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Nueva opción de radar para el F-16
Enviado: Dom Ago 26, 2007 3:11 pm
por Degan
Otra opción para el F-16....
Raytheon anunció el desarrollo de un nuevo radar AESA, esta vez para el avión F-16.
Se sabe que se trata de una versión adaptada del radar AN/APG-79 del E/F-18E....
http://www.raytheon.com/products/stelle ... 018786.pdf
Así, además del Elta/m-2052, el F-16 tiene ahora otra opción de upgrade con radar AESA, quedando muy claro que es un avión con desarrollo futuro muy vivo...
Saludos,
Re: Nueva opción de radar para el F-16
Enviado: Dom Ago 26, 2007 5:46 pm
por Dieneces
Degan escreveu:Otra opción para el F-16....
Raytheon anunció el desarrollo de un nuevo radar AESA, esta vez para el avión F-16.
Se sabe que se trata de una versión adaptada del radar AN/APG-79 del E/F-18E....
http://www.raytheon.com/products/stelle ... 018786.pdfAsí, además del Elta/m-2052, el F-16 tiene ahora otra opción de upgrade con radar AESA, quedando muy claro que es un avión con desarrollo futuro muy vivo...
Saludos,
Mas já não tinha também o do F-16Block60 , o APG-80?
Enviado: Dom Ago 26, 2007 6:26 pm
por Degan
Claro, lo que sucede es que el APG-80 no es apropiado para upgrades, en cambio el Elta/m-2052 y el RANGR (Raytheon Next Generation Radar) si son diseñados para reemplazar otros radares en aviones ya en vuelo.
Saludos,
Enviado: Dom Ago 26, 2007 6:47 pm
por Sintra
Degan escreveu:Claro, lo que sucede es que el APG-80 no es apropiado para upgrades, en cambio el Elta/m-2052 y el RANGR (Raytheon Next Generation Radar) si son diseñados para reemplazar otros radares en aviones ya en vuelo.
Saludos,
O unico problema que o APG80 tem é o desenvolvimento ter sido pago pelos UAE...
Enviado: Dom Ago 26, 2007 6:59 pm
por Degan
Ok Sintra...
Y además de que el sistema de enfriamiento del radar, al parecer, no es integrable en aviones usados, es decir requiere su integración desde fabrica.
Saludos,
Enviado: Dom Ago 26, 2007 7:31 pm
por Dieneces
Sintra escreveu:Degan escreveu:Claro, lo que sucede es que el APG-80 no es apropiado para upgrades, en cambio el Elta/m-2052 y el RANGR (Raytheon Next Generation Radar) si son diseñados para reemplazar otros radares en aviones ya en vuelo.
Saludos,
O unico problema que o APG80 tem é o desenvolvimento ter sido pago pelos UAE...
Troca um fusível made in Malaysia por um made in Taiwan é já surge um radar novo...tal qual a Northrop está oferecendo como radar para um possível F-16 Block 70 Indiano, que seria mais avançado que o APG-80 , além de uma versão "by Israel" , mais barata , as duas opções estão sendo ofertadas para a India , que no entanto quer um vetor já "pronto". Só mencionei esse "novo" AESA da Northrop por que se diz ser um avanço do APG-80 .
Enviado: Seg Ago 27, 2007 7:51 am
por Sintra
Dieneces escreveu:Sintra escreveu:Degan escreveu:Claro, lo que sucede es que el APG-80 no es apropiado para upgrades, en cambio el Elta/m-2052 y el RANGR (Raytheon Next Generation Radar) si son diseñados para reemplazar otros radares en aviones ya en vuelo.
Saludos,
O unico problema que o APG80 tem é o desenvolvimento ter sido pago pelos UAE...
