Uma visão integrada

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Koslova
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Uma visão integrada

#1 Mensagem por Koslova » Seg Mai 14, 2007 10:12 pm

Um pequeno quadro que fiz, para ilustrar um pouco a “encrenca” que é para uma força aérea média operar de forma eficiente um avião de caça moderno.

O volume de sistemas, associados ao caça cresceu muito, bem como seus custos e complexidades.

Serve de reflexão sobre a necessidade de uma força área se referenciar em cima de apenas uma plataforma e desenvolver a maior quantidade possível de sistemas associados a esta plataforma.

Estamos ainda a nos luz de distancia de uma visão moderna, embora os R-99 sejam sem duvida alguma uma grande conquista neste sentido, bem como o Derby.

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Luís Henrique
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#2 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mai 14, 2007 10:48 pm

Achei bem interessante....

Mas poderia explicar melhor o funcionamento de toda esse sistema.... :lol:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Kratos
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#3 Mensagem por Kratos » Seg Mai 14, 2007 11:49 pm

Excelente, Koslova.
Proponho que a moderação faça desse tópico um "fixo".




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Penguin
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#4 Mensagem por Penguin » Ter Mai 15, 2007 12:09 am

Quando se recorda que um unico pod de ECM (Skyshield) chega a custar USD 17mi, fica claro a dimensao do custo desta "encrenca" para FA medias como a FAB.

[]´s

Jacques




AlbertoRJ
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#5 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Mai 15, 2007 12:39 am

Por onde começar essa integração? A FAB deveria definir primeiro qual será o seu caça para as próximas décadas ou montar primeiro uma estrutura e depois adaptar o caça a ela?

[]'s




Alberto -
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#6 Mensagem por alcmartin » Ter Mai 15, 2007 1:19 am

Muito me preocupa a situação dos multiplicadores de força(os pods de guerra eletronica, revos,etc). C/poucas unidades, recai mais ainda sobre os vetores de combate a responsabilidade de fazer a diferença.




Carlos Mathias

#7 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Mai 15, 2007 1:19 am

Um POD Skyshield só é necessário em aviões sem ECM internas, portanto, dependendo do avião operado, este POD é desnecessário. Ou não?




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#8 Mensagem por alcmartin » Ter Mai 15, 2007 1:23 am

Carlos Mathias escreveu:Um POD Skyshield só é necessário em aviões sem ECM internas, portanto, dependendo do avião operado, este POD é desnecessário. Ou não?


O bom mesmo era ter um Prowler ou (aposentado)Raven junto, né, Carlos? :D
Mas quem não tem cão, vai de skyshield mesmo...e olha lá, tá muitto bom...




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Skyway
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#9 Mensagem por Skyway » Ter Mai 15, 2007 1:51 am

Muito bom mesmo....

Esses pods são tão caros que podiam ter um paraquedas para o caso de o avião ter que fazer um pouso de emergência, alijar ele com segurança.




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#10 Mensagem por Tu160bomber » Ter Mai 15, 2007 5:35 am

Muito bom mesmo....

Esses pods são tão caros que podiam ter um paraquedas para o caso de o avião ter que fazer um pouso de emergência, alijar ele com segurança.


Qual o preco medio desses Pod's ?




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#11 Mensagem por Einsamkeit » Ter Mai 15, 2007 5:41 am

Carlos, acho que esse Pod ECM deve ter mais potencia que um ECM interno




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
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#12 Mensagem por ferrol » Ter Mai 15, 2007 6:14 am

A integración non se pode facer por armas, a integración haina que facer por sistemas, sexa o que sexa quen os utilice. Así que faltan cousas nese cadro...

Nunha situación real, a infantería axudada de designadores láser, podería indicar á forza aérea cales obxectivos atacar. E iso non ven reflexado no cadro.

Tampouco ven reflexada a situación na que un satélite comunica as súas observacións a un centro de mando en terra e éste reenvía os datos ós avións en misión.

Nin cando un helicóptero de recoñecemento da Armada envía video en tempo real ós avións de ataque que están varias millas por detrás.

Con esto pretendo dicir que a integración non se fai en torno a un sistema centralizado, sexa un avión, sexa un barco, a integración debe ser completa nas tres ramas, cos mesmos sistemas de comunicación, os mesmos códigos, os mesmos calibres, os mesmos procedementos, para que todos poidan apoiar a todos. Esta é a doctrina norteamericana, a chamada Network-Centric Warfare(NCW), onde un avión co radar apagado pode ve-lo mesmo que un AWACS a 300 millas a través dun sistema de rede de comunicacións no campo de batalla, que lle indica, gracias ó radar dunha fragata, onde está un buque que hai que afundir.
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Neste gráfico se explica a diferencia co séu clásico gráfico de recepción de información. Na actualizade tendemos a que esas frechas unívocas que vostede coloca sexan bidireccionais, o mesmo que da información, tamén a recibe, e viceversa. E non se limita á forza aérea, senón tamén ó exército e á Armada. Todos dan información, e todos a reciben.

O sistema de armas pasa a un segundo plano, como integrante dunha rede de información no campo de batalla.
Mire a idea na wikipedia, no departamento de defensa americano, no australiano ou en calquera dos ministerios de defensa da OTAN.

Así, o pod ECM ou o misil non se integrarán no avión de caza polo feito de que se poida facer ou porque acade maior potencia, senón porque sirvan ou non á doutrina de interoperabilidade da NCW.

Un saúdo.




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#13 Mensagem por Beronha » Ter Mai 15, 2007 7:16 am

Quanto menor o rcs do caça , melhor e mais economico o sistema fica.




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#14 Mensagem por Benke » Ter Mai 15, 2007 9:18 am

O NCW permite que cada Cmt, seja ele de Marinha, Exército ou Força Aérea, possa dispor do equipamento necessário para cumprir a sua missão. Daí a importância de um datalink nacional, bem como um sistema de comando e controle integrado. A aeronave é "só" mas uma plataforma para lançar os armamentos, saturar a defesa anitiaérea com, por exemplo, o skyshield; e fazer o recce do teatro de operações.




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#15 Mensagem por Skyway » Ter Mai 15, 2007 9:46 am

Tu160bomber escreveu:
Muito bom mesmo....

Esses pods são tão caros que podiam ter um paraquedas para o caso de o avião ter que fazer um pouso de emergência, alijar ele com segurança.


Qual o preco medio desses Pod's ?


Para se ter uma idéia:

"O valor do contrato para os três pods do SKY SHIELD, incluindo: treinamento, documentação e logística associada, é de US$ 41,958,000.00 (quarenta e um milhões e novecentos e cinqüenta e oito mil dólares norte-americanos)."

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