"Notícias aéreas"
Moderador: Conselho de Moderação
- rodrigo
- Sênior
- Mensagens: 12888
- Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Re: "Notícias aéreas"
Gol e TAM tiveram perdas de mais de R$ 1 bilhão no ano passado
O Globo
Após três adiamentos, a Gol divulgou nesta terça-feira seu balanço de 2011, que trouxe um dos piores resultados de sua história — prejuízo de R$ 710,4 milhões, invertendo lucro líquido do R$ 214 milhões no ano anterior.
Os números da Gol são uma versão amplificada do desempenho de sua maior rival, a TAM, que fechou o ano passado com perda líquida de R$ 335,1 milhões, depois de lucrar R$ 637 milhões em 2010.
Juntas, as perdas das duas maiores companhias aéreas nacionais somou R$ 1,045 bilhão. O valor de mercado também despencou — uma redução conjunta de mais de R$ 11 bilhões desde 2007.
Por trás desses péssimos desempenhos estão fatores que vão da guerra tarifária no mercado doméstico no primeiro semestre à disparada dos preços do querosene de aviação, que subiu 23,7%, passando pelo dólar, cuja cotação média variou 12,6% ao longo de 2011.
Em teleconferência com analistas de mercado, ontem, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Jr, afirmou que a meta para este ano é de crescimento zero na oferta de assentos, e enfatizou que a “racionalização” das operações a “uma mudança no cenário macroeconômico” será o foco estratégico da empresa. Isso significa cortes de pessoal e do número de voos da empresa. Para Oliveira Jr, não é possível afirmar que a Gol errou no seu planejamento de voos e na contratação de funcionários:
— É uma mudança de visão e não dá para atribuir essa mudança de visão a um erro. O erro seria a gente permanecer com problemas, permanecer com voos dando prejuízo para a companhia e talvez comprometendo a sobrevivência da empresa. Eu diria que houve uma mudança no cenário macroeconômico, de patamares, e nós estamos nos ajustando a essa mudança.
O Globo
Após três adiamentos, a Gol divulgou nesta terça-feira seu balanço de 2011, que trouxe um dos piores resultados de sua história — prejuízo de R$ 710,4 milhões, invertendo lucro líquido do R$ 214 milhões no ano anterior.
Os números da Gol são uma versão amplificada do desempenho de sua maior rival, a TAM, que fechou o ano passado com perda líquida de R$ 335,1 milhões, depois de lucrar R$ 637 milhões em 2010.
Juntas, as perdas das duas maiores companhias aéreas nacionais somou R$ 1,045 bilhão. O valor de mercado também despencou — uma redução conjunta de mais de R$ 11 bilhões desde 2007.
Por trás desses péssimos desempenhos estão fatores que vão da guerra tarifária no mercado doméstico no primeiro semestre à disparada dos preços do querosene de aviação, que subiu 23,7%, passando pelo dólar, cuja cotação média variou 12,6% ao longo de 2011.
Em teleconferência com analistas de mercado, ontem, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Jr, afirmou que a meta para este ano é de crescimento zero na oferta de assentos, e enfatizou que a “racionalização” das operações a “uma mudança no cenário macroeconômico” será o foco estratégico da empresa. Isso significa cortes de pessoal e do número de voos da empresa. Para Oliveira Jr, não é possível afirmar que a Gol errou no seu planejamento de voos e na contratação de funcionários:
