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Re: Fotos e Fotos
Enviado: Sáb Mai 21, 2011 8:23 am
por talharim
Comparar F-5 com F-14 isso sim é burrice.
Essa dor de cotovelo da TAB já está ficando chata aqui no Forum.
É dor de cotovelo da MB,é dor de cotovelo do EB,é dor de cotovelo de F-14 Iraniano,,,,,,,,
aff.......
Re: Fotos e Fotos
Enviado: Sáb Mai 21, 2011 11:45 am
por Penguin
Re: Fotos e Fotos
Enviado: Sáb Mai 21, 2011 12:04 pm
por henriquejr
Lembro que a alguns anos atrás o governo iraniano estava negociando com os russos a aquisição de um lote de MIG-31. Parece que a venda foi embargada pelo governo russo. Creio que essa aquisição visava substituir os F-14!
Na minha opinião os iraniamos mante esses caças voando até hoje (imagino que com grandes sacrifícios) mais por questão de orgulho do que operacional. Fico me perguntando se os mísseis (AIM-9 e AIM-54) ainda estão válidos para uso. Se a suite eletronica (incluindo radar, contramedidas, etc) ainda estão funcionando bem. Acho que é mais um meio de dissuação do uma efetiva arma de guerra. Além de provar aos americanos que eles tem condições de manter voando caças ocidentais com manutenção complexa, como é o caso do F-4 e do próprio F-14!
Re: Fotos e Fotos
Enviado: Sáb Mai 21, 2011 2:44 pm
por sapao
talharim escreveu:Esse F-14 mesmo com um radar de 1979 ainda consegue ser superior ao radar de um F-5BR.
talharim escreveu:Comparar F-5 com F-14 isso sim é burrice.
Realmente tenho que admitir que é muita humildade sua assumir que escreveu uma coisa tão fora de proposito.
Meus parabens, poucas pessoas tem uma autocritica assim!
Eu pessoalmente não usaria a palavra "burrice" porque aprendi que isso só demonstra a ignorancia e a falta de educação da pessoa que utilizou o adjetivo.
Mas como é uma critica que você está fazendo ao seu proprio raciocinio, faça da maneira que achar melhor.
Só acho que você não deveria ser tão duro consigo mesmo, o conhecimento so nos serve para termos noção de quanto não sabemos nada de tudo.
talharim escreveu:Essa dor de cotovelo da TAB já está ficando chata aqui no Forum.
É dor de cotovelo da MB,é dor de cotovelo do EB,é dor de cotovelo de F-14 Iraniano
Ninguem é obrigado e ler tudo o que se escreve, muito menos as respostas ao que escreveu.
Se voçê acha chato ficar lendo esse tipo de coisa, talvez seja melhor criar um Blog e filtrar os comentarios.
Aqui eu sugiro que você faça uma denuncia ao conselho de moderação. Ou pare de ler.
Re: Fotos e Fotos
Enviado: Sáb Mai 21, 2011 3:37 pm
por papagaio
Curiosamente, um dos maiores responsáveis por manter os F-14 do Irã voando foram empresas de Israel, obviamente tudo via mercado negro.
Durante a guerra Irã X Iraque, haviam 4 técnicos de Israel tentando operacionalizar nos F-14, mísseis SAM Hawk nas suas asas, uma vez que os estoques de mísseis Phoenix era baixo.
O projeto acabou não indo adiante devido a problemas entre o radar AWG-9 e o míssil Hawk.
O problema de fornecimento de peças de F-14 via mercado negro era muito forte, tanto que os F-14 que iam de baixa da US Navy, eram rapidamente destruídos por pás de tratores, para ter certeza que não acabariam nas mãos dos iranianos.
O Irã também fez um grande esforço oficial em prol da aeronave, criando centros de manutenção com um grande número de engenheiros e centros de pesquisa de universidades.
Abs,
Re: Fotos e Fotos
Enviado: Sáb Mai 21, 2011 4:01 pm
por Hader
E o Oliver North pagou o pato...
Re: Fotos e Fotos
Enviado: Sáb Mai 21, 2011 7:18 pm
por Pablo Maica
henriquejr escreveu:Lembro que a alguns anos atrás o governo iraniano estava negociando com os russos a aquisição de um lote de MIG-31. Parece que a venda foi embargada pelo governo russo. Creio que essa aquisição visava substituir os F-14!
