morcego escreveu:POR FALAR EM LAAD......e ae???
Olá pessoal,
Eu colaborei com a matéria sobre a LAAD 2007, principalmente em alguns seções e fotos específicas, a maior delas é sobre a Mectron. Vejam que há novidades, fatos inéditos até então, todos confirmados oficialmente pela Mectron (não há devaneios, Hellmann's, etc) :
- MAA-1A Piranha (míssil ar-ar de curto alcance) - Primeiro míssil ar-ar de fabricação nacional, o Piranha é equivalente aos veteranos AIM-9L e Python III.
Possui cabeça de busca IR (Infra-Red, infra-vermelho) projetada e construída pela Mectron, usando um detector infravermelho de origem sul-africana de banda simples, com ângulo de visada de 38 graus, podendo ser apontado pela mira no capacete (HMS - Helmet Mounted Sight ou HMD - Helmet Mounted Display), tem modo LOBL (Lock-On Before Launch) e também é all-aspect (capaz de travar alvos vindo em direção contrária ao do avião lançador). É equipado com um motor de um estágio e uma câmara que queima por aproximadamente dois segundos, e sua agilidade se situa entre 45 e 50 Gs de aceleração.
Todos os seus subsistemas, como o motor-foguete, atuadores mecânicos, autodiretor, espoleta de proximidade a laser e computador de bordo, foram projetados e construídos no Brasil. A FAB já recebeu alguns lotes, e alguns ainda estão em produção na Mectron, que manterá sua fabricação até a entrada em serviço do MAA-1B. Ele é compatível com os F-5 (antigos e modernizados), com os A-1 (atualmente e após a modernização), e com os A-29A/B. A FAB não solicitou a sua compatibilização com os F-2000 (Mirage 2000C/D).
- MAA-1B (míssil ar-ar de curto alcance) - Baseado no MAA-1A, o MAA-1B agrega uma série de novidades com relação ao míssil original, a começar pela aparência, modificada com a adição de mais superfícies de controle na seção dianteira. É considerado um míssil de quarta geração, equivalente ao AIM-9M e ao Python IV. Ele teve um período de desenvolvimento bem mais rápido, em função das lições aprendidas com o MAA-1A. Possui cabeça de busca IR nacional com capacidade all-aspect de banda dupla (duas faixas do espectro infra-vermelho, com grande capacidade de distinguir alvos reais e "flares"), com ângulo de visada de 90 graus e capacidade off-boresight cobrindo todo o hemisfério dianteiro, podendo ser apontado pela mira no capacete (HMS ou HMD). O novo motor de dois estágios e uma câmara que queima por aproximadamente seis segundos garantem um alcance cinemático maior que o do MAA-1A, além de apresentar uma redução da emissão de fumaça comparando-se com o seu antecessor.
As novas superfícies de controle, com torque maior, dão ao MAA-1B uma agilidade de 60 G de aceleração. Para usar o míssil em sua plenitude nos F-5M da FAB, será necessário que a Elbit e a Embraer modifiquem o software de interface do míssil com o avião, em função das melhorias que ele possui em relação ao MAA-1A. A previsão é de que o MAA-1B esteja pronto em 2008, e entrando em operação nos esquadrões da FAB no final desse mesmo ano, ou início de 2009.
- MAR-1 (míssil anti-radiação ar-solo) - O MAR-1 tem sido foco de rumores nos meios especializados já há muitos anos. A confirmação da sua existência veio há pouco tempo, e atualmente o míssil já não é tão secreto.
Seu desenvolvimento está adiantado e todos os sistemas já foram selecionados e testados em solo, sendo alguns já testados em vôo. Seu primeiro vetor operacional será o A-1M. Na realidade os A-1 não modernizados também poderiam utilizar o míssil, mas apenas mediante algumas modificações de interface. A previsão é que o MAR-1 inicie sua vida operacional ao mesmo tempo em que o A-1M comece a voar de fato na FAB, portanto é possível que ele seja nativamente capaz de operar o míssil após a modernização.
- MSS-1.2 (míssil superfície-superfície anti-carro) - Teve todo o seu ciclo de desenvolvimento e pós produção finalizados, estando a Mectron aguardando somente uma resposta do Exército Brasileiro para a encomenda de um lote de produção em larga escala.
Em testes realizados pelo Exército, com altos índices de acerto alcançados, ele foi capaz de atingir precisão de 50 cm para um alvo a 2 km, em desfile transversal a 40 km/h. Para alvos parados, o alcance chega a 3 km, com precisão inferior a 30 cm.
- Radar SCP-01 - Também teve seu desenvolvimento encerrado pela Mectron. Alguns exemplares já foram finalizados e entregues à FAB, bem como o restante do lote encontra-se em produção para ser enviado à FAB. Os radares SCP-01 ficarão armazenados à espera da finalização da modernização dos AMX-M por parte da Embraer/Elbit.
Abraços,
Roberto Colistete Jr.