Excelente vídeo, também estou na torcida pelas Type 26, acho que se colocarmos em operação as Barrosão 2.0 podemos muito bem aguardar até 2020 por este novo brinquedo.
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Sex Out 05, 2012 7:04 pm
por bcorreia
Fico cá pensando, será que com a construção das Inhaúma, e a provável construção dessas fragatas do prosuper mais por aqui, a Marinha não conseguiria montar uma forma que permitisse o interesse político na construção contínua de navios para a marinha gerando empregos (leia-se votos), algo similar ao que ocorre em outros nichos industriais?
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Sex Out 05, 2012 9:00 pm
por Brasileiro
A única coisa que me deixa apreensivo nessa Type-26 seria o preço dela, não sei quanto é, mas aparentemente deve ser bem carinha sim.
Mas acredito que a nossa versão seria um pouco mais simplificada. Torço também para que a MB consiga um bom índice de nacionalização.
Outro fator decisivo na queda total dos preços seria um esforço maior na venda dessas fragatas. Por exemplo: Algumas de nossas indústrias que se associarem aos ingleses fique responsáveis, por exemplo, por divulgar o navio no hemisfério sul.
abraços]
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Sáb Out 06, 2012 10:39 am
por LeandroGCard
O custo de eventuais Type-26 para o Brasil deve ser ainda pressionado mais para o alto.
Não vejo a MB adotando o Vulcan Phalanx, uma arma considerada obsoleta e que já está sendo substituída em todos os navios atuais (o que dirá nos futuros) pelo Goalkeeper e pelo RAM. No lugar dele devem ser adotados dois reparos do Trinity ou mesmo de um canhão de tiro rápido de maior calibre (57 mm?) com espoleta de proximidade, se o projeto estrutural do navio permitir. Mas as posições destas peças não deveriam ser mudadas, estão ótimas assim na linha de centro com amplos arcos de tiro, bem melhor que a disposição lateral das Niterói.
O radar também me parece muito limitado para uma marinha em que estes navios seriam as principais plataformas de escolta. Na RN eles operarão cobertos pelos radares das Type-45, mas na MB não existirão destróieres desta categoria no futuro previsível, então o Artisan 3D deveria ser substituído por outro radar de maior alcance como o Empar. Estas alterações levariam a navios mais poderosos que os da RN, mas muito provavelmente com custo maior também.
Já os sistemas de mísseis também me parecem um tanto improváveis, com o Mark-41 para Standard e ESSM, além do CAAM. Acho mais provável que a MB adote algum outro sistema no lugar deles, como o Sylver para Aster-15/30 e talvez Crotale-NG (ou quem sabe o Aster combinado com o Umkhonto ER, se este desenvolvimento for mesmo para frente). Aí a mudança não aumentaria significativamente a capacidade de fogo dos navios, mas talvez permitisse a produção local dos mísseis, o que é muito mais importante.
Leandro G. Card
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Sáb Out 06, 2012 1:35 pm
por henriquejr
LeandroGCard escreveu:O custo de eventuais Type-26 para o Brasil deve ser ainda pressionado mais para o alto.
Não vejo a MB adotando o Vulcan Phalanx, uma arma considerada obsoleta e que já está sendo substituída em todos os navios atuais (o que dirá nos futuros) pelo Goalkeeper e pelo RAM. No lugar dele devem ser adotados dois reparos do Trinity ou mesmo de um canhão de tiro rápido de maior calibre (57 mm?) com espoleta de proximidade, se o projeto estrutural do navio permitir. Mas as posições destas peças não deveriam ser mudadas, estão ótimas assim na linha de centro com amplos arcos de tiro, bem melhor que a disposição lateral das Niterói.
O radar também me parece muito limitado para uma marinha em que estes navios seriam as principais plataformas de escolta. Na RN eles operarão cobertos pelos radares das Type-45, mas na MB não existirão destróieres desta categoria no futuro previsível, então o Artisan 3D deveria ser substituído por outro radar de maior alcance como o Empar. Estas alterações levariam a navios mais poderosos que os da RN, mas muito provavelmente com custo maior também.
Já os sistemas de mísseis também me parecem um tanto improváveis, com o Mark-41 para Standard e ESSM, além do CAAM. Acho mais provável que a MB adote algum outro sistema no lugar deles, como o Sylver para Aster-15/30 e talvez Crotale-NG (ou quem sabe o Aster combinado com o Umkhonto ER, se este desenvolvimento for mesmo para frente). Aí a mudança não aumentaria significativamente a capacidade de fogo dos navios, mas talvez permitisse a produção local dos mísseis, o que é muito mais importante.
Leandro G. Card
Concordo com seu ponto de vista, Leandro. E uma das vantagens que vejo da MB optar pela T-26 é justamente pelo fato de ainda estar sendo desenvolvida, ou seja, ainda não é um pacote fechado. Com a MB participando do projeto desde o início, ela fazer alterações para que o navio preencha integralmente seus requisitos, o que seria mais difícil de se conseguir com um navio de projeto já finalizado, como as FREMM. Até algum tempo atrás, quando a FREMM italiana era cotada como a favorita (muitos chegaram a afirmar que já tinha sido a escolhida), houve discussões aqui a respeito dos seus radares que, segundo afirmaram, são inferiores aos da versão francesa.
Na minha opinião, de leigo no assunto, o lançamento da T-26 justamente num momento em que a MB estava definindo sua nova escolta, causou um arrepio na espinha do almirantado, ou seja, surgiu exatamente aquilo que a MB estava buscando, mesmo que isso resultasse numa maior espera para receber as primeiras unidades, e ai entrou as novas Barroso!
