Brigada de Infantaria Paraquedista

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Agradeceu: 90 vezes
Agradeceram: 74 vezes

Re: Brigada de Infantaria Paraquedista

#946 Mensagem por Henrique Brito » Ter Jul 14, 2020 10:06 am

cabeça de martelo escreveu: Ter Jul 14, 2020 5:36 am
Miguel Machado escreveu:Se esta medida absurda for concretizada, põe fim a 65 anos de uso da boina verde com o uniforme n.º1, e o Exército rompe unilateralmente com o regulamentado na Marinha (Fuzileiros) e Força Aérea (Policia Aérea), vergando as suas próprias tropas especiais a uma uniformidade destruídora do espirito de corpo.

Imagem

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalh ... sNoticias3
Eu sempre falo, pra nós militares e ex militares, essa coisa de tradição e mística tem mais importância do parece. Pra um civil, a cor da boina seria uma mera bobagem.

"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1138 vezes
Agradeceram: 2860 vezes

#947 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jul 14, 2020 10:12 am

Por cá acabou-se com a Boina castanha que era o que o Exército usava e a Boina Preta que era dos militares da Arma de Cavalaria passou a ser usados por todos. A excepção são as Tropas Especiais com:

Boina Verde - Paraquedistas
Boina Vermelha - Comandos
Boina Verde - Operações Especiais

Neste caso a guerra são dos Sargentos e Oficiais QP das Tropas Especiais que quando usam a n.1 não podem usar a partir de agora as suas respectivas Boinas Verde/Vermelha. O que se passa é que o pessoal desde o simples Praça ao General estão todos a passar-se com esta medida. Basta passar pelo face para ver isso mesmo, não há um único Para/Comando/Ranger a defender essa medida.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Henrique Brito
Avançado
Avançado

#948 Mensagem por Henrique Brito » Ter Jul 14, 2020 10:46 am

Aqui, se nada mudou desde que saí, é:

Comando de Operações Especiais
Boina castanha (parece que queriam mudar ou já mudaram para vermelho bordô/grená a pedido da tropa)

Brigada de Infantaria Paraquedista
Boina vermelha bordô/grená

12° Brigada de Infantaria Leve (aer)
Boina bege

Unidades blindadas ou mecanizadas
Boina preta

Unidades da região amazônica
Boina camuflada

Unidades de montanha
Boina cinza

Aviação do Exército:
Boina azul ultramar

Academias, institutos e escolas de formação de oficiais e sargentos
Boina azul ferrete

Tropas a serviço da ONU
Boina azul celeste

Colégios militares
Boina vermelha garança

Demais unidades
Boina verde.

E a diversidade de gorros também é parecida, e algumas OMs usam gorros e boinas de cor diferente.

"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Henrique Brito
Avançado
Avançado

#949 Mensagem por Henrique Brito » Ter Jul 14, 2020 11:02 am

De gorros seria

Padrão
Camuflado

Unidades de selva
Camuflado de modelo Bandeirante

Centro de embarcações da Amazônia
Azul

Engenharia
Camuflado de modelo tropical

Comandos e Forças especiais
Gorro preto

Precursores paraquedistas
Gorro vermelho

Batalhão de Dobragem e Man de paraquedas
Gorro amarelo

Instrutores de Salto livre
Gorro verde

Instrutores de salto semiautomático
Gorro azul também

Unidades de montanha
Cinza

Unidades de reconhecimento da infantaria leve aeromovel
Bege

72° Batalhão de Infantaria Motorizado (caatinga)
Caqui

18° Batalhão de fronteira (Pantanal)
Verde escuro

Centro de Avaliação de adestramento
Branco

Destacamento de saúde operacional (resgate)
Gorro laranja

Curso de combate Urbano
Gorro chumbo

E se bobear ainda tem mais e eu não me lembro.
Mas tenho que concordar que é demais, o EB deveria dar uma organizada nisso.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#950 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jul 14, 2020 12:59 pm

Apresento-vos a famosa Pista Vermelha (falta um dos obstáculos, mas estava em manutenção):

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Henrique Brito
Avançado
Avançado

#951 Mensagem por Henrique Brito » Ter Jul 14, 2020 3:57 pm

Muito bom. Temos a nossa aqui também.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#952 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jul 17, 2020 5:57 am

80 Years of British Airborne Forces

Alfa BR
Avançado
Avançado
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 222 vezes

#953 Mensagem por Alfa BR » Sáb Jul 18, 2020 12:20 am

Programa Padrão de Adestramento Básico dos Batalhões de Infantaria Paraquedista (BI Pqdt) do Exército Brasileiro. Edição 2004.

Link: https://www.scribd.com/document/4695473 ... 9lHK5TJm1U

Imagem

Henrique Brito
Avançado
Avançado

#954 Mensagem por Henrique Brito » Sáb Jul 18, 2020 4:22 am

Alfa BR escreveu: Sáb Jul 18, 2020 12:20 am Programa Padrão de Adestramento Básico dos Batalhões de Infantaria Paraquedista (BI Pqdt) do Exército Brasileiro. Edição 2004.

