Aviação israelense fortalecerá as defesas contra mísseis balísticos
Jerusalém, 20 ago (EFE).- Israel concretizará os planos de fortalecer a defesa contra mísseis balísticos e também a capacidade e o poderio do Exército em uma reunião, que começa hoje, dos 40 generais do Estado-Maior das Forças Armadas (Tzahal).
No fórum, na sede do Estado-Maior em Tel Aviv, haverá um debate de dois dias a fim de definir os aspectos que deverão ser ressaltados no programa de atividades e operações para os próximos dez anos.
Após as lições extraídas do conflito contra a milícia islâmica do Hisbolá no Líbano, em 2006, os comandantes resolveram fornecer ao Exército novos armamentos e equipamentos para consolidar seu poderio, segundo fontes militares citadas hoje pela imprensa local.
O deputado Yuval Steinitz, especialista em assuntos de segurança, afirmou esta manhã à rádio pública que o Tzahal tem um atraso de cinco a sete anos no processo para se fortalecer.
Para o político, trata-se de uma falha das Forças Armadas, cujos comandantes aderiram à idéia de que se encerrou a etapa das guerras convencionais, aparentemente em referência a que a aviação predominará sobre as forças terrestres e navais.
A Força Aérea, que não conseguiu se impor aos milicianos do Hisbolá, que dispararam quase 4 mil foguetes Katyusha contra a população civil de Israel, está considerando a possibilidade de adquirir o sistema de defesa antimísseis PAC-3 da empresa americana Lockheed Martin, conhecido como Patriot.
Na semana passada, representantes americanos e israelenses assinaram um "memorando de entendimento" pelo qual os Estados Unidos se comprometeram a fornecer US$ 30 bilhões em ajuda militar na próxima década.
Do total, Israel deverá investir 75% da quantia na importação de armas, munição e equipamentoss de companhias americanas.
O jornal "Jerusalem Post" informa que o PAC-3, capaz de interceptar os mísseis balísticos em poder da Síria, que podem atingir quase todo o estreito território de Israel, se somaria ao interceptor israelense de mísseis Hetz.
Este último sistema foi desenvolvido por engenheiros e técnicos israelenses, com financiamento americano, por causa da primeira guerra do Golfo Pérsico de 1991, quando o Iraque atacou Israel - que não participava da disputa - com 41 foguetes de longo alcance.
O Hetz, segundo o jornal de Jerusalém, pode interceptar, entre outros, os mísseis Shehab em poder do Irã, potencialmente o principal inimigo hoje do Estado israelense.
O regime iraniano, que conta com armas atômicas, de acordo com a imprensa estrangeira, também possui em seus arsenais mísseis balísticos de longo alcance.
A Agência para a Defesa Anti-balística do Ministério da Defesa, conhecida como Jomá (Muralha), manifestou interesse em adquirir as novas baterias de Patriot, as PAC-3.
Seu diretor, Arieh Herzog, expressou esse interesse em abril com o argumento de que o sistema pode ajudar Israel na criação de um escudo defensivo contra mísseis inimigos, como ocorre em vários países árabes e na República Islâmica do Irã.
Esta é uma das decisões que podem ser adotadas pelo comandante do Tzahal, general Gaby Ashkenazy, durante as deliberações que começam hoje.
O debate militar e as extensas manobras dos últimos dias das Forças Armadas na Colinas do Golã - tomadas por Israel na guerra de 1967 - coincidem com notícias de que a Síria começou a receber uma primeira carga de mísseis antiaéreos de fabricação russa.
São os Pantsyr-S1 (SA-22, segundo a terminologia da Organização do Tratado do Atlântico Norte - Otan), que, com um alcance de 12 quilômetros, representam uma séria ameaça tática para a aviação israelense se voasse sobre o Golã no caso de uma guerra que, segundo alguns, "ninguém quer".
Essas baterias de mísseis terra-ar fazem parte de uma venda à Síria de armas e equipamentos russos por US$ 900 milhões que Israel, em vão, tentou impedir, segundo o "Jerusalem Post". EFE
Aviação israelense fortalecerá as defesas contra mísseis bal
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- joaozinho
- Sênior
- Mensagens: 1047
- Registrado em: Ter Abr 11, 2006 10:09 pm
- Localização: São João Del Rei (MG)
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 9 vezes
- Contato:
Aviação israelense fortalecerá as defesas contra mísseis bal
Nem petista, nem tucano, sou nacionalista!