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Sáb Out 06, 2012 2:40 pm
por Lord Nauta
Concordo com seu ponto de vista, Leandro. E uma das vantagens que vejo da MB optar pela T-26 é justamente pelo fato de ainda estar sendo desenvolvida, ou seja, ainda não é um pacote fechado. Com a MB participando do projeto desde o início, ela fazer alterações para que o navio preencha integralmente seus requisitos, o que seria mais difícil de se conseguir com um navio de projeto já finalizado, como as FREMM. Até algum tempo atrás, quando a FREMM italiana era cotada como a favorita (muitos chegaram a afirmar que já tinha sido a escolhida), houve discussões aqui a respeito dos seus radares que, segundo afirmaram, são inferiores aos da versão francesa.
Na minha opinião, de leigo no assunto, o lançamento da T-26 justamente num momento em que a MB estava definindo sua nova escolta, causou um arrepio na espinha do almirantado, ''ou seja, surgiu exatamente aquilo que a MB estava buscando, mesmo que isso resultasse numa maior espera para receber as primeiras unidades, e ai entrou as novas Barroso!''[/quote]
BINGO!
Sds
Lord Nauta
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Sáb Out 06, 2012 3:14 pm
por Wingate
Lord Nauta escreveu:Concordo com seu ponto de vista, Leandro. E uma das vantagens que vejo da MB optar pela T-26 é justamente pelo fato de ainda estar sendo desenvolvida, ou seja, ainda não é um pacote fechado. Com a MB participando do projeto desde o início, ela fazer alterações para que o navio preencha integralmente seus requisitos, o que seria mais difícil de se conseguir com um navio de projeto já finalizado, como as FREMM. Até algum tempo atrás, quando a FREMM italiana era cotada como a favorita (muitos chegaram a afirmar que já tinha sido a escolhida), houve discussões aqui a respeito dos seus radares que, segundo afirmaram, são inferiores aos da versão francesa.
Na minha opinião, de leigo no assunto, o lançamento da T-26 justamente num momento em que a MB estava definindo sua nova escolta, causou um arrepio na espinha do almirantado, ''ou seja, surgiu exatamente aquilo que a MB estava buscando, mesmo que isso resultasse numa maior espera para receber as primeiras unidades, e ai entrou as novas Barroso!''
BINGO!
Sds
Lord Nauta[/quote]
Para me permitir um melhor acompanhamento dessa ótima discussão, por favor confirmem: as T-26 seriam construídas no Brasil?
Wingate
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Sáb Out 06, 2012 3:59 pm
por Lirolfuti
Wingate escreveu:
Lord Nauta escreveu:Concordo com seu ponto de vista, Leandro. E uma das vantagens que vejo da MB optar pela T-26 é justamente pelo fato de ainda estar sendo desenvolvida, ou seja, ainda não é um pacote fechado. Com a MB participando do projeto desde o início, ela fazer alterações para que o navio preencha integralmente seus requisitos, o que seria mais difícil de se conseguir com um navio de projeto já finalizado, como as FREMM. Até algum tempo atrás, quando a FREMM italiana era cotada como a favorita (muitos chegaram a afirmar que já tinha sido a escolhida), houve discussões aqui a respeito dos seus radares que, segundo afirmaram, são inferiores aos da versão francesa.
Na minha opinião, de leigo no assunto, o lançamento da T-26 justamente num momento em que a MB estava definindo sua nova escolta, causou um arrepio na espinha do almirantado, ''ou seja, surgiu exatamente aquilo que a MB estava buscando, mesmo que isso resultasse numa maior espera para receber as primeiras unidades, e ai entrou as novas Barroso!''
BINGO!
Sds
Lord Nauta
Para me permitir um melhor acompanhamento dessa ótima discussão, por favor confirmem: as T-26 seriam construídas no Brasil?
Wingate[/quote]
Olha oque li a um tempo atras eque qualquer um que ganhe as 2 primeiras seriao feita no estaleiro vencedor ( com tecnicos da mb acompanhando ) a 3 seria feita metade la e metade aqui a 4 e 5 seriao feitas inteiramente aqui.
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Sáb Out 06, 2012 4:00 pm
por FCarvalho
A idéia, a princípio, é que sim. Com a crescente nacionalização dos sistemas ao longo do processo de desenvolvimento da mesma.
abs.
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Sáb Out 06, 2012 6:05 pm
por Boss
Tentando juntar os pontos: o pessoal da MB lá na BAE estariam lá para "preparar" uma versão brasileira ?
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Sáb Out 06, 2012 6:14 pm
por Brasileiro
Olha, essas Type-26 aparentemente serão navios com N maiúsculo.
Se for confirmada oficialmente a participação brasileira no projeto (praticamente um PAK-FA naval), será um grande orgulho para todos nós!
Mas não sei, ainda acho que só as 4 Barroso não seguram a barra. Talvez uma compra de oportunidade de uns 2 fragatas 'de verdade' venha a fazer um bom complemento.
abraços]
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Enviado: Sáb Out 06, 2012 7:29 pm
por Penguin
MoD reveals design of Royal Navy future warships
20 August 2012 Last updated at 13:18 GMT
By Jonathan Beale
Defence correspondent, BBC News
Sou sincero em dizer que quando saíram os primeiros desenhos da T-26 eu não gostei muito. Mas esses últimos desenhos que estão sendo divulgados tão mostrando que a T-26 vai ser, realmente, um belo navio, com N maiúsculo, como disse o Brasileiro!
Só não gostei muito da tonelagem da mesma, cerca de 5.800T. Acho que o ideal hoje, para navios dessa classe, é que se tenha entre 6000T a 7500T, para que disponha de espaço suficiente para acomodação de tripulantes e tropas, sensores e armamentos. Mas como se trata apenas de um projeto em desenvolvimento, nada impede que ela venha a crescer um pouco mais!