A-12
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- alexmabastos
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Re: A-12
Breve veremos esta cena na MB...
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... _1972.JPEG
Vai ficar legal com uns SH / EC´s e T. Trackers...quando voarem com MAN´s, Darters e AM´s 120 ( ? ) ficarão ainda mais legais..
Abss
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- Corsário01
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Re: A-12
"Nunca, em tempo algum a MB teve 21 A-4 operacionais, pelo que me lembro, somente 16 deles foram colocados na ativa, o resto sempre foi para ser fonte de peças, porque é um caça fora de linha, então uma parte deles foi comprada para ser estoque de peças ou células para reposição."
Quando me referi a 21 células disponíveis, não estava me referindo a 21 celulas aptas a voar.
Porra, ter que ficar aqui no DB com gente inteligente, explicando detalhes do que se escreve é soda!
A palavra Disponível tem várias formas de ser interpretada. Depois perguntam pq ando sumido. Isso cansa.
Quando me referi a 21 células disponíveis, não estava me referindo a 21 celulas aptas a voar.
Porra, ter que ficar aqui no DB com gente inteligente, explicando detalhes do que se escreve é soda!
A palavra Disponível tem várias formas de ser interpretada. Depois perguntam pq ando sumido. Isso cansa.

Abraços,
Padilha
Padilha
Re: A-12
Sim, eu entendi claramente o que você falou, mas não foi o caso de alguns aqui, o total de células compradas, o total de células disponíveis(que a meu ver seriam aquelas aptas para voar) e o total de células operacionais sempre foram diferentes, e a última contagem é de fato a referência que deve ser seguida. Tudo isso foi colocado de modo bem claro quando do recebimento das células, só mesmo a mídia leiga para fazer confusão com esses números.Corsário01 escreveu:"Nunca, em tempo algum a MB teve 21 A-4 operacionais, pelo que me lembro, somente 16 deles foram colocados na ativa, o resto sempre foi para ser fonte de peças, porque é um caça fora de linha, então uma parte deles foi comprada para ser estoque de peças ou células para reposição."
Quando me referi a 21 células disponíveis, não estava me referindo a 21 celulas aptas a voar.
Porra, ter que ficar aqui no DB com gente inteligente, explicando detalhes do que se escreve é soda!
A palavra Disponível tem várias formas de ser interpretada. Depois perguntam pq ando sumido. Isso cansa.
A meu ver ainda deveremos ter 16 células operacionais, mas somente 12 delas serão as modernizadas. Podendo esse número ser aumentado em caso de necessidade. Que a meu ver não existe no momento, afinal, o A-4 é um caça do passado, logo Israel deverá aposentar os seus.
[]´s
- Carlos Lima
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Re: A-12
Bom... conta para lá... conta para cá... a realidade será de 12 A-4 Modernizados sendo que 3 Bi e 9 Monopostos. Isso aí faz mais ou menos uns 6 operando no SP na melhor das hipóteses.
Essa é a realidade.
Se amanhã o Sol vai nascer mais bonito e se existe uma esperança no horizonte aonde tudo será melhor... ótimo e excelente... mas hoje mal temos 3 A-4 voando e ainda vai demorar 1 ano ou 2 para vermos algum A-4 Modernizado
[]s
CB_Lima
Essa é a realidade.
Se amanhã o Sol vai nascer mais bonito e se existe uma esperança no horizonte aonde tudo será melhor... ótimo e excelente... mas hoje mal temos 3 A-4 voando e ainda vai demorar 1 ano ou 2 para vermos algum A-4 Modernizado

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CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 

- alexmabastos
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Re: A-12
Pode até ser somente 6 no SP mas pelo preço que está ficando esse projeto os 12 são para estarem em condições ótimas para vôo e disponíveis em questão de horas...Carlos Lima escreveu:Bom... conta para lá... conta para cá... a realidade será de 12 A-4 Modernizados sendo que 3 Bi e 9 Monopostos. Isso aí faz mais ou menos uns 6 operando no SP na melhor das hipóteses.
Essa é a realidade.
Se amanhã o Sol vai nascer mais bonito e se existe uma esperança no horizonte aonde tudo será melhor... ótimo e excelente... mas hoje mal temos 3 A-4 voando e ainda vai demorar 1 ano ou 2 para vermos algum A-4 Modernizado
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CB_Lima
- joao fernando
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Re: A-12
12 milhas no PA
Não sei quanto foi nos A4, mas caro não foi
E tem gente que reclama. Pows, somos um pais pacifico, nem de PA precisamos. Mas temos e operamos...
Não sei quanto foi nos A4, mas caro não foi
E tem gente que reclama. Pows, somos um pais pacifico, nem de PA precisamos. Mas temos e operamos...
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- alexmabastos
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Re: A-12
Alguém tem detalhes dos sistemas que serão colocados no A4? Detalhes, características etc.
Quais seriam as configurações de combate dos mesmos? Existem ilustrações e ou fotos?
Quais seriam as configurações de combate dos mesmos? Existem ilustrações e ou fotos?
- Carlos Lima
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Re: A-12
100% de disponibilidade nunca é desejável. Você ganha de um lado e perde do outro já que dificilmente você vai querer usar todas as células a todo o momento 
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CB_Lima

