AVIBRAS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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jumentodonordeste
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Re: AVIBRAS

#961 Mensagem por jumentodonordeste » Qua Nov 02, 2011 11:29 am

Significa que o mundo vai acabar em 2012.

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Pelozumenos pra elis;




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Túlio
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Re: AVIBRAS

#962 Mensagem por Túlio » Qua Nov 02, 2011 11:30 am

Deixa, vou fazer uma PACK com o Mano Véio Cabôco e encher até o nosso véio CMG esvaziar o saco de infos... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: AVIBRAS

#963 Mensagem por sapao » Qua Nov 02, 2011 6:13 pm

Carlos Mathias escreveu:Assim, todos os outros mísseis se beneficiarão desta nova tecnologia de propelentes, ou seja, seus alcances e energias aumentarão.

Outro que poderia se beneficiar é o MSS. :wink:
A MECTRON já está de papo com eles há mais de ano...




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Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: AVIBRAS

#964 Mensagem por varj » Qua Nov 02, 2011 6:32 pm

Ainda não li nada sobre giroscópios de tecnologia Nacional sendo utilizados.Este é um gargalo principalmente em foguetes de longo alcance.Alguém tem alguma novidade sobre o assunto?




Carlos Mathias

Re: AVIBRAS

#965 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Nov 02, 2011 6:41 pm

Eu já vi alguma por aqui sim, e acho que falava em giroscópios de fibra ótica.




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Re: AVIBRAS

#966 Mensagem por Bravo » Qua Nov 02, 2011 6:59 pm

Imagem
Protótipo de giroscópio a fibra óptica desenvolvido pelo grupo EFO-S

Informações sobre dessenvolvimento de sensores inerciais no Brasil:
http://www.ieav.cta.br/efo/efo_S.php




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Re: AVIBRAS

#967 Mensagem por thelmo rodrigues » Qua Nov 02, 2011 7:10 pm

Se não me falha a memória por causa de uma foto os americanos vetaram o uso de um importante chip usado no equipamento. Depois disso não lembro de ter lido alguma coisa mais sobre o equipamento. Alguém teria alguma novidade???




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
brisa

Re: AVIBRAS

#968 Mensagem por brisa » Qua Nov 02, 2011 7:15 pm

Bravo escreveu:Imagem
Protótipo de giroscópio a fibra óptica desenvolvido pelo grupo EFO-S

Informações sobre dessenvolvimento de sensores inerciais no Brasil:
http://www.ieav.cta.br/efo/efo_S.php
Hehehehehe

isto aí ta pareceno a super maquina que eu estou montando em casa :mrgreen: :D

não vai ter em capacidade e velocidade pra NINGUEM..... :twisted:




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Re: AVIBRAS

#969 Mensagem por DELTA22 » Qua Nov 02, 2011 7:36 pm

varj escreveu:Ainda não li nada sobre giroscópios de tecnologia Nacional sendo utilizados.Este é um gargalo principalmente em foguetes de longo alcance.Alguém tem alguma novidade sobre o assunto?
O IAE tem uma plataforma inercial sendo testada. Parece que está em uma montanha russa em um parque de diversões de São Paulo.

[]'s.




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Re: AVIBRAS

#970 Mensagem por romeo » Qua Nov 02, 2011 7:57 pm

Bem que desconfiava que estavamos testando montanhas de equipamentos nossos com tecnologia russa... :D




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Re: AVIBRAS

#971 Mensagem por varj » Qua Nov 02, 2011 8:38 pm

Obrigado pelas informacões.Fico muiiito feliz em ver o Brasil investindo nesta sensível área.Sobre os Americanos vetarem a exportação de chips etc não me estranha.Pois assim bloqueiam nossa entrada neste seleto grupo.Gostaria que pagassemos na mesma moeda.Não exportaríamos mais Nióbio, Tântalo, Terras Ras etc dai eles não poderiam fazer nada com a tecnologia que possuem então teriam de renegociar conosco.




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Re: AVIBRAS

#972 Mensagem por thelmo rodrigues » Qua Nov 02, 2011 9:51 pm

DELTA22 escreveu:
varj escreveu:Ainda não li nada sobre giroscópios de tecnologia Nacional sendo utilizados.Este é um gargalo principalmente em foguetes de longo alcance.Alguém tem alguma novidade sobre o assunto?
O IAE tem uma plataforma inercial sendo testada. Parece que está em uma montanha russa em um parque de diversões de São Paulo.

[]'s.
Olha aí a estória da montanha russa:


Brasil desenvolve sistema de navegação de satélites e foguetes
Postado por walfredoem 17 de julho de 2011em Aérea, Defesa |

Com um custo estimado de R$ 40 milhões, projeto está sendo financiado com recursos da Finep Virgínia Silveira escreve para o "Valor Econômico":

O Brasil está conseguindo resolver um dos principais desafios tecnológicos impostos, há quase três décadas, ao seu programa de lançadores de satélites: desenvolver e fabricar seu próprio sistema de navegação inercial, utilizado na estabilização de satélites em órbita e na orientação da trajetória de um foguete no espaço.

