Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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sapao
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9481 Mensagem por sapao » Sex Jul 26, 2013 10:02 pm

FCarvalho escreveu:Olha, tem muitos EC225's, Cougars e Super Puma civis operando off shore por aí mundo afora ainda. E a priori, os donos destes helos não irão simplesmente se desfazer deles do dia para a noite. Existem contratos a serem mantidos. e o próprio marketing que a Eurocopter também não irá ficar parada vendo este trem passar.

D'outra forma, a alternativa mais parecida para um substituto dos EC que seria o NH90, sequer possui versão civil. E numa categoria inferior existe o EC175 que também será oferecido para este mercado, mas que não substitui, e se muito complementa aqueles helos pesados.

É esperar para ver agora como o mercado reage, inclusive nós, posto que à moda como o negócio com a Eurocopter/Helibrás é tratado pelo governo, penso que em 2017 veremos o fim lamentável e bisonho da linha destes helos no Brasil, que provavelmente deve se tornar mais um grande galpão de manutenção. Já que por aqui a chance de um novo contrato para dezenas de EC725 praticamente é zero.

Assim como as chances de mais EC725 para as ffaa's depois de 2017 são pífias, se não irrisórias, assim também os EC225 vão ter que trabalhar muito para tentar se manter no mercado.

abs.
FC,
existem operadores, mas não EC-225 em operação pois o mesmo está no chão para off-shore já tem tempo. Já o COUGAR é a versão militar de uma aeronave civil, não existe unidades operando em off-shore; e o Super-Puma sofreu restrições de operação em algumas versões exatamente por acidentes.

O NH-90 é menor que o 725, levando quase 1/3 a menos de tropa. A comparação seria mais justa dele com o EC-175, se formos levar em conta somente o numero de passageiros.
O comparativo direto do EC-225 no mercado e o S-92 e indiretamente o S-76 e o AW-139 (apesar da menor capacidade), e daqui a pouco o Bell 525.

O problema e que de cara eles já queimaram um cartucho, qualquer coisa mais séria depois disso pode significar o encerramento do próprio projeto, pelo menos nessa versão.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9482 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 27, 2013 2:10 pm

Olá sapão,

o que me chama a atenção nesta situação toda é esta sua última frase, visto que se algo do gênero chegar a acontecer, estaremos diante de mais um daqueles imensos factóides armados pela politica nacional em que o nossos interesses, a nossa defesa e pior, o erário público, mais uma vez terão sido de forma devida e insistentemente tratados, como sempre, feito 'mulher de malandro'.

E os caras ainda vão dizer, depois da merda jogado no ventilador, que não tem nada com isso e mais ainda, que ninguém tem nada com isso. E ponto. Vamos as cenas do próximo capítulo.

É, estou começando a achar que uma simples, direta e boa compra daqueles matusalém dos Mi-17 e seus parafusos invertidos, às centenas com o investimentos feitos neste projeto, poderia ter nos poupado mais esta dor na cabeça e no bolso.

Porque na cara de quem fez este negócio, nem dor e nem vergonha há espaço...

abs.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9483 Mensagem por irlan » Sáb Jul 27, 2013 4:18 pm

O finado CM era um dos que apoiavam tudo quanto é bagulho vindo da Rússia, mas eu não tenho nada contra um esquadrão desses helis(o Mil mi 171), os argies operam algums deles se não me engano...




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9484 Mensagem por sapao » Sáb Jul 27, 2013 9:19 pm

FCarvalho escreveu:Olá sapão,

o que me chama a atenção nesta situação toda é esta sua última frase, visto que se algo do gênero chegar a acontecer, estaremos diante de mais um daqueles imensos factóides armados pela politica nacional em que o nossos interesses, a nossa defesa e pior, o erário público, mais uma vez terão sido de forma devida e insistentemente tratados, como sempre, feito 'mulher de malandro'.

E os caras ainda vão dizer, depois da merda jogado no ventilador, que não tem nada com isso e mais ainda, que ninguém tem nada com isso. E ponto. Vamos as cenas do próximo capítulo.

É, estou começando a achar que uma simples, direta e boa compra daqueles matusalém dos Mi-17 e seus parafusos invertidos, às centenas com o investimentos feitos neste projeto, poderia ter nos poupado mais esta dor na cabeça e no bolso.

Porque na cara de quem fez este negócio, nem dor e nem vergonha há espaço...

abs.
Na verdade não dá para colocar a culpa toda em quem escolheu, nem no fabricante. Acho que foi um conjunto de fatores que levaram a essa condição, (que ninguém queria, diga-se de passagem) infelizmente.

