Com certeza. E se já estão pedindo verba para o ano que vem, provavelmente então já temos um eleito.
Resta saber quem é.
Os 2 A-330 MRTT britânicos estão na lista de compras da FAB já há algum tempo desde aquela visita em Brasília. Se virou um negócio de fato, é aguardar para saber.
Mas há outras alternativas também. O interessante da nota da PLOA é que na descrição não fala em aeronave REVO estratégica, apenas transporte de pessoal e carga.
A ver.
Re: Oficial - Projeto KC-X2
Enviado: Seg Set 06, 2021 12:13 pm
por knigh7
Lembra da nota da FAB que abordava a discussão entre o embaixador do Reino Unido sobre KC2 Voyager com o Comandante da FAB? Ali eu percebi que as discussões estavam amadurecidas. Senão nem chegariam a mencioná-la.
dentro da contabilidade da União as rúbricas tem sinais que referem a ações orçamentárias, a grupos de despesas e programas orçamentários bem como a ministérios e secretarias.
Muito obrigado ! Baixei o arquivo , são muitas despesas, tem item de até caráter sigiloso entre as 3 forças ! Muito bom , espero que tudo dê certo !
E quando for aprovada a LOA (no fim do ano), baixar o arquivo e revisar...ocorrem modificações em alguns projetos.
Re: Oficial - Projeto KC-X2
Enviado: Ter Set 07, 2021 12:49 pm
por FCarvalho
knigh7 escreveu: Seg Set 06, 2021 12:13 pm
Lembra da nota da FAB que abordava a discussão entre o embaixador do Reino Unido sobre KC2 Voyager com o Comandante da FAB? Ali eu percebi que as discussões estavam amadurecidas. Senão nem chegariam a mencioná-la.
Parece que a FAB vem negociando à miúde estes aviões de forma a contemplar a sua aquisição em etapas. Ofereceram duas aeronaves. Vamos ver se vem as duas ou se só uma, ou se teremos novidades.
Imagino que como existem 5 unidades com a AirTanker, quem sabe pelo menos 4 a FAB traz para casa. Sempre foi o número mínimo pautado pelo Comaer para reestabelecer a capacidade do Corsário. E com alguma sorte, quem sabe mais 1 unidades para cobrir também a presidência.
Só queria saber se as aeronaves oferecidas são da fronta da RAF ou da AirTanker, que pelo quadro mostrado no link, estão praticamente todas cedidas via leasing ou retornaram à RAF. E não há indicativos de disponibilidade para o ano que vem.
Re: Oficial - Projeto KC-X2
Enviado: Qua Nov 10, 2021 11:59 pm
por FCarvalho
Estava olhando por aí e vi que os 4 A330Fda Qatar ainda estão no chão, e disponíveis para negócios.
São aviões bem novos, e foram retirados de voo no começo deste ano, e por enquanto não há notícias de que tenham sido vendidos a outrem, a não ser uma unidade que foi para o governo húngaro.
Não são exatamente um MRTT, mas para o que a FAB precisa de imediato seriam uma ótima opção, sendo que transformar os mesmos em tankers pode ser uma opção para os 4 ou apenas parte deles. Tudo vai depender de como o futuro da frota de Gripen E/F e KC-390 na FAB.
Conforme o catálogo da Airbus de 2018, este modelo estava cotado em 241 milhões de dólares. Se considerarmos que a versão não fez sucesso e que há somente3 operadores hoje no mundo e nenhum deles fez questão de adquirir os aviões da Qatar, o valor deles pode ser algo a ser discutido. Até porque avião parada para empresa aérea é prejuízo, mesmo para as mais ricas como a Qatar.
Não há mais A330F disponíveis a venda no mercado. Sobram os muitos A330-200 pax que se encontram sem donos em vários aeroportos pelo mundo.
Será interessante esta concorrência, vide que os donos desses aviões são em grande parte empresas de leasing, enquanto vários pertencem a empresas que faliram durante a pandemia.
A ver se a Airbus se anima a querer vender algo ela mesma.
