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Qual caça, cargueiro e helicoptero que cai menos?

Enviado: Sáb Jul 07, 2007 7:23 pm
por Poti Camarão
Meus caros,

Na história da aviação militar, qual caça, avião de transporte/carga e helicóptero possui a fama de mais seguro em sua categoria? Me refiro a segurança contra acidentes. Nada a ver com perfomance em combate. Resumindo: qual em sua categoria tem fama de cair menos?

Abraço!

Enviado: Dom Jul 08, 2007 1:35 am
por Moccelin
Creio que isso seja uma pergunta difícil de responder...

Tem muitos fatores... C-130 'cai muito' porque tem MUITOS voando, e a muito tempo... Alguns aviões são pouquíssimo usados em situaçõs onde são realmente forçados e colocados em situações de risco, enquanto outros são extremamente forçados, elevando o número de acidentes com eles...
Algumas forças aéreas tem histórico de voos bem perigosos, costumam treinar em situações extremas como a Armé De L'air com seus voos rasantes extremos... Força Aérea Suíssa com seus voos em montanhas... E por aí vai...

Mas quem sabe alguém sabe qual é a aeronave mais segura baseando-se apenas em números...

Enviado: Dom Jul 08, 2007 4:02 pm
por Poti Camarão
Eu entendo os fatores envolvidos, mas mesmo assim tem aqueles que se sobressaem. O próprio C 130 é um exemplo de avião seguro, pelo o que já li. Nas forças onde eles são bem mantidos acidentes são raros.

Enviado: Dom Jul 08, 2007 11:36 pm
por Hugo Ribeiro
Digamos no "padrão" FAB... Poderiamos citar o C-91 Avro... 42 anos de serviço e somente uma aeronave perdida, e mesmo assim se morte alguma.

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Enviado: Seg Jul 09, 2007 9:36 am
por Alitson
Maverick_BR escreveu:Digamos no "padrão" FAB... Poderiamos citar o C-91 Avro... 42 anos de serviço e somente uma aeronave perdida, e mesmo assim se morte alguma.

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E ainda continuam voando no Equador!!!!!!!!!!!!! :wink: :wink:

Enviado: Seg Jul 09, 2007 10:58 am
por Vector
Me desculpem, mas fazer uma análise apenas baseada em números e igual a não fazer análise alguma... não vale pra nada.

Uma análise baseada em qt de acidentes por horas de vôo, ou por frota em operação, etc... pode ser até interessante, pois a operação comercial pode ser considerada "mais padronizada". Mesmo assim muitos fatores influem, quando vemos, por exemplo, que estatisticamente ocorrem muito mais acidentes com Boeings 737 na África do que no resto do mundo.

Mas na aviação militar, eu acredito que tal análise seja inútil. As missões executadas pelas diferentes forças são muito distintas entre si. Os fatores que influem são muito complexos e os cenários muito diferentes.

Na aviação militar os aviões são, muitas vezes, operados perto dos limites operacionais, e algumas vezes acima destes limites, então os acidentes são muito mais comuns.

Então não tem como fazer uma análise destas...

Eu acho que podemos, de maneira genérica, fazer algumas considerações:

> Os aviões mais modernos são mais seguros. (motivo: incorporam novas tecnologias e novos requisitos).

> Os aviões que foram projetados privilegiando a performance sobre a segurança podem ser considerados "menos seguros". Um exemplo clássico é do F104 Starfighter.

comentários?

Vector

Enviado: Seg Jul 09, 2007 11:34 am
por Hugo Ribeiro
Vector escreveu:Eu acho que podemos, de maneira genérica, fazer algumas considerações:

> Os aviões mais modernos são mais seguros. (motivo: incorporam novas tecnologias e novos requisitos).

> Os aviões que foram projetados privilegiando a performance sobre a segurança podem ser considerados "menos seguros". Um exemplo clássico é do F104 Starfighter.

comentários?

