Transcrição da fala do CM na mensagem de final de ano.
Existem informações importantes e novidades que podem subsidiar nossa visão prospectiva da MB.
- A transferência para o Setor Operativo do Navio-Patrulha “Macaé”, / em 05
de setembro, / já estando pronto, / também, / o Navio-Patrulha "Macau", / ambos
construídos no estaleiro INACE. // No total, / a Marinha pretende construir 27
NPa da classe “Macaé”, / estando em construção, / no estaleiro EISA, / cinco
outras unidades; //
- A incorporação à Armada, em 29 de julho, / do Navio-Patrulha Oceânico
“Amazonas”, / construído no Reino Unido, / e a sua chegada ao Rio de Janeiro, em
5 de outubro, / após um período de trânsito na Costa Africana, / onde realizou
exercícios com Marinhas Amigas daquele continente. // O navio foi transferido
para o Setor Operativo em 14 de novembro. // Serão recebidas mais duas unidades,
/ o “Apa” e o “Araguari”, / com previsão de incorporação à Armada em novembro
deste ano e em abril de 2013, / respectivamente; //
- A conclusão da construção, / no estaleiro INACE, / do Aviso Hidrográfico
Fluvial “Rio Tocantins”, / que foi incorporado e transferido para o Setor Operativo
em 27 de julho, / para atender ao Projeto Cartografia da Amazônia. // O segundo
navio da classe, / o "Rio Xingu", / tem previsão de prontificação até o final deste
ano / e de incorporação à Armada em janeiro de 2013. // Os dois últimos, / o “Rio
Solimões” e o “Rio Negro”, / têm previsão de prontificação e incorporação à
Armada no primeiro trimestre de 2013. //
- A Marinha, / através do Programa de Obtenção de Meios de Superfície, / o
PROSUPER, / está buscando a aprovação para a aquisição de cinco Fragatas de
6000 toneladas; / um Navio de Apoio Logístico de 23000 toneladas; / e cinco
Navios-Patrulha Oceânicos de 1800 toneladas. // Os contratos serão assinados com
as empresas detentoras dos projetos dos navios, / por meio de acordo entre
governos / e serão construídos em estaleiros brasileiros, / a serem escolhidos pelo
parceiro estrangeiro. // O PROSUPER inclui transferência de tecnologia, / apoio
logístico integrado, / requisitos de nacionalização / e offset; //
- No Programa de Obtenção de Navios-Aeródromos, / o PRONAE, / que prevê a
substituição do Navio-Aeródromo "São Paulo" até 2028, / foram contatadas seis
empresas, / que apresentaram subsídios a respeito do projeto e construção. // Com
base nas informações apresentadas, / foram solicitados orçamentos para a
realização da primeira de três fases do projeto, / que inclui, / também, / o
treinamento do pessoal. // As propostas estão sendo recebidas e analisadas pela
Diretoria de Engenharia Naval; //
- No que diz respeito ao próprio Navio-Aeródromo “São Paulo”, / foram
realizados os serviços na Planta Propulsora e a revisão da Catapulta Lateral, / para
o retorno do navio à operação. // Os consoles do Centro de Operações de Combate
/ e os demais itens que compõem a configuração do SICONTA MK IV foram
instalados. // Após a integração funcional e seu teste, / o sistema estará em
condições de operação; //
- Para completar as nossas necessidades de Navios Anfíbios, / a Diretoria de
Engenharia Naval está realizando pesquisa para obtenção de
projetos de Navios de
Desembarque-Doca, / visando à construção de duas unidades no Brasil, / dentro do
Programa de Obtenção de Navios Anfíbios / (PRONANF);
- Por meio de um Acordo de Cooperação firmado entre os Ministérios da
Defesa, / através da Marinha / e da Ciência, Tecnologia e Inovação, / a quem coube
a iniciativa do projeto, / a PETROBRAS e a VALE S.A., / está em andamento a
aquisição, / pela Marinha, / de um Navio de Pesquisa Hidroceanográfico de 5.600
toneladas de deslocamento, / com capacidade de transportar 56 pesquisadores / e
dotado de equipamentos de pesquisa no "estado da arte".
