Olhando documentos oficiais da CGU e Min. do Planej. que tenho no computador, descobri algumas informações interessantes sobre as Forças Armadas no periodo 2004-2006.
Diversas bombas estão sendo desenvolvidas pela FAB/CTA. Entre elas, uma bomba de pulso eletromagnético chamada THOR. O ano de 2006 então, foi bastante produtivo no CTA. Não deixem de olhar o documento nessa parte. Na minha opinião, é incrível a FAB não tornar esses projetos que ela tem no CTA em prioridade nº 1. É bomba gps/TV/laser, míssil de emprego geral (MS-EM), anti-navio (MS-AN), kit laser, além da bomba THOR.
Não tinha como colocar as 300 páginas de todos os documentos aqui, então sugiro que vocês baixem e lêem os documentos (tem muita coisa importante que não postei aqui). Mas vou logo avisando: frases como "se não for aplicado dinheiro até o mês X, haverá perda de recursos humanos" são uma constante em todos os projetos.
Aqui na parte da FAB, colocarei informações também sobre as pesquisas das Forças Armadas e sobre o sistema de C3I do MD (ao que parece, o SECOS e o YB vão parar com a richa e falar a mesma língua). Também criei um sobre a Marinha. Só faltou o do Exército (o primo pobre das FA) que nos últimos três anos, em todos relatórios, vem falando sobre falta de dinheiro até pra alimentar a tropa.
LINKS:
http://www.cgu.gov.br/sfc/bgu2004/Arqui ... %20006.exe
http://www.cgu.gov.br/cgu/bgu2005/Arqui ... I/V.05.exe
http://www.cgu.gov.br/Publicacoes/BGU/2 ... /I-V-6.pdf
http://www.planejamento.gov.br/arquivos ... Defesa.pdf
BGU 2004-2006
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Min. Planejamento 2004
<B>Adestramento e Operações Militares da Aeronáutica</B>
Avaliação da Implementação
• Ação "2868 - Manutenção e Suprimento de Combustíveis e Lubrificantes": adquiriu 139.600.856,00 m³ de combustível/lubrificante, em face de uma previsão de 152.339.000,00 m³, pois foram realizadas 171.680 horas de vôo, enquanto a previsão era de 181.115h; conseqüentemente, o gasto foi 5,0% menor que o previsto, que era de R$ 204.800.000,00.
<B>Comunicações, Comando, Controle e Inteligência nas Forças Armadas</B>
Principais Resultados
• Implantação de 20 centros de Comandos Combinados, empenhados na execução das Operações Combinadas realizadas em 2004;
• Aquisição de 17.000 Km² de imagens satelitais;
• Implantação de 30% do Sistema de Comunicações Militares via Satélite - SISCOMIS, compreendendo: aquisição de novas estações terrenas, repotencialização das existentes (já em obsolescência), e término da implantação do Projeto Amazônia.
Recomendação
Alterar o título da ação "5134 - Implantação do Sistema de Comunicações Seguras - SECOS" para "Implantação do Sistema de Comunicações Militares Seguras".
<B>Tecnologia de Uso Aeroespacial</B>
Principais Resultados
• Concluídas duas aeronaves AL-X;
• Realizados os testes operacionais com o Míssil Piranha MAA-1 e iniciado o desenvolvimento do MAA-1B;
• Executado 47 % do desenvolvimento da aeronave AM-X.
Avaliação da Implementação
A ação "5408 - Desenvolvimento de Projetos de Sistemas Bélicos e Associados" desenvolveu 5 projetos, que era a meta prevista, destacando-se a realização de testes operacionais com o Míssil Piranha MAA-1 e o início do desenvolvimento do MAA-1B, o que representa uma modernização e um avanço tecnológico do Míssil já desenvolvido, de grande importância operacional para a Força Aérea Brasileira.
A ação "4404 - Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Aeroespacial", também atingiu a meta prevista de 8 pesquisas realizadas.
O desempenho da ação "3122 - Desenvolvimento do AM-X", que alcançou 47,05%, quase a totalidade da meta prevista, que era 49,00%, foi obtido devido à reprogramação, para os próximos exercícios, da contratação de atividades que estavam planejadas para serem efetivadas em 2004, e também, ao estabelecimento de Termos Aditivos aos contratos em andamento.
Quanto à quantidade de recursos humanos nas equipes executoras, sua insuficiência impactou alguns projetos da ação "5408 - Desenvolvimento de Projetos de Sistemas Bélicos e Associados", que não foram iniciados no exercício de 2004: Bomba Guiada TV-GPSLASER, Míssil Ar-solo Emprego Geral MAS - EG, Míssil Ar-solo Antinavio MAS - AN, Kit de Guiamento LASER, contudo, sem comprometer o resultado da meta física em 2004.
A estrutura administrativa, distribuída fisicamente em todo território nacional, na qual o programa está inserido, é compartilhada por todos os programas sob a responsabilidade da Aeronáutica. O aproveitamento dessa estrutura administrativa e
operacional contribuiu para a implantação das ações e para obtenção dos resultados atingidos pelo programa.
<B>Adestramento e Operações Militares da Aeronáutica</B>
Avaliação da Implementação
• Ação "2868 - Manutenção e Suprimento de Combustíveis e Lubrificantes": adquiriu 139.600.856,00 m³ de combustível/lubrificante, em face de uma previsão de 152.339.000,00 m³, pois foram realizadas 171.680 horas de vôo, enquanto a previsão era de 181.115h; conseqüentemente, o gasto foi 5,0% menor que o previsto, que era de R$ 204.800.000,00.
<B>Comunicações, Comando, Controle e Inteligência nas Forças Armadas</B>
Principais Resultados
• Implantação de 20 centros de Comandos Combinados, empenhados na execução das Operações Combinadas realizadas em 2004;
• Aquisição de 17.000 Km² de imagens satelitais;
• Implantação de 30% do Sistema de Comunicações Militares via Satélite - SISCOMIS, compreendendo: aquisição de novas estações terrenas, repotencialização das existentes (já em obsolescência), e término da implantação do Projeto Amazônia.
Recomendação
Alterar o título da ação "5134 - Implantação do Sistema de Comunicações Seguras - SECOS" para "Implantação do Sistema de Comunicações Militares Seguras".
<B>Tecnologia de Uso Aeroespacial</B>
Principais Resultados
• Concluídas duas aeronaves AL-X;
• Realizados os testes operacionais com o Míssil Piranha MAA-1 e iniciado o desenvolvimento do MAA-1B;
• Executado 47 % do desenvolvimento da aeronave AM-X.
Avaliação da Implementação
A ação "5408 - Desenvolvimento de Projetos de Sistemas Bélicos e Associados" desenvolveu 5 projetos, que era a meta prevista, destacando-se a realização de testes operacionais com o Míssil Piranha MAA-1 e o início do desenvolvimento do MAA-1B, o que representa uma modernização e um avanço tecnológico do Míssil já desenvolvido, de grande importância operacional para a Força Aérea Brasileira.
A ação "4404 - Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Aeroespacial", também atingiu a meta prevista de 8 pesquisas realizadas.
