TURBINA OU HÉLICE??
Enviado: Dom Jun 10, 2007 5:28 pm
Perdoem minha ignorância, mas gostaria de saber, no que se refere a um avião de carga ou mesmo de passageiros, o que é mais econômico, turbina ou hélice.
Queria também saber no que interfere a escolha desses fatores.
Visto que a velocidade de um avião co Hélice pode não ser assim muito inferior a de um avião com turbina.
Exemplos logo abaixo:
Antonov AN-22 Cock
Velocidade Máxima 750 km/h
Autonomia 11.000 km
Peso (vazio/máximo) 114.000/250.000 kg
Comprimento 57.90 m
Envergadura 64.40 m
Altura 12.50 m
Armamento: ---
Motor: 4 x Kuznetsov NK-12MA
Países operadores: Russia
Antonov An-124 Condor
Velocidade Máxima 900 km/h
Autonomia 13.500 km
Peso (vazio/máximo) 175.000/405.000 kg
Comprimento 69.10 m
Envergadura 73.30 m
Altura 20.80 m
Armamento: ---
Motor: 4 x Zhaporozhye/Lotarev D-18T - 23.400 kg de empuxo.
Países operadores: Russia, Ucrânia
Queria também saber no que interfere a escolha desses fatores.
Visto que a velocidade de um avião co Hélice pode não ser assim muito inferior a de um avião com turbina.
Exemplos logo abaixo:
Antonov AN-22 Cock
Velocidade Máxima 750 km/h
Autonomia 11.000 km
Peso (vazio/máximo) 114.000/250.000 kg
Comprimento 57.90 m
Envergadura 64.40 m
Altura 12.50 m
Armamento: ---
Motor: 4 x Kuznetsov NK-12MA
Países operadores: Russia
Antonov An-124 Condor
Velocidade Máxima 900 km/h
Autonomia 13.500 km
Peso (vazio/máximo) 175.000/405.000 kg
Comprimento 69.10 m
Envergadura 73.30 m
Altura 20.80 m
Armamento: ---
Motor: 4 x Zhaporozhye/Lotarev D-18T - 23.400 kg de empuxo.
Países operadores: Russia, Ucrânia
Coloquei aviões Russos Por que considero eles os mestres na hora de fazer esses troços enormes e que vôam, visto o Antonov 225.
Só não vou colocar foto do bicho pra não deichar esse topico muito pesado, ja que foto dele só mesmo muito grande.
Mas quem não conhece e quizer ver
http://www.airliners.net/search/photo.search?aircraft_genericsearch=Antonov%20An-225%20Mriya&distinct_entry=true