— É uma mudança de visão e não dá para atribuir essa mudança de visão a um erro. O erro seria a gente permanecer com problemas, permanecer com voos dando prejuízo para a companhia e talvez comprometendo a sobrevivência da empresa. Eu diria que houve uma mudança no cenário macroeconômico, de patamares, e nós estamos nos ajustando a essa mudança.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
-
- Avançado
- Mensagens: 525
- Registrado em: Sáb Jan 23, 2010 11:49 pm
- Localização: Espírito Santo - Brasil
Re: "Notícias aéreas"
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1068 ... -eua.shtml
28/03/2012 - 06h52
Piloto de avião surta em pleno voo nos EUA
DA FRANCE PRESSE
Um avião da companhia americana JetBlue fez um pouso de emergência nesta terça-feira (27), após o piloto surtar e gritar sobre a presença de bombas da rede terrorista Al Qaeda a bordo, informou o jornal Globe-News, de Amarillo, Texas.
O voo, que seguia de Nova York para Las Vegas, foi desviado para a cidade texana de Amarillo, devido a "um problema médico com o comandante", explicou a JetBlue.
O comandante foi ao banheiro e quando saiu começou a gritar: "Iraque, Al Qaeda, terrorismo, vamos todos cair", informou o jornal de Amarillo.
"Foi um pouco aterrador, estava muito fora de si", disse o passageiro Heid Karg à "CNN". "Tentaram acalmá-lo (...) mas um grupo de passageiros homens teve de correr para dominá-lo".
Gabriel Schonzeit, outro passageiro, revelou ao "Globe-News" que "ele começou a gritar sobre a Al Qaeda e sobre uma bomba no avião, e como todos iríamos cair".
"Outro comandante, que viajava no aparelho mas não estava de serviço, assumiu o avião e o pousou em Amarillo, informou a JetBlue.
O piloto foi imediatamente internado para avaliação médica.
Saudações,
Luciano.
__________________
Suas decisões de ontem definiram sua atual situação.
As decisões de hoje definirão quem você será e onde estará amanhã.
Luciano.
__________________
Suas decisões de ontem definiram sua atual situação.
As decisões de hoje definirão quem você será e onde estará amanhã.
- Snowmeow
- Intermediário
- Mensagens: 262
- Registrado em: Ter Mar 27, 2012 6:05 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 1 vez
Re: "Notícias aéreas"
Esqueceu o Gardenal em casa.28/03/2012 - 06h52
Piloto de avião surta em pleno voo nos EUA
DA FRANCE PRESSE
Um avião da companhia americana JetBlue fez um pouso de emergência nesta terça-feira (27), após o piloto surtar e gritar sobre a presença de bombas da rede terrorista Al Qaeda a bordo, informou o jornal Globe-News, de Amarillo, Texas.
O voo, que seguia de Nova York para Las Vegas, foi desviado para a cidade texana de Amarillo, devido a "um problema médico com o comandante", explicou a JetBlue.
O comandante foi ao banheiro e quando saiu começou a gritar: "Iraque, Al Qaeda, terrorismo, vamos todos cair", informou o jornal de Amarillo.
"Foi um pouco aterrador, estava muito fora de si", disse o passageiro Heid Karg à "CNN". "Tentaram acalmá-lo (...) mas um grupo de passageiros homens teve de correr para dominá-lo".
Gabriel Schonzeit, outro passageiro, revelou ao "Globe-News" que "ele começou a gritar sobre a Al Qaeda e sobre uma bomba no avião, e como todos iríamos cair".
"Outro comandante, que viajava no aparelho mas não estava de serviço, assumiu o avião e o pousou em Amarillo, informou a JetBlue.
O piloto foi imediatamente internado para avaliação médica.