O desempenho da ação "3122 - Desenvolvimento do AM-X", que alcançou 47,05%, quase a totalidade da meta prevista, que era 49,00%, foi obtido devido à reprogramação, para os próximos exercícios, da contratação de atividades que estavam planejadas para serem efetivadas em 2004, e também, ao estabelecimento de Termos Aditivos aos contratos em andamento.
Quanto à quantidade de recursos humanos nas equipes executoras, sua insuficiência impactou alguns projetos da ação "5408 - Desenvolvimento de Projetos de Sistemas Bélicos e Associados", que não foram iniciados no exercício de 2004: Bomba Guiada TV-GPSLASER, Míssil Ar-solo Emprego Geral MAS - EG, Míssil Ar-solo Antinavio MAS - AN, Kit de Guiamento LASER, contudo, sem comprometer o resultado da meta física em 2004.
A estrutura administrativa, distribuída fisicamente em todo território nacional, na qual o programa está inserido, é compartilhada por todos os programas sob a responsabilidade da Aeronáutica. O aproveitamento dessa estrutura administrativa e
operacional contribuiu para a implantação das ações e para obtenção dos resultados atingidos pelo programa.
BGU 2006
<B>Comunicações, Comando, Controle e Inteligência nas Forças Armadas</B>
• Implantação de Centros de Operações do Comando Supremo e Forças Singulares: No exercício de 2006, os recursos foram utilizados de acordo com o programa de Desenvolvimento e Implantação do Sistema Militar de Comando e Controle, primordialmente para iniciar o desenvolvimento da versão 2.0 do Sistema de Planejamento Operacional Militar - Siplom, software principal do Sistema Militar de Comando e Controle, em nível estratégico-operacional; para apoio, em equipamentos e software, às operações combinadas; para capacitação de recursos humanos; e para substituição de parte dos equipamentos do Centro de Comando e Controle do Comando Supremo. Além disso, para apoio de comunicações em localidades remotas, em qualquer parte do território nacional, foi estabelecida uma rede privada virtual na Internet e adquiridas estações transportáveis de radiocomunicações;
• Sistema de Comunicações Militares Via Satélite: Em 2006, a disponibilidade dos equipamentos de Banda X aumentou significativamente, em relação ao ano anterior, o que melhorou a realização de Operações Combinadas coordenadas pelo Estado-Maior de Defesa;
• Implantação do Sistema de Comunicações Militares Via Satélite: os recursos alocados possibilitaram contratar a aquisição da segunda antena de Banda X, para a Estação Central de Brasília, e uma estação reserva de Banda X, a ser instalada na Estação do Rio de Janeiro; e
• Implantação do Sistema de Comunicações Militares Seguras - Secos: com os recursos destinados a esta ação, no exercício financeiro de 2006, foi iniciada a implantação do Plano de Desenvolvimento e Implantação (PDI) do Sistema de Enlace Tático de Dados (Sisted), a fim de proporcionar o intercâmbio de informações táticas entre os meios operativos e de Comando e Controle das Forças Singulares e destes com o Comando Combinado, para atendimento às Operações Combinadas, dando continuidade à implementação de interface entre os Sistemas Secos e o Sistema YB. Foram, também, adquiridos equipamentos para ampliar os laboratórios de pesquisa das Forças Singulares, a fim de capacitá-los para a implantação do novo Sistema Tático de Dados Inter-forças.
<B>Programa de Fortalecimento do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro</B>
• Produção do AL-X - Foram entregues quinze aeronaves em 2006, totalizando 46 já incorporadas ao acervo da Força Aérea Brasileira (FAB);
• Modernização do P-3BR - este projeto tem como objetivo prover a FAB de aeronaves de Patrulha Marítima e Anti-submarino, baseadas em terra, a fim de recuperar a capacidade operacional na Missão Anti-submarino, interrompida após a desativação das aeronaves P-16E, em 1996. Trata-se da modernização de oito aeronaves, de um lote de 12 aeronaves P-3A adquirido junto ao acervo da reserva da Marinha dos Estados Unidos em 2000. As quatro aeronaves restantes serão desmontadas para serem utilizadas como itens de suprimento.
Maio
segundo avião transladado da EADS CASA nos Estados Unidos para a EADS CASA na Espanha
Dezembro
início das atividades relativas à formalização do processo do Termo Aditivo nº 01 ao Contrato 003/DEPED-SDDP/2005, para a modernização da décima segunda aeronave, no valor de US$ 33.280.157,00
• Aquisição do C-99, VC-99A, VC-99B e VC-99C - Foi assinado o contrato 04/COMGAP-CABW/06, em 2006 (três aeronaves EMB-135). A frota atual compreende sete aeronaves EMB-145 (C-99/VC e VC-99B) e duas aeronaves EMB-135 (VC-99C);
• Aquisição do C-97 - este projeto visa à complementação da frota de aeronaves de transporte de pequeno porte existentes na Força Aérea Brasileira com a aquisição de aeronaves EMB-120 (Brasília), sendo autorizada a compra de três aeronaves. Por questões relativas à disponibilidades de recursos, iniciaram-se, em 2006, as negociações para a aquisição de apenas uma aeronave; e
• Aquisição do H-X - este projeto visa a atender a necessidade de a FAB possuir uma frota de helicópteros de médio porte, destinados às Operações de Resgate em Combate e às Operações Aéreas Especiais, em condições noturnas e à baixa altura. Deverão ser empregados, também, na realização de missões de Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento e Transporte Aéreo Logístico, em apoio à comunidade civil. Foram recebidas
duas aeronaves H-60L Black Hawk, uma em julho e a outra em setembro de 2006.
<B>Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro</B>
• Modernização dos Sistemas de Vigilância do Sisceab: modernização de 8 radares, sendo quatro primários TRS 2230 e quatro secundários RS 970, associados, utilizados para controle em rota, instalados nas localidades de São Roque - SP, Canguçu - RS, Morro da Igreja - SC e Pico do Couto - RJ; implantação de três radares modelo STAR 2000, para áreas terminais, nas localidades de São Pedro d’Aldeia - RJ, Manaus - AM e Campo Grande - MS; revitalização de cinco antenas de radares, modelo TA 10, para áreas terminais, nas localidades de Salvador - BA, Santa Cruz - RJ, Florianópolis - SC, Brasília - DF e Cuiabá - MT; reaproveitamento de três antenas de radares secundários, modelo RS 870, em equipamentos mais antigos, instalados em Santa Maria - RS, Natal - RN e Fortaleza - CE;
<B>Operações Aéreas</B>
• São Benedito III: operação na área da Serra do Cachimbo - PA, em coordenação com o DCTA (Campo de Prova Brigadeiro Velloso - CPBV), tendo como objetivo principal a repressão aos invasores e à extração ilegal de recursos naturais na região, preservando, assim, a integridade territorial e patrimonial da União naquela área sob jurisdição do Comando da Aeronáutica;
<B>IMPLANTAÇÃO DE CENTROS DE OPERAÇÕES DO COMANDO SUPREMO E FORÇAS SINGULARES 1489 (P)</B>
Deixaram de ser adquiridos alguns equipamentos do SISMC², tanto para o Centro de C² do Comando Supremo quanto para os Centros de C² das Forças Armadas, porém, o apoio às operações combinadas e o desenvolvimento do SIPLOM - software principal do SISMC², de nível estratégico - puderam ser executados de acordo com o planejamento estabelecido.
