A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

Re: A-12

#9991 Mensagem por Lord Nauta » Qua Jan 11, 2012 4:22 pm

Luiz Fernandes escreveu:Prezados,

Existe uma foto de capa de uma das revistas de aviação que mostra seis A-4 peiados no convés do A-12, são todos monoplace. Se lembrarmos de pelo menos dois biplaces disponíveis, naquela época a MB tinha no mínimo oito A-4 operacionais.

Abraços,

Luiz Fernandes

Eu, já estive embarcado no A12 com seis A-4 a bordo. Nesta ocasião ficaram cinco aeronaves na Macega.

Sds

Lord Nauta

Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#9992 Mensagem por Lord Nauta » Qua Jan 11, 2012 4:37 pm

Existem 18 células de A4 disponíveis, entretanto nem todas operacionais. Em minha opinião o contrato de modernização deveria ter abrangido 12 exemplares monoplace mais os três biplace. Mas o CM já declarou que não esta prevista a modernização de células adicionais. Com 12 aviões monoplace seria possível constituir um GAE com pelo menos 8 A4M. Para completar o GAE, em minha opinião, deveriam embarcar 6 SH 70 (para se manter este nº seria preciso helis adicionais), 3 Tracker AEW, 2 Tracer CDO/REVO, 3 EC 725 ASuW, 2 EC 725 EG, e 2 Esquilo UH13 (Bi turbina).

Sds

Lord Nauta

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#9993 Mensagem por joao fernando » Qua Jan 11, 2012 4:49 pm

Pergunta extremamente besta, mas...

Como os A4 embarcam no A12? Decolam de São Pedro e pousam no A12, ou existe algum sistema de embarque via icamento ou outro?

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
papagaio
Avançado
Avançado
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#9994 Mensagem por papagaio » Qua Jan 11, 2012 4:54 pm

joao fernando escreveu:Pergunta extremamente besta, mas...

Como os A4 embarcam no A12? Decolam de São Pedro e pousam no A12, ou existe algum sistema de embarque via icamento ou outro?
Sim, o navio suspende do Rio de Janeiro e vai em direção a Cabo Frio, as aeronaves decolam da Base de São Pedro e pousam nele.
Existem em situações muito especiais, a possibilidade de se colocar ou retirar aeronaves por guindastes. Por exemplo, quando um Super Etandard Argentino realizou um enganche no antigo Minas Gerais, o navio atracou e a aeronave foi retirada de guindaste e colocada num caminhão.
Abs,

joao fernando
Sênior
Sênior

#9995 Mensagem por joao fernando » Qua Jan 11, 2012 5:22 pm

Do icamento do SE fiquei sabendo e tenho fotos. O sistema de engate dele era diferente do Mingão, ou foi medo mesmo?

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#9996 Mensagem por henriquejr » Qua Jan 11, 2012 5:44 pm

joao fernando escreveu:Do icamento do SE fiquei sabendo e tenho fotos. O sistema de engate dele era diferente do Mingão, ou foi medo mesmo?
O SE não é compatível com um NAE da classe do A-11. Tanto é que eles não operavam embarcados no NAE que os argentinos dispunham e que era da mesma classe do nosso velho A-11, somente os A-4 da Armada Argentina podiam operar nele!

Essa incompatibilidade se devia ao tamanho do convés e a capacidade das cataputas que eram insuficientes para operar um avião do porte de um SE.

.
joao fernando
Sênior
Sênior

#9997 Mensagem por joao fernando » Qua Jan 11, 2012 5:53 pm

Excelente explicação, obrigado!

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#9998 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 11, 2012 5:56 pm

henriquejr escreveu:
joao fernando escreveu:Do icamento do SE fiquei sabendo e tenho fotos. O sistema de engate dele era diferente do Mingão, ou foi medo mesmo?
O SE não é compatível com um NAE da classe do A-11. Tanto é que eles não operavam embarcados no NAE que os argentinos dispunham e que era da mesma classe do nosso velho A-11, somente os A-4 da Armada Argentina podiam operar nele!

Essa incompatibilidade se devia ao tamanho do convés e a capacidade das cataputas que eram insuficientes para operar um avião do porte de um SE.
Na verdade os SUE operaram no 25 de Maio.

O problema do 25 de Maio era 'gerar vento' para essas aeronaves.

Fora isso eles operaram por muito tempo nele.

