Novos vetores para as Forças Armadas

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bender

Novos vetores para as Forças Armadas

#1 Mensagem por Bender » Qua Ago 01, 2007 11:21 pm

Após passar "horas" lendo o tópico "f16 I (BR)" deixo aqui minha opinião Off-topic,abraço a todos.

Novos Vetores para as FA

Senhores,o tempo continua a passar célere e me parece que a ficha continua teimando em não cair. Depois de quase uma década de debates insólitos sobre o FX,continua a expectativa a cada boato lançado ao ar. A cerca de 20 anos atrás o mercado financeiro vivia ao sabor dos boatos,alguns operadores mais velhos, naquela época diziam:”As rolinhas precisam voar assustadas para os gaviões poderem almoçar”. Senhores: os gaviões continuam precisando almoçar.
Após o adiamento do Fx pelo motivo fome zero,já vieram o FxB,FXc e Fxpqp. Os gaviões tem fome. Na realidade pouco importa pra mim a um bom tempo qual vetor novo vai ser adquirido pela FAB, tanto faz se é o 14 bis ou a nave do capitão Solo,o que me machuca é o descaso e o abandono, na realidade quem gosta de “coisa” nova militar passando no ar e na terra são os mandatários e políticos em desfile de sete de setembro,pois nesse dia eles se lembram que as forças armadas existem, levantam a cabeça e olham pra cima e ficam cheios de um “ sentimento de PUDÊR orgulhoso”...,mas não se preocupem, pois isso passa logo. Na realidade o pais foi varrido pela paranóia macro-econômica, que já dura 13 anos, teve a sua infra-estrutura completamente sucateada. Estradas aos frangalhos,portos despreparados,falta de energia,hospitais insuficientes e em petição de miséria,educação risível,policias trabalhando no limite,presídios insuficientes,dengue,produtores agrícolas falidos,previdência na banca rota,etc,etc...e as forças armadas rumo a obsolescência total de seus equipamentos.
Mas será a obsolescência dos “equipamentos” das FA mais importante,ou a obsolescência dos “procedimentos”organizacionais e operacionais o mais importante?
Quais os novos vetores que as FA realmente tem maior necessidade de adquirir?
Uma nova mentalidade:modernidade,profissionalismo,novas pessoas,novas idéias,novos ideais,esses são os vetores.
Precisamos que no bojo de tudo isso ressurja um sentimento de “esteio da nação” que parece perdido em um imobilismo tipicamente público e político,de quem exerce uma carreira pública que vai gerar uma aposentadoria integral ao final desta carreira...e ponto.
Quando uma instituição como as FA,parece ter em seus quadros mais pessoas dentro desse “comodismo”,vivendo e cuidando de “picuinhas”, do que gente focada no progresso das suas instituições e do país,é porque “muito” precisa ser repensado e feito de forma urgente.
Urge que chefe das FA o sr. Presidente da República, não só providencie “verbas”,mas se digne a assumir responsabilidades e cobre mudanças e adequação aos novos tempos de “Aldeia Global” aos seus comandados. Urge que se nomeie um quadro,ou quadros de respeito da reserva com alta reputação ao MD para comandar e “impor as mudanças necessárias” nas instituições. Os Idealistas e bem-intencionados dentro das instituições, não podem mais ser contaminados pelo imobilismo anti-patriótico dos individualistas de carteirinha. É imperativo que os que foram eleitos,pelo voto dos contribuintes,cuidem desse patrimônio de honra do país que são as FA, para que elas passem a ter “eficiência” de primeiro mundo, não só uma duzia de “brinquedos” de primeiro mundo,que brilhem no céu em 7 de Setembros.

trabuco
Avançado
Avançado

#2 Mensagem por trabuco » Qui Ago 02, 2007 12:15 am

Parabéns pelo post amigo. Simplesmente irreparável!!! :shock: [009]

É necessário refazer o setor público como um todo nesse país, a verdadeira âncora que trava o Brasil...

Doce ilusão quem pensa que resolve alguma coisa a aquisição de umas dúzias de equipamentos... a FAs brasileiras tem que se repensar como Instituições e efetuar diversas mudanças necessárias....