<B>IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS BÉLICOS 3123 (P)</B>
Após os ajustes necessários, ao final de 2005 foram atingidos 70,59% do Projeto MAA-1A, em termos de meta física, e 75,16% da meta financeira. A negociação da redução do quantitativo de mísseis ocorrida em 2005 ocasionou atraso na produção dos mesmos, fazendo com que houvesse necesssidade de inscrever créditos em restos a pagar. Com isso, e considerando os recursos previstos na LOA 2006, planejava-se atingir 98,70% de meta física e 96,42% de meta financeira do Projeto MAA-1A até o final deste exercício.
<B>Entretanto, dois eventos que interferiram fortemente na execução no exercício merecem destaque: o primeiro diz respeito a limitações técnicas detectadas durante emprego dos produtos finais e o segundo, da inclusão do míssil MAA-1B como projeto já este ano na Ação.
Com o início da operação efetiva do míssil MAA-1A, algumas dificuldades foram percebidas, que culminaram por determinar a suspensão da operação e uma revisão técnica do projeto do míssil. Com isso, a meta do projeto MAA-1A para 2006 foi reduzida para 88,60%, ao contrário dos 98,70% planejados. A expectativa de finalização do projeto MAA-1A foi, então extendida para março de 2008.</B>
O Projeto MAA-1B foi incluído na execução da ação 3123 para 2006, com uma única etapa no valor de R$ 3 milhões, que corresponde a 1/3 do orçamento da ação para 2006.
Com a confirmação dos créditos de material permanente previstos na LOA 2006 (R$ 2.500.000,00), a execução do contrato de logística dos mísseis foi reiniciada e permitirá o apoio logístico de um Parque (PAMB) e duas Bases Aéreas (BACO e BASC).
Entretanto, o cronograma sofreu atrasos irrecuperáveis, e novos aditivos aos contratos estão em negociação para os ajustes necessários.
<B>MODERNIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE COMUNICAÇÃO E ELETRÔNICA 3116 (P)</B>
- Projetos em 2006: VHF .25, AVIONICA C-130, SISCENDA.
- Após aprovação da LOA 2006 houve contingenciamentode recursos, reduzindo o total de R$7.000.000,00 para R$3.143.605,00 (o que representa 44% do que era esperado), que já foi totalmente descentralizado.
<B>MODERNIZAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DE AERONAVES 3128 (P)</B>
Com relação ao Projeto F-5BR, ainda não foi realizado qualquer pagamento no Exercício de 2006.
<B>DESENVOLVIMENTO DO AM-X 3122 (P)</B>
O montante de R$ 45.000.000,00 creditatado "extraordinariamente" na Ação 3122, além de cobrir todos os compromissos assumidos no presente exercício, na ordem de R$ 25.255.372,12, tornou possível efetivar a contratação da revisão de motores pela área logística, cuja problemática vem comprometendo a disponibilidade da frota de aeronaves A-1 na FAB.
<B>PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO AEROESPACIAL NO CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL 4404 (A)</B>
"Estudo Analítico do Sensor Eletroóptico Star Safire II da Aeronave P-3BR"
"Análise Conceitual do equipamento MAWS da aeronave C-130 na faixa do espectro ultravioleta"
"Modelamento matemático dos parâmetros de um simulador de Radar"
"Estudo Sistemático do míssil MSS 1.2 visando possibilitar o emprego por helicópteros"
"Laboratório de aviônica digital implementado com a emulação do barramento de comunicação MIL-STD-1553B pelo processador blackfin"
"Aplicação de algoritmos de cobertura ao problema de localização de esquadrões de aeronaves de interceptação na Região Amazônica"
"Desenvolvendo Ferramentas para o Ensino Prático de Guerra Eletrônica: Instrumentação Virtual no Laboratório de Radar"
"Desenvolvimento de Tecnologia Aplicada ao Controle de Sistemas de Autodefesa"
"Aplicação de Testes de Conformidade da Norma MIL-HDBK-1553A em Componentes 1553B nos Laboratórios de Aviônicos da FAB"
"Previsão dos Custos de Manutenção de Aeronaves Militares"
"Aplicação de Algoritmos de Cobertura ao Problema de Localização de Esquadrões de Aeronaves de Interceptação na Região Amazônica"
"Avaliação da Capacidade Militar, no Nível Estratégico, Através de uma Abordagem Multicritério"
"Modelagem Orientada a Serviços para Sistemas Militares de Comando e Controle"
"Blast - Onda de Choque Gerada em Detonações"
"Desenvolvimento da metodologia de estimação de emissão infravermelha de aeronaves e suas ferramentas"
"Proposta de metodologia de construção de cenários prospectivos para apoio ao planejamento estratégico militar"
"Estudo de métricas para o cálculo da eficiência de emprego para a Força Aérea Brasileira"
"Desenvolvimento de modelos de estimação paramétrica de custos - Aplicações para a Força Aérea Brasileira"
"Aplicação integrada de métodos de apoio à decisão multicritério para suporte ao planejamento de emprego operacional de uma Força Armada"
"Problema de localização de máxima cobertura aplicado à localização de esquadrões de aeronaves de interceptação na região amazônica"
"Reconhecimento automático de pontos de controle para navegação aérea autônoma baseada em visão"
"Identificação de materiais urbanos com imagens do sensor HSS" ESP
"Caracterização da reflectância espectral de materiais urbanos com imagens do sensor HSS" ESP
"Planejamento para aquisição de imagens com o sensor de varredura aerotransportado HSS instalado no R-95" ESP
"Informações georreferenciadas de sensoriamento remoto: um estudo de caso com coleta de dados utilizando Veículos Aéreos Não Tripulados -VANT"
<B>3113(P) (RAP 2005) AQUISIÇÃO DE AERONAVES</B>
Os pagamentos efetuados em RP na Fonte 100 estão associados à aquisição de aeronaves F5 e EMB 326K. Foram recebidas 11 aeronaves EMB 326K no mês de abril de 2006. Para a Fonte 149, foi colocado "Zero" em função de tratar-se apenas de liquidação contábil. Os respectivos desembolsos foram efetuados, porém, a liquidação contábil está em processamento na Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington.
<B>3116(P) (RAP 2005) MODERNIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE COMUNICAÇÃO E ELETRÔNICA</B>
Projeto Voice Recorder: 22ea + itens necessários a instalação
Projeto Modernização da Aviônica do C-130: 6 ea
Projeto SLPBR: 6ea + itens e serviços necessários a instalação
Projeto SISCENDA: itens e serviços necessários ao desenvolvimento e implantação do sistema
<B>3128(P) (RAP 2005) MODERNIZAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DE AERONAVES</B>
Entrega de duas Estações de Planejamento de Missão (MDGT) e materiais para modernização das aeronaves (não contabilizados na execução física). Foram, ainda, recebidas 07 aeronaves F-5BR (contabilizadas na execução física).
