Re: O futuro da AAAe no Brasil
Enviado: Dom Out 01, 2017 11:09 am
Interessante, cupincha. Vamos por partes:FCarvalho escreveu:Vou me meter um pouco na conversa de vocês.
Um Manpads ou ATGM servem bem para o que vocês estão sugerindo, em operações diversas em que o infante pode tirar deles todas as vantagens táticas de que se espere de um sistema como este.
Por outro lado, nada impede, por exemplo, que um Armadillo da vida possa ser equipado com Spike NLOS e assemelhados, ou um Bolide da vida, que é um Shorad por natureza.
A questão é: qual a real necessidade de uso e como poderia ser usado este sistema em nossas OM's de acordo com suas doutrinas e TO de operação?
Não esquecer que dentro do projeto Guarani a versão 4x4 tem prevista uma versão AC, e opcionalmente poderia ter também a AAe, assim como, nada diz até o presente momento, que o cito sistema não possa ser futuramente adaptado a outros tipos de veículos, como o próprio Guarani 6x6.
Temos que dar mais um tempo e ver como o EB vai encarar o conceito do projeto e de que forma pode, ou não, adaptá-lo as suas necessidades. Daí veremos se ele tem futuro, ou não.
abs.
A EMPRESA - A Mac Jee de Brasileira pouco tem, além da razão social. Basta ver que o CEO é Francês, bem como a equipe que desenvolveu o Armadillo como uma carroceria sobre diversas possíveis plataformas estrangeiras, que vão desde o TIGR (chora, Mestre Paulão ) até o HUMVEE e aquele da Iveco (mas nada de Marruá). Foi criada para vender aqui produtos de origem Européia (provavelmente Franceses, ao menos de preferência, o que me deixa curioso por não incluírem o Mistral - este sim, é ao menos um V-SHORAD - no menu de opções AAe) e, com o tempo, começou a fabricar produtos mais simples aqui, como cablagens. A rigor, está mais ou menos no nível da AEL, só que com produtos bem menos sofisticados.
O PRODUTO EM DEBATE - Até onde eu saiba, o Armadillo não foi baseado em quaisquer ROB emitidos por alguma das nossas FFAA, nem tem grande coisa em comum com a linha logística de nossas atuais ou planejadas VTRs (talvez o Iveco, se realmente "se criar" no EB). Ou seja, é um "francoatirador" no mercado, quem gostar que leve. A proposta envolvendo o IGLA não me parece mais do que oportunismo, o que não é demérito algum, quem produz quer vender, e se produz aqui quer vender aqui, oras.
MANPADS (MAN Portable Air Defense System) e V-SHORADS (Very SHOrt Range Air Defense Systems) - A principal diferença entre eles define o modo de emprego. O MANPADS, por sua fácil portabilidade - é arma individual - e uso por um só homem (do contrário seria MENPADS, plural, arma coletiva), que pode se ocultar, esgueirar e deslocar por lugares onde veículo algum, terrestre ou aéreo, pode fazer o mesmo, cumpre uma função similar à do Sniper (Caçador, para o EB), só que contra aeronaves em voo. como exemplo aqui temos o IGLA-S; já o V-SHORAD/SHORAD é arma coletiva, maior, mais pesada e com melhores sensores, portanto difícil (mesmo que possível) de conduzir a pé, sendo mais apropriada para emprego em posições fixas (com a natural precaução de mudar constantemente o posicionamento) ou em VTRs. Como exemplos aqui nós temos o RBS-70 (EB/FAB) e o Mistral (CFN), ambos V-SHORADS. Mas não há exemplo de VTR com torre dotada de arma Sniper (e não Mtr), mesmo de grande calibre, como 12,7 (Barret, p ex) ou mesmo 14,5 mm (NTW-20 no calibre, p ex).
Finalizando, vou repetir o exemplo que já ofereci: equipar uma VTR especializada em AAAe com um SAM da classe do IGLA é como equipar outra com Msl AT da classe do Eryx. Na prática, o pouco alcance reduz dramaticamente suas chances de efetividade a bordo de VTRs, além da desnecessidade disso, já que podem ser, como os MANPADS e Fzs de precisão, transportados e disparados por um único homem. Temos de prestar atenção e estabelecer com clareza a diferença entre arma individual e coletiva para não fazer caca...
EDIT - Esqueci, poderias mostrar alguma imagem (arte, claro) de um Guarani 6 x 6 com Msl AT? Considero esta versão como crucial mas jamais vi nada de oficial ou mesmo extraoficial a respeito.