O que significa o Rwy 18/36?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Strider
Avançado
Avançado
Agradeceram: 1 vez

O que significa o Rwy 18/36?

#1 Mensagem por Strider » Sex Mai 18, 2007 8:16 am

O que significa o Rwy 18/36 que existe nas bases aéreas junto com as coordenadas :?: (o número entre as barras sempre varia), eu sei que indicam a direção da pista, mas é em graus, com relação ao polo norte?)

E qual a maneira correta de "chamar" FOX ONE, FOX TWO, com mísseis em simuladores? FOX TWO é só quando o míssil é BVR?

Desculpem-me por fazer tantas perguntas, é que eu sou muito curioso [042]

"Uma nação que confia em seus direitos, em vez de confiar em seus soldados, engana-se a si mesma e prepara sua própria queda."

Rui Barbosa
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 12 vezes

Re: O que significa o Rwy 18/36?

#2 Mensagem por Brigadeiro » Sex Mai 18, 2007 8:51 am

Strider escreveu:O que significa o Rwy 18/36 que existe nas bases aéreas junto com as coordenadas :?: (o número entre as barras sempre varia), eu sei que indicam a direção da pista, mas é em graus, com relação ao polo norte?)

E qual a maneira correta de "chamar" FOX ONE, FOX TWO, com mísseis em simuladores? FOX TWO é só quando o míssil é BVR?

O número da pista corresponde ao rumo em que ela está em relação ao norte magnético. A numeração é dada tendo em vista a direção dos ventos predominantes e é escrita nas cabeceiras em dezenas de graus (informando a numeração na cabeceira de 01 a 36). Portanto, se a pista é 18/36, ela apontaria no rumo aproximado de 180º e sua recíproca, 360º (que é a cabeceira oposta). Há uma regrinha meio complicada para separar o último algarismo dos rumos quebrados (tipo 182º, 217°, 019º, etc), mas isso aí fica pra depois...

Deu para entender?

Até mais!

Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Strider
Avançado
Avançado

#3 Mensagem por Strider » Sex Mai 18, 2007 8:55 am

Brigadeiro escreveu:
Strider escreveu:O que significa o Rwy 18/36 que existe nas bases aéreas junto com as coordenadas :?: (o número entre as barras sempre varia), eu sei que indicam a direção da pista, mas é em graus, com relação ao polo norte?)

O número da pista corresponde ao rumo em que ela está em relação ao norte magnético. A numeração é dada tendo em vista a direção dos ventos predominantes e é escrita nas cabeceiras em dezenas de graus (informando a numeração na cabeceira de 01 a 36). Portanto, se a pista é 18/36, ela apontaria no rumo aproximado de 180º e sua recíproca, 360º (que é a cabeceira oposta). Há uma regrinha meio complicada para separar o último algarismo dos rumos quebrados (tipo 182º, 217°, 019º, etc), mas isso aí fica pra depois...

Deu para entender?

Até mais!

Obrigado, entendi sem dar mesmo 8-]

"Uma nação que confia em seus direitos, em vez de confiar em seus soldados, engana-se a si mesma e prepara sua própria queda."

Rui Barbosa
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 12 vezes

#4 Mensagem por Brigadeiro » Sex Mai 18, 2007 9:00 am

Mais uma informaçãozinha sobre a numeração das RWY's.

As pistas de um aeródromo (RWY), são construídas de acordo com os ventos predominantes da região.
A orientação, é feita em relação ao Norte Magnético e, a numeração das cabeceiras, é dada em rumos de 10 em 10 graus subtraindo-se o último zero.
Frações maiores ou iguais a 5 serão arredondadas para a dezena superior e, inferiores a 5 serão arredondadas para a dezena inferior.

Portanto, existem 36 cabeceiras possíveis.

Exemplo:
Proa Magnética Arredondamento Cabeceira
237 240 24
013 010 01

Até mais!

Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Strider
Avançado
Avançado

#5 Mensagem por Strider » Sex Mai 18, 2007 9:03 am

Brigadeiro escreveu:Mais uma informaçãozinha sobre a numeração das RWY's.

As pistas de um aeródromo (RWY), são construídas de acordo com os ventos predominantes da região.
A orientação, é feita em relação ao Norte Magnético e, a numeração das cabeceiras, é dada em rumos de 10 em 10 graus subtraindo-se o último zero.
Frações maiores ou iguais a 5 serão arredondadas para a dezena superior e, inferiores a 5 serão arredondadas para a dezena inferior.

Portanto, existem 36 cabeceiras possíveis.

Exemplo:
Proa Magnética Arredondamento Cabeceira
237 240 24
013 010 01

Até mais!

Valew, muito obrigado [009]

Rui Barbosa
Responder