VC-10 RAF no aeroporto "Salgado Filho" em Porto Al
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VC-10 RAF no aeroporto "Salgado Filho" em Porto Al
Meus prezados:
O aeroporto de Porto Alegre foi surpreendido, ontem, com o pouso de uma aeronave da RAF - Vickers VC-10 que, em função do mau tempo nas ilhas Falklands, teve que alternar Porto Alegre.
Como não conseguí editar corretamente a notícia, publicada no jornal "Zero Hora" 12 jul 2007, passo o link http://www.clicrbs.com.br/jornais/zeroh ... odovisual=
Um abraço e até mais...
O aeroporto de Porto Alegre foi surpreendido, ontem, com o pouso de uma aeronave da RAF - Vickers VC-10 que, em função do mau tempo nas ilhas Falklands, teve que alternar Porto Alegre.
Como não conseguí editar corretamente a notícia, publicada no jornal "Zero Hora" 12 jul 2007, passo o link http://www.clicrbs.com.br/jornais/zeroh ... odovisual=
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- Moccelin
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Re: VC-10 RAF no aeroporto "Salgado Filho" em Port
jambockrs escreveu: Meus prezados:
O aeroporto de Porto Alegre foi surpreendido, ontem, com o pouso de uma aeronave da RAF - Vickers VC-10 que, em função do mau tempo nas ilhas Falklands, teve que alternar Porto Alegre.
Como não conseguí editar corretamente a notícia, publicada no jornal "Zero Hora" 12 jul 2007, passo o link http://www.clicrbs.com.br/jornais/zeroh ... odovisual=
Um abraço e até mais...
Ué... Porque eles não pararam na Argentina??? É mais perto...
The cake is a lie...
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Cara, este é um dos aviões mais lindos que existe !!!
E até hoje, um dos civis mais rápidos tambéns. Um Spitfire sem dentes ...
E até hoje, um dos civis mais rápidos tambéns. Um Spitfire sem dentes ...
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
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VC-10 à disposição dos Spotters!
Meus prezados:
Segundo a notícia a seguir, ainda dá para vê-lo e fritá-lo, pois permanecerá no "Salgado Filho" até segunda-feira, 16/7.
Escala forçada
Os militares britânicos que fizeram uma aparição-surpresa na Capital terão mais tempo para conhecer as belezas de Porto Alegre.
O VC-10 da Royal Air Force que fez um pouso técnico no Aeroporto Internacional Salgado Filho, rumo às Malvinas, continua estacionado.
Além do mau tempo nas ilhas, um problema no sistema hidráulico, vital para manobras da aeronave, mantém o jato no chão. Hoje, chegam as peças para a manutenção do avião.
A nova previsão de decolagem é na segunda.
fonte: jornal "Zero Hora" 14 jul 2007
Um abraço e até mais...
Segundo a notícia a seguir, ainda dá para vê-lo e fritá-lo, pois permanecerá no "Salgado Filho" até segunda-feira, 16/7.
Escala forçada
Os militares britânicos que fizeram uma aparição-surpresa na Capital terão mais tempo para conhecer as belezas de Porto Alegre.
O VC-10 da Royal Air Force que fez um pouso técnico no Aeroporto Internacional Salgado Filho, rumo às Malvinas, continua estacionado.
Além do mau tempo nas ilhas, um problema no sistema hidráulico, vital para manobras da aeronave, mantém o jato no chão. Hoje, chegam as peças para a manutenção do avião.
A nova previsão de decolagem é na segunda.
fonte: jornal "Zero Hora" 14 jul 2007
Um abraço e até mais...
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Em 1995 dois F-5E interceptaram um grupo de aviões da RAF que estavam indo para as Falklnads e tiveram que rumar para o Galeão devido ao péssimo tempo na região. O grupo de aviões da RAF era composto de:
03 Tornados F3
01 Nimrod
01 VC-10
Não me recordo se havia um Tristar junto.