Diorgenes
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 59 vezes
Agradeceram: 7 vezes

#3 Mensagem por Diorgenes » Qui Ago 02, 2007 12:48 pm

Parabens [009] !!!

Bender realmente irreparável!!

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#4 Mensagem por Luís Henrique » Qui Ago 02, 2007 2:31 pm

Muito bom texto.

Concordo contigo. :wink:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
luisdmrx
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por luisdmrx » Qui Ago 02, 2007 2:35 pm

É a mais pura e nitida verdade, uma pena que tenha se chegado a esse ponto.

Um grande abraço a todos os amigos!!!
Iron Hand
Júnior
Júnior

#6 Mensagem por Iron Hand » Qui Ago 02, 2007 7:00 pm

Absolutamente lúcida e correta esta opinião. :!:

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#7 Mensagem por orestespf » Qui Ago 02, 2007 8:03 pm

Olá Bender,

vi o tópico que você criou e no início, confesso que preferi não comentar. Não pelo texto, respeitoso em todos os sentidos, mas o mesmo retrata uma insatisfação, que é de todos nós do DB e mais meia dúzia de três ou quatro gatos pingados.

Para se discutir este assunto, precisaríamos de muitas linhas e páginas, precisamos "reviver" os últimos 40 ou 50 anos do Brasil. A coisa não é tão simplista assim e nem se resume aos dois últimos governos (incluindo o atual). Nestes dois últimos as coisas se agravaram, mas não apenas por negligência, que já ocorre a anos.

Em cada década do passado recente o país passou por algum tipo de "transtorno" e as FFAA e o sistema de Defesa do país sempre ficou de lado. As prioridades mudavam a cada década (e pioravam a cada governo, militar ou civil). Por sorte (será??) nosso país nunca foi belicista e imperialista (talvez dev...) e nossos problemas semelhantes aos dos vizinhos. Em suma, ninguém "comia ninguém" (sem trocadilhos).

Os anos 80 foram interessantes, com produção de material bélico nestas terras, mas a intenção maior era a venda externa e muitos projetos para nossas forças foram equivocados, uma série de erros que todos já conhecem. Houve acertos, mas a custos elevados.

Talvez um fator extremamente desagradável e que tenha contribuído fortemente para tudo isso tenha ocorrido no governo FHC (não se trata de crítica política neste momento): a criação do Ministério da Defesa. Com este os militares perderam acesso direto ao Presidente, tinham que "abaixar cabeça" para o minstro da defesa, que desde o primeiro é um "Zé Ninguém" (sem querer ofender as pessoas individualmente). Foram escolhidos como "tampão" e isto humilhava os militares que perdiam força, poder e prestígio a cada dia.

Neste governo a coisa continua da mesma forma, nomeia-se ministros que não entendem do assunto, mas se dizem "maestros". Mas pergunto: como reger uma orquestra que se nega a seguir a partitura?

Para piorar, após crise recente no setor aéreo, nomeia-se um "presidenciável". O governo já desmentiu declarações de "cortes" do novo ministro, pois se o mesmo "der certo", sai forte após suas ações. Lembram-se do Serra no ministério da fazenda? A coisa é por aí, o Jobim pode dar certo e ser um "empecilho" na vida dos "interesseiros do PT" (nada contra o partido).

A questão do "jogo do poder" é: deixar ou não o ministro Jobim dar certo?

Acredito que todos aqui do DB já estão suficientemente esclarecidos que o problema não é ter orçamento, mas como usá-lo. Além do mais existe uma "perseguição" dos civis que ocuparam e ocupam os últimos governos com os soldos dos militares e seus dependentes. Querem porque querem cortar "benefícios". É um jogo de empurra-empurra. Outros alegam problemas de gestão.

O que acontece é que realmente existem "gorduras" para serem cortadas, cortar na carne mesmo, no governo e nas FFAA. Precisa planejamento mais eficiente. Precisa de mais responsabilidade do governo sobre o assunto que merece cuidados especiais.

E de quem é a culpa? A resposta é bem simples, por mais que me incomode em respondê-la: do governo!!! Pois ele mantém o MD, que contra as FFAA, além de Anac, Infraero, etc.

