Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#9541 Mensagem por Alitson » Ter Mar 27, 2012 4:32 pm

Brasileiro escreveu:
Alitson escreveu: Você tem entre R$ 95,00 e R$ 300,00. Depende odo fabricante e modelo.
Tá de brincadeira...... quer dizer então que se eu compro uma furadeira de R$ 150, então ou o punho dela equivale a mais da metade do preço ou então o fabricante tomou um belo de um prejuízo...

Imagem

Se a nossa indústria de plástico não for capaz de fabricar uma peça dessas por menos de R$ 30, então está aí o motivo de estarmos tão ferrados com a China... Francamente não vejo por onde encarecer um produto desses.
Obviamente que fazem diferenciações, por exemplo, em uma você põe uma base de parafuso e vende como "punho para furadeira" e vende a R$ 15,00 e a outra você põe um suporte picattiny, e vende a R$ 150,00 dizendo que aquilo é um "acessório de fuzil de última geração US Army".. e na verdade são a mesma coisa.

Muito prazer, capitalismo.

abraços]
Para você se resume a "plástico", para algumas pessoas se resume a aço, nylon ou fibra!!!! :wink:

Quando falamos de hand grips, hand guards, trilhos, red dots, etc., falamos de qualidade, não é com plástico que as coisas se resolvem, mas sim com um acessório que não pode quebrar quando o bixo pegar!!!! :wink:

Não adianta ter uma arma de primeira com acessório de terceira ou MADE IN CHINA.

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6885 vezes
Agradeceram: 7161 vezes
Contato:

#9542 Mensagem por Túlio » Ter Mar 27, 2012 9:37 pm

Pessoalmente, eu diria que a razão está mais ou menos no meio, entre o que diz o Alitson e o que diz o Brasileiro. Aliás, me inclino para a linha seguida por este último colega e pergunto a todos: o que é mais crucial no instante do disparo, a empunhadura dianteira ou a empunhadura 'pistol grip' de plástico oco com a qual o Fuzileiro dispara a arma? Já repararam na da FAL, que 'segura' um Fz de mais de 5 kg disparando até rajada de 7,62 x 51?

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 252 vezes
Agradeceram: 562 vezes

#9543 Mensagem por Brasileiro » Ter Mar 27, 2012 10:06 pm

Mas é aí que está, Túlio.

Diz aquele ditado "a resistência de uma corrente se dá pelo seu elo mais frágil".

Eu tendo, por mera intuição, a acreditar que a maior parte dos esforços se concentram no pistol grip, que no caso do rústico AK-47 é uma peça de madeira, e no FAL feita de plástico, oco por dentro.

Já o IA-2 tem importantes componentes feitos em polímero (plásticos). Se boa parte dele é feita assim, então porque não o grip?

Não estou falando que é pegar um punho de furadeira e adaptar um picatinny nele, mas que há sim excelentes materiais no mercado e que resultam em um produto bem barato.
ME parece que para a faixa de esforços e fadiga a que estão sujeitos as empunhaduras não é preciso nenhum material extra-galáctico para obter a confiabilidade necessária a bom preço.

Produtos como capacetes, sobre os quais recai uma carga muito maior em termos de confiabilidade/normas/fiscalização e riscos associados a acidentes) são encontrados a preços similares ou até mesmo inferiores ao preço das empunhaduras citadas pelo Alitson. E olha que um capacete automobilístico, do ponto de vista de engenharia e projetos, é uma coisa BEM mais complexa do que um grip opcional de fuzil, que até ontem era feito de madeira e não quebrava.

Empuhadeira de plástico/polímero que custe mais que R$ 50 (uma oncinha heim, por uma peça de segurar) é extorção/distorção.

E mesmo assim, 50 cruzeiros para um equipamento que tem custo compatível a uma Ibanez (podendo chegar a uma Gibson, segundo foi falado anos atrás, para a minha surpresa).

EDIT: Agora me diga Túlio, você pagaria R$ 50 a mais pela Fender Stratocaster americana se a loja te oferecesse jogos de cordas inglesas grátis por 15 anos? EU toparia!
Então fica a dica: EB tira o escorpião do bolso!!!

abraços]

Editado pela última vez por Brasileiro em Ter Mar 27, 2012 10:18 pm, em um total de 2 vezes.
----------------
amor fati
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#9544 Mensagem por Túlio » Ter Mar 27, 2012 10:14 pm

Nunca esquecendo que EXTORSÃO/DISTORÇÃO são antigos VÍCIOS da indústria bélica. Extrapolando, olhemos para o Frankenstein supercaro que é/será/seria o F-35... :wink: 8-]

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
dalton romao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 54 vezes

#9545 Mensagem por dalton romao » Qua Mar 28, 2012 1:11 pm

mas não tem empunhadora não prp, é que o soldadinho aí tem a mania de colocar o polegar na alavanca do ferrolho, isso você pode ver em outras fotos onde ele aparece mais em close e do lado inverso. o que você acha que é empunhadura são as ranhuras do "rail" inferior mais a posição dos outros dedos em relação ao tal polegar.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#9546 Mensagem por Túlio » Qua Mar 28, 2012 1:17 pm

Basta alguém alguma vez ter inserido um carregador num FAL para saber que, do modo como isto é feito, seria extremamente difícil colocar uma 'proteção Taurus' logo à frente...