Os ingleses até criaram uma bolacha com os dizeres Boys from Brazil.
03 Tornados F3
01 Nimrod
01 VC-10
Não me recordo se havia um Tristar junto.
Os ingleses até criaram uma bolacha com os dizeres Boys from Brazil.
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Koninklijke Luchtmacht
322 Sqn
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- Bolovo
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Ed SP escreveu:Em 1995 dois F-5E interceptaram um grupo de aviões da RAF que estavam indo para as Falklnads e tiveram que rumar para o Galeão devido ao péssimo tempo na região. O grupo de aviões da RAF era composto de:
03 Tornados F3
01 Nimrod
01 VC-10
Não me recordo se havia um Tristar junto.
Os ingleses até criaram uma bolacha com os dizeres Boys from Brazil.
Não é esse, esse foi em Santa Cruz... é outro caso, mas foi no mesmo ano! É este aqui, contado aqui no fórum pelo Pampa (o Leandro, um dos autores do livro "Já te atendo Tche!", que é um puta livro)
Pampa escreveu:Bolovo
O evento do dia 23 de outubro de 1995, uma segunda-feira, ocorreu por volta das 18:00LT
O Nimrod XV243 da RAF fazia a rota Arcencion - Falklands, onde iria participar de um exercício da RAF. Um dos muitos deslocamentos feitos para realizar Operações Presença depois do conflito de 1982.
O vôo era na aerovia oceânica, dentro da FIR Curitiba, mas, a cerca de 300nm da costa. Sol a pino, horário de verão e sem mais o bicho tomou proa de Tramandaí sem falar com Curitiba e muito menos informar estar com algum problema. Mesmo com o DACTA tentando, nada do Ascot 9024 responder e pior, começava a descer. Para evitar confusão, o Pampa Vermelho que estava chegando na Lagoa (área de treinamento do 1°/14° GAV sobre o litoral) foi chamado pelo COPM do DACTA II e sua missão combate 1x1 virou de ALEBAS e escolta.
Inicialmente pegaram ele a mais de 100nm da costa e fizeram um RAD (reaconhecimento a distância) estabelecendo tipo, posição, etc....
Como o cara não mudava de atitude, sairam do anonimato e colaram na ala dele, passando a condizir ele. Sianis visuais, frequencia de emergência, interceptação padrão internacional. Inicialmente queriam recolocar ele na rota. Porém depois do susto de ter caças colados, o cmte do Ascot informou via Curitiba que eles estavam com problemas de consumo e que não iriam alcaçar as ilhas. Pediram pouso técnico em POA.
Cara foi uma das coisas mais legais que vi, os dois Pampas vindo para pouso na pista 29 de Porto Alegre colados no Nimrod, um de cada lado. Na finaleira o Ascot pousou e eles a 150 pés arremeteram circulando sobre o aeroporto e em seguida indo para pilofe em Canoas.
O pouso foi por volta das 1830 e ele só foi liberado 2330! Parou na remota e meio mundo teve que se explicar. O pessoal da FAB inspecionou tudo, inclusive abrindo o bomb bay. A aeronave só foi liberada depois que o Consul Inglês veio resolver tudo. O DEP foi para Montevidéo para pernoite, seguindo no dia seguinte para as Falklands.
Anos mais tarde, fazendo a consula para escrever o livro do 14, fiquei sabendo de outros detalhes, inclusive que os pilotos da RAF ficaram surpresos e assustados com os F-5. Não acreditaram que havia alerta por aqui. No livro acabei incluindo esta história e uma foto do famoso Nimrod XV-243 de bomb bay aberto em Porto Alegre!!!
No mesmo ano, em abril, o GAC interceptou e escoltou um comboio ingles indo para as Falklands, quando no REVO no través do Rio, houve pane e o VC-10 não pode passar combustível. Sem isto não iriam chegar e declaram emergência. Os F-5 do GAC foram conduzir os seis tornados e o VC-10 até o Galeão!
