A FAB deveria operar transporte aéreo comercial?
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- Dieneces
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A FAB deveria operar transporte aéreo comercial?
Pode parecer estranho e quase uma piada mas...a aviação regional brasileira foi pro saco , dos mais de 400 aeroportos atendidos por linhas comerciais , só um terço continua , segundo li esses dias e a FAB , afinal , voa pra tudo quanto é lugarejo . Várias forças aéreas da américa do sul , a maioria , opera esse tipo de linhas . Em matéria de equipamento... já tem os que a chamam de TAB! E dá pra faturar um pouco também e não só carregar índio de graça...vamos ver o palpite dos foristas...
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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Re: A FAB deveria operar transporte aéreo comercial?
Dieneces escreveu:Pode parecer estranho e quase uma piada mas...a aviação regional brasileira foi pro saco , dos mais de 400 aeroportos atendidos por linhas comerciais , só um terço continua , segundo li esses dias e a FAB , afinal , voa pra tudo quanto é lugarejo . Várias forças aéreas da américa do sul , a maioria , opera esse tipo de linhas . Em matéria de equipamento... já tem os que a chamam de TAB! E dá pra faturar um pouco também e não só carregar índio de graça...vamos ver o palpite dos foristas...
Acho que o CAN pode dar conta do recado. Mas que eu gostaria de ver ( e voar) em um EMB 190 , isso eu gostaria.
sds
Walter
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Jamais, a FAB já tem um fetiche por aviação de transporte, tanto que gastou uma grana aí no CT-X sendo que poderia ter sido gasto no F-X, se der mais idéia aí que ela vai deixar a aviação de caça morrer de vez e efetivamente não teremos mais um FAB, teremos um AASA (Alvo Aéreo Sul Americano).
O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
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Re: A FAB deveria operar transporte aéreo comercial?
Dieneces escreveu:Pode parecer estranho e quase uma piada mas...a aviação regional brasileira foi pro saco , dos mais de 400 aeroportos atendidos por linhas comerciais , só um terço continua , segundo li esses dias e a FAB , afinal , voa pra tudo quanto é lugarejo . Várias forças aéreas da américa do sul , a maioria , opera esse tipo de linhas . Em matéria de equipamento... já tem os que a chamam de TAB! E dá pra faturar um pouco também e não só carregar índio de graça...vamos ver o palpite dos foristas...
Companheiro, andou bebendo algo mais forte? As linhas regionais foram abandonadas por uma série de razões. Melhores estradas facilitaram a locomoção via rodoviária que é mais econômica em curtas e médias distâncias. Os onibus tem mais horários e também são confortáveis. Os aviões são mais caros e tem problemas de cancelamento por chuvas e nevoeiros. Acabaram ficando sem passageiros.
Um linha estatal custaria uma fortuna em subsidios, pagos pelos contribuintes, para meia dúzia de bacanas viajarem de avião de Santana do Livramento para Porto Alegre, ou algo assim.
Nem todas as vacas do Brasil tussindo junto vão conseguir implantar esta idéia.
saudações
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Um pouco de história:
*A história da aviação comercial do mundo se confunde c/o da "aviação postal". Foi a maneira que um governante americano(cujo nome não me recordo agora), amante da aviação, encontrou p/subsidiar a criação e o desenvolvimento de empresas e industria aeronautica nos USA. Deu nisso que vemos hoje...
*No Brasil, o Mal. do Ar Eduardo Gomes via que o correio era uma boa maneira de se desenvolver a aviação nacional e trabalhou nisso.
Sendo assim, boa parte das atuais rotas aereas no Brasil foram criadas a partir das linhas regulares do CAN. O movimento postal e de carga tambem se traduziu em passageiros e aproveitou os alicerces de estrutura aerea que a FAB criou p/atender o CAN.
*Problemas gerados ou inevitaveis:
quando uma linha tem poucos passageiros, o avião usado é pequeno e o custo individual da passagem é caro...