Com relação ao F-5BR, cuja fonte é unicamente de "Financiamento externo contratado", ocorreram as seguintes realizações:
- No dia 15/02/06 foi recebida a 3ª aeronave de série (FAB 4844) - 17/03/06 foi autorizado o pagamento (R$ 790.934,67);
- No dia 23/02/06 foi recebida a 4ª aeronave de série (FAB 4871) - 11/05/06 foi autorizado o pagamento (R$ 790.934,67);
- No dia 30/03/06 foi recebida a 5ª aeronave de série (FAB 4830) - 11/05/06 foi autorizado o pagamento (R$ 790.934,67);
- No dia 11/05/06 foi recebida a 6ª aeronave de série (FAB 4834) - 11/05/06 foi autorizado o pagamento (R$ 790.934,67).
- No dia 26/06/06 foi recebida a 7ª aeronave de série (FAB 4861), 03/07/06 foi autorizado o pagamento (R$ 1.318.224,46);
- No dia 02/08/06 foi recebida a 8ª aeronave de série (FAB 4875), 06/09/06 foi autorizado o pagamento (R$ 1.318.224,46);
- No dia 19/10/06 foi recebida a 9ª aeronave de série (FAB 4826), sendo autorizado o pagamento (R$ 1.055.490,79);
- No dia 15/12/06 foi recebida a 10ª aeronave de série (FAB 4807), sendo autorizado o pagamento (R$ 1.013.693,37);
- No dia 15/12/06 foi recebida a 11ª aeronave de série (FAB 4848), sendo autorizado o pagamento (R$ 1.133.770,93);
- No dia 15/12/06 foi recebida a 12ª aeronave de série (FAB 4864), sendo autorizado o pagamento (R$ 1.133.770,93);
Houve recebimentos no PMFFAB, como por exemplo os referentes a instalação do DR3000 nas aeronaves P-95B. Estes recebimentos não são contabilizados na execução
física.
Do total de 13 unidades previstas a serem recebidas em 2006, só foram recebidas 10 unidades em função de atraso na linha de produção da aeronave F-5 modernizados.
As unidades faltantes serão reescalonadas no exercício de 2007.
<B>Comunicações, Comando, Controle e Inteligência nas Forças Armadas</B>
• Implantação de Centros de Operações do Comando Supremo e Forças Singulares: No exercício de 2006, os recursos foram utilizados de acordo com o programa de Desenvolvimento e Implantação do Sistema Militar de Comando e Controle, primordialmente para iniciar o desenvolvimento da versão 2.0 do Sistema de Planejamento Operacional Militar - Siplom, software principal do Sistema Militar de Comando e Controle, em nível estratégico-operacional; para apoio, em equipamentos e software, às operações combinadas; para capacitação de recursos humanos; e para substituição de parte dos equipamentos do Centro de Comando e Controle do Comando Supremo. Além disso, para apoio de comunicações em localidades remotas, em qualquer parte do território nacional, foi estabelecida uma rede privada virtual na Internet e adquiridas estações transportáveis de radiocomunicações;
• Sistema de Comunicações Militares Via Satélite: Em 2006, a disponibilidade dos equipamentos de Banda X aumentou significativamente, em relação ao ano anterior, o que melhorou a realização de Operações Combinadas coordenadas pelo Estado-Maior de Defesa;
• Implantação do Sistema de Comunicações Militares Via Satélite: os recursos alocados possibilitaram contratar a aquisição da segunda antena de Banda X, para a Estação Central de Brasília, e uma estação reserva de Banda X, a ser instalada na Estação do Rio de Janeiro; e
• Implantação do Sistema de Comunicações Militares Seguras - Secos: com os recursos destinados a esta ação, no exercício financeiro de 2006, foi iniciada a implantação do Plano de Desenvolvimento e Implantação (PDI) do Sistema de Enlace Tático de Dados (Sisted), a fim de proporcionar o intercâmbio de informações táticas entre os meios operativos e de Comando e Controle das Forças Singulares e destes com o Comando Combinado, para atendimento às Operações Combinadas, dando continuidade à implementação de interface entre os Sistemas Secos e o Sistema YB. Foram, também, adquiridos equipamentos para ampliar os laboratórios de pesquisa das Forças Singulares, a fim de capacitá-los para a implantação do novo Sistema Tático de Dados Inter-forças.
<B>Programa de Fortalecimento do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro</B>
• Produção do AL-X - Foram entregues quinze aeronaves em 2006, totalizando 46 já incorporadas ao acervo da Força Aérea Brasileira (FAB);
• Modernização do P-3BR - este projeto tem como objetivo prover a FAB de aeronaves de Patrulha Marítima e Anti-submarino, baseadas em terra, a fim de recuperar a capacidade operacional na Missão Anti-submarino, interrompida após a desativação das aeronaves P-16E, em 1996. Trata-se da modernização de oito aeronaves, de um lote de 12 aeronaves P-3A adquirido junto ao acervo da reserva da Marinha dos Estados Unidos em 2000. As quatro aeronaves restantes serão desmontadas para serem utilizadas como itens de suprimento.
Maio
segundo avião transladado da EADS CASA nos Estados Unidos para a EADS CASA na Espanha
Dezembro
início das atividades relativas à formalização do processo do Termo Aditivo nº 01 ao Contrato 003/DEPED-SDDP/2005, para a modernização da décima segunda aeronave, no valor de US$ 33.280.157,00
• Aquisição do C-99, VC-99A, VC-99B e VC-99C - Foi assinado o contrato 04/COMGAP-CABW/06, em 2006 (três aeronaves EMB-135). A frota atual compreende sete aeronaves EMB-145 (C-99/VC e VC-99B) e duas aeronaves EMB-135 (VC-99C);
• Aquisição do C-97 - este projeto visa à complementação da frota de aeronaves de transporte de pequeno porte existentes na Força Aérea Brasileira com a aquisição de aeronaves EMB-120 (Brasília), sendo autorizada a compra de três aeronaves. Por questões relativas à disponibilidades de recursos, iniciaram-se, em 2006, as negociações para a aquisição de apenas uma aeronave; e
• Aquisição do H-X - este projeto visa a atender a necessidade de a FAB possuir uma frota de helicópteros de médio porte, destinados às Operações de Resgate em Combate e às Operações Aéreas Especiais, em condições noturnas e à baixa altura. Deverão ser empregados, também, na realização de missões de Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento e Transporte Aéreo Logístico, em apoio à comunidade civil. Foram recebidas
duas aeronaves H-60L Black Hawk, uma em julho e a outra em setembro de 2006.
<B>Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro</B>
• Modernização dos Sistemas de Vigilância do Sisceab: modernização de 8 radares, sendo quatro primários TRS 2230 e quatro secundários RS 970, associados, utilizados para controle em rota, instalados nas localidades de São Roque - SP, Canguçu - RS, Morro da Igreja - SC e Pico do Couto - RJ; implantação de três radares modelo STAR 2000, para áreas terminais, nas localidades de São Pedro d’Aldeia - RJ, Manaus - AM e Campo Grande - MS; revitalização de cinco antenas de radares, modelo TA 10, para áreas terminais, nas localidades de Salvador - BA, Santa Cruz - RJ, Florianópolis - SC, Brasília - DF e Cuiabá - MT; reaproveitamento de três antenas de radares secundários, modelo RS 870, em equipamentos mais antigos, instalados em Santa Maria - RS, Natal - RN e Fortaleza - CE;
<B>Operações Aéreas</B>
• São Benedito III: operação na área da Serra do Cachimbo - PA, em coordenação com o DCTA (Campo de Prova Brigadeiro Velloso - CPBV), tendo como objetivo principal a repressão aos invasores e à extração ilegal de recursos naturais na região, preservando, assim, a integridade territorial e patrimonial da União naquela área sob jurisdição do Comando da Aeronáutica;
<B>IMPLANTAÇÃO DE CENTROS DE OPERAÇÕES DO COMANDO SUPREMO E FORÇAS SINGULARES 1489 (P)</B>
Deixaram de ser adquiridos alguns equipamentos do SISMC², tanto para o Centro de C² do Comando Supremo quanto para os Centros de C² das Forças Armadas, porém, o apoio às operações combinadas e o desenvolvimento do SIPLOM - software principal do SISMC², de nível estratégico - puderam ser executados de acordo com o planejamento estabelecido.
