitas ofertas para substituir estes velhos guerreiros, mas nada foi decidido.
Hélio
Enviado: Dom Set 02, 2007 10:24 am
por Jacobs
Um a menos para ser modernizado... hehehehe
Só acho uma pena ser do block 3, um avião mais novo que os demais. Alguem ja sabe as possiveis causas do acidente?
Enviado: Dom Set 02, 2007 10:46 am
por AlbertoRJ
helio escreveu:A verdade é que os A-4AR por serem o principal avião de combate da FAA voam muito mais que os nossos AMX.
Hélio
Tenho minhas dúvidas. De qualquer forma, pelo menos a metade não voa nunca.
[]'s
Enviado: Dom Set 02, 2007 11:34 am
por Cougar_PH
rclolistete
Só uma duvida, num entendi, desde 2006...
O F-5EM tem levado o campeonato de tiro e de ataque ao solo...
E segundo, a LAAD 2007, que eu saiba é uma feira estatica que tem em 2 e 2 anos... e que este ano foi no rio...
O que isso tem haver com o campeonato de tiro...
Ou estou equivocado, me corrigam se estou errado...
Enviado: Dom Set 02, 2007 11:37 am
por rcolistete
Cougar_PH escreveu:rclolistete
Só uma duvida, num entendi, desde 2006...
O F-5EM tem levado o campeonato de tiro e de ataque ao solo...
E segundo, a LAAD 2007, que eu saiba é uma feira estatica que tem em 2 e 2 anos... e que este ano foi no rio...
O que isso tem haver com o campeonato de tiro...
Ou estou equivocado, me corrigam se estou errado...
Errei feio... é que a LAAD 2007 foi na mesma semana que a RAC 2007... confundi as siglas.
Sim, na RAC 2007 é que AMX, A-29 e F-5EM brincaram de lançar bombas a média altitude, e o AMX acertou em cheio, rancando aplausos da platéia.
[]s, Roberto
Enviado: Dom Set 02, 2007 11:55 am
por Cougar_PH
rcolistete
Tudo bem... Isso acontece com tantas siglas...
Mais o campeão foi o F-5EM, no fim do campeonato, com o amx em 2 e o A-29 em 3...
E o AMX que é o especialista deveria ser o melhor isso mostra a qualidade dele hoje...