Se houvesse seriedade, gestão, respeito (aos militares), investimentos (mesmo que a conta-gotas) e a devida importância que o assunto defesa merece, as coisas seriam diferentes.

Alguém acredita que o novo ministro vai resolver o problema de reapalharemento das FFAA?? Eu não!!! Ele veio para resolver o problema do controle de vôo, infra-estrutura aeroportuária, dar algumas explicações à sociedade (sobre este assunto em particular) e acima de tudo, fazer política, que pode culminar com sua candidatura futura a um posto mais elevado.

As FFAA e nós entusiastas ficaremos "a ver navios"? Não! Mas o assunto defesa continuará sendo tratado de maneira ingênua por amadores no assunto e políticos "interesseiros". Nos darão "bicletas" novas, mas nos pedirão para as compartilharmos com nossos irmãos.

Se este governo quisesse mudar alguma coisa, deveria dar algum "respaldo" maior aos militares, parar de penalizá-los pela "época da força", ouvi-los acima de tudo. E estes deveriam ser "enquadrados" nos moldes modernos, adequados à nossa realidade, sem experimentalismos, sem jogar dinheiro público fora e investir de forma profissional.

O que me entristesse é que cada governo, quando termina seu mandato, sente-se aliviado por ter conseguido "contralar uma situação delicada", mas se esquecendo que deixa a "bata quente" nas mãos do próximo que assume.

Em suma, onde está o erro? Em tudo! No país e seu povo desinformado, nos vários governos e nos militares que não afinam seus discursos. Ou muda-se o pensamento dos quem detém o poder ou só mudaremos o dia que formos pegos com as calças nas mãos.

Saudações,

Orestes

PS: brinquedinhos novos virão, mas isto não basta, será uma espécie de "cala-boca", do tipo "eu fiz o que os outros do passado não fizeram".

juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

Re: Novos vetores para as Forças Armadas

#8 Mensagem por juarez castro » Qui Ago 02, 2007 9:22 pm

Bender escreveu:Após passar "horas" lendo o tópico "f16 I (BR)" deixo aqui minha opinião Off-topic,abraço a todos.

Novos Vetores para as FA

Senhores,o tempo continua a passar célere e me parece que a ficha continua teimando em não cair. Depois de quase uma década de debates insólitos sobre o FX,continua a expectativa a cada boato lançado ao ar. A cerca de 20 anos atrás o mercado financeiro vivia ao sabor dos boatos,alguns operadores mais velhos, naquela época diziam:”As rolinhas precisam voar assustadas para os gaviões poderem almoçar”. Senhores: os gaviões continuam precisando almoçar.
Após o adiamento do Fx pelo motivo fome zero,já vieram o FxB,FXc e Fxpqp. Os gaviões tem fome. Na realidade pouco importa pra mim a um bom tempo qual vetor novo vai ser adquirido pela FAB, tanto faz se é o 14 bis ou a nave do capitão Solo,o que me machuca é o descaso e o abandono, na realidade quem gosta de “coisa” nova militar passando no ar e na terra são os mandatários e políticos em desfile de sete de setembro,pois nesse dia eles se lembram que as forças armadas existem, levantam a cabeça e olham pra cima e ficam cheios de um “ sentimento de PUDÊR orgulhoso”...,mas não se preocupem, pois isso passa logo. Na realidade o pais foi varrido pela paranóia macro-econômica, que já dura 13 anos, teve a sua infra-estrutura completamente sucateada. Estradas aos frangalhos,portos despreparados,falta de energia,hospitais insuficientes e em petição de miséria,educação risível,policias trabalhando no limite,presídios insuficientes,dengue,produtores agrícolas falidos,previdência na banca rota,etc,etc...e as forças armadas rumo a obsolescência total de seus equipamentos.
Mas será a obsolescência dos “equipamentos” das FA mais importante,ou a obsolescência dos “procedimentos”organizacionais e operacionais o mais importante?
Quais os novos vetores que as FA realmente tem maior necessidade de adquirir?
Uma nova mentalidade:modernidade,profissionalismo,novas pessoas,novas idéias,novos ideais,esses são os vetores.
Precisamos que no bojo de tudo isso ressurja um sentimento de “esteio da nação” que parece perdido em um imobilismo tipicamente público e político,de quem exerce uma carreira pública que vai gerar uma aposentadoria integral ao final desta carreira...e ponto.
Quando uma instituição como as FA,parece ter em seus quadros mais pessoas dentro desse “comodismo”,vivendo e cuidando de “picuinhas”, do que gente focada no progresso das suas instituições e do país,é porque “muito” precisa ser repensado e feito de forma urgente.
Urge que chefe das FA o sr. Presidente da República, não só providencie “verbas”,mas se digne a assumir responsabilidades e cobre mudanças e adequação aos novos tempos de “Aldeia Global” aos seus comandados. Urge que se nomeie um quadro,ou quadros de respeito da reserva com alta reputação ao MD para comandar e “impor as mudanças necessárias” nas instituições. Os Idealistas e bem-intencionados dentro das instituições, não podem mais ser contaminados pelo imobilismo anti-patriótico dos individualistas de carteirinha. É imperativo que os que foram eleitos,pelo voto dos contribuintes,cuidem desse patrimônio de honra do país que são as FA, para que elas passem a ter “eficiência” de primeiro mundo, não só uma duzia de “brinquedos” de primeiro mundo,que brilhem no céu em 7 de Setembros.

