O que significa o Rwy 18/36 que existe nas bases aéreas junto com as coordenadas (o número entre as barras sempre varia), eu sei que indicam a direção da pista, mas é em graus, com relação ao polo norte?)
E qual a maneira correta de "chamar" FOX ONE, FOX TWO, com mísseis em simuladores? FOX TWO é só quando o míssil é BVR?
Desculpem-me por fazer tantas perguntas, é que eu sou muito curioso
O que significa o Rwy 18/36?
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Avançado
- Agradeceram: 1 vez
O que significa o Rwy 18/36?
"Uma nação que confia em seus direitos, em vez de confiar em seus soldados, engana-se a si mesma e prepara sua própria queda."
Rui Barbosa
Rui Barbosa
- Brigadeiro
- Sênior
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Re: O que significa o Rwy 18/36?
Strider escreveu:O que significa o Rwy 18/36 que existe nas bases aéreas junto com as coordenadas (o número entre as barras sempre varia), eu sei que indicam a direção da pista, mas é em graus, com relação ao polo norte?)
E qual a maneira correta de "chamar" FOX ONE, FOX TWO, com mísseis em simuladores? FOX TWO é só quando o míssil é BVR?
O número da pista corresponde ao rumo em que ela está em relação ao norte magnético. A numeração é dada tendo em vista a direção dos ventos predominantes e é escrita nas cabeceiras em dezenas de graus (informando a numeração na cabeceira de 01 a 36). Portanto, se a pista é 18/36, ela apontaria no rumo aproximado de 180º e sua recíproca, 360º (que é a cabeceira oposta). Há uma regrinha meio complicada para separar o último algarismo dos rumos quebrados (tipo 182º, 217°, 019º, etc), mas isso aí fica pra depois...
Deu para entender?
Até mais!
Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
-
- Avançado
Brigadeiro escreveu:Strider escreveu:O que significa o Rwy 18/36 que existe nas bases aéreas junto com as coordenadas (o número entre as barras sempre varia), eu sei que indicam a direção da pista, mas é em graus, com relação ao polo norte?)
O número da pista corresponde ao rumo em que ela está em relação ao norte magnético. A numeração é dada tendo em vista a direção dos ventos predominantes e é escrita nas cabeceiras em dezenas de graus (informando a numeração na cabeceira de 01 a 36). Portanto, se a pista é 18/36, ela apontaria no rumo aproximado de 180º e sua recíproca, 360º (que é a cabeceira oposta). Há uma regrinha meio complicada para separar o último algarismo dos rumos quebrados (tipo 182º, 217°, 019º, etc), mas isso aí fica pra depois...
Deu para entender?
Até mais!
Obrigado, entendi sem dar mesmo
"Uma nação que confia em seus direitos, em vez de confiar em seus soldados, engana-se a si mesma e prepara sua própria queda."
Rui Barbosa
Rui Barbosa
- Brigadeiro
- Sênior
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Mais uma informaçãozinha sobre a numeração das RWY's.
As pistas de um aeródromo (RWY), são construídas de acordo com os ventos predominantes da região.
A orientação, é feita em relação ao Norte Magnético e, a numeração das cabeceiras, é dada em rumos de 10 em 10 graus subtraindo-se o último zero.
Frações maiores ou iguais a 5 serão arredondadas para a dezena superior e, inferiores a 5 serão arredondadas para a dezena inferior.
Portanto, existem 36 cabeceiras possíveis.
Exemplo:
Proa Magnética Arredondamento Cabeceira
237 240 24
013 010 01
Até mais!
As pistas de um aeródromo (RWY), são construídas de acordo com os ventos predominantes da região.
A orientação, é feita em relação ao Norte Magnético e, a numeração das cabeceiras, é dada em rumos de 10 em 10 graus subtraindo-se o último zero.
Frações maiores ou iguais a 5 serão arredondadas para a dezena superior e, inferiores a 5 serão arredondadas para a dezena inferior.
Exemplo:
237 240 24
013 010 01
Até mais!
Thiago
--------------
--------------
-
- Avançado
Brigadeiro escreveu:Mais uma informaçãozinha sobre a numeração das RWY's.
Exemplo:
237 240 24
013 010 01
Até mais!
Valew, muito obrigado
Rui Barbosa
Rui Barbosa