Na minha opinião os iraniamos mante esses caças voando até hoje (imagino que com grandes sacrifícios) mais por questão de orgulho do que operacional. Fico me perguntando se os mísseis (AIM-9 e AIM-54) ainda estão válidos para uso. Se a suite eletronica (incluindo radar, contramedidas, etc) ainda estão funcionando bem. Acho que é mais um meio de dissuação do uma efetiva arma de guerra. Além de provar aos americanos que eles tem condições de manter voando caças ocidentais com manutenção complexa, como é o caso do F-4 e do próprio F-14!
Também acho que se trata de um pouco de orgulho.
Devem ter uns 6 ou 8 Tomcat em condições de vôo, e isto voando la de vez em quando. Numa situação real onde os vôo são mais intensos e exigem mais da aeronave esse numero ia cair mto rápido.
Um abraço e t+
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Re: Fotos e Fotos
Enviado: Sáb Mai 21, 2011 8:58 pm
por sapao
henriquejr escreveu: Fico me perguntando se os mísseis (AIM-9 e AIM-54) ainda estão válidos para uso. Se a suite eletronica (incluindo radar, contramedidas, etc) ainda estão funcionando bem.
O armamento seria imposivel, já que mesmo estocados eles apresentam uma vida util.
Sobre os equipamentos eletronicos acho que talvez, mas completamente defasados.
Re: Fotos e Fotos
Enviado: Dom Mai 22, 2011 10:41 am
por henriquejr
sapao escreveu:henriquejr escreveu: Fico me perguntando se os mísseis (AIM-9 e AIM-54) ainda estão válidos para uso. Se a suite eletronica (incluindo radar, contramedidas, etc) ainda estão funcionando bem.
O armamento seria imposivel, já que mesmo estocados eles apresentam uma vida util.
Sobre os equipamentos eletronicos acho que talvez, mas completamente defasados.
Pois é. De que adianta ter um poderosissimo F-14 armado apenas com canhão e, no máximo, um míssel de curto alcance?! Não vejo outra razão deles continuarem operando tal caça a não ser para demostrar a sua capacidade de mante-lo de maneira autonoma, mostrando a capacidade técnica deles. Alias, os iranianos sempre gostaram de "se amostrar" com algumas coisas que eles desenvolvem, fazem questão de de fazer uma grande divulgação na mídia!
Re: Fotos e Fotos
Enviado: Dom Mai 22, 2011 1:41 pm
por crubens
sapao escreveu:talharim escreveu:Dizem por ai que o F-14 tinha uma das manutençoes mais caras e complexas de se fazer.
Tanto por ser bimotor quanto de geometria variavel.
Realmente espantoso os iranianos no ano de 2011 manterem voando uma quantidade considerável desses caças com tecnologia própria !!!!!!!!!!
A insistencia do iranianos em manter voando esse formidável caça se deve principalmente a qualidade desde aviao ainda um temivel oponente para qualquer adversario.
Esse F-14 mesmo com um radar de 1979 ainda consegue ser superior ao radar de um F-5BR.
Engraçado que os Iranianos mantendo o F-14 voando é ESPANTOSO!!!!!!!
Já a FAB mantendo KC-137, C-95 e F-5 voando é burrice, é incompetencia, é vergonhoso, é museu voador, TAB ...
Alias o F-14 voando até hoje é porque ele é uma caça formidavel e temivel para qualquer adversário (imagino os Sauditas com seus F-15 e Typhoon morrendo de medo) e o H-1H voando na FAB é porque ela é burra, incompetente, sem-vergonha, museu voador, TAB...
Por tecnologia propria leia-se mercado negro ou "bogus parts".
Me admira que eles com a possibilidade de voar o que a Russia e a China tem de mais moderno, ficam mantendo o F-14.
E olha que nem de longe ele vai enfentar um F-5BR, muito pelo contrario.
O RADAR poderia até ser mais potente na epóca em que foi fabricado, mas será que hoje ele mantem essas caracteristicas?
Alias, quais proteções ele tem?
Quais as capacidades de gerenciar multilpos alvos?
Qual o processador ele usa?