Troca um fusível made in Malaysia por um made in Taiwan é já surge um radar novo...tal qual a Northrop está oferecendo como radar para um possível F-16 Block 70 Indiano, que seria mais avançado que o APG-80 , além de uma versão "by Israel" , mais barata , as duas opções estão sendo ofertadas para a India , que no entanto quer um vetor já "pronto". Só mencionei esse "novo" AESA da Northrop por que se diz ser um avanço do APG-80 .
Existem dois radares AESA para o Viper a serem oferecidos pela Lock Mart aos Indianos e nenhum é da Northrop. O RANGR é da Raytheon e não da Northrop.
Existe dois problemas em relação ao caso Indiano. Um é o desenvolvimento ter sido pago pelos UAE e o outro é que a própria Força Aérea Indiana NÃO aceita uma qualquer variação do APG-80. O problema é que as caracteristicas deste radar são perfeitamente conhecidas da Força Aérea Paquistanesa, através precisamente dos UAE (existe um "exchange training program" entre as duas Forças Aéreas). Até que ponto é que os Indianos levam a sério o "disclosure" das frequências e capacidades dos radares que equipam os seus caças? No recente "Indra Danush", na Grã Bretanha, os seus MKI´s não ligaram uma unica vez os radares numa semana de exercicios...
E sim , eu sei que a imprensa generalista, tanto Indiana como Norte Americana tem falado no APG-80 como sendo uma opção para o concurso Indiano, mas estão enganados. A oferta da Lock Mart, é o estruturalmente o "Soufa" com o radar da Elta, e como segunda e terceira opção, o RANGR e finalmente o APG-68 (V9).
E se existe coisa que os Indianos NÃO estão a pedir é um avião pronto. De todas as seis ofertas, apenas a do "Super Hornet" corresponde ao avião que está a sair da linha de montagem. O Mig 35 é radicalmente diferente de toda e qualquer variante do "Fulcrum" que esteja no activo, ou mesmo em produção, a oferta da Eurofighter contempla algo muito parecido à oferta que vai ser apresentada aos quatro paises do consórcio para a "tranche3", o mesmo avião, mas com motores mais potentes e com o CAESAR (radar AESA), o Rafale é o F3, a oferta da SAAB é idêntica ao que foi oferecido à Noruega e à Dinamarca, o Viper contempla uma data de sistemas electrônicos Israelitas que nem nos mais recentes "Soufa" estão presentes.
Quanto à história da refrigeração da antena do APG-80, acho estranho, e muito mais estranho me parece que não existe uma outra oferta AESA da Northrop para "upgrades" da ENORME frota de "Viper´s"...
Mas é possivel.
Abraços
Enviado: Seg Ago 27, 2007 10:08 am
por Degan
Lo que dices de Pakistán y EAU es bastante real, sabiendo además que la fuerza aérea de los Emiratos Árabes incluyen bastantes pilotos extranjeros, muchos de ellos paquistaníes….
Respecto a Raytheon y su nuevo RANGR, es interesante ver que siendo un derivado del AN/APG-79 que ha despertado vivo interés en India, al ser adaptado al F-16 se logra un SdA más que adecuado al requerimiento original de MRCA, es decir el reemplazo del Mig-21.
Respecto al problema de refrigeración del APG-80, no te extrañe, pues ese es uno de lo mayores problemas de la tecnología AESA y recuerda que el APG-80 es uno de los primeros en entrar en servicio. No se trata de “problemas” de refrigeración, sino de volúmenes del equipo.
Por último, lo de las versiones ofrecidas a India del F-16, hay bastante especulación…, pero sabiendo que hay interés de India por un radar AESA y que Israel ya ofrece una versión, es claro que USA no se quedará atrás. No me sorprendería una sorpresa de Northrop Grumman…
Saludos,
Enviado: Seg Ago 27, 2007 12:27 pm
por Dieneces
Este dado que postei , li num site indiano e referia-se a uma entrevista prestada por um dirigente da Lockheed que afirmava que poderia customizar para a India um F-16 com um radar cuja capacidade fosse superior ao APG-80 , que por boicote dos árabes dificilmente seria liberado para eles.