"Não cortes uma árvore no Inverno; sentirás falta dela no Verão." J. N. Dias
"Você sabe porque USA nunca sofreu golpe de estado? Porque em USA, não existe embaixada de USA." Michele Bachelet, nova presidenta do Chile
"Você sabe porque USA nunca sofreu golpe de estado? Porque em USA, não existe embaixada de USA." Michele Bachelet, nova presidenta do Chile
- Sterrius
- Sênior
- Mensagens: 5140
- Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
- Agradeceu: 115 vezes
- Agradeceram: 323 vezes
Re: "Notícias aéreas"
detalhe que ele pode pegar até 50 anos de cadeia.
(Sim, foi acusado oficialmente).

-
- Intermediário
- Mensagens: 301
- Registrado em: Ter Jan 17, 2012 10:53 pm
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradeceram: 19 vezes
Re: "Notícias aéreas"
Código: Selecionar todos
U.S. begins sanctions process in Airbus dispute with EU
By Doug Palmer
WASHINGTON | Fri Mar 30, 2012 1:00pm EDT
(Reuters) - The United States said on Friday that European governments had failed to end illegal subsidies for aircraft manufacturer Airbus and so will be taking the first step at the World Trade Organization toward seeking sanctions on potentially billions of dollars of European goods.
"We refuse to stand by while American businesses and workers are disadvantaged," U.S. Trade Representative Ron Kirk said in a statement outlining Washington's intention to ask for a WTO panel to judge whether the European Union had complied with an earlier WTO ruling against government programs for Airbus.
"The European Union's aircraft subsidies have cost American aerospace companies tens of billions of dollars in lost revenue, which has cost American workers their jobs and hurt their families and communities," Kirk said.
The United States will formally submit its request at an April 13th meeting of the WTO Dispute Settlement Body.
It says the earlier WTO ruling shows European governments have provided more than $18 billion in subsidized financing for Airbus, a figure the European side disputes.
If the panel agrees the EU has not removed the offending subsidy programs, then Europe could face punitive duties on potentially billions of dollar of its exports to the United States.
Washington has already said it could seek as much $7 billion to $10 billion in sanctions. The process of obtaining WTO permission to impose retaliatory duties could take up to a year and the amount approved could be less than requested.
The WTO has also ruled that Boeing received some $3 billion to $4 billion in research grants and tax breaks.
The EU says it has already complied with the ruling and presented a document in December outlining its steps.
"We regret that the U.S. has chosen to take this step, since the EU notified its compliance with its WTO obligations in the package of steps taken at the end of 2011, and the U.S. has yet to do the same in the Boeing case," EU trade spokesman John Clancy said.
DEADLINE HAS PASSED
However, the United States has until September 23 this year to comply with the WTO's ruling on its subsidies for Boeing, whereas the EU's deadline to scrap Airbus subsidies was last December.
Speaking of the EU's claim it has complied already, Kirk's office said: "However, the EU has not removed its WTO-inconsistent subsidies, and has even provided new ones," in an apparent reference to European government support to help Airbus develop its latest model, the A350.
Many analysts expect the two sides to reach a negotiated settlement before any sanctions are imposed.
The two sides held talks on the EU's compliance plan in January but that did not resolve the dispute.
U.S. officials feel they have the upper hand in the transatlantic dogfight. They say the WTO rulings show Airbus was dependent on European government financing to develop "every model of large civil aircraft," but no similar conclusion was reached about U.S. support programs for Boeing.
"The United States remains prepared to engage with the EU in any meaningful efforts that will lead to the goal of ending subsidized financing at the earliest possible date," Kirk said.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 39667
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6182 vezes
- Agradeceram: 3481 vezes
Re: "Notícias aéreas"
Uma prévia do que nos espera no futuro para o mercado de aviação civil da próxima década. Um verdadeiro desafio e uma mudança radical de opções e fabricantes novos a oferecer produtos e serviços. Como a Embraer responderá a estes novos atores, só o tempo dirá. Mas já é tempo de pensarmos em como os modelos E-Jets e suas futuras versões poderão, ou não, estar à altura deste futuro que se nos avizinha. Não custa muito tempo, e veremos vários destes modelos pelos céus do Brasil a competir por espaço, passageiros e empresas. Que venham então. Os clientes agradecem mais essa ajuda para a melhoria dos custos e da qualidade dos serviços.
CANADÁ - C-Series