Quais filtros?
Partindo desse principio, era melhor a FAB aposentar o A-29 e reativar a linha de produção do P-47 e a MB colocar de lado as escoltas e partir para uma classe de encouraçados...
Ser mais potente não quer dizer melhor, muito menos quando se trata de guerra eletronica.
X2
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Re: Fotos e Fotos
Enviado: Dom Mai 22, 2011 6:51 pm
por Penguin
Re: Fotos e Fotos
Enviado: Dom Mai 22, 2011 7:23 pm
por Andre Correa
A IRIAF mantém 20 aeronaves funcionais, apesar de declarar possuir 40 no total, das 40 células ainda disponíveis das 79 compradas, pois a 80ª nunca foi recebida, e 2 acidentaram-se.
Durante o início da invasão da Iraque, em 2003, foi reportado pela USAF/USN uma formação CAP de 16 aeronaves F-14A a patrulhar a fronteira, nunca clássica mensagem de "faça o que quiserem no Iraque, mas não atravessem a fronteira"...
Dizem em fóruns iranianos que o Irã recebeu ajuda Soviética quando ofereceu um Phoenix, e isso ajudou muito a manter a motorização, engenharia reversa, etc, entretanto, é reportado que além de míseis WVR, o F-14 opera essencialmente no ataque de alvos no solo...
Lembrem que no início de tudo, eu imaginava se tivessemos hoje 60 F-14 modernizados ao invés de F-5M, aí sim teríamos uma Força muito superior, ainda não igualada na AL, e capaz de combater contra qualquer aeronave de 4.5G, com supostos F-14E ou F já...
Sim, era caríssimo de operar, ainda mais por um país estrangeiro, mas era a aeronave que satisfazia tudo o que a USN desejava, sem um rival a altura, na época, e foi aposentado unicamente por custos, pois poderia existir uma versão E ou F já hoje em dia, ao invés do SH... mas para manter a mesma capacidade operacional, é necessário ser racional, e os F-18 SH são capazes de cumprir todas missões que antes dividiam-se entre mais de 3 aeronaves...
Re: Fotos e Fotos
Enviado: Dom Mai 22, 2011 8:22 pm
por Alitson
Aparentemente em 1984 um grande lote de peças sumiram dos estoques da US Navy e na década de 90 novamente. Sumiram, sei...
Apenas mais um detalhe, o Irã foi capacitado pelos americanos a realizar quase 100% da manutenção destas aeronaves, como Israel. Se alguns conhecessem o trabalho do PAMA sobre o F-5 entenderia como se "fabrica" peças para um caça!!!
Sapão, apenas um detalhe, por que a FAB nunca conseguiu da a mesma manutenção que dava ao UH-1 e F-5 como ao conturbado Mirage III, lembro que o Cyrano II não operava a anos no GDA.
[]s
Re: Fotos e Fotos
Enviado: Dom Mai 22, 2011 9:11 pm
por sapao
Talvez por ser dos 3 o unico projeto que praticamente não existiam mais operadores, principalmente no país fabricante.
Isso conta muito na parte de logistica, pois fica dificil manter uma linha de produção se somente você opera a aeronave e se o país que criou a cadeia logistica não tem mais intere$$e em mante-la.
Cabe aos intere$$ados arcar com o preço sozinhos.
A do F-5 ainda se aproveitava algo do T-38, e o HUEY até pouco tempo atrás ainda era utlizado pelo ARMY.
Uma das decisões que pesou na aposentadoria do mesmo foi o fim da operação pelo ARMY, o que fez com que o suprimento se tornasse ainda mais dificl e caro.
Mas só estou especulando, pode ser que não tenha nada a ver com isso.
Re: Fotos e Fotos
Enviado: Dom Mai 22, 2011 9:23 pm
por J.Ricardo
A CIA foi a principal aliada do Irã na manutenção dos F-14, é o famoso escandalo "Irã-Contras"! Uma triangulação feita pela CIA para financiar os "contras" na Nicaragua!
Quanto a FAB ter F-14... realiza pessoal, o auge do F-14 coincide com inflação de 03 dígitos, divída externa estratosférica, Plano Cruzado, Cruzado Novo, Collor I, II... as FA fizeram milagre em se manter operante nosse período...