Aviões com até 8 anos de fabricação. O que significa que teremos aviões ainda com bastante ciclos para cumprir a depender do fornecedor.
Transformar em KC será objetivo de outra concorrência já que além da Airbus, a IAI também está certificada para fazer esse tipo de trabalho nos A330.
Boa sorte para nós. E que não paremos em apenas 2.
Re: Oficial - Projeto KC-X2
Enviado: Sáb Jan 29, 2022 10:46 am
por FCarvalho
Re: Oficial - Projeto KC-X2
Enviado: Dom Jan 30, 2022 4:59 pm
por Cassio
Vamos parar em 2 sim e olhe lá... é bem capaz que depois de adquiridos fiquem apenas como cargueiros (desistindo da conversão).
Mas se forem convertidos (o que levará um tempão), não teremos mais que dois. E não precisamos de mais.
Re: Oficial - Projeto KC-X2
Enviado: Dom Jan 30, 2022 5:11 pm
por FCarvalho
Cassio escreveu: Dom Jan 30, 2022 4:59 pm
Vamos parar em 2 sim e olhe lá... é bem capaz que depois de adquiridos fiquem apenas como cargueiros (desistindo da conversão).
Mas se forem convertidos (o que levará um tempão), não teremos mais que dois. E não precisamos de mais.
A tendência da FAB é procurar obter ao menos 4 destes aviões, a fim de substituir o quarteto KC-137.
E com relação a serem apenas 2 aviões, é aquela coisa: quem tem 1, não tem nenhum; quem tem 2 pode ter 1 e por aí vai.
Penso que a FAB irá fazer o que for possível para não ficar apenas nestes dois aviões. Mas vamos ver o que acontece.
Se não misturarem as missões, dispensando os A330 do GTE, ainda dá para levar na boa apenas duas aeronaves, mas eu tenho certas dúvidas que eles não acabem, também, sendo usados para isso.
A ver.
Re: Oficial - Projeto KC-X2
Enviado: Dom Jan 30, 2022 6:44 pm
por Lucubus
Eu acredito em 3 aviões.
slds
Re: Oficial - Projeto KC-X2
Enviado: Seg Jan 31, 2022 1:56 am
por knigh7
Cassio escreveu: Dom Jan 30, 2022 4:59 pm
Vamos parar em 2 sim e olhe lá... é bem capaz que depois de adquiridos fiquem apenas como cargueiros (desistindo da conversão).
Mas se forem convertidos (o que levará um tempão), não teremos mais que dois. E não precisamos de mais.
Cassio escreveu: Dom Jan 30, 2022 4:59 pm
Vamos parar em 2 sim e olhe lá... é bem capaz que depois de adquiridos fiquem apenas como cargueiros (desistindo da conversão).
Mas se forem convertidos (o que levará um tempão), não teremos mais que dois. E não precisamos de mais.
A tendência da FAB é procurar obter ao menos 4 destes aviões, a fim de substituir o quarteto KC-137.
E com relação a serem apenas 2 aviões, é aquela coisa: quem tem 1, não tem nenhum; quem tem 2 pode ter 1 e por aí vai.
Penso que a FAB irá fazer o que for possível para não ficar apenas nestes dois aviões. Mas vamos ver o que acontece.
Se não misturarem as missões, dispensando os A330 do GTE, ainda dá para levar na boa apenas duas aeronaves, mas eu tenho certas dúvidas que eles não acabem, também, sendo usados para isso.
A ver.
As outras poderiam vir sem serem convertidas mesmo, na minha opinião. A Aviação Comercial ainda sofre solavancos causados pelo COVID e a Õmicron não vai ser a última variante, havendo oportunidades por aí. A FAB está comprando em boa hora e torço para que compre mais 1 ou 2 unidades de ocasião.
Re: Oficial - Projeto KC-X2
Enviado: Seg Jan 31, 2022 3:41 am
por Strike
Nosso "amigo" de DB Roberto Caiafa em uma live sobre os possíveis A330-200 que deveram ser adquiridos pela FAB... O vídeo trás informações interessantes a respeito da conversão destas em Getafe-ESP ser confirmada.