CHINA - Comac C-919 Family

JAPÃO - Mitsubishi MRJ / Kawasaki YPX


RUSSIA - Sukhoy Super Jet 100 /


Abs
CANADÁ - C-Series

CHINA - Comac C-919 Family

JAPÃO - Mitsubishi MRJ / Kawasaki YPX


RUSSIA - Sukhoy Super Jet 100 /


Abs
Carpe Diem
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5449
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 433 vezes
Re: "Notícias aéreas"
Acho que a maior vantagem dos E-Jets é o fato de term saido na frente no mercado, ganhando uma clientela, além de ser um projeto mais maduro, que será aperfeiçoado para continuar competitivo neste seguimento.
.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 39667
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6182 vezes
- Agradeceram: 3481 vezes
Re: "Notícias aéreas"
Temos que ver se os aperfeiçoamentos nos E-Jet's, que basicamente se restringem a algumas pequenas mudanças na aerodinâmica e na adoção de novos motores "mais ecológicos", e talvez um possível, mas quiça improvável, aumento no número de pax transportados, serão mais do que suficientes para manter esta dianteira da maturidade.
As empresas aéreas atuais estão muito volúveis a novidades tecnológicas do mercado, além do próprio aquecimento do mercado. Existe espaço de sobra para novos produdos, e há também uma certa busca, um tanto que disfarçada, por outros fornecedores que não aqueles tradicionais, no caso dos 4 grandes. Inclusive para os onipresentes 737/A320.
Os ventos estão soprando no momento a favor da Embraer. A empresa tem competência e agilidade para atuar no tipo de negócio em que está. Mas as coisas parecem que vão mudar radicalmente nos próximos 5 anos, com uma invasão de novos modelos e três fabricantes que hora procuram se estabelecer novamente(russos), ou fixar posição(chineses e japoneses). O nicho de mercado em que a Embraer atua especificamente, pode, e tende a ficar saturado de modelos em no máximo 10 anos.
A vida da empresa vai ficar mais difícil do que já era. Será que também já não era hora de pensar em um novo modelo em complementação a atua família, para a próxima década?
abs
As empresas aéreas atuais estão muito volúveis a novidades tecnológicas do mercado, além do próprio aquecimento do mercado. Existe espaço de sobra para novos produdos, e há também uma certa busca, um tanto que disfarçada, por outros fornecedores que não aqueles tradicionais, no caso dos 4 grandes. Inclusive para os onipresentes 737/A320.
Os ventos estão soprando no momento a favor da Embraer. A empresa tem competência e agilidade para atuar no tipo de negócio em que está. Mas as coisas parecem que vão mudar radicalmente nos próximos 5 anos, com uma invasão de novos modelos e três fabricantes que hora procuram se estabelecer novamente(russos), ou fixar posição(chineses e japoneses). O nicho de mercado em que a Embraer atua especificamente, pode, e tende a ficar saturado de modelos em no máximo 10 anos.
A vida da empresa vai ficar mais difícil do que já era. Será que também já não era hora de pensar em um novo modelo em complementação a atua família, para a próxima década?
abs
Carpe Diem
- Snowmeow
- Intermediário
- Mensagens: 262
- Registrado em: Ter Mar 27, 2012 6:05 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 1 vez
Re: "Notícias aéreas"
Quem sabe, um caça?
Ou o KC-390 para uso civil?
Ou o KC-390 para uso civil?
"Não cortes uma árvore no Inverno; sentirás falta dela no Verão." J. N. Dias
"Você sabe porque USA nunca sofreu golpe de estado? Porque em USA, não existe embaixada de USA." Michele Bachelet, nova presidenta do Chile
"Você sabe porque USA nunca sofreu golpe de estado? Porque em USA, não existe embaixada de USA." Michele Bachelet, nova presidenta do Chile
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 39667
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6182 vezes