Não acho que o projeto vá morrer em si pois acredito que a própria sobrevivência da empresa em si depende disso; eles não vão querer ficar fabricando só Esquilo.
Mas acredito o tempo deles está correndo e eles sabem disso, no mercado civil de off-shore não existe muito espaço para duvidas.

Resumo: eu acredito sim que eles vão achar uma solução viável para o problema, o difícil é dizer quando e qual impacto isso terá nas unidades utilizadas pelas FFAA.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9485 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 29, 2013 1:03 pm

A depender do cada vez maior e mais indisfarçável interesse das nossas ffaa's pelos BH's, presumo que o impacto será bem grande, e num tempo bem curto. Depois dos 50 inciais, não acredito mais em EC725 adicionais para as ffaa's. Vamos de BH ou ficamos como estamos.

A não ser que a MB opere o milagre de chegar as 66 undes previsas dos UHM's no PAEMB. Ou o governo opere outro "milagre" de forçar o EB a comprar mais vinte helos do Proteger. A FAB então nem se fala.

Sinceramente, eu divido de uma coisa e outro. E tenho bons motivos para acreditar nisso.

abs.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9486 Mensagem por arcanjo » Qua Jul 31, 2013 7:59 pm

31 de julho de 2013
DGAC autoriza Helibras a produzir o EC225 no Brasil

Montagem independente da caixa de transmissão dos EC725 e produção de outra versão civil são as novidades no Brasil

por Guilherme Poggio

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A Helibras acaba de receber da Direction Générale de L’Aviation Civile (DGAC) – autoridade francesa que regula a fabricação de helicópteros civis – a autorização para produzir, no Brasil, o modelo EC225. A empresa já está produzindo a versão militar EC725 desde o final do ano passado.

Com isso, as instalações de Itajubá (MG) tornam-se, formalmente, uma extensão de produção da Eurocopter, o que já era intenção do grupo desde a assinatura do contrato com as Forças Armadas brasileiras e da construção da nova planta industrial. O EC225 é um helicóptero civil empregado especialmente em atividades offshore.

Imagem
Helibras monta, no Brasil, primeira caixa de transmissão do EC725 - Foto: Helibras

Além disso, recentemente, uma equipe formada exclusivamente por brasileiros concluiu a montagem integral de uma caixa de transmissão do helicóptero EC725. Essa autonomia, sem a supervisão direta ou acompanhamento da matriz, demonstra a total capacitação dos técnicos que atuam aqui no país no domínio de toda a tecnologia que já foi transferida pela Eurocopter para a Helibras.

“Estamos cumprindo todas as etapas que havíamos desenhado desde o anúncio do contrato de cooperação tecnológica e estes são apenas mais alguns passos rumo ao domínio tecnológico completo na manutenção e fabricação de helicópteros de toda a gama Eurocopter”, explica Eduardo Marson, presidente da Helibras.

A linha de montagem dos helicópteros médios e pesados da Helibras está completamente tomada pelos EC725 destinados às Forças Armadas Brasileiras. A previsão é de que as próximas unidades comecem a ser entregues entre o final deste ano e meados de 2014. Já o início de produção das versões civis que também deverão ser produzidas localmente ainda depende de contratos comerciais que estão sendo negociados com diversos operadores do mercado oil&gas.

FONTE: Convergência Comunicação Estratégica

http://www.aereo.jor.br/2013/07/31/dgac ... no-brasil/


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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9487 Mensagem por arcanjo » Sáb Ago 03, 2013 11:30 am

2 de agosto de 2013
Fluxo de produção dos EC725 na Helibras e outros detalhes da fábrica

http://www.aereo.jor.br/2013/08/02/flux ... a-fabrica/


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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9488 Mensagem por arcanjo » Sex Ago 09, 2013 6:56 pm

9 de agosto de 2013
Líder é o primeiro grande cliente do EC225 ‘made in Brazil’

A Helibras vai iniciar, em 2015, a produção da versão civil do helicóptero militar EC725, que está sendo produzido, desde o ano passado, para as Forças Armadas do país (ver foto acima). O primeiro grande cliente da nova aeronave é a Líder Aviação que, em outubro de 2012, assinou uma carta de intenção de compra de 14 helicópteros do modelo. http://www.aereo.jor.br/2012/10/02/heli ... ado-civil/

No mês passado, a Helibras recebeu o sinal verde da Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) da França, autoridade que regula a fabricação de helicópteros civis, para produzir o modelo no Brasil. A produção, segundo Eduardo Marson, presidente da companhia, vai exigir uma nova expansão da fábrica em Itajubá (MG).

Nos últimos três anos, a empresa investiu R$ 430 milhões na construção de uma nova linha de montagem em Itajubá, para atender ao programa de nacionalização desses helicópteros, que prevê 50% de conteúdo nacional agregado. O processo de nacionalização, de acordo com Marson, é gradual e para este ano, por exemplo, o índice previsto é de 15%. ” O nosso objetivo para o EC225 [a versão civil] é atingir um valor agregado brasileiro próximo dos 50%.”

Atualmente, a fábrica de Itajubá está com 17 helicópteros militares em produção. As Forças Armadas já receberam sete aeronaves, que foram produzidos na França. As entregas estão previstas para terminar em 2017.

“O nosso grande desafio a partir daí será garantir a sustentabilidade da empresa para o futuro. Por isso decidimos investir também em programas civis e no desenvolvimento de um helicóptero 100% nacional”, ressaltou. A definição das características desse helicóptero, segundo ele, está sendo discutida em conjunto com o governo brasileiro. “No primeiro trimestre de 2014 já devemos ter essa definição”, disse.

Com receita anual de R$ 300 milhões, o presidente da Helibras disse que prevê mais que triplicar o seu faturamento a partir de 2015, principalmente em função da entrega da maior parte dos 50 helicópteros encomendados pelas Forças Armadas e também o início da produção do modelo civil, que tem como principal mercado o transporte de passageiros para as plataformas de petróleo em alto-mar.

Operadores contratados pela Petrobras adquiriram 13 unidades do modelo, mas as operações foram paralisadas desde novembro, após dois acidentes no Mar do Norte. Uma falha no sistema de lubrificação da caixa de transmissão principal teria provocado uma trinca no componente. Em julho, a Eurocopter, fabricante do modelo, retomou integralmente as operações com o helicóptero em todo o mundo, depois que a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa) aprovou as medidas de prevenção e detecção desenvolvidas pelo grupo.

No Brasil, o modelo operado pela Força Aérea Brasileira também ficou sujeito às restrições, reduzindo o número de horas voadas, mas sem paralisar as operações. “Por precaução, as aeronaves civis deixaram de operar, mas 50% da frota mundial, estimada em 100 aeronaves, continuou voando”, disse Marson.

A Helibras é uma empresa do grupo Eurocopter, controlado pela EADS, que no fim de julho anunciou a mudança no nome e passou a se chamar grupo Airbus. A Eurocopter, por sua vez, maior fabricante de helicópteros do mundo e controladora da Helibras, mudou o nome para Airbus Helicópteros.

No Brasil, segundo Marson, o nome da Helibras, a princípio, não será alterado. “No dia seguinte à divulgação das mudanças no grupo participei de uma conferência com executivos da companhia e fomos informados de que apenas a Helibras e a Vector, empresa de manutenção com sede no Canadá, teriam seus nomes mantidos”, comentou.

O Brasil é considerado um dos principais mercados para a Helibras, que já entregou cerca de 650 helicópteros, sendo 70% do modelo Esquilo, que tem entre 48% e 54% de valor agregado brasileiro. A Helibras prevê vendas de 38 helicópteros em 2013, cinco a mais que em 2012. Desse total, segundo Marson, 60% foi para o segmento de aviação executiva e 40% para o setor governamental.

FONTE: Valor Econômico, via resenha do EB
http://www.aereo.jor.br/2013/08/09/lide ... in-brazil/


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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9489 Mensagem por Carlos Lima » Sex Ago 09, 2013 9:09 pm

Com os bugs resolvidos... a vida continua. ;)

[]s
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9490 Mensagem por NovaTO » Sex Ago 09, 2013 10:58 pm

Que eu saiba os bugs não foram resolvidos... na realidade eles estão tentando manter as aparências com essas luzes de emergência.
Só vão ser resolvidos quando a nova MGB for produzida em série e instalada em todos os EC-725/EC-225. Até lá quero ver se der merla em alto-mar e de quem vai ser a culpa.

[]'s




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9491 Mensagem por sapao » Sex Ago 09, 2013 11:15 pm

NovaTO escreveu:Que eu saiba os bugs não foram resolvidos... na realidade eles estão tentando manter as aparências com essas luzes de emergência.
Só vão ser resolvidos quando a nova MGB for produzida em série e instalada em todos os EC-725/EC-225. Até lá quero ver se der merla em alto-mar e de quem vai ser a culpa.

[]'s
Foi o que escutei também. Se não me engano, essa intenção de compra da Líder já era antiga e estava suspensa justamente pelos problemas que ocorreram.
Tomara que tudo se acerte de agora em diante, já tivemos bastante noticia ruim essa ano...




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9492 Mensagem por arcanjo » Sáb Ago 17, 2013 12:09 pm

Guilherme Wiltgen - 17/08/2013
AgustaWestland anuncia na LABACE construção de uma unidade no Brasil

A construção da nova unidade está prevista para ser concluída até o final de 2014.