<B>IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS BÉLICOS 3123 (P)</B>
Após os ajustes necessários, ao final de 2005 foram atingidos 70,59% do Projeto MAA-1A, em termos de meta física, e 75,16% da meta financeira. A negociação da redução do quantitativo de mísseis ocorrida em 2005 ocasionou atraso na produção dos mesmos, fazendo com que houvesse necesssidade de inscrever créditos em restos a pagar. Com isso, e considerando os recursos previstos na LOA 2006, planejava-se atingir 98,70% de meta física e 96,42% de meta financeira do Projeto MAA-1A até o final deste exercício.
<B>Entretanto, dois eventos que interferiram fortemente na execução no exercício merecem destaque: o primeiro diz respeito a limitações técnicas detectadas durante emprego dos produtos finais e o segundo, da inclusão do míssil MAA-1B como projeto já este ano na Ação.
Com o início da operação efetiva do míssil MAA-1A, algumas dificuldades foram percebidas, que culminaram por determinar a suspensão da operação e uma revisão técnica do projeto do míssil. Com isso, a meta do projeto MAA-1A para 2006 foi reduzida para 88,60%, ao contrário dos 98,70% planejados. A expectativa de finalização do projeto MAA-1A foi, então extendida para março de 2008.</B>
O Projeto MAA-1B foi incluído na execução da ação 3123 para 2006, com uma única etapa no valor de R$ 3 milhões, que corresponde a 1/3 do orçamento da ação para 2006.
Com a confirmação dos créditos de material permanente previstos na LOA 2006 (R$ 2.500.000,00), a execução do contrato de logística dos mísseis foi reiniciada e permitirá o apoio logístico de um Parque (PAMB) e duas Bases Aéreas (BACO e BASC).
Entretanto, o cronograma sofreu atrasos irrecuperáveis, e novos aditivos aos contratos estão em negociação para os ajustes necessários.
<B>MODERNIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE COMUNICAÇÃO E ELETRÔNICA 3116 (P)</B>
- Projetos em 2006: VHF .25, AVIONICA C-130, SISCENDA.
- Após aprovação da LOA 2006 houve contingenciamentode recursos, reduzindo o total de R$7.000.000,00 para R$3.143.605,00 (o que representa 44% do que era esperado), que já foi totalmente descentralizado.
<B>MODERNIZAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DE AERONAVES 3128 (P)</B>
Com relação ao Projeto F-5BR, ainda não foi realizado qualquer pagamento no Exercício de 2006.
<B>DESENVOLVIMENTO DO AM-X 3122 (P)</B>
O montante de R$ 45.000.000,00 creditatado "extraordinariamente" na Ação 3122, além de cobrir todos os compromissos assumidos no presente exercício, na ordem de R$ 25.255.372,12, tornou possível efetivar a contratação da revisão de motores pela área logística, cuja problemática vem comprometendo a disponibilidade da frota de aeronaves A-1 na FAB.
<B>PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO AEROESPACIAL NO CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL 4404 (A)</B>
"Estudo Analítico do Sensor Eletroóptico Star Safire II da Aeronave P-3BR"
"Análise Conceitual do equipamento MAWS da aeronave C-130 na faixa do espectro ultravioleta"
"Modelamento matemático dos parâmetros de um simulador de Radar"
"Estudo Sistemático do míssil MSS 1.2 visando possibilitar o emprego por helicópteros"
"Laboratório de aviônica digital implementado com a emulação do barramento de comunicação MIL-STD-1553B pelo processador blackfin"
"Aplicação de algoritmos de cobertura ao problema de localização de esquadrões de aeronaves de interceptação na Região Amazônica"
"Desenvolvendo Ferramentas para o Ensino Prático de Guerra Eletrônica: Instrumentação Virtual no Laboratório de Radar"
"Desenvolvimento de Tecnologia Aplicada ao Controle de Sistemas de Autodefesa"
"Aplicação de Testes de Conformidade da Norma MIL-HDBK-1553A em Componentes 1553B nos Laboratórios de Aviônicos da FAB"
"Previsão dos Custos de Manutenção de Aeronaves Militares"
"Aplicação de Algoritmos de Cobertura ao Problema de Localização de Esquadrões de Aeronaves de Interceptação na Região Amazônica"
"Avaliação da Capacidade Militar, no Nível Estratégico, Através de uma Abordagem Multicritério"
"Modelagem Orientada a Serviços para Sistemas Militares de Comando e Controle"
"Blast - Onda de Choque Gerada em Detonações"
"Desenvolvimento da metodologia de estimação de emissão infravermelha de aeronaves e suas ferramentas"
"Proposta de metodologia de construção de cenários prospectivos para apoio ao planejamento estratégico militar"
"Estudo de métricas para o cálculo da eficiência de emprego para a Força Aérea Brasileira"
"Desenvolvimento de modelos de estimação paramétrica de custos - Aplicações para a Força Aérea Brasileira"
"Aplicação integrada de métodos de apoio à decisão multicritério para suporte ao planejamento de emprego operacional de uma Força Armada"
"Problema de localização de máxima cobertura aplicado à localização de esquadrões de aeronaves de interceptação na região amazônica"
"Reconhecimento automático de pontos de controle para navegação aérea autônoma baseada em visão"
"Identificação de materiais urbanos com imagens do sensor HSS" ESP
"Caracterização da reflectância espectral de materiais urbanos com imagens do sensor HSS" ESP
"Planejamento para aquisição de imagens com o sensor de varredura aerotransportado HSS instalado no R-95" ESP
"Informações georreferenciadas de sensoriamento remoto: um estudo de caso com coleta de dados utilizando Veículos Aéreos Não Tripulados -VANT"
<B>3113(P) (RAP 2005) AQUISIÇÃO DE AERONAVES</B>
Os pagamentos efetuados em RP na Fonte 100 estão associados à aquisição de aeronaves F5 e EMB 326K. Foram recebidas 11 aeronaves EMB 326K no mês de abril de 2006. Para a Fonte 149, foi colocado "Zero" em função de tratar-se apenas de liquidação contábil. Os respectivos desembolsos foram efetuados, porém, a liquidação contábil está em processamento na Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington.