Link: https://www.scribd.com/document/4695473 ... 9lHK5TJm1U

Imagem
Bacana, será que você não consegue cavar um desse dos tais pelopes? Ou do Pelotão de Reconhecimento da 12ª Bda Inf Lv aeromovel?

arcanjo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 830 vezes
Contato:

#955 Mensagem por arcanjo » Ter Jul 21, 2020 5:05 pm

Militares se preparam para Operação Culminating com execução de tiro real em progressão

https://1.bp.blogspot.com/-v1oed8A_AWU/XxdFWDYhNvI/AAAAAAAAJlc/avP3ZsT6gIoAaXLLyx7zbSGTS2J0pe7BACLcBGAsYHQ/s1280/article%2B%252813%2529.jpg
Metralhadora Mini Mitrailleuse (Mtr MINIMI)

Rio de Janeiro (RJ) – A Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), com o apoio do Centro de Adestramento Leste (CA-LESTE), realizou mais um treinamento de preparação da tropa para a Operação Culminating 2021. No dia 16 de julho, último dia das instruções de Live Fire - nível Grupo de Combate (GC), os militares executaram tiro real em progressão, no Campo de Instrução de Gericinó.

Nos 3 primeiros dias de instrução, foram efetuados a “clicagem” dos lasers multifuncionais MIPIM (Mini Integrated Pointing Illumination Module) instalados nas armas, o briefing com o posicionamento da progressão, a progressão com a tropa oponente, utilizando-se o Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático (DSET), além da progressão com o emprego de Óculos de Visão Noturna (OVN). No quarto dia, foi realizado progressão com tiro real, utilizando-se os seguintes armamentos: Fuzil de Assalto Imbel 5,56 mm IA2, a Metralhadora Mini Mitrailleuse (Mtr MINIMI) e o Lança-Rojão AT-4, com subcalibre.

O exercício bilateral entre o Exército Brasileiro e o Exército dos Estados Unidos será concretizado em fevereiro de 2021, no Joint Readiness Training Center, em Fort Polk, Estados Unidos. Essa ação é um intercâmbio entre o Brasil e os Estados Unidos da América e finaliza o plano conjunto de atividades realizadas ao longo de 5 anos.

https://1.bp.blogspot.com/-bm_ly8Qlons/XxdFffH_tSI/AAAAAAAAJlg/YeCDSOutuXQdgF1NH208DlcFTJTMjYjowCLcBGAsYHQ/s1280/article%2B%252814%2529.jpg
Fuzil de Assalto Imbel 5,56 mm IA2

https://1.bp.blogspot.com/-cqnO7S-BHIg/XxdFfb--6lI/AAAAAAAAJlk/oOnFHPguSrIYpmBU_WggIiw0SGHhaOQyQCLcBGAsYHQ/s1280/article%2B%252815%2529.jpg

https://1.bp.blogspot.com/-vQYvbrxBEPM/XxdFfmeLsuI/AAAAAAAAJlo/AlR9l6EOyEIIGCXDMXz7FnD9CW21tFHywCLcBGAsYHQ/s1280/article%2B%252816%2529.jpg

https://1.bp.blogspot.com/-JP8HdmKpLAY/XxdFg1DneLI/AAAAAAAAJls/XGOUrazqyzI19OPSjOs5zn6qJpsi5HYVACLcBGAsYHQ/s1280/article%2B%252817%2529.jpg
Lança-Rojão AT-4

https://1.bp.blogspot.com/-UMG18EVG3Hc/XxdFivORirI/AAAAAAAAJlw/q3EDCTIlTp4PEUc9-pqrFS-OW6BRHfyUQCLcBGAsYHQ/s1280/article%2B%252818%2529.jpg

https://1.bp.blogspot.com/-OYCNs2RSeUI/XxdFjPatXhI/AAAAAAAAJl0/ru787cPbt4ccFvBzFw8AjrO_yB1oacLZACLcBGAsYHQ/s1280/article%2B%252819%2529.jpg
Metralhadora Mini Mitrailleuse (Mtr MINIMI)

https://1.bp.blogspot.com/-P4cT_qDmM1Q/XxdFj2F2DgI/AAAAAAAAJl4/00aKQ70m0C8nkRwgkFJovzoLyBdQpo3SgCLcBGAsYHQ/s1280/article%2B%252820%2529.jpg

Fotos: Sd R. Menezes e Sd Torres
FONTE: CML

:arrow: https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... racao.html

abs.

arcanjo

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5745 vezes
Agradeceram: 3275 vezes

#956 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 21, 2020 6:54 pm

Se curiosidade matasse...

O CFN eu conheço e sei que está acostumado a fazer exercícios regularmente com o USMC e os Royal Marines e o pessoal do batalhão anfíbio do exército francês, dado que são uma tropa profissional., mas os pqdt em exercícios internacionais com americanos é uma novidade.

abs

Carpe Diem
Henrique Brito
Avançado
Avançado

#957 Mensagem por Henrique Brito » Ter Jul 21, 2020 10:08 pm

FCarvalho escreveu: Ter Jul 21, 2020 6:54 pm Se curiosidade matasse...

O CFN eu conheço e sei que está acostumado a fazer exercícios regularmente com o USMC e os Royal Marines e o pessoal do batalhão anfíbio do exército francês, dado que são uma tropa profissional., mas os pqdt em exercícios internacionais com americanos é uma novidade.

abs
Eu sou pqd de 2004, e antes de eu entrar na brigada, já haviam exercícios entre a brigada paraquedista e a airborne, Mas não havia internet como hoje, que tudo é divulgado.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5745 vezes
Agradeceram: 3275 vezes

#958 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 21, 2020 10:48 pm

Eu acompanho defesa há muitos anos e para ser honesto, eu pouco ou nada vi sobre a bgda pqdt em exercícios internacionais, mesmo depois do advento da internet.

O DB existe desde 2003 e aqui encontramos muitas informações sobre diversas atividades militares brasileiras, mas confesso que não há, do meu ponto de vista, muitas notícias sobre este tipo de atividade no EB. É algo na verdade até curioso, pois apesar de ser a maior força entre as demais, me parece a que menos intercâmbio diretos faz com outras tropas estrangeiras em nível de exercícios operacionais. Mas pode ser também que seja apenas um problema de RP muito ruim.

Aliás, não estou pondo em dúvida o que você está falando, e nem depreciando o pessoal da sua tropa, apenas aludindo ao fato de que, comparado com o CFN, que habitualmente frequenta exercícios conjuntos aqui no Brasil e em certa medida no exterior, o que se divulga em relação a bgda pqdt é raro. Pelo menos aqui para as minhas bandas.

O cabeça de martelo que é o nosso tuga pqdt de estimação :mrgreen: sempre tem trazido aqui para nós atividades realizadas tanto na Europa como nos USA, e a presença de tropas brasileiras nestes não é notada ou passa em branco. Embora sempre tenha pessoal nosso, geralmente é nível de observadores.

Esse exercício de agora, pelo que se diz, é o resultado de 5 anos de cooperação entre os dois exércitos. Ou seja, depois de algumas décadas, nós finalmente voltamos a participar de uma atividade de treinamento com eles em nível de complexidade e envergadura muito maior do que o de costume, por assim dizer. E isso basicamente é uma novidade, pois o Brasil não costuma permitir a presença de tropas no país maiores que um pelotão ou companhia, que é o que o vemos no caso do CFN com outras tropas homólogas. Aliás, em termos de legislação o acesso e/ou permanência de tropas estrangeiras no país é objeto de autorização do congresso nacional. Via de regra, o EB sempre foi muito avesso a qualquer tropa estrangeira no país, mesmo que para exercícios. Mas este é um assunto complexo para um único post.

No mais, eu bem que gostaria de saber quantos e quais são os exercícios anuais de treinamento que a bgda pqdt realiza regularmente todos os anos com tropas estrangeiras. Eu sei que o CFN todo ano tem exercícios principalmente com o USMC, mas no caso do exército, não conheço. Caso possas ajudar, seria interessante saber.

abs

Carpe Diem
Henrique Brito
Avançado
Avançado

#959 Mensagem por Henrique Brito » Qua Jul 22, 2020 1:22 am

Operações, que seja certo, todos os anos, que eu saiba, só com paraquedistas argentinos, aqui ou lá. Mas a cada ano, normalmente tem algum outro treinamento com alguma tropa pqd da América Latina, as vezes EUA. Isso na minha época. Agora não sei.

O que há muito é receber oficiais e sargentos de países da América Latina e Africa pra fazer alguns cursos da Bda, principalmente os cursos de precursor, de mestre de salto, e de dobragem e manutenção de paraquedas.

O Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais e o Grupamento de Mergulhadores de combate também sempre, todos os anos, enviam militares pra fazer os cursos básico paraquedista, dobragem e manutenção de paraquedas, mestre de salto, treinamento especifico de auxiliar de precursor, e de precursor paraquedista.

O pessoal do Para-Sar também enviava, agora não enviam mais porque eles já tem todos os cursos pelo FAB mesmo.

Henrique Brito
Avançado
Avançado

#960 Mensagem por Henrique Brito » Qua Jul 22, 2020 1:25 am

Presidente Bolsonaro e diversos generais paraquedistas que são agora ministros do seu governo, prestigiam o aniversário da Bda Pqdt. Neste vídeo dá pra perceber um pouco o espirito de corpo da tropa aeroterrestre do Brasil. Eu lamentavelmente não estive neste evento.

Responder