Aliás, vou mostrar umas coisinhas. No primeiro filme, ali por 1:20, coloquem a velocidade (que por padrão é 'normal') em 1/4. Observem que o carregador se move independente da arma, literalmente balança de um lado para o outro. Alojamento curto demais...

Neste segundo filme, observem como é a inserção do carregador, bem detalhada ali por 0:45: não é simplesmente um movimento vertical reto, é da frente para trás, daí a razão do alojamento do carregador ser da forma que é, encurtando até quase sumir na telha. Como colocar uma proteção ali sem inviabilizar a recarga da arma?

Morpheus
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#9547 Mensagem por rodrigo » Qua Mar 28, 2012 3:00 pm

Como colocar uma proteção ali sem inviabilizar a recarga da arma?
Eu acho que dificulta, mas não inviabiliza. Aquela versão, acho que romena, do AK-47 com apoio de empunhadura em madeira, tornava impossível a troca de carregadores ser rápida.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Pereira
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez

#9548 Mensagem por Pereira » Qua Mar 28, 2012 3:04 pm

Pergunta idiota, mas pelas fotos parece que a coronha não é ajustável, é isso mesmo?! :?

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#9549 Mensagem por Túlio » Qua Mar 28, 2012 3:14 pm

rodrigo escreveu:
Como colocar uma proteção ali sem inviabilizar a recarga da arma?
Eu acho que dificulta, mas não inviabiliza. Aquela versão, acho que romena, do AK-47 com apoio de empunhadura em madeira, tornava impossível a troca de carregadores ser rápida.

Rodrigo, referi-me às fotos postadas pelo colega e que ensejaram uma discussão sobre haver uma proteção/apoio de mão diretamente à frente do carregador, como nos novos Fzs Taurus. Demonstrei a impossibilidade DISSO e tu, como conhecedor do FAL, sabes que não dá, o carregador não teria como dar o 'primeiro engate' para depois ser girado e forçado para cima ate encaixar no retém traseiro, a proteção/apoio inviabilizaria o engate inicial e reto o carregador do FAL não entra... :wink: 8-]

Morpheus
dalton romao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 54 vezes

#9550 Mensagem por dalton romao » Qua Mar 28, 2012 3:19 pm

está certíssimo, Túlio, quem já manuseou um FAL sabe que não pode ter essa peça idêntica ao da Taurus "colada" ao carregador. tem quer uma empunhadura colocada no trilho que fica embaixo da telha, colocado mais à frente.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#9551 Mensagem por Túlio » Qua Mar 28, 2012 3:48 pm

Exato. O operador que empunha o FAL pelo carregador está segurando uma peça que, como demonstrado no primeiro filme, se move para os lados dada a quase inexistência de apoio. Não pode fazer bem aos lábios do carregador nem ao encaixe do retém.

Agora um detalhe: recentemente discuti com um colega e amigo que é Instrutor de tiro. Ele estava com uma CT-40 e me falou - e demonstrou - supostas vantagens de empunhar pelo carregador. Executei as mesmas manobras e progressões e não enxerguei vantagem alguma, muito pelo contrário, reduzia o equilíbrio da arma, me atrapalhava no fatiamento e me obrigava a forçá-la mais contra o ombro para compensar. A firmeza de mira também diminuía.

O argumento final dele, no entanto, me deixou pensando até agora, reconheço: com a mão e antebraço mais para trás o alvo humano em CQB/CQC se reduz e, ainda segundo ele, experiências militares e policiais em ações REAIS demonstraram que as taxa de ferimentos nas citadas partes do corpo se reduzem bastante quando empunhamos dessa forma. Quanto à pontaria, ele disse apenas que "é questão de acostumar"...

Morpheus
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 155 vezes
Agradeceram: 444 vezes

#9552 Mensagem por prp » Qua Mar 28, 2012 4:07 pm

Túlio escreveu:
rodrigo escreveu: Eu acho que dificulta, mas não inviabiliza. Aquela versão, acho que romena, do AK-47 com apoio de empunhadura em madeira, tornava impossível a troca de carregadores ser rápida.

Rodrigo, referi-me às fotos postadas pelo colega e que ensejaram uma discussão sobre haver uma proteção/apoio de mão diretamente à frente do carregador, como nos novos Fzs Taurus. Demonstrei a impossibilidade DISSO e tu, como conhecedor do FAL, sabes que não dá, o carregador não teria como dar o 'primeiro engate' para depois ser girado e forçado para cima ate encaixar no retém traseiro, a proteção/apoio inviabilizaria o engate inicial e reto o carregador do FAL não entra... :wink: 8-]
Agora estou sem acesso às imagens e vídeos.

