Luís Henrique escreveu:Vejam que a JDAM-ER que custa em torno de U$ 20 ou U$ 30 mil possui alcance ampliado de 24 km para 72 km.
Uma BOMBA tem alcance de 72 km. O que se pretende com um sistema antiaéreo com 30 km de alcance, utilizando mísseis CAROS?
Perder FEIO. Perder na guerra econômica. Vamos torrar uma fortuna para destruir BOMBAS. E as aeronaves inimigas voltarão para lançar mais...
O poder de dissuasão de um sistema antiaéreo de LONGO alcance é incrível.
Um sistema como o S-400 possui em si 4 camadas:
1) Míssil 9M96E com 40 km de alcance:
O que se pretende ter de capacidade com esta porcaria de sistema antiaéreo de média altura com 30 km de alcance, podemos ter com o míssil 9M96E do S-400.
Um míssil com 40 km de alcance.
Mas este míssil SÓ SERIA UTILIZADO em caso de algum míssil inimigo ter 'furado' o bloqueio das outras 3 camadas, dos outros 3 mísseis que compõem o sistema.
2) Míssil 9M96E2 com 120 km de alcance:
O míssil 9M96E2 com 120 km de alcance (capacidade semelhante ao Aster-30) colocaria praticamente todas as bombas fora da equação do inimigo. Ou suas aeronaves teriam que entrar ao alcance deste míssil e sofrer as consequências.
O inimigo SERIA OBRIGADO a utilizar mísseis MAIS CAROS.
Além das bombas, um número grande de mísseis se tornariam opções evitadas, pois colocariam as aeronaves no alcance do sistema antiaéreo. Mísseis famosos como o Apache, Harm, Alarm, Penguim e até mesmo o AGM-154 JSOW além de MUITOS outros colocariam as aeronaves lançadores dentro do alcance do 9M96E2.
3) Míssil 48N6 com 250 km de alcance:
Se algum dos mísseis acima podiam ser lançados no envelope máximo com um risco aceitável, agora esquece de vez. A aeronave com toda certeza entraria na NEZ do 48N6 ANTES de lançar mísseis como os citados acima.
4) Míssil 40N6 com 400 km de alcance:
Ai até para lançar o AGM-158 JASSM a aeronave dança. Precisa ser o JASSM-ER que custa U$ 1,35 mi a unidade.
KEPD-350 que custa e$ 1 mi (de euros), Storm Shadow que custa também cerca de U$ 1 mi a unidade.
Ai não será problema utilizar um míssil 40N6 ou 48N6 ou até mesmo o 9M96M2 ou 9M96M para destruir o JASSM-ER inimigo, ou para destruir o Storm Shadow inimigo.
Mas ai nem precisa de Spyder ou IrisT-SL. O próprio sistema antiaéreo de LONGO alcance S-400 já possui 4 camadas, cuja última camada possui esta capacidade (40 km).
Caso um ataque de saturação eficiente tente destruir o S-400 ou parte dele, a melhor defesa seria um sistema antiaéreo de CURTO alcance com grande capacidade de resposta, como o TOR e o Pantsir. Não precisa de 30 km de alcance, não precisa ser aerotransportado e não precisa utilizar um míssil com radar ativo, aliás NÃO PODE possuir um míssil caro.
Esta é minha opinião.
Se consegue a capacidade desejada (média altura) e MUITO mais capacidades (longo e muito longo alcance), com um ÚNICO sistema.
E o poder dissuasório das forças armadas brasileiras estarão em outro patamar.
Perfeito. Só algumas informações adicionais para complemento...
A adoção do 9M96E de 40km no S400 veio, justamente, da ideia de dotar o sistema de uma munição barata que pudesse interceptar mísseis anti-radiação e PGMs barato, não sendo tão necessário assim a adoção de sistemas como TOR e Pantsyr para defender a bateria, muito embora isso seja desejável.
O 40N6, na verdade, tem ideia de engajar AWACS, JSTARS e aeronaves Wild Weasel EA6 e EA18, que ajudam a "tocar o zaralho" antes da chuva de HARMs.
O S-300 com o 48N6 já seria um "must", bastando a adoção de um sistema de curto alcance para defendêlo de eventuais ataques de saturação.
Ai eu também me pergunto: Por que da empolgação de alguns membros com a adoção de um sistemas na casa do 30-40km de alcance. Ou adquirimos um sistema do porte do S-300, ou adquirimos sistemas do porte do TOR/Pantsyr, ou melhor ainda adquirimos os dois...
O que não dá é pra adquirir um sistema que fica no meio do caminho e não serve para engajar alvos a longo alcance e é caro demais para engajar armas usadas em SEAD.
Lá em 2008 você já participava do tema e eu escrevi:
ZeRo4 escreveu:Eu não acho que a compra do Buk-M1 é melhor do que comprar um Shorad caso não sejam adquiridos S-300.
O Buk-M1 é um sistema de médico alcance, para ter um sistema de médio alcance sem o S-300 é mais jogo ter vários sistemas de curto alcance.
Parece que, infelizmente, as coisas permanecem as mesmas.