<B>3116(P) (RAP 2005) MODERNIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE COMUNICAÇÃO E ELETRÔNICA</B>
Projeto Voice Recorder: 22ea + itens necessários a instalação
Projeto Modernização da Aviônica do C-130: 6 ea
Projeto SLPBR: 6ea + itens e serviços necessários a instalação
Projeto SISCENDA: itens e serviços necessários ao desenvolvimento e implantação do sistema
<B>3128(P) (RAP 2005) MODERNIZAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DE AERONAVES</B>
Entrega de duas Estações de Planejamento de Missão (MDGT) e materiais para modernização das aeronaves (não contabilizados na execução física). Foram, ainda, recebidas 07 aeronaves F-5BR (contabilizadas na execução física).
Com relação ao F-5BR, cuja fonte é unicamente de "Financiamento externo contratado", ocorreram as seguintes realizações:
- No dia 15/02/06 foi recebida a 3ª aeronave de série (FAB 4844) - 17/03/06 foi autorizado o pagamento (R$ 790.934,67);
- No dia 23/02/06 foi recebida a 4ª aeronave de série (FAB 4871) - 11/05/06 foi autorizado o pagamento (R$ 790.934,67);
- No dia 30/03/06 foi recebida a 5ª aeronave de série (FAB 4830) - 11/05/06 foi autorizado o pagamento (R$ 790.934,67);
- No dia 11/05/06 foi recebida a 6ª aeronave de série (FAB 4834) - 11/05/06 foi autorizado o pagamento (R$ 790.934,67).
- No dia 26/06/06 foi recebida a 7ª aeronave de série (FAB 4861), 03/07/06 foi autorizado o pagamento (R$ 1.318.224,46);
- No dia 02/08/06 foi recebida a 8ª aeronave de série (FAB 4875), 06/09/06 foi autorizado o pagamento (R$ 1.318.224,46);
- No dia 19/10/06 foi recebida a 9ª aeronave de série (FAB 4826), sendo autorizado o pagamento (R$ 1.055.490,79);
- No dia 15/12/06 foi recebida a 10ª aeronave de série (FAB 4807), sendo autorizado o pagamento (R$ 1.013.693,37);
- No dia 15/12/06 foi recebida a 11ª aeronave de série (FAB 4848), sendo autorizado o pagamento (R$ 1.133.770,93);
- No dia 15/12/06 foi recebida a 12ª aeronave de série (FAB 4864), sendo autorizado o pagamento (R$ 1.133.770,93);
Houve recebimentos no PMFFAB, como por exemplo os referentes a instalação do DR3000 nas aeronaves P-95B. Estes recebimentos não são contabilizados na execução
física.
Do total de 13 unidades previstas a serem recebidas em 2006, só foram recebidas 10 unidades em função de atraso na linha de produção da aeronave F-5 modernizados.
As unidades faltantes serão reescalonadas no exercício de 2007.
BGU 2005
<B>Comunicações, Comando, Controle e Inteligência nas Forças Armadas</B>
• Implantação de Centros de Operações do Comando Supremo e Forças Singulares - dá suporte ao Sistema Militar de Comando e Controle, que possibilita ao Comando Supremo das Forças Armadas e ao Ministro da Defesa planejar e controlar o emprego operacional das Forças Armadas. Durante o exercício, continuou o desenvolvimento do novo software do Sistema Militar de Comando e Controle. A meta prevista para 2005, de atingir 40% do projeto, não foi alcançada, tendo em vista o contingenciamento dos recursos, chegando-se a 36% até o fim do exercício.
• Implantação do Sistema de Comunicações Militares via Satélite - Siscomis - com os recursos alocados em 2005, foi possível contratar a aquisição de oito estações táticas transportáveis e três estações móveis navais, além de equipamentos correspondentes na estação central de Brasília, tudo em banda X. As implantações ocorridas no Siscomis representam um incremento na meta física de 11%, atingindo um total de 59%.
• Implantação do Sistema de Comunicações Militares Seguras - Secos- com os recursos disponibilizados em 2005 foram insuficientes para a meta de implantação prevista. Foi dada continuidade à confecção de interface entre o Sistema Secos (Aeronáutica) e o sistema YB (Marinha). Foram, ainda, adquiridos equipamentos para ampliar os laboratórios de pesquisa das Forças Singulares, a fim de capacitá-los para a implantação do novo Sistema Tático de Dados Interforças.
<B>Desenvolvimento Científico e Tecnológico para a Defesa Nacional</B>
Com a liberação dos recursos referentes à ação, foi possível a aquisição de um equipamento especial de comunicações de voz e dados, para ser utilizado pelos pesquisadores do Programa Antártica, o que vai proporcionar aos mesmos a capacidade de se comunicarem, em tempo real, daquela região com os laboratórios no Brasil, trazendo dinâmica nas pesquisas e uma maior participação do pessoal envolvido nos projetos. Foi possível, ainda:
• Desenvolvimento de projeto relacionado a Veículo Aéreo Não Tripulado(VANT);
• Desenvolvimento do projeto de construção de um Navio Oceanográfico e de Biologia Marinha;
• Bloco girométrico para mísseis anti-radiação MAR-1;
• Materiais absorventes de radiação eletromagnética MARE;
• Sensores de infravermelho com a tecnologia de poços quânticos;
• Projeto de desenvolvimento de um pseudo-satélite (equipamento de solo para melhoria de precisão de GPS) para CNS/ATM; e
<B>Programa de Fortalecimento do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro</B>
• Produção do AL-X - Foi assinado o 3º Termo Aditivo ao que trata da aquisição do segundo lote de aeronaves (23). Foram entregues no ano de 2005 um total de 24 aeronaves para a FAB;
• Modernização do F-5BR - No ano de 2005, a Embraer apresentou a 1ª aeronave de série em 25 de fevereiro, sendo essa recebida pela FAB somente em 09 de setembro, em virtude das discrepâncias encontradas pela Comissão de Recebimento. A 2ª aeronave de série foi apresentada em 26 de setembro e recebida em 17 de novembro. Somente 02 aeronaves modernizadas das 18 inicialmente previstas para 2005 foram incorporadas ao Comaer;
• Modernização do P-3BR - Trata-se da modernização de 8 aeronaves, de um lote de 12
aeronaves P-3A adquirido junto ao acervo da reserva da Marinha dos EUA em 2000. As 4 aeronaves restantes serão desmontadas para serem utilizadas como itens de suprimento. (...). Das 12 aeronaves do acervo do Comaer, 03 foram retiradas do Amarc - “Aeroespace Mantenance and Regeneration Center”, no período de 05 a 09 de setembro, estando sob a responsabilidade da EADS-CASA, nas instalações da Aero Union Corporation, onde estão sendo reativadas e preparadas para o vôo de traslado para Madri (aeronaves a serem modernizadas) e Rio de janeiro (aeronaves a serem desmontadas para aproveitamento de “spare parts”);
• Aquisição do C-99 - oprojeto prevê a aquisição de 10 aeronaves EMB-145, em substituição às aeronaves C-91. Foi assinado o Contrato para a aquisição de 03 aeronaves. Foi recebida 01 aeronave em 2005; e
• Aquisição do C-97 - Foi recebida, em março, a última aeronave prevista.
<B>Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro</B>
O ano de 2005 foi mais um ano de esforço pela continuidade da modernização do sistema de vigilância com a continuidade do processo de revitalização dos radares adquiridos nas décadas de 70 e 80 e pela implantação de radares de área terminal, que estarão substituindo os obsoletos e existentes em áreas onde, atualmente, o tráfego aéreo é mais intenso e exige vigilância radar efetiva.
