Quanto a peso, menos de meio quilo de diferença para um G3.
Assim, reformo meu ranking pessoal para Fzs de batalha 7,62 x 51 mm 'combat proven':

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
O G3 e o M-14 foram os concorrentes diretos, testados inclusive, e o FAL venceu. Conversando com veteranos, militares e atiradores, dizem que na época o FAL era o que melhor começou a carreira. E muito da opinião que temos sobre diversas armas, são sobre as versões acabadas, aperfeiçoadas. Um bom exemplo são os M-16, que evoluíram muito.Será, Rodrigo? E o G3?
Tomara. E quando será testado por outros operadores, com possibilidade de crítica?agora, o nosso FAL "IA2" com as modificações recebidas fica bem melhor do que o original, no peso, na ergonomia, no comprimento. vai aquecer menos a telha e o guarda mão, a nova alça e massa de mira vão propiciar enquadramentos melhores e mais outros pequenos avanços.
Nunca é demais colocar novamente o que aconteceu com alguns MD-97 das polícia, causando inclusive ferimentos aos operadores.rodrigo escreveu:Espero que não façam a covardia que aconteceu no MD-97, obriga polícia a comprar, testar, se ferrar para chegar a conclusão de que não presta.
Rodrigo eu escrevi o que já li inúmeras vezes em inúmeros sitios (net, livros, etc).rodrigo escreveu:O G3 e o M-14 foram os concorrentes diretos, testados inclusive, e o FAL venceu. Conversando com veteranos, militares e atiradores, dizem que na época o FAL era o que melhor começou a carreira. E muito da opinião que temos sobre diversas armas, são sobre as versões acabadas, aperfeiçoadas. Um bom exemplo são os M-16, que evoluíram muito.Será, Rodrigo? E o G3?
cabeça, como você mesmo colocou, cada força tinha suas necessidades e requisitos. Não acredito que um país escolha uma arma ruim para sua dotação(não considero o MD97), e por isso mesmo acho impossível fazer um ranking onde se colocaria uma arma superior à outra.Rodrigo eu escrevi o que já li inúmeras vezes em inúmeros sitios (net, livros, etc).
O FAL venceu aí e perdeu aqui, por aí foi testes em carreiras de tiro e provavelmente usado num ou outro curso, por cá foram usados os dois modelos aos milhares em Angola até se decidirem pela G-3.
Nunca li ninguém a dizer que a G-3 era melhor que o FAL, apenas que um modelo tinha algumas vantagens sobre o outro que melhor se adequava às Forças Armadas Portuguesas.
Concordo...em parte. Pode ser feito um ranking de acordo com as melhores soluções para um país em questão, gostos pessoais da pessoa que a faz...mas rankings absolutos, é claro que não.rodrigo escreveu:cabeça, como você mesmo colocou, cada força tinha suas necessidades e requisitos. Não acredito que um país escolha uma arma ruim para sua dotação(não considero o MD97), e por isso mesmo acho impossível fazer um ranking onde se colocaria uma arma superior à outra.Rodrigo eu escrevi o que já li inúmeras vezes em inúmeros sitios (net, livros, etc).
O FAL venceu aí e perdeu aqui, por aí foi testes em carreiras de tiro e provavelmente usado num ou outro curso, por cá foram usados os dois modelos aos milhares em Angola até se decidirem pela G-3.
Nunca li ninguém a dizer que a G-3 era melhor que o FAL, apenas que um modelo tinha algumas vantagens sobre o outro que melhor se adequava às Forças Armadas Portuguesas.