A primeira fase do projeto, batizado de SIA (Sistemas de Navegação Inercial para Aplicação Aeroespacial) já foi concluída, com o desenvolvimento do protótipo de uma plataforma inercial completa, que será testada em uma montanha russa, em um parque de diversões, em São Paulo, no começo do próximo ano. O teste em voo da plataforma será feito até o fim de 2010, numa operação chamada de "Maracatu".
"Vamos testar os sensores da plataforma no veículo de sondagem brasileiro VSB-30, utilizado em missões suborbitais de exploração do espaço", disse o coordenador do projeto SIA, Waldemar de Castro Leite Filho. O VSB-30 acumula um histórico de nove lançamentos de sucesso, sendo que dois foram realizados no começo deste mês, no campo de Esrange, em Kiruna, na Suécia, levando à bordo experimentos científicos europeus.

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) também está finalizando a construção de um prédio, que irá abrigar um laboratório de infraestrutura de testes para os sensores da plataforma inercial do SIA.

O laboratório, segundo Leite Filho, é único na América Latina e será capaz de testar sensores com uma precisão de 0,1 grau por hora, ou seja, poderá medir movimentos cem vezes menor que o movimento de rotação da Terra. Empresas como a Embraer e a Petrobras, segundo o pesquisador, já utilizam os laboratórios do DCTA para calibrar seus sensores.

O projeto SIA tem um custo estimado de R$ 40 milhões e está sendo financiado pela Finep, por meio da Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa (Fundep). A execução do projeto está a cargo do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e Instituto de Estudos Avançados (IEAv), vinculados ao DCTA e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O objetivo inicial do SIA, segundo Leite Filho, é capacitar o Brasil a fabricar sistemas inerciais para foguetes e satélites.

A tecnologia será repassada para a indústria brasileira e, por esta razão, o projeto SIA envolve ainda a participação de um consórcio de empresas, o SIN, formado pela Mectron, Equatorial, Optsensys, Navcon e Compsis.

Além do programa espacial, o SIA também vem sendo acompanhado de perto pelo exército brasileiro, devido a sua aplicação em sistemas inerciais de carros de combate e mísseis. A marinha tem interesse no SIA para a guiagem de navios e como estabilizador de armas e a Petrobras utiliza sensores inerciais em brocas e sistemas de ancoragem de estruturas flutuantes, utilizadas no processo de exploração de petróleo.

"Se considerarmos um atirador, o sistema inercial é a luneta, porque sem ela não se vê o alvo", explica Leite Filho. Num avião, segundo ele, o sistema de navegação inercial diz para onde ele está indo e controla o veículo, estabilizando a sua velocidade angular e atitude (orientação no espaço em relação a um sistema de referência). O sistema inercial, neste caso, ajuda a navegação acrescentando os dados do GPS, mas ele é autônomo, ou seja, não depende de satélites, e sim dos seus sensores para funcionar.

O sistema inercial de um foguete é composto por dois sensores principais: um girômetro e um acelerômetro, que repassam as informações sobre a posição do foguete no espaço para o computador de bordo. É através da plataforma inercial que se consegue, por exemplo, identificar os desvios de rota de um foguete ou satélite em órbita.

O domínio da tecnologia que envolve o sistema de navegação de veículos espaciais, segundo Leite Filho, dará ao Brasil autonomia em uma área considerada estratégica, restrita a poucos países no mundo e sujeita a embargos tecnológicos, que há vários anos tem afetado o programa espacial brasileiro.

Os sistemas inerciais de todos os protótipos de foguetes já lançados pelo Centro Técnico Aeroespacial, (CTA), por exemplo, foram comprados da Rússia e da França, em meados da década de 90, sob objeções do governo dos Estados Unidos. A compra de componentes para o atual projeto também continua sofrendo embargo dos EUA. Já o sistema de controle de atitude dos novos satélites da Plataforma Multimissão (PMM) do Inpe, serão fornecidos pela Argentina. Os satélites que o Brasil fez com a China levam um sistema de controle de órbita chinês.

O SIA também pode ser usado na aviação e a aeronave Super Tucano, que depende do fornecimento de sistemas da americana Honeywell, teria uma opção nacional para equipar a frota de 99 aeronaves do modelo, comprada pela FAB. O Super Tucano já sofreu embargo dos EUA, em 2005, quando a Embraer tentou vender a aeronave para a Venezuela, por conta dos componentes americanos instalados no avião.

Há cerca de um ano a FAB também teve dificuldades em comprar os sensores inerciais do avião de patrulha marítima P-3, que está sendo modernizado na Espanha, pela empresa europeia EADS. O fabricante original do P-3 Orion é a empresa americana Lockheed Martin.

(Valor Econômico, 14/12)

http://www.walfredo.net/social/?p=108




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Re: AVIBRAS

#973 Mensagem por Boss » Qua Nov 02, 2011 11:56 pm

Agora que lembrei que enfim, chegou novembro. 8-]




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Carlos Mathias

Re: AVIBRAS

#974 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Nov 02, 2011 11:57 pm

Esperemos passar o feriado.




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Re: AVIBRAS

#975 Mensagem por varj » Qui Nov 03, 2011 8:34 am

Notícias que me fazem ter muita honra em ser Brasileiro




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