Na década de 70, já se observava a migração das empresas regionais p/rotas mais rentaveis e o governo criou o SITAR. Basicamente um sistema que subsidiava as empresas aereas regionais, a partir das tarifas das rotas "normais" p/sustentar essas empresas. A TAM, Rio Sul, a VOTEC e TABA(falecidas...) vieram daí.
*Há que diga que devido a essa dedicação da FAB em desenvolver a estrutura aerea do pais, a sua "veia militar" ficou em segundo plano, com as consequencias que observamos hoje...
Sds!
*A história da aviação comercial do mundo se confunde c/o da "aviação postal". Foi a maneira que um governante americano(cujo nome não me recordo agora), amante da aviação, encontrou p/subsidiar a criação e o desenvolvimento de empresas e industria aeronautica nos USA. Deu nisso que vemos hoje...
*No Brasil, o Mal. do Ar Eduardo Gomes via que o correio era uma boa maneira de se desenvolver a aviação nacional e trabalhou nisso.
Sendo assim, boa parte das atuais rotas aereas no Brasil foram criadas a partir das linhas regulares do CAN. O movimento postal e de carga tambem se traduziu em passageiros e aproveitou os alicerces de estrutura aerea que a FAB criou p/atender o CAN.
*Problemas gerados ou inevitaveis:
quando uma linha tem poucos passageiros, o avião usado é pequeno e o custo individual da passagem é caro...
Na década de 70, já se observava a migração das empresas regionais p/rotas mais rentaveis e o governo criou o SITAR. Basicamente um sistema que subsidiava as empresas aereas regionais, a partir das tarifas das rotas "normais" p/sustentar essas empresas. A TAM, Rio Sul, a VOTEC e TABA(falecidas...) vieram daí.
*Há que diga que devido a essa dedicação da FAB em desenvolver a estrutura aerea do pais, a sua "veia militar" ficou em segundo plano, com as consequencias que observamos hoje...
Sds!
- MARCOS RIBEIRO
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trem
Pode parecer que nao tem nada haver com o assunto, mas o desenvolvimento norte Americano e da Europa se deu devido a um meio de transporte caro de se implementar e barato de se manter........chamado TREM.........pena que o lobby das empresas rodoviarias e aereas nao deixam essa solucao ser implementada tanto nas ligacao de cidades qt nas regioes urbanas(metro)
Nao acho legal a FAB se meter nisso em todo o mundo quem cuida disso e a iniciativa privada.
Nao acho legal a FAB se meter nisso em todo o mundo quem cuida disso e a iniciativa privada.
Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
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Re: A FAB deveria operar transporte aéreo comercial?
delmar escreveu:Dieneces escreveu:Pode parecer estranho e quase uma piada mas...a aviação regional brasileira foi pro saco , dos mais de 400 aeroportos atendidos por linhas comerciais , só um terço continua , segundo li esses dias e a FAB , afinal , voa pra tudo quanto é lugarejo . Várias forças aéreas da américa do sul , a maioria , opera esse tipo de linhas . Em matéria de equipamento... já tem os que a chamam de TAB! E dá pra faturar um pouco também e não só carregar índio de graça...vamos ver o palpite dos foristas...
Companheiro, andou bebendo algo mais forte? As linhas regionais foram abandonadas por uma série de razões. Melhores estradas facilitaram a locomoção via rodoviária que é mais econômica em curtas e médias distâncias. Os onibus tem mais horários e também são confortáveis. Os aviões são mais caros e tem problemas de cancelamento por chuvas e nevoeiros. Acabaram ficando sem passageiros.
Um linha estatal custaria uma fortuna em subsidios, pagos pelos contribuintes, para meia dúzia de bacanas viajarem de avião de Santana do Livramento para Porto Alegre, ou algo assim.Nem todas as vacas do Brasil tussindo junto vão conseguir implantar esta idéia.
saudações
Desculpe, Delmar, mas não tenha tanta "repulsa" pela aviação...he,he
Acho que não é o caso de citar os problemas da aviação, porque também os temos nas estradas, como custos de manutenção, mortes em acidentes, assaltos...todos esses problemas do nosso modal de transportes, que é basicamente rodoviario e bem conhecido...