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CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 
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- alexmabastos
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Re: A-12
Me referí somente à modernização dos aviões. Valor alto porém entendo que deve ser diretamente proporcional às suas futuras capacidades...joao fernando escreveu:12 milhas no PA
Não sei quanto foi nos A4, mas caro não foi
E tem gente que reclama. Pows, somos um pais pacifico, nem de PA precisamos. Mas temos e operamos...
Re: A-12
foram 18 no inicio.PRick escreveu:Sim, eu entendi claramente o que você falou, mas não foi o caso de alguns aqui, o total de células compradas, o total de células disponíveis(que a meu ver seriam aquelas aptas para voar) e o total de células operacionais sempre foram diferentes, e a última contagem é de fato a referência que deve ser seguida. Tudo isso foi colocado de modo bem claro quando do recebimento das células, só mesmo a mídia leiga para fazer confusão com esses números.Corsário01 escreveu:"Nunca, em tempo algum a MB teve 21 A-4 operacionais, pelo que me lembro, somente 16 deles foram colocados na ativa, o resto sempre foi para ser fonte de peças, porque é um caça fora de linha, então uma parte deles foi comprada para ser estoque de peças ou células para reposição."
Quando me referi a 21 células disponíveis, não estava me referindo a 21 celulas aptas a voar.
Porra, ter que ficar aqui no DB com gente inteligente, explicando detalhes do que se escreve é soda!
A palavra Disponível tem várias formas de ser interpretada. Depois perguntam pq ando sumido. Isso cansa.
A meu ver ainda deveremos ter 16 células operacionais, mas somente 12 delas serão as modernizadas. Podendo esse número ser aumentado em caso de necessidade. Que a meu ver não existe no momento, afinal, o A-4 é um caça do passado, logo Israel deverá aposentar os seus.
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Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Re: A-12
Esquadrão VF-1 completa 13 anos 4 de outubro de 2011, em Aviação Naval, Data Comemorativa, por Wiltgenalexmabastos escreveu:Alguém tem detalhes dos sistemas que serão colocados no A4? Detalhes, características etc.
Quais seriam as configurações de combate dos mesmos? Existem ilustrações e ou fotos?
O 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) foi criado pela Portaria Ministerial nº 256, de 2 de outubro de 1998, contando com vinte e três aeronaves A-4KU e TA-4-KU, sendo ativado na mesma data, durante as comemorações pelos 82 anos da Aviação Naval.
Em 29 de julho de 1996, o então Ministro de Estado da Marinha encaminhou ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República, a carta de exposição de motivos n° 091/96 onde, com base na edição da Lei Complementar n° 069/91, que dispõe sobre o preparo e o emprego das Forças Armadas, participou que a Marinha havia iniciado seus esforços para a correção da grande deficiência com que convivia a Esquadra com a falta de uma arma de interceptação e ataque.
Pelo Decreto Presidencial nº2.538, de 8 de abril de 1998, que dispõe sobre os meios aéreos da Marinha e dá outras providências, foi estabelecido, no Art. 1º que: “a Marinha disporá de aviões e helicópteros destinados ao guarnecimento dos navios de superfície e helicópteros de emprego geral, todos orgânicos e por ela operados, necessários ao cumprimento de sua destinação constitucional”.
Em 30 de abril de 1998, foi assinado um “Purchase Agreement” entre a MB e o Governo do Kuwait para a obtenção de 20 aeronaves tipo A-4KU monoplace e 3 TA-4KU biplace.
Os aviões e todo o seu material chegaram ao Brasil no dia 5 de setembro de 1998, no Porto do Forno, em Arraial do Cabo/RJ, de onde foram levados para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA).
O 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) opera os jatos A-4KU Skyhawk, designados na MB como AF-1 Falcão (monoplace) e AF-1A Falcão (biplace).
Por operar uma aeronave de alta performance, cada piloto deve cumprir, no mínimo, 100 horas de voo por ano, para manter a qualificação obtida na formação feita na US Navy, ao custo aproximado de US$ 1 milhão por piloto.
Durante a LAAD 2009 foi assinado um contrato entre a MB e a EMBRAER para modernização de 12 aeronaves sendo 09 A-4Ku Skyhawk (AF-1) e 03 TA-4 Skyhawk (AF-1A), visando manter as aeronaves operacionais até 2025.
Os principais pontos do Programa de Modernização:
- Revisão Geral das aeronaves (PMGA);
- Novo radar com inúmeras capacidades (Elta 2032);
- Sistema OBOGS (On Board Oxygen Generation System), que gerará o oxigênio proveniente da atmosfera para os tripulantes, sem a necessidade de abastecimento das atuais garrafas de oxigênio;
- Novo sistema de geração de energia, com a substituição dos atuais geradores e conversores;
- Novos rádios para realizar, automaticamente, comunicação criptografada e que permitirá no futuro a transmissão de dados via data-link;
- Sistema inercial (EGI) de última geração;
- HOTAS (Hand On Throttle and Stick), mão sempre no manche;
- Novo HUD (Head Up Display), que permitirá aos pilotos manter sua atenção para fora do cockpit.
- Dois display tático 5”x7”, Color Multi-Function Display (CMFD) , que apresentará ao piloto as informações de missão através das “páginas” selecionadas;
- Computador principal que executará todo cálculo de navegação e balístico, para o piloto poder empregar os armamentos (bombas, metralhadora e futuramente o míssil MAA-1B)
- Revisão Geral dos motores.
- Instalação do Radar Warning Receiver (RWR): possibilita à aeronave detectar e se evadir de ameaças, como mísseis e caças inimigos, o que aumenta a capacidade de sobrevivência da aeronave e a probabilidade de sucesso nas missões;
- Instalação do 3º Rádio VHF: capacita a aeronave a operar seus dois rádios ROHDE SCHWARZ na transmissão de dados via data-link, enquanto permanece com a escuta dos órgãos ATC (Air Traffic Controler);
- Revitalização do Piloto Automático: possibilita ao piloto gerenciar seus sistemas, permitindo maior concentração na missão imposta;
- Integração do Radar Altímetro e do TACAN: facilita ao piloto focar a sua atenção em apenas um instrumento (a tela do CMFD que concentrará todas estas informações), aumentando assim sua consciência situacional quando operando do porta-aviões e quando voando em condições de voo por instrumento;
- Integração dos instrumentos do motor: possibilita ao piloto receber os avisos aurais dos limites de funcionamento do motor, concentração das informações em uma única tela e melhor visualização das informações dos indicadores; e
- Estações de briefing e debriefing: possibilita ao piloto condições de preparar melhor a missão, garantindo assim um maior aproveitamento, economia de utilização dos equipamentos aviônicos, melhor disposição das informações geradas em vôo para treinamento das equipagens e avaliação das missões.
A modernização atingiu uma maturidade que proporcionará à MB a oportunidade de operar um vetor aéreo no estado da arte, quanto à aviônica e sistemas embarcados, qualificando-a a empregar suas aeronaves em operações aeronavais e aéreas, nacionais e internacionais, o que aumentará significativamente a operacionalidade da Aviação Naval da Marinha.
Seu atual Comandante é o CF Marcos Antônio Souza de Araújo.
http://www.naval.com.br/blog/tag/af-1-f ... z1izkmDbah
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE
http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE

Re: A-12
Eu não tinha certeza do número de 16, mas na verdade somente 15 células foram colocadas em operação, sendo 03 biplace e 12 monoplace. Informação da época que achei da Revista Segurança e Defesa na LAAD 2001, n° 69, e depois confirmada no n° 75.gaitero escreveu:foram 18 no inicio.PRick escreveu: Sim, eu entendi claramente o que você falou, mas não foi o caso de alguns aqui, o total de células compradas, o total de células disponíveis(que a meu ver seriam aquelas aptas para voar) e o total de células operacionais sempre foram diferentes, e a última contagem é de fato a referência que deve ser seguida. Tudo isso foi colocado de modo bem claro quando do recebimento das células, só mesmo a mídia leiga para fazer confusão com esses números.
A meu ver ainda deveremos ter 16 células operacionais, mas somente 12 delas serão as modernizadas. Podendo esse número ser aumentado em caso de necessidade. Que a meu ver não existe no momento, afinal, o A-4 é um caça do passado, logo Israel deverá aposentar os seus.
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Edit, encontrei agora todas as informações.
Dos 23 iniciais, 05 foram desmontados e transformados em peças de reposição. Então temos 18 disponíveis, 15 operacionais. Os disponíveis são aqueles capazes de serem colocados em operação, no entanto, apenas 15 foram listados como operacionais.
[]´s
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Re: A-12
Obrigado Lord Nauta.Lord Nauta escreveu:Rodrigoiano escreveu:Corsário, Lord, Marino e demais colegas foristas, é viável colocar mísseis AS em aeronaves patrulha como o P-3 e o futuro P-390, ou o desempenho destas aeronaves inviabilizaria a aproximação destas com os alvos e exporia às defesas dos inimigos, sendo mais interessante detectar e enviar um caça para lançar os mísseis?
Gde abraço!
O P3, por exemplo, e homologado para lançar o AGM 84 Harpoon. Quanto ao P-390 trata-se de uma possibilidade ainda.
Sds
Lord Nauta