• Modernização dos Sistemas de Vigilância do Sisceab, compreendendo: modernização de 10 radares terminais (TA10M);Modernização de 02 radares de rota (LP23M); modernização de 09 radares de rota / defesa aérea (TRS2230); substituição de 21 radares secundários associados RS 870 por RSM 970; implantação de 01 radar terminal STAR2000 (São José dos Campos); implantação de 03 sistemas centrais de monitoramento e controle remoto das estações radar do SISCEAB (02 no PAME e 01 no DECEA); e implantação de 05 sistemas regionais (Brasília, Curitiba, Recife, Manaus e São Paulo) de monitoramento e controle remoto das estações radar do SISCEAB;
<B>Sistema de Vigilância da Amazônia</B>
• Sistemas e Aeronaves: validação e <B>operação plena do sistema de enlace de dados</B> entre as cinco aeronaves de Vigilância Aérea - SA, as três aeronaves de Sensoriamento Remoto - RS, os três CRV e o CCG, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - Censipam, e o Centro de Vigilância Aérea - CVA do Comando da Aeronáutica;
<B>AQUISIÇÃO DE AERONAVES 3113 (P)</B>
No ano de 2005 foram entregues vinte e quatro A-29 , dois P-3, um EMB 120 e e um EMB 145 , bem como a logística associada. Foi recebido crédito suplementar no mês de dezembro, nas fontes 148, 100 e 149, o que permitiu o recebimento de mais 08 (três) aeronaves. Dessa forma, a LOA 2005 somada com os créditos suplemetares recebidos permitiu que fossem recebidas no ano de 2005 um total de 28 (vinte e oito) aeronaves.
<B>MODERNIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE COMUNICAÇÃO E ELETRÔNICA</B>
Em 2005 está prevista a continuação da aquisição de Voice Recorder, Sistema de Localização Pessoal de Busca e Resgate (SLPBR), e ainda de equipamentos e serviços para implantação do SISCENDA (Sistema de Comunicação por Enlaces Digitais). Devido a demanda de missões de apoio ao Haiti, foi incluída também a Modernização da Aviônica do C-130.
Detalhamento:
- 45 Voice Recorders e os itens necessários a instalação (23 já recebidos e os demais com recebimento previsto para 2006);
- Continuação do contrato de aquisição e implantação SLPBR (PLS), sendo que o recurso a ser empenhado em 2005 corresponde proporcionalmente a 6 equipamentos de um total de 20 (os equipamentos foram recebidos, mas ainda não foram aprovados, sendo inscritos em RP a espera de solução por parte da empresa em 2006);
- Continuação da contratação de serviços e aquisições do projeto SISCENDA (desenvolvimento do Link BR2, expansão e adaptação da SMNET e, ainda, o aperfeiçoamento do Link GCC) - recebimento previsto para 2006;
- Modernização da aviônica do C-130 (6 aeronaves em 2005, de um total de 10), com recebimento previsto para 2006.
<B>MODERNIZAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DE AERONAVES 3128 (P)</B>
Foi recebido o 1º simulador na BASC. As estações de planejamentos (MDGT) foram entregues na BASC e BACO. A primeira aeronave F-5BR está em processo de recebimento. O atraso é ocasionado por problemas apresentados pela contratada. Assinado o contrato de modernização da aeronave P-3.
AGO 05 - Aeronave F-5BR reapresentada em 19 de agosto de 2005 para início do processo de recebimento .
SET 05 - Em 09 de setembro de 2005, foi recebida, pelo COMAER, a 1ª aeronave de série (FAB 4856) e entregue ao 1/14º GAv.
OUT 05 - Foram recebidas as aeronaves 7100, 7103, 7104 e 7105.
NOV 05 - Em 26 de setembro de 2005, foi apresentada, pela Embraer, a 2ª aeronave de série (FAB 4869) e, em 17 de novembro de 2005, recebida pelo COMAER e entregue ao 1/14º GAv. Foram recebidas as aeronaves 7106, 7107 e 7109.
<B>Comunicações, Comando, Controle e Inteligência nas Forças Armadas</B>
• Implantação de Centros de Operações do Comando Supremo e Forças Singulares - dá suporte ao Sistema Militar de Comando e Controle, que possibilita ao Comando Supremo das Forças Armadas e ao Ministro da Defesa planejar e controlar o emprego operacional das Forças Armadas. Durante o exercício, continuou o desenvolvimento do novo software do Sistema Militar de Comando e Controle. A meta prevista para 2005, de atingir 40% do projeto, não foi alcançada, tendo em vista o contingenciamento dos recursos, chegando-se a 36% até o fim do exercício.
• Implantação do Sistema de Comunicações Militares via Satélite - Siscomis - com os recursos alocados em 2005, foi possível contratar a aquisição de oito estações táticas transportáveis e três estações móveis navais, além de equipamentos correspondentes na estação central de Brasília, tudo em banda X. As implantações ocorridas no Siscomis representam um incremento na meta física de 11%, atingindo um total de 59%.
• Implantação do Sistema de Comunicações Militares Seguras - Secos- com os recursos disponibilizados em 2005 foram insuficientes para a meta de implantação prevista. Foi dada continuidade à confecção de interface entre o Sistema Secos (Aeronáutica) e o sistema YB (Marinha). Foram, ainda, adquiridos equipamentos para ampliar os laboratórios de pesquisa das Forças Singulares, a fim de capacitá-los para a implantação do novo Sistema Tático de Dados Interforças.
<B>Desenvolvimento Científico e Tecnológico para a Defesa Nacional</B>
Com a liberação dos recursos referentes à ação, foi possível a aquisição de um equipamento especial de comunicações de voz e dados, para ser utilizado pelos pesquisadores do Programa Antártica, o que vai proporcionar aos mesmos a capacidade de se comunicarem, em tempo real, daquela região com os laboratórios no Brasil, trazendo dinâmica nas pesquisas e uma maior participação do pessoal envolvido nos projetos. Foi possível, ainda:
• Desenvolvimento de projeto relacionado a Veículo Aéreo Não Tripulado(VANT);
• Desenvolvimento do projeto de construção de um Navio Oceanográfico e de Biologia Marinha;
• Bloco girométrico para mísseis anti-radiação MAR-1;
• Materiais absorventes de radiação eletromagnética MARE;
• Sensores de infravermelho com a tecnologia de poços quânticos;
• Projeto de desenvolvimento de um pseudo-satélite (equipamento de solo para melhoria de precisão de GPS) para CNS/ATM; e
<B>Programa de Fortalecimento do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro</B>
• Produção do AL-X - Foi assinado o 3º Termo Aditivo ao que trata da aquisição do segundo lote de aeronaves (23). Foram entregues no ano de 2005 um total de 24 aeronaves para a FAB;
• Modernização do F-5BR - No ano de 2005, a Embraer apresentou a 1ª aeronave de série em 25 de fevereiro, sendo essa recebida pela FAB somente em 09 de setembro, em virtude das discrepâncias encontradas pela Comissão de Recebimento. A 2ª aeronave de série foi apresentada em 26 de setembro e recebida em 17 de novembro. Somente 02 aeronaves modernizadas das 18 inicialmente previstas para 2005 foram incorporadas ao Comaer;
• Modernização do P-3BR - Trata-se da modernização de 8 aeronaves, de um lote de 12
aeronaves P-3A adquirido junto ao acervo da reserva da Marinha dos EUA em 2000. As 4 aeronaves restantes serão desmontadas para serem utilizadas como itens de suprimento. (...). Das 12 aeronaves do acervo do Comaer, 03 foram retiradas do Amarc - “Aeroespace Mantenance and Regeneration Center”, no período de 05 a 09 de setembro, estando sob a responsabilidade da EADS-CASA, nas instalações da Aero Union Corporation, onde estão sendo reativadas e preparadas para o vôo de traslado para Madri (aeronaves a serem modernizadas) e Rio de janeiro (aeronaves a serem desmontadas para aproveitamento de “spare parts”);
• Aquisição do C-99 - oprojeto prevê a aquisição de 10 aeronaves EMB-145, em substituição às aeronaves C-91. Foi assinado o Contrato para a aquisição de 03 aeronaves. Foi recebida 01 aeronave em 2005; e
• Aquisição do C-97 - Foi recebida, em março, a última aeronave prevista.
