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Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sáb Jun 22, 2013 3:31 pm
por Penguin
saullo escreveu:O governo atual, moralmente falando, acabou.
As máscaras caíram e vimos que era apenas um projeto de poder a qualquer custo, e a presidente se mostrou fraca, tíbia e patética, assim como seus 3590 ministros, uns histéricos, outros bobinhos, outros que se acham importantes para serem espionados, e quase toda a classe política, que sumiu no mato.
Melhor a FAB comprar caças usados com recursos de seu próprio orçamento, algumas unidades a cada ano, como tem feito com os Black Hawk, e devagar ir substituindo os atuais.
A US Navy vai dar uma encolhida e vai ter Super Hornet usados por lá enquanto eles recebem uns novos de fábrica, nós podemos pegar restos, afinal resto é o que sobra pra um país desgovernado por gente sem visão.
Teremos sobras e contentaremos com elas.
Abraços

Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sáb Jun 22, 2013 3:49 pm
por Luís Henrique
sapao escreveu:Luís Henrique escreveu:
Totalmente APOIADO.
Tem mais, já foi amplamente divulgado que foram realizados MUITOS TRABALHOS para a redução da assinatura radar da aeronave.
Com certeza a RCS do Su-35 é EQUIVALENTE aos demais caças de 4ª geração, como o Super Hornet, Eurofighter, Rafale e Gripen.
A diferença de RCS entre estas aeronaves é PEQUENA e estão na mesma ORDEM DE GRANDEZA.
Ou seja, nenhuma é furtiva, mas também nenhuma é uma árvore de natal. TODAS são LO (Low Observable) que pode ser traduzido como DISCRETAS.
Em páginas da internet russas eu já encontrei informações que citam que a RCS seria inferior a 1 m².
E também já encontrei informações que dizem que a RCS do Su-35 é de 0,5 m²
Eu já fiz as contas e mesmo SUPERVALORIZANDO os 3 finalistas do FX2 e SUPER DESVALORIZANDO o Su-35 no quesito RCS, ainda assim o caça russo continua com a vantagem devido à IMENSA diferença das capacidades do RADAR.
Se aceitarmos que Super Hornet, Rafale e Gripen possuem RCS de 0,5 m² (o que é muito difícil de ser, principalmente estando armados), o Su-35 conseguirá detectá-los a 240 km de distância.
E sabemos que o APG-79 que é o mais poderoso dos 3 radares AESA dos finalistas do FX2 (APG-79, RBE2 e Raven), possui alcance de detecção de cerca de 200 km.
Algumas fontes falam em 209 km. E sabemos que isto ocorre normalmente com alvos de 3m² ou 5m².
Para alvos menores, OBVIAMENTE, a detecção vai cair, da mesma forma que ocorre com o IRBIS-E do Su-35.
Ou seja, mesmo que o Su-35 tenha um RCS de 3m² ou até mesmo de 5m², AINDA ASSIM, ele(SU-35) vai detectar qualquer finalista do FX2 ANTES de ser detectado.
Luis, so cuidado com o conceito de RCS fixo e de RADAR tambem com padrão de busca fixo:
-Em que perfil de vôo, em que configuração e de qual posição estamos estimando a RCS das aeronaves?
-Em qual padrão varredura, com qual frequencia de busca e em que posição estamos estimando o alcance dos radares?
Porque todas essas caracteristicas que você citou são variaveis e dependem de uma serie de fatores externos e internos, calcular esses dados como se os parametros fossem fixos não é correto.
Para mim parece realmente que o RADAR do SU-35 seja o mais potente, o que
provavelmente lhe daria maior alcance; mas se formos levar em conta o aspecto visual temos tambem sendo o SU-35 maior que as demais ela tambem
provavelmente teria uma maior RCS em todos os casos; porque eu simplesmente NÃO consigo acreditar utilizando apenas o "olhometro" que uma aeronave do tamanho do F-18 tenha a mesma RCS do Gripen, e igual a do SU-35 muito menos.
Sapão,
Todas estas variáveis se aplicam à TODOS os caças.
Podemos dizer então que NO MELHOR CASO o Su-35 detecta alvos aéreos com RCS de 3m2 à 400 km de distância, enquanto que o SH detecta o mesmo alvo à 200 km, o Rafale e o Gripen chegando PRÓXIMO da capacidade do SH neste quesito.
Qualquer degradação, qualquer diferença ocorrerá para todos os casos. Então parece bastante óbvio qual caça é superior neste quesito, pois a diferença não é pequena, é ENORME.
