4g++ o maior K.O. da aviação?
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Morcego
- Sênior
- Mensagens: 9018
- Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
- Localização: Santos/SP
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 9 vezes
- Contato:
4g++ o maior K.O. da aviação?
E AE, 4G++ É COISA DE FANATICO QUE QUER PQ QUER SER 5G MAS MAL CONSEGUE SAIR DO 3G?
- Einsamkeit
- Sênior
- Mensagens: 9042
- Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
Depende Bat, na minha opiniao é erro de visao dos Fanaticos
Um F-15, F-16, Su-27, Mig-29 pode colocar canhoes de fotons neles que nao vao ser 4 geraçao
Quarta geraçao: Eurocanards, e talvez o F-18 E/F
Um F-15, F-16, Su-27, Mig-29 pode colocar canhoes de fotons neles que nao vao ser 4 geraçao
Quarta geraçao: Eurocanards, e talvez o F-18 E/F
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Não existe isso de 4g++ nem 4g+++++++++++......
O pessoal acha que "geração" são só sistemas....O projeto TODO deve ser da geração desejada.
Os Su-30/35 não são de 4 geração pois o projeto deles ainda é da década de 60/70.
E podem mudar o material da fabricação, mas o desenho é o mesmo.
E podem inventar um milhão de gambiarras para ele ter as capacidades de um de 4 geração, ou ao menos chegar perto....mas ele continua não sendo de 4 geração.
O pessoal acha que "geração" são só sistemas....O projeto TODO deve ser da geração desejada.
Os Su-30/35 não são de 4 geração pois o projeto deles ainda é da década de 60/70.
E podem mudar o material da fabricação, mas o desenho é o mesmo.
E podem inventar um milhão de gambiarras para ele ter as capacidades de um de 4 geração, ou ao menos chegar perto....mas ele continua não sendo de 4 geração.
AD ASTRA PER ASPERA
-
- Sênior
- Mensagens: 11430
- Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Eu já tive a oportunidade de trocar algumas idéias sobre o assunto com alguns colegas em outras oportunidades. A dificuldade encontrada para classificar os caças quanto a sua geração é a falta de uma "definição". O que existe são conceitos, ou seja, interpretações pessoais, não importando se esta opinião ou conceito é de uma pessoa "entendida", de um site ou revista especializada ou até mesmo do fabricante.
Uma definição teria caráter universal, seria única e assim não haveria mais dúvidas e principalmente, chutes e "oportunismos marqueteiros".
O meu entendimento é muito claro para o assunto e vou começar de trás para frente:
- Caças verdadeiramente 5ªG: F-22 (operacional), F-35 (voando), PAK-FA (projeto).
- Caças verdadeiramente 4ªG: Gripen, EF-2000 e Rafale (todos operacionais).
- Caças de 3ªG com "up grade" para 4ªG: F-16E, M-2000-9, Mig-35, SU-35, F/A-18E, F-15K (e talvez mais alguns poucos).
- O restante são caças de 3ªG +, ou seja, com aperfeiçoamento em sua eletrônica e aviônicos de tal forma que os deixam efetivamente operacionais e aptos para combates nos dias de hoje e em um futuro próximo.
Possivelmente alguns colegas (ou vários) irão discordar desta abordagem. Mas eu em particular, não me deixo enganar com opiniões de terceiros e de fabricantes, tenho a minha própria. "Guerrear" sobre este assunto não leva a nada, não muda o "perfil" do vetor e nem seus projetos.
O caça deve ser classificado pela inovação de seu projeto e não por aperfeiçoamentos agregados ao longo de sua vida operacional. Aviônicos e eletrônica elevam a capacidade do caça, mas não muda a sua concepção inicial e original.
O que deve ser discutido é a capacidade de um vetor para um dado cenário e saber se ele "serve" para um determinado país, ou seja, se ele cumpre o esperado. Na minha opinião, discutir mais do que isso é especulação descabida.
Respeitosamente,
Orestes
Uma definição teria caráter universal, seria única e assim não haveria mais dúvidas e principalmente, chutes e "oportunismos marqueteiros".
O meu entendimento é muito claro para o assunto e vou começar de trás para frente:
- Caças verdadeiramente 5ªG: F-22 (operacional), F-35 (voando), PAK-FA (projeto).
- Caças verdadeiramente 4ªG: Gripen, EF-2000 e Rafale (todos operacionais).
- Caças de 3ªG com "up grade" para 4ªG: F-16E, M-2000-9, Mig-35, SU-35, F/A-18E, F-15K (e talvez mais alguns poucos).
- O restante são caças de 3ªG +, ou seja, com aperfeiçoamento em sua eletrônica e aviônicos de tal forma que os deixam efetivamente operacionais e aptos para combates nos dias de hoje e em um futuro próximo.
Possivelmente alguns colegas (ou vários) irão discordar desta abordagem. Mas eu em particular, não me deixo enganar com opiniões de terceiros e de fabricantes, tenho a minha própria. "Guerrear" sobre este assunto não leva a nada, não muda o "perfil" do vetor e nem seus projetos.
O caça deve ser classificado pela inovação de seu projeto e não por aperfeiçoamentos agregados ao longo de sua vida operacional. Aviônicos e eletrônica elevam a capacidade do caça, mas não muda a sua concepção inicial e original.
O que deve ser discutido é a capacidade de um vetor para um dado cenário e saber se ele "serve" para um determinado país, ou seja, se ele cumpre o esperado. Na minha opinião, discutir mais do que isso é especulação descabida.
Respeitosamente,
Orestes
- Dieneces
- Sênior
- Mensagens: 6524
- Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
- Localização: São Gabriel , RS
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Eu ainda não li o texto do meu sobrinho Orestes , mas desde já concordo ipsis literis com seu teor . Tem um ditado gauchesco que diz ...cacimba que verte água boa , se conhece desde léguas de distância...
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
-
- Sênior
- Mensagens: 11430
- Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Dieneces escreveu:Eu ainda não li o texto do meu sobrinho Orestes , mas desde já concordo ipsis literis com seu teor . Tem um ditado gauchesco que diz ...cacimba que verte água boa , se conhece desde léguas de distância...
A sua benção meu tio!
Agradeço as palavras, mas cuidado para não moder na língua... rsrss
Tentei "cortar o mal pela raiz". rsrs
Abração,
Orestes
- Einsamkeit
- Sênior
- Mensagens: 9042
- Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
Parece que a Sanidade passou por este forum, Abraços por TRASSSS a todos
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes