Fotos e fotos

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13805
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: Fotos e fotos

#9496 Mensagem por gabriel219 » Qua Out 02, 2013 5:43 am

FCarvalho escreveu:
gabriel219 escreveu:FC.
Como o Cabeça, não concordo com camuflagem universal, pois ela não existe, por exemplo:
ACU: bom para ambiente urbano, mas péssimo em florestas, matas, ártico e deserto.
Multicam: ótimo para regiões com ambiente semi-árido e árido, como no Afeganistão, mas péssimo para as demais regiões.
Novo padrão Britânico não será diferente.
Por isso concordo com 2 padrões para o EB, um novo para regiões de Selva, florestas e Sul do Brasil (poderia ser aos moldes do Cadpat) e outra para o nosso semi-árido, substituindo o padrão atual.
Poia é. Infelizmente o EB pensa diferente. E como já disse, reflexo de um exército que não sabe o que é uma guerra de verdade há muito tempo.

abs.
Mas FC, tanto o Multicam e o ACU, que são os únicos padrões "universais" (o inglês é cópia do Multicam), não se mostraram efetivos em regiões de mata, florestas, selva (experiência própria), regiões árticas e etc, só se mostraram bons em região urbana (ACU) e em regiões semi-áridas (Multicam).
Não adianta adotar algo achando que é moderno, e é, mas que não é efetivo.
Prefiro 2 ou 3 padrões do que adotar um padrão dito universal, coisa que não existe. A não ser que o Predador seja gentil e me empreste sua camuflagem :mrgreen: .




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37669
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3230 vezes

Re: Fotos e fotos

#9497 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 02, 2013 11:51 am

gabriel219 escreveu:Mas FC, tanto o Multicam e o ACU, que são os únicos padrões "universais" (o inglês é cópia do Multicam), não se mostraram efetivos em regiões de mata, florestas, selva (experiência própria), regiões árticas e etc, só se mostraram bons em região urbana (ACU) e em regiões semi-áridas (Multicam).
Não adianta adotar algo achando que é moderno, e é, mas que não é efetivo.
Prefiro 2 ou 3 padrões do que adotar um padrão dito universal, coisa que não existe. A não ser que o Predador seja gentil e me empreste sua camuflagem :mrgreen: .
Gabriel, esta seria também a minha preferência. Mas sabe-se lá o que passa na cabeça do EMEx para acharem que um único padrão é mais que suficiente.

Aliás, deve confessar que errei ao dizer que o EB possui um único padrão de camuflagem. Existe na verdade o padrão de Caatinga operado unicamente pelo 72o Btl Inf Mtz, em Petrolina -PE, e que é a OM de referencia para este tipo de TO.

Imagem

Em comparação, os BOPE's de alguns estados do nordeste utilizam padrões diferentes para atuação na mesma região, como este da PM-BA, e que acho bem mais efetivo que o modelo do EB.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSQ4Ui5wVY-ogkG0MmzAb8FtxZuTJjKjgosRKSwoDDOvyFivp8uhttp://www.lememilitar.com/ecommerce/image/cache/data/produtos/pm-ba-novo/caatinga-novo/gandola-caatinga-nova-500x500.jpg

Este aqui da PM-PE
https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ_OriI-SADidb5UYyEHIP5I5VRUgY9Pu30XB5KKsnjB_qxFj04

Como se pode ver, até certas PM's parecem estar um passo a frente em termos de uniformes, e mostram-se não estar dispostas a ficar presas e/ou limitadas à questões culturais e institucionais na hora de pensar o operacional, ao contrário do EB.

abs.




Carpe Diem
luidpossan
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 158
Registrado em: Seg Jun 04, 2012 9:30 am
Agradeceram: 31 vezes

Re: Fotos e fotos

#9498 Mensagem por luidpossan » Qua Out 02, 2013 5:15 pm

no caso da caatinga o exercito leva em consideração o tipo de material, o EB usa couro na confecção dos seus por isso a cor marrom ja testaram diversos materias mas somente o couro aguento o tipo de vegetação espinhenta da caatinga, oque adianta uma farda multicam sendo que na primeira campanha o mesmo se rasgue ou ate mesmo se enrosque na vegetação




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13805
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: Fotos e fotos

#9499 Mensagem por gabriel219 » Qua Out 02, 2013 7:46 pm

Exatamente o que o Luid escreveu.
Moro em Pernambuco (apesar de ter nascido em São Paulo) e, de vez em quando, me dá uma doidera e decido ir para o Agreste.
Já fui várias vezes na região do Cerrado e da Caatinga, uso tercido RipStop, da camuflagem Multicam (importei e me fu$# na Alfândega) e é bem efetivo, mas só na questão da camuflagem, pois, quando entro na vegetação, uso roupa de couro.
A ultima vez que usei RipStop, rasgou em 6 partes, isso por que andei uns 100 metros. Me arranhei todinho.
Também acho essa camuflagem do EB (para Caatinga) efetivo, tanto na parte de camuflagem quanto na resistência.
Abs.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39283
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2801 vezes

Re: Fotos e fotos

#9500 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Out 03, 2013 8:53 am

Imagem

O Pára-Comando "Belga" que está a ser inspeccionado pela Sargento-Ajudante Rosa é na verdade um Pára Português que ao passar à disponibilidade foi para essa tropa. Na Bélgica qualquer cidadão da UE pode servir nas Forças Armadas.

Fonte: Mor Rosa




Editado pela última vez por cabeça de martelo em Qui Out 03, 2013 1:49 pm, em um total de 1 vez.
"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37669
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3230 vezes

Re: Fotos e fotos

#9501 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 03, 2013 1:35 pm

luidpossan escreveu:no caso da caatinga o exercito leva em consideração o tipo de material, o EB usa couro na confecção dos seus por isso a cor marrom ja testaram diversos materias mas somente o couro aguento o tipo de vegetação espinhenta da caatinga, oque adianta uma farda multicam sendo que na primeira campanha o mesmo se rasgue ou ate mesmo se enrosque na vegetação
gabriel escreveu:Exatamente o que o Luid escreveu.
Moro em Pernambuco (apesar de ter nascido em São Paulo) e, de vez em quando, me dá uma doidera e decido ir para o Agreste.
Já fui várias vezes na região do Cerrado e da Caatinga, uso tercido RipStop, da camuflagem Multicam (importei e me fu$# na Alfândega) e é bem efetivo, mas só na questão da camuflagem, pois, quando entro na vegetação, uso roupa de couro.
A ultima vez que usei RipStop, rasgou em 6 partes, isso por que andei uns 100 metros. Me arranhei todinho.
Também acho essa camuflagem do EB (para Caatinga) efetivo, tanto na parte de camuflagem quanto na resistência.
Abs.
O tipo de material é importante neste aspecto sim, mas não creio que seja o mais importante na hora de decidir o padrão da camuflagem. Até porque existem empresas no país capacitadas a fabricar o tecido em todos os aspectos técnicos solicitados pelo EB. Inclusive existem até aquelas que exportam para países desenvolvidos e outros, mas o problema aqui é que qualidade tem custos com os quais o EB normalmente nunca pode arcar.

Então é sempre aquela situação de escolher entre cobrir a cabeça e descobrir os pés, e vice-versa.

abs.




Carpe Diem
luidpossan
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 158
Registrado em: Seg Jun 04, 2012 9:30 am
Agradeceram: 31 vezes

Re: Fotos e fotos

#9502 Mensagem por luidpossan » Qui Out 03, 2013 3:25 pm

carvalho antes do EB usar a farda feita de couro foi testado varios tipos de materias como o nosso amigo gabriel falo a caatinga é uma região complicada para o uso de qualquer farda, teriam que descobrir um tecido liso tipo o couro e resistente tambem, os tecidos utilizados nas fardas atuais pelo mundo afora são feitas com o mesmo procedimento das roupas normais ( os fios são entrelaçados ). não sei se esta me entendendo




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13805
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: Fotos e fotos

#9503 Mensagem por gabriel219 » Qui Out 03, 2013 4:14 pm

Sempre quando vou para Caatinga (quando minha roupa de couro está indisponível), uso 2 calças RipStop e 2 gandolas do mesmo material e mesmo assim rasga fácil. Sempre, quando não vou com a roupa de couro, fico todo cortado.
O problema desse material é porque foi feito para resistir a coisas, ou couro quebra os espinhos. Acho que um material para substituir o couro pode ser desenvolvido, mas deverá ser caro e nada confortável.
O couro também pode ser tingido (assim como vemos em sapatos, bolsas...) e talvez até uma camuflagem nova. Quando tiver a oportunidade, vou testar o couro artificiale outros materiais que tenho e ver o resultado.
Mas também gostaria de ver o IA2 com camuflagem para a caatinga.
Um abraço.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37669
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3230 vezes

Re: Fotos e fotos

#9504 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 03, 2013 10:02 pm

luidpossan escreveu:carvalho antes do EB usar a farda feita de couro foi testado varios tipos de materias como o nosso amigo gabriel falo a caatinga é uma região complicada para o uso de qualquer farda, teriam que descobrir um tecido liso tipo o couro e resistente tambem, os tecidos utilizados nas fardas atuais pelo mundo afora são feitas com o mesmo procedimento das roupas normais ( os fios são entrelaçados ). não sei se esta me entendendo
Correto luidpossan, compreendo. Mas como eu disse, a questão da P&D em termos de fardamento e camuflagens sofre dos mesmos problemas dos demais ramos do EB. Ou seja, falta de verba.

Eu acredito que novos tipos de texturas e composições até podem ser desenvolvidas e ajustadas às necessidades das operações em caatinga. Mas isso com certeza iria custar caro, e um investimento que com certeza não traria resultados no curto tempo.

Concordo também que o atual padrão utilizado é o melhor que podemos dispor. E até que tenhamos outras opções viáveis, e que atendam igualmente, ou superem, todos os requisitos operacionais do EB para o fardamento/camuflagem nesta região, penso que o mais coerente é seguirmos com o que temos. Até prova em contrário.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8931
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 509 vezes

Re: Fotos e fotos

#9505 Mensagem por Pablo Maica » Qui Out 03, 2013 11:30 pm

Sábado vou fazer uma visita ao CiBld, com direito a Guarani e Guepard.

Alguma encomenda fotográfica? :)



Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6817
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: Fotos e fotos

#9506 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Out 04, 2013 2:11 pm

Imagem
Imagem
Imagem




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: Fotos e fotos

#9507 Mensagem por irlan » Sex Out 04, 2013 3:42 pm

Que arma é essa Cross?




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Fotos e fotos

#9508 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Out 04, 2013 5:39 pm

CZ805




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13805
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: Fotos e fotos

#9509 Mensagem por gabriel219 » Sex Out 04, 2013 5:52 pm

Esse acessório frontal é bom mesmo? Pois usei uma vez, no airsoft, e odiei.




Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2063
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: Fotos e fotos

#9510 Mensagem por Frederico Vitor » Sex Out 04, 2013 5:53 pm

Falem o quiser, mas o camuflado empregado pelo E.B é de longe um dos mais bonitos do mundo (opinião minha)...

Imagem




Responder