Perfeito Bender..é o famoso efeito que eu chamo de "força de desfile".

parabéns pela visão.

Grande abraço

Bender

#9 Mensagem por Bender » Sex Ago 03, 2007 10:56 am

Amigos,obrigado pelas palavras.

Orestes,tudo que voce colocou assino em baixo. Sem duvida para se fazer uma analise não tão simplista como a minha, do que fez o Brasil chegar a este ponto,talvez 500 pg. não fossem suficientes. Mas como disse acima "...o que me machuca é o descaso e o abandono".
Eu sou leitor do forum a um bom tempo e varios motivos me impedem que eu participe mais ativamente,mas é realmente impossivel,não passar por ele e verificar que as pessoas que debatem aqui estão literalmente de "saco cheio".
Cito voce:
"mas o mesmo retrata uma insatisfação, que é de todos nós do DB e mais meia dúzia de três ou quatro gatos pingados."

E estes surtos de indignação são inevitáveis.Meu pai tem 77 anos, e sempre foi uma pessoa antenada no mundo,eu percebi que ultimamente que ele debate menos sobre as questões,se cala diante de coisas absurdas que ve na tv, o que me fez perguntar se não ligava mais para as "coisas" do país. A resposta foi que "a indignação continua",mas ele percebeu que a maioria das "coisas" que ele desejou ver mudadas com suas palavras indignadas durante a sua vida,raramente se transformaram. Infelizmente ele acha que muito do que falou foi inutil,perda de tempo e de cabelo,pois quem teria obrigação e poder para fazer as mudanças,sempre preferiu "empurrar" e ver como é que fica.

Cito voce:
"O que me entristesse é que cada governo, quando termina seu mandato, sente-se aliviado por ter conseguido "contralar uma situação delicada", mas se esquecendo que deixa a "batata quente" nas mãos do próximo que assume".

Eu"ainda" não cheguei a esse ponto do meu pai...,mas começo a perceber que a capacidade de "barrigar" dos políticos vai fazer com que minhas palavras sumam e sobre apenas a indignação.
Mas ainda bem que existe essa tribuna,enquanto ainda possuo palavras e cabelos. :?

Não creio que todas as palavras ditas neste forum vão ficar ao vento,acredito que cada indignação e cobrança, nos varios tópicos que eu tenho a oportunidade de ler,são importantes marcas para provar a inépcia daqueles que tem o poder e a obrigação de mudar as coisas,e não o fazem,e isto por enquanto basta, mesmo que sejamos gatos pingados.