- Agradeceram: 3481 vezes
Re: "Notícias aéreas"
Snowmeow escreveu:Quem sabe, um caça?
Ou o KC-390 para uso civil?
Snowmeow, ambas as hipóteses estão sendo trabalhadas pela Embraer através do FX-2, e de uma provável aquisição de parte da ECT. Ambas são empreendimentos dos GF, e tendem a vingar até o final desta década.
No caso de uma nova aeronave, esta seria um projeto de avião comercial totalmente novo e que se inserisse no nicho de mercado dos A320/B737. Esta nova aeronave pode ser um derivado dos E-jets, ou algo totalmente novo.
Vamos ver como a Embraer irá reagir.
abs.
Carpe Diem
-
- Sênior
- Mensagens: 3804
- Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
- Localização: Goiânia-GO
- Agradeceu: 241 vezes
- Agradeceram: 84 vezes
Re: "Notícias aéreas"
Companhia aérea Gol demite 131 pilotos e comissários
02 de abril de 2012 • 16h35 • atualizado 19h03
(...)
Fonte: Terra
http://not.economia.terra.com.br/notici ... R_81051278
02 de abril de 2012 • 16h35 • atualizado 19h03
(...)
Fonte: Terra
http://not.economia.terra.com.br/notici ... R_81051278
-
- Sênior
- Mensagens: 3804
- Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
- Localização: Goiânia-GO
- Agradeceu: 241 vezes
- Agradeceram: 84 vezes
Re: "Notícias aéreas"
02/04/2012 00h36 - Atualizado em 02/04/2012 08h05
Avião com 43 a bordo cai na Rússia
Segundo governo russo, 31 corpos foram encontrados no local da queda.
Ao menos 12 pessoas foram resgatadas com vida após o acidente.
(...)
Fonte: G1
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/ ... beria.html
Avião com 43 a bordo cai na Rússia
Segundo governo russo, 31 corpos foram encontrados no local da queda.
Ao menos 12 pessoas foram resgatadas com vida após o acidente.
(...)
Fonte: G1
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/ ... beria.html
-
- Sênior
- Mensagens: 3804
- Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
- Localização: Goiânia-GO
- Agradeceu: 241 vezes
- Agradeceram: 84 vezes
Re: "Notícias aéreas"
Avião cai em supermercado da Flórida e fere cinco
03 de abril de 2012 • 00h32 • atualizado às 01h00
(...)
Fontes: Terra/AFP
http://noticias.terra.com.br/mundo/noti ... 94,00.html
03 de abril de 2012 • 00h32 • atualizado às 01h00
(...)
Fontes: Terra/AFP
http://noticias.terra.com.br/mundo/noti ... 94,00.html
-
- Sênior
- Mensagens: 13539
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Re: "Notícias aéreas"
Rodrigoiano escreveu:Companhia aérea Gol demite 131 pilotos e comissários
02 de abril de 2012 • 16h35 • atualizado 19h03
(...)
Fonte: Terra
http://not.economia.terra.com.br/notici ... R_81051278
Essa da GOL era previsível e estava se desenhando desde o último trimestre de 2011. Aliás deixo a pergunta aos entendidos: O que há com a GOL? Excesso de confiança? Planejamento Oba, Oba? Não souberam crescer?
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Valdemort
- Sênior
- Mensagens: 1319
- Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
- Agradeceu: 15 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Re: "Notícias aéreas"
Escutei que o Constantino esta interessadissimo no Pre-Sal.WalterGaudério escreveu:Rodrigoiano escreveu:Companhia aérea Gol demite 131 pilotos e comissários
02 de abril de 2012 • 16h35 • atualizado 19h03
(...)
Fonte: Terra
http://not.economia.terra.com.br/notici ... R_81051278
Essa da GOL era previsível e estava se desenhando desde o último trimestre de 2011. Aliás deixo a pergunta aos entendidos: O que há com a GOL? Excesso de confiança? Planejamento Oba, Oba? Não souberam crescer?
Esta investindo junto com 1 grupo americano na compra de 240 Helicopteros.
Talvez seja 1 sinal de desinterese com a Gol, mudanca de planos ou de prioridades.
Esperemos .
"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Winston Churchill