Sobre a questão da RCS, vc sabe que desde a década de 70 e 80, os caças pesados como o Su-27 e o F-15, sempre tiveram RCS maior que caças mais leves, porém sempre foram os Reis dos Céus, sempre foram o Topo do Topo nas maiores potências militares do planeta.
Da mesma forma na atualidade vemos o F-22 e o F-35 e o caça MAIOR continua sendo o HIGH da equação e mesmo sendo maior é considerado mais furtivo, ou seja, mais difícil de detectar. Da mesma forma temos bombardeiros bem maiores que caças, que também são mais difíceis de detectar do que muitos caças.
Portanto, é fácil entender que não depende do tamanho e sim dos COMPROMISSOS assumidos.
Um outro exemplo é o Super Hornet, que é BEM maior que o Hornet e possui RCS BEM MENOR.
Outro exemplo é o Rafale que é BEM maior que o Mirage e possui RCS BEM MENOR
Agora, por que acreditar que o Su-35 terá a mesma RCS do Su-27 (como disse o Kirk)???
O que temos de concreto é que o Su-35 NOVO, que não é o mesmo que foi oferecido no FX1, é mais novo que o SH e que o Rafale. E que foi utilizado tecnologias da 5a geração que estavam sendo desenvolvidas para o Pak Fa.
E o que eu demonstrei na mensagem anterior, é justamente que mesmo que o RCS do Su-35 seja um pouco superior, a diferença na detecção será pequena. Ou seja, no mano a mano o Su-35 vai enxergar antes mesmo, pois as variáveis existirão para todos os caças.
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sáb Jun 22, 2013 4:04 pm
por Lirolfuti
Penguin escreveu:saullo escreveu:O governo atual, moralmente falando, acabou.
As máscaras caíram e vimos que era apenas um projeto de poder a qualquer custo, e a presidente se mostrou fraca, tíbia e patética, assim como seus 3590 ministros, uns histéricos, outros bobinhos, outros que se acham importantes para serem espionados, e quase toda a classe política, que sumiu no mato.
Melhor a FAB comprar caças usados com recursos de seu próprio orçamento, algumas unidades a cada ano, como tem feito com os Black Hawk, e devagar ir substituindo os atuais.
A US Navy vai dar uma encolhida e vai ter Super Hornet usados por lá enquanto eles recebem uns novos de fábrica, nós podemos pegar restos, afinal resto é o que sobra pra um país desgovernado por gente sem visão.
Teremos sobras e contentaremos com elas.
Abraços

Então o Brasil nado, nado e nadou para morrer no deserto.
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sáb Jun 22, 2013 4:29 pm
por Penguin
Lirolfuti escreveu:
Então o Brasil nado, nado e nadou para morrer no deserto.
Pelo visto, corre um sério risco.
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sáb Jun 22, 2013 6:26 pm
por Petry
Negócio é comprar os Su-35 trocando por carnes ou algo que de para justificar com um baita negócio!
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sáb Jun 22, 2013 8:55 pm
por general-lee
Petry escreveu:Negócio é comprar os Su-35 trocando por carnes ou algo que de para justificar com um baita negócio!
Só se for no dia de sâo nunca!!!!!!!
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sáb Jun 22, 2013 9:46 pm
por Petry
Então serão os F-5 forever!
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Sáb Jun 22, 2013 10:16 pm
por Penguin
Luís Henrique escreveu:sapao escreveu:
Luis, so cuidado com o conceito de RCS fixo e de RADAR tambem com padrão de busca fixo:
-Em que perfil de vôo, em que configuração e de qual posição estamos estimando a RCS das aeronaves?
-Em qual padrão varredura, com qual frequencia de busca e em que posição estamos estimando o alcance dos radares?
Porque todas essas caracteristicas que você citou são variaveis e dependem de uma serie de fatores externos e internos, calcular esses dados como se os parametros fossem fixos não é correto.
Para mim parece realmente que o RADAR do SU-35 seja o mais potente, o que provavelmente lhe daria maior alcance; mas se formos levar em conta o aspecto visual temos tambem sendo o SU-35 maior que as demais ela tambem provavelmente teria uma maior RCS em todos os casos; porque eu simplesmente NÃO consigo acreditar utilizando apenas o "olhometro" que uma aeronave do tamanho do F-18 tenha a mesma RCS do Gripen, e igual a do SU-35 muito menos.