E, é preciso ficar claro,que nem sempre mudanças administrativas que visam "eficiência" partem somente da "presidência" das organizações,partem de diretorias,de gerência e até de consultorias contratadas. Portanto os comandantes das FA,podem e "devem" desencadear processos modernizantes sob pena de que o tempo "empurrando",os confunda e os una definitivamente as posturas comuns dos políticos,ministros,presidentes e outros administradores públicos cujo esporte definitivo sempre foi "deixar como está,pra ver como é que fica". O tempo mais uma vez dirá.

Cito voce:

"Em suma, onde está o erro? Em tudo! No país e seu povo desinformado, nos vários governos e nos militares que não afinam seus discursos. Ou muda-se o pensamento dos quem detém o poder ou só mudaremos o dia que formos pegos com as calças nas mãos."

Saravá! ao preto véio, abraços.

PRick

#10 Mensagem por PRick » Sex Ago 03, 2007 11:20 am

O problema com este tópico, é o mesmo de muitos outros. E que, infelizmente, anda solto por este País.

Se ignora os fatos, em favor de opiniões que contradizem os fatos. Nossas FA´s sempre foram muito mal armadas, com raros períodos de nossa história de compra de material bélico novo.

Não é preciso ir muito longe para dizer que o principal Carro de Combate do EB, durante todo o período militar foi o M-41 comprado usado. A chegada dos M-60 e Leo 1A1 foi a compra de material mais avançado já feita para o EB na área, até então, como a compra agora de 250 Leo 1A5, a maior já feita na área em nossa história! E a opinião emitida a respeito é de abandono. Pode ser abandono quando aceitávamos sucata dos EUA, desde o fim da Segunda Guerra, quando recebemos Carros de Combate Stuart e Bradley, além, de algumas de dezenas de Shermans das séries mais antigas, depois vieram os M-41. :(

Estes são os fatos, durante o governo militar, nossas FA´s não se tornaram de modo nenhum bem armadas, por sinal chegaram no final do período completamente sucateadas. Como a FAB em 1989, armada com AIM-9B, o ÚNICO míssil "operacional" da Força. Mirages III e F-5E completamente obsoletos em face aos seus sistemas.

Digo mais a ÚNICA FA´s operacional ao final do Regime Militar era a MB, o resto não poderia ser chamado de FA, nem mesmo dentro do contexto da AL.

Fico espantado como as pessoas negam nossa história, em prol de opiniões, quando me lembro que tivemos a Democracia mais corrupta e de faixada do Ocidente(Velha República), que caiu sobre o peso de suas elites, brigando pelo botim regional, da forma mais torpe e egoísta, o velho café com leite, azedado. :(

Eu diria que pela primeira vez em nossa história temos uma democracia, ainda que, com muitos defeitos, porém, infinitamente superior a tudo que tivemos no passado.

[ ]´s

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#11 Mensagem por orestespf » Sex Ago 03, 2007 11:28 am

Bender escreveu:Amigos,obrigado pelas palavras.

Orestes,tudo que voce colocou assino em baixo. Sem duvida para se fazer uma analise não tão simplista como a minha, do que fez o Brasil chegar a este ponto,talvez 500 pg. não fossem suficientes. Mas como disse acima "...o que me machuca é o descaso e o abandono".
Eu sou leitor do forum a um bom tempo e varios motivos me impedem que eu participe mais ativamente,mas é realmente impossivel,não passar por ele e verificar que as pessoas que debatem aqui estão literalmente de "saco cheio".
Cito voce:
"mas o mesmo retrata uma insatisfação, que é de todos nós do DB e mais meia dúzia de três ou quatro gatos pingados."

E estes surtos de indignação são inevitáveis.Meu pai tem 77 anos, e sempre foi uma pessoa antenada no mundo,eu percebi que ultimamente que ele debate menos sobre as questões,se cala diante de coisas absurdas que ve na tv, o que me fez perguntar se não ligava mais para as "coisas" do país. A resposta foi que "a indignação continua",mas ele percebeu que a maioria das "coisas" que ele desejou ver mudadas com suas palavras indignadas durante a sua vida,raramente se transformaram. Infelizmente ele acha que muito do que falou foi inutil,perda de tempo e de cabelo,pois quem teria obrigação e poder para fazer as mudanças,sempre preferiu "empurrar" e ver como é que fica.