Abs
Abs
Leandro
No livro está mais resumido, porque não descobriram os pilotos que interceptaram o bicho.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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- Edu Lopes
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Bolovo escreveu:Ed SP escreveu:Em 1995 dois F-5E interceptaram um grupo de aviões da RAF que estavam indo para as Falklnads e tiveram que rumar para o Galeão devido ao péssimo tempo na região. O grupo de aviões da RAF era composto de:
03 Tornados F3
01 Nimrod
01 VC-10
Não me recordo se havia um Tristar junto.
Os ingleses até criaram uma bolacha com os dizeres Boys from Brazil.
Não é esse, esse foi em Santa Cruz... é outro caso, mas foi no mesmo ano! É este aqui, contado aqui no fórum pelo Pampa (o Leandro, um dos autores do livro "Já te atendo Tche!", que é um puta livro)Pampa escreveu:Bolovo
O evento do dia 23 de outubro de 1995, uma segunda-feira, ocorreu por volta das 18:00LT
O Nimrod XV243 da RAF fazia a rota Arcencion - Falklands, onde iria participar de um exercício da RAF. Um dos muitos deslocamentos feitos para realizar Operações Presença depois do conflito de 1982.
O vôo era na aerovia oceânica, dentro da FIR Curitiba, mas, a cerca de 300nm da costa. Sol a pino, horário de verão e sem mais o bicho tomou proa de Tramandaí sem falar com Curitiba e muito menos informar estar com algum problema. Mesmo com o DACTA tentando, nada do Ascot 9024 responder e pior, começava a descer. Para evitar confusão, o Pampa Vermelho que estava chegando na Lagoa (área de treinamento do 1°/14° GAV sobre o litoral) foi chamado pelo COPM do DACTA II e sua missão combate 1x1 virou de ALEBAS e escolta.
Inicialmente pegaram ele a mais de 100nm da costa e fizeram um RAD (reaconhecimento a distância) estabelecendo tipo, posição, etc....
Como o cara não mudava de atitude, sairam do anonimato e colaram na ala dele, passando a condizir ele. Sianis visuais, frequencia de emergência, interceptação padrão internacional. Inicialmente queriam recolocar ele na rota. Porém depois do susto de ter caças colados, o cmte do Ascot informou via Curitiba que eles estavam com problemas de consumo e que não iriam alcaçar as ilhas. Pediram pouso técnico em POA.
Cara foi uma das coisas mais legais que vi, os dois Pampas vindo para pouso na pista 29 de Porto Alegre colados no Nimrod, um de cada lado. Na finaleira o Ascot pousou e eles a 150 pés arremeteram circulando sobre o aeroporto e em seguida indo para pilofe em Canoas.
O pouso foi por volta das 1830 e ele só foi liberado 2330! Parou na remota e meio mundo teve que se explicar. O pessoal da FAB inspecionou tudo, inclusive abrindo o bomb bay. A aeronave só foi liberada depois que o Consul Inglês veio resolver tudo. O DEP foi para Montevidéo para pernoite, seguindo no dia seguinte para as Falklands.
Anos mais tarde, fazendo a consula para escrever o livro do 14, fiquei sabendo de outros detalhes, inclusive que os pilotos da RAF ficaram surpresos e assustados com os F-5. Não acreditaram que havia alerta por aqui. No livro acabei incluindo esta história e uma foto do famoso Nimrod XV-243 de bomb bay aberto em Porto Alegre!!!
No mesmo ano, em abril, o GAC interceptou e escoltou um comboio ingles indo para as Falklands, quando no REVO no través do Rio, houve pane e o VC-10 não pode passar combustível. Sem isto não iriam chegar e declaram emergência. Os F-5 do GAC foram conduzir os seis tornados e o VC-10 até o Galeão!
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No livro está mais resumido, porque não descobriram os pilotos que interceptaram o bicho.