Já trabalhei com o FAL e sei de sua forma de acoplar o carregador, um prolongamento tal como o fuzil da TAURUS eu também acho improvável, pelo motivo exposto.
Todavia eu não disse que seria um prolongamento, mas sim uma empunhadura, que deve estar um pouco afastado do carregador, sendo que essa empunhadura não é do tamanho convencional, mas menor, uma empunhadura para uns dois ou três dedos já aliviaria a pressão sobre o carregador. Outra possibilidade seria uma empunhadura articulada, para frente, já que diferente das empunhaduras comuns, como as de furadeira, a preção exercida sobre ela será na vertical e em direção ao corpo do combatente.

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 155 vezes
Agradeceram: 444 vezes

#9553 Mensagem por prp » Qua Mar 28, 2012 4:19 pm

Túlio escreveu:Exato. O operador que empunha o FAL pelo carregador está segurando uma peça que, como demonstrado no primeiro filme, se move para os lados dada a quase inexistência de apoio. Não pode fazer bem aos lábios do carregador nem ao encaixe do retém.

Agora um detalhe: recentemente discuti com um colega e amigo que é Instrutor de tiro. Ele estava com uma CT-40 e me falou - e demonstrou - supostas vantagens de empunhar pelo carregador. Executei as mesmas manobras e progressões e não enxerguei vantagem alguma, muito pelo contrário, reduzia o equilíbrio da arma, me atrapalhava no fatiamento e me obrigava a forçá-la mais contra o ombro para compensar. A firmeza de mira também diminuía.

O argumento final dele, no entanto, me deixou pensando até agora, reconheço: com a mão e antebraço mais para trás o alvo humano em CQB/CQC se reduz e, ainda segundo ele, experiências militares e policiais em ações REAIS demonstraram que as taxa de ferimentos nas citadas partes do corpo se reduzem bastante quando empunhamos dessa forma. Quanto à pontaria, ele disse apenas que "é questão de acostumar"...
O problema do fal para empunhar pelo guarda mão é que o braço fica literalmente esticado, em uma posição desconfortável e que desgasta muito o combatente. Já na CT-40 isso não ocorre(também já trabalhei com a CT-40). Inclusive eu também acho melhor empunha-la pelo guarda mão.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#9554 Mensagem por Túlio » Qua Mar 28, 2012 4:25 pm

prp escreveu: O problema do fal para empunhar pelo guarda mão é que o braço fica literalmente esticado, em uma posição desconfortável e que desgasta muito o combatente.

Tocaste num ponto muito importante: O FAL FOI DESENHADO PARA EUROPEUS GRANDÕES, não para sudacas miúdos. E o EB em 1964 - época da aquisição deste fz - certamente sequer conhecia a palavra ERGONOMIA!

Pois se conhecesse teria pedido uma coronha BEM mais curta, tornando a empunhadura pelo carregador um OPCIONAL, não uma NECESSIDADE para um 'reco' de 1,60 m e braços curtos... :wink: 8-]

Morpheus
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 47 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#9555 Mensagem por jumentodonordeste » Qua Mar 28, 2012 4:26 pm

Alitson escreveu:
Brasileiro escreveu: Vão dizer que eu estou querendo encarecer a arma, mas...

... poxa, vai me dizer que isso aqui custa mais do que uns R$ 10,00? Isto chutando BEM alto. O que são 10 reais para um fuzil que custa o preço de uma TV LCD 42'' ?

Imagem

Imagem

Sim, há também a opção de se continuar pegando no carregador, indiretamente:

http://www.defensereview.com/wp-content/uploads/2010/03/SHOT_Show_2010_Grauer_Systems_Integrated_Grip_Rail_System_IGRS_5.jpg

http://www.defensereview.com/wp-content/uploads/2010/03/SHOT_Show_2010_Grauer_Systems_Integrated_Grip_Rail_System_IGRS_6.jpg

Imagem

abraços]
Você tem entre R$ 95,00 e R$ 300,00. Depende odo fabricante e modelo.
Não duvido que alguns deles sejam caros assim...
Mas os básicos, que geralmente estão espalhados pelo US Army, não chegam nem a 20 dólares, geralmente estão entre 10 e 15 dólares.

Lembro que um colega comprou um nos EUA que era daqueles que possui um bipé em baixo, super qualidade, tem aquilo já fazem 7 anos, e pagou 29 dólares.

Muito mais do que isso, é perfumaria que nem o governo americano paga, quem quer grip caro assim vá comprar do próprio bolso.

1 litro de vaselina também será de grande valia para esse sujeito. :mrgreen:

Responder