Cito voce:
"O que me entristesse é que cada governo, quando termina seu mandato, sente-se aliviado por ter conseguido "contralar uma situação delicada", mas se esquecendo que deixa a "batata quente" nas mãos do próximo que assume".

Eu"ainda" não cheguei a esse ponto do meu pai...,mas começo a perceber que a capacidade de "barrigar" dos políticos vai fazer com que minhas palavras sumam e sobre apenas a indignação.
Mas ainda bem que existe essa tribuna,enquanto ainda possuo palavras e cabelos. :?

Não creio que todas as palavras ditas neste forum vão ficar ao vento,acredito que cada indignação e cobrança, nos varios tópicos que eu tenho a oportunidade de ler,são importantes marcas para provar a inépcia daqueles que tem o poder e a obrigação de mudar as coisas,e não o fazem,e isto por enquanto basta, mesmo que sejamos gatos pingados.

E, é preciso ficar claro,que nem sempre mudanças administrativas que visam "eficiência" partem somente da "presidência" das organizações,partem de diretorias,de gerência e até de consultorias contratadas. Portanto os comandantes das FA,podem e "devem" desencadear processos modernizantes sob pena de que o tempo "empurrando",os confunda e os una definitivamente as posturas comuns dos políticos,ministros,presidentes e outros administradores públicos cujo esporte definitivo sempre foi "deixar como está,pra ver como é que fica". O tempo mais uma vez dirá.

Cito voce:

"Em suma, onde está o erro? Em tudo! No país e seu povo desinformado, nos vários governos e nos militares que não afinam seus discursos. Ou muda-se o pensamento dos quem detém o poder ou só mudaremos o dia que formos pegos com as calças nas mãos."

Saravá! ao preto véio, abraços.

Olá Bender,

mais uma vez estou de acordo com suas palavras. Seu post anterior não foi simplista, a falta de espaço se faz necessário assim. O importante é termos algum espaço para debater e colocar nossas insatisfações.

Compreendo a posição do seu pai, viu o mundo passar diante de seus 77 anos e pouca coisa concreta acontecer por estas bandas. Ainda continuo otimista, típico dos jovens e dos jovens adultos, mas espero chegar à idade do seu pai com mais ações realizadas.

Como afirmei anteriormente, alguma coisa vai acontecer e teremos alguns brinquedos novos, mas não deveria ser um cala-boca, mas sim um processo maduro e planejado de reestruturação das FFAA, não como modernização através de compras, mas através de modernização (ou criação? rsrs) do sistema de defesa do país.

Grande abraço e Saravá do Preto-Velho,

Orestes

Carlos Souza
Intermediário
Intermediário

#12 Mensagem por Carlos Souza » Sex Ago 03, 2007 9:57 pm

PRick escreveu:O problema com este tópico, é o mesmo de muitos outros. E que, infelizmente, anda solto por este País.

Se ignora os fatos, em favor de opiniões que contradizem os fatos. Nossas FA´s sempre foram muito mal armadas, com raros períodos de nossa história de compra de material bélico novo.

Não é preciso ir muito longe para dizer que o principal Carro de Combate do EB, durante todo o período militar foi o M-41 comprado usado. A chegada dos M-60 e Leo 1A1 foi a compra de material mais avançado já feita para o EB na área, até então, como a compra agora de 250 Leo 1A5, a maior já feita na área em nossa história! E a opinião emitida a respeito é de abandono. Pode ser abandono quando aceitávamos sucata dos EUA, desde o fim da Segunda Guerra, quando recebemos Carros de Combate Stuart e Bradley, além, de algumas de dezenas de Shermans das séries mais antigas, depois vieram os M-41. :(

Estes são os fatos, durante o governo militar, nossas FA´s não se tornaram de modo nenhum bem armadas, por sinal chegaram no final do período completamente sucateadas. Como a FAB em 1989, armada com AIM-9B, o ÚNICO míssil "operacional" da Força. Mirages III e F-5E completamente obsoletos em face aos seus sistemas.