Sapão,
Todas estas variáveis se aplicam à TODOS os caças.
Podemos dizer então que NO MELHOR CASO o Su-35 detecta alvos aéreos com RCS de 3m2 à 400 km de distância, enquanto que o SH detecta o mesmo alvo à 200 km, o Rafale e o Gripen chegando PRÓXIMO da capacidade do SH neste quesito.
Qualquer degradação, qualquer diferença ocorrerá para todos os casos. Então parece bastante óbvio qual caça é superior neste quesito, pois a diferença não é pequena, é ENORME.
Sobre a questão da RCS, vc sabe que desde a década de 70 e 80, os caças pesados como o Su-27 e o F-15, sempre tiveram RCS maior que caças mais leves, porém sempre foram os Reis dos Céus, sempre foram o Topo do Topo nas maiores potências militares do planeta.
Da mesma forma na atualidade vemos o F-22 e o F-35 e o caça MAIOR continua sendo o HIGH da equação e mesmo sendo maior é considerado mais furtivo, ou seja, mais difícil de detectar. Da mesma forma temos bombardeiros bem maiores que caças, que também são mais difíceis de detectar do que muitos caças.
Portanto, é fácil entender que não depende do tamanho e sim dos COMPROMISSOS assumidos.
Um outro exemplo é o Super Hornet, que é BEM maior que o Hornet e possui RCS BEM MENOR.
Outro exemplo é o Rafale que é BEM maior que o Mirage e possui RCS BEM MENOR
Agora, por que acreditar que o Su-35 terá a mesma RCS do Su-27 (como disse o Kirk)???
O que temos de concreto é que o Su-35 NOVO, que não é o mesmo que foi oferecido no FX1, é mais novo que o SH e que o Rafale. E que foi utilizado tecnologias da 5a geração que estavam sendo desenvolvidas para o Pak Fa.
E o que eu demonstrei na mensagem anterior, é justamente que mesmo que o RCS do Su-35 seja um pouco superior, a diferença na detecção será pequena. Ou seja, no mano a mano o Su-35 vai enxergar antes mesmo, pois as variáveis existirão para todos os caças.
Luís,
Na edição atual da Revista Air International foi publicada uma matéria sobre o Su-35. Quanto ao radar IRBIS E (autor Piotr Butowski):
[]s
Obs 1:
Obs2:
Os dados sobre alcance de radares militares, normalmente não são divulgados. Na maioria das vezes, há apenas estimativas que circulam nos fóruns (muitas provenientes de games

).
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Dom Jun 23, 2013 8:08 pm
por Boss
Vão anunciar tudo em outubro, o F-18 (blergh), o Prosuper e assinar a compra da antiaérea com os russos.
Aqueles que choram pela compra de meros fuzis "enquanto postos de sáude caem aos pedaços" terão a chance de fazer choros bíblicos.
Só chute.
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Provavelmente errarei, já que agora Brasília vai se debruçar para "agradar/acalmar" o povo, ainda mais estando já na temporada da eleição de 2014. Imagina se terão tempo para comprar algo para os "milicos brincarem".
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Dom Jun 23, 2013 11:43 pm
por kirk
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Seg Jun 24, 2013 10:46 am
por Olinda
kirk escreveu:Brasileiro escreveu:Para este ano podem esquecer esse F-X2. Não há ambiente para isso.
Acho que até há sim, mas a esta altura a presidente está de olho na reeleição.
Não sei o que vai acontecer.
-Se ela vai pagar uma fortuna para tentar esticar a vida desses Mirages.
-Se vai revirar o mercado de caças usados
-Ou jogar para o próximo presidente a possibilidade de abrir uma nova concorrência
Se ela quer MESMO se sair por cima dessa, seria anunciar o desenvolvimento de um caça com algum país, enfocando a geração de emprego e desenvolvimento AQUI. Mas seria muito...
abraços]
Concordo plenamente Brasileiro !
Qualquer centavo que se empregar nos M-2000 é jogar dinheiro no lixo e continuar com a obsolência, tampão trará tantos desgastes quanto a decisão do FX-2, assim tem que saber "vender o peixe" com geração REAL de empregos e explorar os longos prazos de pagamento, nesse cenário, se o SH é a melhor opção geo-estratégica o Gripen é sem dúvida o que trará o maior impacto positivo, com REAL participação brasileira e geração de postos de trabalho e compartilhamento de tecnologia
Forte Abraço
kirk
Kirk,
O Brasil precisa de caças urgente, quanto em quanto tempo a SAAB consegue entregar os primeiros Gripen-NG prontos para cumprir a missão substituindo os Mirage.