Lembre-se também que na Amazônia, muitas cidades não tem estradas. São de lá, hoje, que sobrevivem a maioria das ditas empresas regionais, que servem localidades que necessitam deste apoio.
Quanto aos subsidios, tudo bem. Mas as modernas empresas privadas, c/moderna gestão, como TAM e Gol, não dependem do governo. Ao contrario, sobrevivem APESAR dos governos.
O Brasil tem as taxas aeroportuarias mais caras do mundo. P/quem nâo sabe, paga-se quando chama o controlador, quando se usa um auxilo radio, quando se pousa ou decola num aeroporto, quando se estaciona ou pernoita. Mais os stands das cias no aeroporto, tipo rodoviaria. Mais todas obrigações fiscais e trabalhistas como qualquer empresa no Brasil.
Soma-se a isso que é um setor que fatura em real, mas paga em dólar(tudo é importado, até quando da EMBRAER) e assim, depende altamente do sabor do cambio...
Em outras palavras, a aviação vem a reboque da economia. Se ela está bem, tudo ótimo. Se a economia "gripa", a aviaçao fica c/pneumonia...
Acho que não se trata de privilegiar nenhum setor em especial, mesmo que, por custo, não seria o rodoviario o ideal e sim o maritimo, fluvial e o ferroviario, que tem custo/ passageiro/carga muito inferior ao rodoviario...
Não é a toa que o dono da Gol, o Sr. Constantino, é empresario do setor de ônibus. Deve ter conhecimento do ramo...
Acho que se o governo incentivar o crescimento da economia, bem como diminuir o "custo Brasil", o resto será consequencia. Naturalmente a aviação regional virá a reboque, como qualquer setor.
Quanto a FAB, acho melhor deixar ela "dar tiro"...he,he!
Sds!!
- Poti Camarão
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Re: A FAB deveria operar transporte aéreo comercial?
Não bebi nada mais forte que o de costume . Se o fizesse e isto me causasse alguma perturbação cognitiva , deixaria para postar logo após dissipar-se esse meu estado anormal , Delmar . O amigo parece desconhecer a força de uma aviação regional num país de dimensões continentais . Suas razões apontadas para seu cancelamento não conferem com a realidade , a começar pelas estradas , que só pioraram nos últimos quinze anos e os aeroportos de maior demanda , congestionados . Em muitas localidades só se chega via aérea . Tempo que só bacana viajava de avião já se foi , este é um meio de transporte que vem se popularizando . Sem ela , a aviação regional , a Embraer não existiria , é bom saber . A indagação que faço resulta da derrocada da aviação regional brasileira , que foi forte anos atrás , não faz muito tempo não , e de uma possível recuperação futura que se anuncia por algumas iniciativas tímidas . Procurei imaginar a participação da FAB , nesse empreendimento(até porque , oficiosamente , ela já quase faz isso) , como ocorre na maioria dos países sul-americanos , essencial para integração nacional .delmar escreveu:Dieneces escreveu:Pode parecer estranho e quase uma piada mas...a aviação regional brasileira foi pro saco , dos mais de 400 aeroportos atendidos por linhas comerciais , só um terço continua , segundo li esses dias e a FAB , afinal , voa pra tudo quanto é lugarejo . Várias forças aéreas da américa do sul , a maioria , opera esse tipo de linhas . Em matéria de equipamento... já tem os que a chamam de TAB! E dá pra faturar um pouco também e não só carregar índio de graça...vamos ver o palpite dos foristas...
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- Dieneces
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O tópico é sobre aviação regional e assuntos correlatos , Juarez , e isso as demais forças aéreas sul-americanas já fazem , a FAB é uma das exceções , ao menos oficialmente . Para lá , Marte , também concordo , a FAB teria que dar um salto tecnológico e de capacitação de pessoal muito acima de suas atuais possibilidades , até porque ainda não foram enviadas missões tripuladas ao planeta vermelho nem pela NASA.juarez castro escreveu:Paneta Marte.
Grande abraço
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