Digo mais a ÚNICA FA´s operacional ao final do Regime Militar era a MB, o resto não poderia ser chamado de FA, nem mesmo dentro do contexto da AL.

Fico espantado como as pessoas negam nossa história, em prol de opiniões, quando me lembro que tivemos a Democracia mais corrupta e de faixada do Ocidente(Velha República), que caiu sobre o peso de suas elites, brigando pelo botim regional, da forma mais torpe e egoísta, o velho café com leite, azedado. :(

Eu diria que pela primeira vez em nossa história temos uma democracia, ainda que, com muitos defeitos, porém, infinitamente superior a tudo que tivemos no passado.

[ ]´s

Que Bela Democracia. Corrupção, impunidade, incompetência, deboches em rede nacional, "sem-terras", ANAC, INFRAERO, 100% de reajuste para CC's (enquanto concursados e militares morrem de fome), estradas esburacadas, malha ferroviária inexistente, transporte fluvial inexistente, desemprego, tráfico de drogas, congresso nacional. Se isto é Democracia, eu abro mão.

Desculpem o desabafo, mas é que acabei de ler os jornais e ler este post.

sds.

trabuco
Avançado
Avançado

#13 Mensagem por trabuco » Sex Ago 03, 2007 10:00 pm

orestespf escreveu:Como afirmei anteriormente, alguma coisa vai acontecer e teremos alguns brinquedos novos, mas não deveria ser um cala-boca, mas sim um processo maduro e planejado de reestruturação das FFAA, não como modernização através de compras, mas através de modernização (ou criação? rsrs) do sistema de defesa do país.

Grande abraço e Saravá do Preto-Velho,

Orestes

Mais importante que discutir qual vetor é o melhor para nossas FAs, é discutir uma reestruturação mais profunda nas nossas Instituições militares. Os que os militares estão planejando e fazendo para FAs mais modernas, operacionais e utéis no séc. XXI? Pensam em enxugar suas estruturas? Maior profissionalismo?

E é isso que preocupa, pq não se vê nada a respeito disso, como se fosse menos importante, "empurra com a barriga"... ou seja, temos apenas planos de reequipamento e não plano de reestrturação...

Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#14 Mensagem por Dieneces » Sáb Ago 04, 2007 1:31 am

PRick escreveu:O problema com este tópico, é o mesmo de muitos outros. E que, infelizmente, anda solto por este País.

[ ]´s
Prick , muito boa apreciação fizeste nesta retrospectiva sobre nossas forças armadas , apesar da minha suspeita de que não existiu nenhum veículo Bradley adquirido junto com os Sherman do pós-guerra pelo EB. Pela simples razão de que o homem ainda tava na ativa , aliás viveu muito . Quanto a segunda parte do teu texto , caro Prick , recomendarte-ei que leias a VEJA , ao menos , se nada mais serve . Tu não estás vendo que à tua frente desfila garboso o governo mais corrupto e gerencialmente ineficiente da história moderna brasileira, só funciona aquilo que herdou de seu antecessor -tenho vontade mas não direi : De toda a história brasileira.Sds.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
PRick

#15 Mensagem por PRick » Sáb Ago 04, 2007 12:24 pm

Dieneces escreveu:

[ ]´s
Prick , muito boa apreciação fizeste nesta retrospectiva sobre nossas forças armadas , apesar da minha suspeita de que não existiu nenhum veículo Bradley adquirido junto com os Sherman do pós-guerra pelo EB. Pela simples razão de que o homem ainda tava na ativa , aliás viveu muito . Quanto a segunda parte do teu texto , caro Prick , recomendarte-ei que leias a VEJA , ao menos , se nada mais serve . Tu não estás vendo que à tua frente desfila garboso o governo mais corrupto e gerencialmente ineficiente da história moderna brasileira, só funciona aquilo que herdou de seu antecessor -tenho vontade mas não direi : De toda a história brasileira.Sds.

Tens razão somente quanto aos Carros de Combate, eram na verdade modelos Grant e/ou Lee. Dei uma de Revista Veja. :lol: :lol: :lol:

Nada no Governo passado estava correto, assim não pode existir nenhuam continuidade. :wink:

[ ]´s

Responder