Página 1 de 1
ALGUÉM PODE ME EXPLICAR?
Enviado: Ter Jul 31, 2007 7:52 pm
por Bárbara Leite
Um colega meu lançou este tópico numa comunidade, muito intrigado com o que viu. Alguém saberia explicar o que é a tal "luzinha" que ele avistou? Agradeço a ajuda!
Aqui vai o relato dele:
"Pessoal, é a primeira vez que vejo algo estranho no céu. Aconteceu o seguinte: moro em Canoas (há 6 anos), a uns 10 km da Base Aerea Militar que tem aqui. Ontem, quando voltava à pé do açogue (acho que era umas 7h30min. da noite) , que fica a uma quadra de casa, passou um Jato (Provavelmente Mirage), mas não dei bola, porque aqui é costume passar Jatos em treinamento fazendo aquele barulhão todo, inclusive a noite. Mas olhei e vi algo interessante. Junto ao Jato, voando junto, uma luzinha branca, acompanhou ele, até onde pude ver. Pelos meus calculos rapidos (sou desenhista) acho que tava a uns 40 ou 50 metros do Jato. Tentei forçar a vista pra ver se não era outro Jato ao lado, porque é costume voarem em até 3 Jatos juntos. Já era noite, deu pra notar bem as luzes do Jato (acho que são 3 luzes), e ao lado apenas uma luz acompanhando. Se alguem aí entende de Jatos Militares, pode um Jato voar com algumas luzes apagadas? "
Enviado: Ter Jul 31, 2007 8:07 pm
por orestespf
Minha querida felina de calda oscilante,
um cara que sai de um "abatedouro" (açougue, eu heim! rsrs) é normal ver luzinhas brancas nos céus, não é mesmo? rsrsrsrs
E nosso bem intencionado amigo parecia estar em estado em êxtase, veja só, como desenhista fez uma previsão de um vetor a cerca de 40 a 50 metros do tal jato. Como ele foi capaz disso? Só sabendo a altitude dos jatos. O programa do "etanol" Brasil-EUA parece mesmo estar sendo incentivado pelos cidadãos comuns. Um brinde!!! rsrsrs
Beijos a nossa musa virtual,
Orestes
Enviado: Ter Jul 31, 2007 9:06 pm
por Bárbara Leite
hahahaah!! A felina de cauda oscilante agradece os elogios e ri muito da análise feita!!!kkk
Pobre colega cubiano carnívoro!! Só pq estava saindo de um açougue??Estão vendendo birita nos açougues também?
Não sei nada dos vetores, mas disse ele que está acostumado a ver os jatos por lá...Mas a tal luzinha o intrigou...
O que posso fazer além de tentar esclarecer ? Ele disse que parecia ser um Mirage, mas poderia ter sido uma miragem, não é? rsrsrs
Beijocas
Enviado: Ter Jul 31, 2007 9:25 pm
por Moccelin
Isso me fez lembrar de uma história que aconteceu com meu pai, ele voltando de ônibus de São Paulo pra Três Corações... Aí uns paulistas que estavam viajando para Três Corações para depois seguir para São Tomé das Letras, que tem um "posto de combustível de ETs" (
) perguntou pra ele se existiam ETs por lá ou não... Aí ele respondeu apontando para a garrafa PET de coca-cola (com uns 70% de concentração de álcool etílico) que estava nas mãos do interlocutor: _Bebe um desses sozinho que você vai ver eles facinho facinho!!!
Mas falando sério, se ele não viu o avião não poderia ser dois caças voando em formação um com as luzes certas ligadas e outro com aquele 'farol' de pouso (não sei o nome certo) ligado no lugar (erro do piloto)????
Enviado: Ter Jul 31, 2007 9:27 pm
por Carlos Souza
Mirage!? O nosso amigo está um pouco desatualizado. Normal para quem não curte o assunto Defesa.
sds.
Enviado: Ter Jul 31, 2007 9:43 pm
por Bárbara Leite
Ele disse que ACHAVA que era um Mirage....rsrsrs...Mas como eu falei, devia ter sido uma MIRAGEM! Mas qto a serem dois aviões, a hipótese está descartada...
Mais alguns detalhes relatados por ele:
"A luz que acompanhava não fazia movimentos em torno do Jato. Ficava ao lado, e não consegui perceber se variava a distancia. Aparentava ser um pouco maior que as luzes de aviões, e a cor era vermelho e as vezes puxava pra branco. E não piscava. "
"Mais umas observações: a luz acompanhava praticamente na mesma velocidade do Jato. Os Jatos quando estão em treinamento aqui na região, voam em uma altura baixa do solo. Pela projeção que fiz, comparado com uma antena de celular que tem aqui perto, acho que tava a uns 150 metros do chão."
Enviado: Qua Ago 01, 2007 10:14 pm
por Bárbara Leite
Nenhuma idéia mais técnica para esclarecer este mistério???
Enviado: Qua Ago 01, 2007 10:55 pm
por alcmartin
Quando o povo voa a noite em formação, é comum estar c/as luzes no minimo ou desligadas, p/não ofuscar. Até existem luzes proprias p/essa ocasiao.
Ele deve ter visto o ala, c/poucas luzes.
Abs!
Enviado: Qui Ago 02, 2007 8:05 pm
por Bárbara Leite
alcmartin escreveu:Quando o povo voa a noite em formação, é comum estar c/as luzes no minimo ou desligadas, p/não ofuscar. Até existem luzes proprias p/essa ocasiao.
Ele deve ter visto o ala, c/poucas luzes.
Abs!
Obrigada, Alcmartin!!!
Mas uma pergunta: poucas luzes significa só de um lado? E seria na asa? É isto?
Beijocas