Teve um caso também aqui no RJ durante a guerra das Malvinas. Interceptamos um Vulcan, totalmente armado, que foi escoltado até o Galeão. Eu estava na Biblioteca Estadual quando ouvimos um estrondo enorme e todo mundo pensou que fosse explosão de gás, mas foram os dois F-5 rompendo a barreira do som. Se não me engano foi por volta do meio dia.
Lembro que a Estrada do Galeão ficou lotada com repórteres em cima dos carros, curiosos pra cacete, uma festa. Eu passei por lá e vi o Vulcan de longe.
-
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Edu Lopes escreveu:Bolovo escreveu:Ed SP escreveu:Em 1995 dois F-5E interceptaram um grupo de aviões da RAF que estavam indo para as Falklnads e tiveram que rumar para o Galeão devido ao péssimo tempo na região. O grupo de aviões da RAF era composto de:
03 Tornados F3
01 Nimrod
01 VC-10
Não me recordo se havia um Tristar junto.
Os ingleses até criaram uma bolacha com os dizeres Boys from Brazil.
Não é esse, esse foi em Santa Cruz... é outro caso, mas foi no mesmo ano! É este aqui, contado aqui no fórum pelo Pampa (o Leandro, um dos autores do livro "Já te atendo Tche!", que é um puta livro)Pampa escreveu:Bolovo
O evento do dia 23 de outubro de 1995, uma segunda-feira, ocorreu por volta das 18:00LT
O Nimrod XV243 da RAF fazia a rota Arcencion - Falklands, onde iria participar de um exercício da RAF. Um dos muitos deslocamentos feitos para realizar Operações Presença depois do conflito de 1982.
O vôo era na aerovia oceânica, dentro da FIR Curitiba, mas, a cerca de 300nm da costa. Sol a pino, horário de verão e sem mais o bicho tomou proa de Tramandaí sem falar com Curitiba e muito menos informar estar com algum problema. Mesmo com o DACTA tentando, nada do Ascot 9024 responder e pior, começava a descer. Para evitar confusão, o Pampa Vermelho que estava chegando na Lagoa (área de treinamento do 1°/14° GAV sobre o litoral) foi chamado pelo COPM do DACTA II e sua missão combate 1x1 virou de ALEBAS e escolta.
Inicialmente pegaram ele a mais de 100nm da costa e fizeram um RAD (reaconhecimento a distância) estabelecendo tipo, posição, etc....
Como o cara não mudava de atitude, sairam do anonimato e colaram na ala dele, passando a condizir ele. Sianis visuais, frequencia de emergência, interceptação padrão internacional. Inicialmente queriam recolocar ele na rota. Porém depois do susto de ter caças colados, o cmte do Ascot informou via Curitiba que eles estavam com problemas de consumo e que não iriam alcaçar as ilhas. Pediram pouso técnico em POA.
Cara foi uma das coisas mais legais que vi, os dois Pampas vindo para pouso na pista 29 de Porto Alegre colados no Nimrod, um de cada lado. Na finaleira o Ascot pousou e eles a 150 pés arremeteram circulando sobre o aeroporto e em seguida indo para pilofe em Canoas.
O pouso foi por volta das 1830 e ele só foi liberado 2330! Parou na remota e meio mundo teve que se explicar. O pessoal da FAB inspecionou tudo, inclusive abrindo o bomb bay. A aeronave só foi liberada depois que o Consul Inglês veio resolver tudo. O DEP foi para Montevidéo para pernoite, seguindo no dia seguinte para as Falklands.
Anos mais tarde, fazendo a consula para escrever o livro do 14, fiquei sabendo de outros detalhes, inclusive que os pilotos da RAF ficaram surpresos e assustados com os F-5. Não acreditaram que havia alerta por aqui. No livro acabei incluindo esta história e uma foto do famoso Nimrod XV-243 de bomb bay aberto em Porto Alegre!!!