Vector


Modernidade não significa segurança de uma forma completa. O que diferencia um F-16 de um F-104 é o tempo que os projetistas tiveram de resolver os seus erros. Podemos dizer hoje em dia que o F16 é um avião seguro, pouco ouvimos falar em quedas desta aeronave, mas o que pouca gente sabe é que na fase dos testes experimentais, essa aeronave ganhou o apelido de "dardo na grama", devido ao número de vezes na qual ela caiu.

Enviado: Seg Jul 09, 2007 12:12 pm
por Vector
Maverick_BR escreveu:
Vector escreveu:Eu acho que podemos, de maneira genérica, fazer algumas considerações:

> Os aviões mais modernos são mais seguros. (motivo: incorporam novas tecnologias e novos requisitos).

> Os aviões que foram projetados privilegiando a performance sobre a segurança podem ser considerados "menos seguros". Um exemplo clássico é do F104 Starfighter.

comentários?

Vector


Modernidade não significa segurança de uma forma completa. O que diferencia um F-16 de um F-104 é o tempo que os projetistas tiveram de resolver os seus erros. Podemos dizer hoje em dia que o F16 é um avião seguro, pouco ouvimos falar em quedas desta aeronave, mas o que pouca gente sabe é que na fase dos testes experimentais, essa aeronave ganhou o apelido de "dardo na grama", devido ao número de vezes na qual ela caiu.


Discordo... O uso de novas tecnologias, novos conceitos e novos materiais, invarialvelmente nos trazem aviões mais seguros. Mas é claro que não é só isso.

Temos que levar em consideração que as novoas tecnologias levam algum tempo para "amadurecer". No início trazem consigo a solução de muitos problemas, mas criam novos. No início podem ocorrer acidentes por não se saber lidar com a nova tecnologia. Mas depois do "amadurecimento", ela faz os aviões mais seguros (em geral). Um exemplo é o uso do Fly-by-wire.

Sds,
Vector

Enviado: Seg Jul 09, 2007 12:13 pm
por Jacobs
O avião que cai menos é o A4 "empacotated" da MB! :lol:

Enviado: Seg Jul 09, 2007 12:20 pm
por Hugo Ribeiro
Jacobs escreveu:O avião que cai menos é o A4 "empacotated" da MB! :lol:


Kkkkkkk sem voar até eu...

Enviado: Seg Jul 09, 2007 1:07 pm
por Poti Camarão
Ninguém falou ainda dos helis...

Enviado: Seg Jul 09, 2007 1:10 pm
por Skyway
De passageiros o meu predileto em matéria de segurança é o Electra.

Enviado: Seg Jul 09, 2007 1:14 pm
por soultrain
Maverick_BR escreveu:Modernidade não significa segurança de uma forma completa. O que diferencia um F-16 de um F-104 é o tempo que os projetistas tiveram de resolver os seus erros. Podemos dizer hoje em dia que o F16 é um avião seguro, pouco ouvimos falar em quedas desta aeronave, mas o que pouca gente sabe é que na fase dos testes experimentais, essa aeronave ganhou o apelido de "dardo na grama", devido ao número de vezes na qual ela caiu.


Por acaso o exemplo não é o mais correcto, já que o F-16 esteve envolvido em muitos acidentes e incidentes.

Um deles vitimou um piloto Português e perdeu-se a aeronave.

O que não falta são relatos de perda de F-16, lembro-me que os Holandeses tinham uma certa fama.

[[]]'s

Enviado: Seg Jul 09, 2007 1:16 pm
por Hugo Ribeiro
De fato dizer o mais seguro é relativo... Mas aparentemente acho o SH-3 seguro.

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Enviado: Ter Jul 10, 2007 11:33 pm
por Jacobs
Maverick_BR escreveu:De fato dizer o mais seguro é relativo... Mas aparentemente acho o SH-3 seguro.

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Esse heli tem cara de bulldog!