No caso do Sampa se não me engano acho que ninguém queria correr o risco já que essas aeronaves não estavam oficialmente 'qualificadas' para op. no Mingão :)

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#9999 Mensagem por henriquejr » Qua Jan 11, 2012 6:16 pm

Ahh... não sabia que os SuE chegaram a operar no NaE 25 de Maio! Na verdade nunca tinha visto imagens deles operando no referido navio! Creio que havia sérias restrições nessa operação já que o mais comum era ver os SuE operando a partir de bases terrestres!

Uma dúvida, porque o NaE 25 de Maio não operou com sua ala naval durante a guerra das Malvinas? Imagino eu que tenha sido devido a presença de submarinos nucleares ingleses na região que terminou cuminando no afundamento de um dos principais navios da armada argentina, o Encoraçado Gen Belgrano. Mas se isso for verdade, isso não demonstra a incapacidade dos argentinos em ter que "esconder" sua principal arma de guerra, deixando-o de operar na defesa de seu proprio mar territorial? Se foi esse o motivo, eu pergunto: Pra que os argentinos queriam um NaE se na hora que mais precisaram dele não puderam utilizar no seu próprio território??? Qual a utilizade de um navio desses em águas territoriais de terceiros ou em águas internacionais, onde a presença de submarinos é ainda mais dificil de se controlar???

Fica a pergunta aos entendidos do assunto!

.
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#10000 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 11, 2012 7:53 pm

henriquejr escreveu:Ahh... não sabia que os SuE chegaram a operar no NaE 25 de Maio! Na verdade nunca tinha visto imagens deles operando no referido navio! Creio que havia sérias restrições nessa operação já que o mais comum era ver os SuE operando a partir de bases terrestres!

Uma dúvida, porque o NaE 25 de Maio não operou com sua ala naval durante a guerra das Malvinas? Imagino eu que tenha sido devido a presença de submarinos nucleares ingleses na região que terminou cuminando no afundamento de um dos principais navios da armada argentina, o Encoraçado Gen Belgrano. Mas se isso for verdade, isso não demonstra a incapacidade dos argentinos em ter que "esconder" sua principal arma de guerra, deixando-o de operar na defesa de seu proprio mar territorial? Se foi esse o motivo, eu pergunto: Pra que os argentinos queriam um NaE se na hora que mais precisaram dele não puderam utilizar no seu próprio território??? Qual a utilizade de um navio desses em águas territoriais de terceiros ou em águas internacionais, onde a presença de submarinos é ainda mais dificil de se controlar???

Fica a pergunta aos entendidos do assunto!
Foi por isso que eu coloquei o vídeo :) ... fica mais fácil do que falar :lol:

Se eu me lembro bem, o 25 de Maio foi ativado para ser utilizado nas Malvinas sim... o seu objetivo era chegar suficientemente perto da esquadra inglesa para lançar as suas aeronaves.

Tudo estava pronto, e inclusive a provavel localização da Esquadra inglesa tinha sido localizada.

O problema foi que no dia do suposto ataque o '25' simplesmente não consegui lançar as suas aeronaves por falta de vento e por estar limitado a ele não conseguir 'gerar vento' para catapultar as aeronaves. :(

Logo depois com o afundamento do Belgrano a coisa ficou pior e daí ele foi retirado da 'Guerra' e os SUE e os A-4 realizaram os seus ataques a partir de Bases em Terra.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
joao fernando
Sênior
Sênior

#10001 Mensagem por joao fernando » Qui Jan 12, 2012 9:54 am

Se tivesse vento suficiente, acredito que a frota britanica iria a pique...e a guerra serie bem diferente

ciclope
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#10002 Mensagem por ciclope » Qui Jan 12, 2012 10:05 am

E por essa e potras que os hermanos choram ate hoje.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6914 vezes
Agradeceram: 7188 vezes
Contato:

#10003 Mensagem por Túlio » Qui Jan 12, 2012 10:31 am

Mas faltou VENTO? Inverno no cone sul é o que mais tem: vento!

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#10004 Mensagem por Corsário01 » Qui Jan 12, 2012 10:49 am

Faltou motor!

Abraços,

Padilha
joao fernando
Sênior
Sênior

#10005 Mensagem por joao fernando » Qui Jan 12, 2012 11:14 am

Então, faltou motor pra fazer vento...e sim, nesse momento, deu uma calmaria brava e faltou motor...fazer o que né...

Ou esse papo é MITO???

Responder