Eu acreditava no Gripen-NG, mas demorou muito para decidir, e a SAAB provou que depende de encomendas para terminar o desenvolvimento e começar a produção. Talvez não tenha mais nada para desenvolver, estão apenas esperando alguém bancar ($$) a produção.
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Seg Jun 24, 2013 1:04 pm
por FCarvalho
O time para uma aquisição vatajosa do Gripen NG já passou faz tempo. Qualquer coisa agora sobre o mesmo para nós seria apenas e tão somente o custeio da produção, sem maiores ganhos tecnológicos e industriais.
Se junto á oferta daqueles caças viesse um adicional para o desenvolvimento autóctone de um modelo de caça de 5aG nacional baseado no projeto do FS2020, talvez ainda fosse um bom negócio. Mas isso é um mero sonho e um desejo impagável para a realidade brasileira atual.
Enfim, do jeito que as coisas andam hoje em dia, com a FAB mais preocupada em ter com o que voar no curto/médio prazo, e bem menos com tot's e outros bordões infindáveis que se tornou o FX, qualquer coisa que venha, se usado(menos do que os atuais vetores, claro) ou novo, com certeza a instituição já se considerará no lucro.
abs.
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Seg Jun 24, 2013 1:59 pm
por bcorreia
O NG nunca foi uma opção vantajosa, um erro da Saab desde o começo, um quarta geração que só vai estar totalmente operacional na terceira década desse seculo, desde o inicio a Saab deveria somente ter atualizado a eletrônica dos c/d para a versão e/f e ter gasto toda essa energia que foi gasta no NG no fx2020.
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Seg Jun 24, 2013 2:11 pm
por FCarvalho
Há 15 anos atrás eu discordaria de você, e até teria argumentos para isso. Mas hoje, eu realmente tenho de dar a mão a palmatória, e fazer minhas as usas palavras.
Talvez tivéssemos escolhido o Gripen em 1997 quando esta conversa toda começou, a SAAB bem poderia nem sequer estar falando em Gripen NG, mas em um FS2020 sueco-brasileiro.
Mas creio que agora nós nunca saberemos.
abs.
Re: Alternativas para fim do FX2
Enviado: Seg Jun 24, 2013 7:52 pm
por kirk
Olinda escreveu:kirk escreveu:
Concordo plenamente Brasileiro !
Qualquer centavo que se empregar nos M-2000 é jogar dinheiro no lixo e continuar com a obsolência, tampão trará tantos desgastes quanto a decisão do FX-2, assim tem que saber "vender o peixe" com geração REAL de empregos e explorar os longos prazos de pagamento, nesse cenário, se o SH é a melhor opção geo-estratégica o Gripen é sem dúvida o que trará o maior impacto positivo, com REAL participação brasileira e geração de postos de trabalho e compartilhamento de tecnologia
Forte Abraço
kirk
Kirk,
O Brasil precisa de caças urgente, quanto em quanto tempo a SAAB consegue entregar os primeiros Gripen-NG prontos para cumprir a missão substituindo os Mirage.
Eu acreditava no Gripen-NG, mas demorou muito para decidir, e a SAAB provou que depende de encomendas para terminar o desenvolvimento e começar a produção. Talvez não tenha mais nada para desenvolver, estão apenas esperando alguém bancar ($$) a produção.
Olinda boa noite !
Tenho que concordar, perdemos o "time" do Gripen, e uma excelente oportunidade
Por outro lado, nada impede que a Saab mantenha sua proposta com o Brasil e equipemos o Gripen-BR segundo os requisitos da FAB, independente do que aconteça na Suíça, claro que isso onera a proposta do que não seja comum entre requisitos brasileiros e suíços
Pensando em futuro mais amplo precisamos desenvolver nosso caça naval e ainda tem o F2020, a mim parece uma excelente oportunidade mas talvez o GF não pensa assim
Com relação a urgência na substituição do GDA só há uma alternativa possível, utilização de Gripens C/D até a entrada em operação do FX-2, poderíamos pensar nos Gripens que estão parados da SAAF, são novíssimos, e já tem "experiência" em Copa do Mundo
A única opção para entrega rápida na minha opinião é o SH, nem Saab, nem Dassault, tem condições de iniciar entregas antes de 2018, SE a Dassault confirmar vitória na índia, claro
Abs
kirk