<B>Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro</B>
O ano de 2005 foi mais um ano de esforço pela continuidade da modernização do sistema de vigilância com a continuidade do processo de revitalização dos radares adquiridos nas décadas de 70 e 80 e pela implantação de radares de área terminal, que estarão substituindo os obsoletos e existentes em áreas onde, atualmente, o tráfego aéreo é mais intenso e exige vigilância radar efetiva.
• Modernização dos Sistemas de Vigilância do Sisceab, compreendendo: modernização de 10 radares terminais (TA10M);Modernização de 02 radares de rota (LP23M); modernização de 09 radares de rota / defesa aérea (TRS2230); substituição de 21 radares secundários associados RS 870 por RSM 970; implantação de 01 radar terminal STAR2000 (São José dos Campos); implantação de 03 sistemas centrais de monitoramento e controle remoto das estações radar do SISCEAB (02 no PAME e 01 no DECEA); e implantação de 05 sistemas regionais (Brasília, Curitiba, Recife, Manaus e São Paulo) de monitoramento e controle remoto das estações radar do SISCEAB;
<B>Sistema de Vigilância da Amazônia</B>
• Sistemas e Aeronaves: validação e <B>operação plena do sistema de enlace de dados</B> entre as cinco aeronaves de Vigilância Aérea - SA, as três aeronaves de Sensoriamento Remoto - RS, os três CRV e o CCG, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - Censipam, e o Centro de Vigilância Aérea - CVA do Comando da Aeronáutica;
<B>AQUISIÇÃO DE AERONAVES 3113 (P)</B>
No ano de 2005 foram entregues vinte e quatro A-29 , dois P-3, um EMB 120 e e um EMB 145 , bem como a logística associada. Foi recebido crédito suplementar no mês de dezembro, nas fontes 148, 100 e 149, o que permitiu o recebimento de mais 08 (três) aeronaves. Dessa forma, a LOA 2005 somada com os créditos suplemetares recebidos permitiu que fossem recebidas no ano de 2005 um total de 28 (vinte e oito) aeronaves.
<B>MODERNIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE COMUNICAÇÃO E ELETRÔNICA</B>
Em 2005 está prevista a continuação da aquisição de Voice Recorder, Sistema de Localização Pessoal de Busca e Resgate (SLPBR), e ainda de equipamentos e serviços para implantação do SISCENDA (Sistema de Comunicação por Enlaces Digitais). Devido a demanda de missões de apoio ao Haiti, foi incluída também a Modernização da Aviônica do C-130.
Detalhamento:
- 45 Voice Recorders e os itens necessários a instalação (23 já recebidos e os demais com recebimento previsto para 2006);
- Continuação do contrato de aquisição e implantação SLPBR (PLS), sendo que o recurso a ser empenhado em 2005 corresponde proporcionalmente a 6 equipamentos de um total de 20 (os equipamentos foram recebidos, mas ainda não foram aprovados, sendo inscritos em RP a espera de solução por parte da empresa em 2006);
- Continuação da contratação de serviços e aquisições do projeto SISCENDA (desenvolvimento do Link BR2, expansão e adaptação da SMNET e, ainda, o aperfeiçoamento do Link GCC) - recebimento previsto para 2006;
- Modernização da aviônica do C-130 (6 aeronaves em 2005, de um total de 10), com recebimento previsto para 2006.
<B>MODERNIZAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DE AERONAVES 3128 (P)</B>
Foi recebido o 1º simulador na BASC. As estações de planejamentos (MDGT) foram entregues na BASC e BACO. A primeira aeronave F-5BR está em processo de recebimento. O atraso é ocasionado por problemas apresentados pela contratada. Assinado o contrato de modernização da aeronave P-3.
AGO 05 - Aeronave F-5BR reapresentada em 19 de agosto de 2005 para início do processo de recebimento .
SET 05 - Em 09 de setembro de 2005, foi recebida, pelo COMAER, a 1ª aeronave de série (FAB 4856) e entregue ao 1/14º GAv.
OUT 05 - Foram recebidas as aeronaves 7100, 7103, 7104 e 7105.
NOV 05 - Em 26 de setembro de 2005, foi apresentada, pela Embraer, a 2ª aeronave de série (FAB 4869) e, em 17 de novembro de 2005, recebida pelo COMAER e entregue ao 1/14º GAv. Foram recebidas as aeronaves 7106, 7107 e 7109.
<B>DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE SISTEMAS BÉLICOS E ASSOCIADOS </B>
Foi dado início ao <B>Projeto "Bomba de Penetração"</B>, cobrindo as necessidades de software e de apoio computacional da ASB, neste mesmo projeto. Os <B>Projetos "MAA-1B", "Ensaios de Mísseis" e "Certificação do foguete anti-pista, do Lançador LM-70/19 e do LAU-100/101</B>, por determinação das autoridades do COMAER, foram incluídos em 2004. O <B>Prjeto "Bomba de Pulso Eletromagnético THOR"</B> permanecerá até 2005 na Ação 5408 e, após, passará para a Ação 4404. O <B>Projeto "Míssil Anti-Radiação MAR-1"</B> apresentou uma restrição técnica que resultou numa mudança de etapae, como consequencia, um saldo financeiro não utilizado.
Foi dado início ao <B>Projeto "Bomba de Penetração"</B>, cobrindo as necessidades de software e de apoio computacional da ASB, neste mesmo projeto. Os <B>Projetos "MAA-1B", "Ensaios de Mísseis" e "Certificação do foguete anti-pista, do Lançador LM-70/19 e do LAU-100/101</B>, por determinação das autoridades do COMAER, foram incluídos em 2004. O <B>Prjeto "Bomba de Pulso Eletromagnético THOR"</B> permanecerá até 2005 na Ação 5408 e, após, passará para a Ação 4404. O <B>Projeto "Míssil Anti-Radiação MAR-1"</B> apresentou uma restrição técnica que resultou numa mudança de etapae, como consequencia, um saldo financeiro não utilizado.