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Daniele Romiti, CEO da AgustaWestland, anunciou o plano durante a LABACE, e disse que “o Brasil é um mercado muito importante e crescente para a AgustaWestland, por isso tenho grande prazer em poder anunciar este plano hoje à medida que continuamos a crescer o nossos negócio não só no Brasil, mas em toda a América Latina.

Esta nova unidade permitirá o aumento da nossa presença industrial e também de poder montar helicópteros no Brasil, demonstrando o nosso compromisso de longo prazo com a região e com os nossos clientes”.

A nova unidade foi projetada para lidar com a introdução prevista de um número significativo dos novos helicópteros AW189 e AW169 para o mercado brasileiro.

Novos hangares de manutenção da AgustaWestland do Brasil serão capazes de acomodar helicópteros do porte do AW101, com baías de manutenção para 10 helicópteros e espaço adicional para estabelecer uma da linha de montagem final de helicópteros.

A nova unidade vai incluir um centro de formação e possuir espaço suficiente para dois simuladores de voo full e três outros dispositivos de treinamento.

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=26771

Mais uma... [100]

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9493 Mensagem por arcanjo » Sáb Ago 17, 2013 12:29 pm

16 de Agosto, 2013 - 09:40 ( Brasília )
Sikorsky Aerospace Services fornece serviços de reparo de componentes à Força Aérea Brasileira

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Sikorsky Aerospace Services (SAS) anunciou hoje que firmou seu primeiro acordo comercial de reparos de componentes diretamente com a Força Aérea Brasileira (FAB), para dar suporte a sua frota de helicópteros UH-60 BLACK HAWK. Com acesso a fabricantes originais de equipamento (OEM), o contrato plurianual vai simplificar os serviços de suporte e vai melhorar a prontidão operacional da frota de helicópteros H-60.

O acordo inclui a remessa de componentes de aeronaves às instalações de serviço de reparo aprovadas pela Sikorsky, com transferência de retorno a bases aéreas da FAB designadas. A SAS é a divisão empresarial de reposição de peças da Sikorsky Aircraft Corp., subsidiária da United Technologies Corp. (NYSE: UTX).

"Temos um relacionamento de longa data com o Brasil e esse contrato de manutenção é mais um passo para um portfólio completo de serviços de suporte", disse o diretor da SAS para Serviços e Suporte Globais, Stephen Bohlman.

"A SAS firmou um acordo separado para estabelecer um depósito no país de peças de reposição, para garantir suporte as operadoras comerciais do Brasil. Estamos ansiosos para continuar expandindo nosso relacionamento", disse Bohlman.

A Força Aérea Brasileira comprou os lendários helicópteros BLACK HAWK da Sikorsky, através do canal de Vendas a Militares Estrangeiros (FMS -- Foreign Military Sales) do governo dos EUA. O acordo de manutenção vai agilizar serviços de reparos à estrutura da aeronave, componentes do motor, caixas de câmbio, sistema hidráulico e trens de pouso.

A Sikorsky Aerospace Services, uma empresa da Sikorsky, fornece suporte completo a aeronaves de asas rotativas e fixas em todo o mundo. Ela oferece a seus clientes militares e comerciais um portfólio completo de serviços de suporte, incluindo distribuição de material, manutenção, revisão e reparo, transformações de aeronaves e gerenciamento de ciclo de vida. A Sikorsky Aircraft Corp., sediada em Stratford, Connecticut, EUA, é líder mundial em projeto, fabricação e manutenção de helicópteros. A United Technologies Corp., sediada em Hartford, Connecticut, EUA, fornece uma ampla variedade de produtos de alta tecnologia e serviços de suporte às indústrias de sistemas aeroespaciais e de construção em todo o mundo.

Fonte: DCI
http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... rasileira/


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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9494 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 17, 2013 5:11 pm

arcanjo escreveu:Guilherme Wiltgen - 17/08/2013
AgustaWestland anuncia na LABACE construção de uma unidade no Brasil
A construção da nova unidade está prevista para ser concluída até o final de 2014.
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=26771
Mais uma... [100]
arcanjo
Já não era sem tempo. [009]
Agora o pão de queijo vai ter que se haver com a pizza e a macarronada no café da manhã.
Falta saber se vai ter ou não Vódka na sobremesa.

:lol:

abs.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9495 Mensagem por irlan » Sáb Ago 17, 2013 5:22 pm

Quando firmamos o Acordo do Mil Mi-35 não foi assinado que teríamos um centro de manutenção para os helos nossos e dos nossos vizinhos de procedência Russa?




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
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