- Quanto à modernização das 12 aeronaves AF-1/1A, / duas estão na
EMBRAER, / em Gavião Peixoto, São Paulo, desde 2010 / e serão os protótipos. //
Uma terceira aeronave foi entregue em 2012. // As demais serão entregues em
2013 (5 aeronaves) / e 2014 (4 aeronaves). // O recebimento da primeira aeronave
modernizada está programado para fevereiro de 2014 / e, das 2 últimas, / os
protótipos, / para julho de 2015; //
- Quanto aos meios do Corpo de Fuzileiros Navais, / cabe ser ressaltado que, /
em 14 de dezembro de 2011, / foi assinado, com a empresa AVIBRAS, / o contrato
de obtenção do Sistema de Lançadores Múltiplos de Foguetes ASTROS CFN
2020, / que possui o diferencial de disparar foguetes de diferentes calibres a partir
de uma mesma plataforma. //
- Inicialmente, / gostaria de mencionar o esforço para reconstrução da Estação
Antártica Comandante Ferraz, o que ocorrerá durante o verão de 2013/2014. //
Na Operação Antártica XXXI, / atualmente em curso, / estão sendo
empregados o Navio Polar “Almirante Maximiano”, / o Navio de Apoio
Oceanográfico “Ary Rongel” / e o Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry”, /
em apoio às atividades científicas e de desmontagem da antiga Estação. // O
Programa Antártico Brasileiro, / PROANTAR, / contará, ainda, com mais dois
navios: / o Navio Mercante “Germânia”, / afretado pela SECIRM, / e o Navio de
Transporte de Pessoal e Carga ARA “Bahia San Blas”, / cedido pela Marinha
Argentina, / que disponibilizou, também, a Base Antártica “Câmara”, na Ilha
Livingston, / para apoiar as pesquisas brasileiras. // O desmonte da antiga Estação
ocorrerá no presente verão 2012/2013 / e será realizado por pessoal pertencente ao
Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais e ao AMRJ; //
- Foi realizada, / em 14 de março, / no Complexo Naval da Ilha das Flores, em
São Gonçalo, / a inauguração das novas instalações da Unidade Médica
Expedicionária da Marinha / (UMEM), / que tem os propósitos principais de
prestar apoio de saúde aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais em
Operações Anfíbias; // e montar e nuclear uma Unidade Médica Nível Dois, / no
contexto das Operações de Paz, / bem como instalações de saúde incorporadas nas
Operações Humanitárias; //
-A criação do Comando do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais, / diretamente
subordinado ao Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais / e localizado na
Ilha da Marambaia, / com instalações desdobradas no Centro de Instrução
Almirante Sylvio de Camargo / (CIASC).
- Foi iniciada a execução do Sistema de Gerenciamento da “Amazônia Azul” /
(SisGAAz), / tendo sido contratada a Fundação ATECH para elaborar a sua
Arquitetura, o que está em andamento / e antecederá o Desenvolvimento do
Sistema propriamente dito; //
- Em 08 de agosto, / foi publicada a Lei nº 12.706 de 2012, / que autorizou a
criação da empresa "Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A." / (AMAZUL), /
vinculada à Marinha. // A AMAZUL terá os propósitos principais de promover, /
desenvolver, / absorver, / transferir / e manter tecnologias necessárias às atividades
nucleares da Marinha e do Programa Nuclear Brasileiro; // e elaborar projetos, /
acompanhar / e fiscalizar a construção de submarinos, / promovendo o
desenvolvimento da indústria militar naval brasileira e atividades correlatas
- É importante, / ao final desta mensagem, / mencionar a continuidade do
Programa de Desenvolvimento de Submarinos, / o PROSUB. // Os trabalhos em
Itaguaí continuam em ritmo adequado, / tendo sido concluída a abertura do túnel
de ligação entre a Área Norte e a Área Sul. // A Unidade de Fabricação de
Estruturas Metálicas / (UFEM), / situada ao lado da NUCLEP, / foi prontificada
em novembro. // As obras do Estaleiro e da Base Naval de Submarinos estão em
andamento, / dentro do cronograma estabelecido, / com previsão de prontificação
no final de 2015, / exceto a parte nuclear que tem previsão de término no final de
2017. //
As seções 3 e 4 do primeiro Submarino Convencional / (S-BR) / têm previsão de
prontificação no início de 2013, / na França. // Em abril, / foi iniciada, / na
NUCLEP, / a construção das duas seções de ré; //
- Após dois anos na França, / passando por um período de treinamento, / dentro
do processo de Transferência de Tecnologia em Projeto de Submarinos, / um grupo
de 31 engenheiros da Marinha iniciou, / no dia 6 de julho, / o projeto do Submarino
com Propulsão Nuclear Brasileiro / (SN-BR), / em instalações situadas dentro do
Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo. // O término do projeto está
previsto para final de 2015, / sendo que a sua construção será iniciada em 2016. //
A nacionalização dos equipamentos, / sistemas / e componentes para o SN-BR /
será uma continuação do que está em curso / atualmente / para os S-BR, e deverá
ser bem mais extensa, / considerando que o projeto do submarino será realizado no
País. //
Sds
Lord Nauta