No mesmo ano, em abril, o GAC interceptou e escoltou um comboio ingles indo para as Falklands, quando no REVO no través do Rio, houve pane e o VC-10 não pode passar combustível. Sem isto não iriam chegar e declaram emergência. Os F-5 do GAC foram conduzir os seis tornados e o VC-10 até o Galeão!
Abs
Abs
Leandro
No livro está mais resumido, porque não descobriram os pilotos que interceptaram o bicho.
Teve um caso também aqui no RJ durante a guerra das Malvinas. Interceptamos um Vulcan, totalmente armado, que foi escoltado até o Galeão. Eu estava na Biblioteca Estadual quando ouvimos um estrondo enorme e todo mundo pensou que fosse explosão de gás, mas foram os dois F-5 rompendo a barreira do som. Se não me engano foi por volta do meio dia.
Lembro que a Estrada do Galeão ficou lotada com repórteres em cima dos carros, curiosos pra cacete, uma festa. Eu passei por lá e vi o Vulcan de longe.
Caro Edu! Esta his´roia está mal contada...não foi bem assim....
Grande abraço
- Luiz Bastos
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Edu Lopes escreveu:Olá Juarez,
Como assim mal contada? Lembro que na época se falava até que o Vulcan estava levando nukes.
[]s.
Eu também me lembro. Na reportagem dos jornais ainda apareceram alguns prédios da Lagoa e Copacabana que tiveram os vidros estilhaçados pela passagem dos F-5 acima da velocidade do som. Foi sensacional. Os dois vieram escoltando o Vulcan que ficou preso por alguns dias na base aérea do Galeão. Os F-5 saíram de Santa Cruz à toda em direção ao oceano, e quando passavam pela Lagoa e Copa quebraram a barreira do som. Foi um barulho infernal. Pessoas se jogaram no chão, outras correram para se abrigarem. Foi Phoda, mas no final deu tudo certo. Fui
- Skyway
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Edu Lopes escreveu:Olá Juarez,
Como assim mal contada? Lembro que na época se falava até que o Vulcan estava levando nukes.
[]s.
A história é assim...
O Vulcan apresentou um problema de reabastecimento, e com o combustível que tinha, dava pra chegar no talo aqui no Rio.
Ele entrou no espaço aéreo Brasileiro, e depois de um tempo foram destacados dois F-5E para interceptar ele. só que por um erro na vetoração dos caças, os F-5E só alcançaram o Vulcan já quase em cima do Rio.
Na hora de pousar, ele vinha numa péssima posição, então fez uma manobra brusca para desacelerar quase estolando a aeronave e pousou no Galeão. Só tinha mesmo uma chance de pousar por causa do combustível.
E ele estava armado apenas com mísseis Anti-Radar Shrike.
Essa é a história verdadeira.
O resto é balela.
AD ASTRA PER ASPERA
- Moccelin
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Skyway escreveu:Edu Lopes escreveu:Olá Juarez,
Como assim mal contada? Lembro que na época se falava até que o Vulcan estava levando nukes.
[]s.
A história é assim...
O Vulcan apresentou um problema de reabastecimento, e com o combustível que tinha, dava pra chegar no talo aqui no Rio.
Ele entrou no espaço aéreo Brasileiro, e depois de um tempo foram destacados dois F-5E para interceptar ele. só que por um erro na vetoração dos caças, os F-5E só alcançaram o Vulcan já quase em cima do Rio.
Na hora de pousar, ele vinha numa péssima posição, então fez uma manobra brusca para desacelerar quase estolando a aeronave e pousou no Galeão. Só tinha mesmo uma chance de pousar por causa do combustível.
E ele estava armado apenas com mísseis Anti-Radar Shrike.
Essa é a história verdadeira.
O resto é balela.
Os Shrike ficaram por aqui ou não (tenho 'duas versões' dessa parte da história)? E se ficaram, eles tem alguma influência no míssel MAR-1?
The cake is a lie...