O futuro da AAAe no Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
MasterCaiafa
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 16 vezes
Contato:

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#9391 Mensagem por MasterCaiafa » Dom Fev 12, 2017 7:35 pm

Bolovo escreveu:
juarez castro escreveu: Se for Russo ou Chinês usado, o Bolovo vai argumentar que é uma escolha inteligente do EB, vai buscar no mister google todas as qualidades do dito cujo e provavelmente vai dizer que sua tecnologia supera até mesmo um THAAD, agora se for do Império do mal, da Europa ocidental ou de Israel, vai ser mais uma bucha, proveniente da visão tacanha do EB, e que não faz sentido, então melhor deixar quieto.

G abraço
Meu deus, que ad hominem gratuito.

Eu sou contra a aquisição de qualquer sistema AAAe usado. Pode ser russo, chinês, americano ou mesmo marciano, como você mesmo adora falar. É simples, é uma questão de método, pois entendo que se é usado e está sendo vendido, é automaticamente obsoleto, portanto é jogar dinheiro fora. Vejo que devemos comprar um sistema top de linha ou mesmo desenvolver aqui, como faz as grandes nações, afinal não temos nenhum conflito iminente que envolva nós nos próximos anos.

O Pantsir é considerado um dos melhores senão o melhor sistema AAAe da classe dele. Por isso muitos estavam felizes com o interesse nele e não simplesmente pelo fato de ser russo ou chinês. O que eu via sim era um malabarismo absurdo do povo "do contra" contra essa aquisição, especialmente por ser russo e alienígena (se fosse um Chaparral com Aim-9B tudo bem, afinal é do bem).

Fala logo qual sistema usado estão oferecendo, senão vou achar que é mais uma das suas histórias.

O sistema alemão Ozelot/Stinger está previsto para ser desativado em 2018, enquanto o MANTIS, primeiro rebento tecnológico do Programa SysFla, o substitui - Isso cobre a primeira fase de curto alcance. O SysFla e seus desenvolvimentos futuros de médio e longo alcance são uma responsabilidade das empresas Rheinmetall Defence & MBDA Deutschland com a cooperação da Diehl BGT Defence & Kraus-Maffei Wegmann. Em paralelo a substituição dos mísseis Patriot pelos rebentos MEADS, o ÍRIS-T SL surge como a melhor opção entre sistemas ocidentais disponíveis. Tem seu emprego no País de origem assegurado por mais 25 a 35 anos, pacotes de manutenção assegurados por pelo menos 20 anos e eficiência reconhecida por seis nações integrantes da OTAN/NATO.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#9392 Mensagem por Bolovo » Dom Fev 12, 2017 8:12 pm

MasterCaiafa escreveu: O sistema alemão Ozelot/Stinger está previsto para ser desativado em 2018, enquanto o MANTIS, primeiro rebento tecnológico do Programa SysFla, o substitui - Isso cobre a primeira fase de curto alcance. O SysFla e seus desenvolvimentos futuros de médio e longo alcance são uma responsabilidade das empresas Rheinmetall Defence & MBDA Deutschland com a cooperação da Diehl BGT Defence & Kraus-Maffei Wegmann. Em paralelo a substituição dos mísseis Patriot pelos rebentos MEADS, o ÍRIS-T SL surge como a melhor opção entre sistemas ocidentais disponíveis. Tem seu emprego no País de origem assegurado por mais 25 a 35 anos, pacotes de manutenção assegurados por pelo menos 20 anos e eficiência reconhecida por seis nações integrantes da OTAN/NATO.
Caiafa, isso nos foi oferecido?

Deve ser caro que nem o cão como tudo que é europeu, mas é moderno, atual e principalmente não é usado (graças a deus).

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#9393 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Fev 12, 2017 8:37 pm

Duvido que tenha sido oferecido ou cogitado pelo EB.

Em relação aos usados mencionados pelo Juarez, não consigo imaginar que sistema seja esse.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
MasterCaiafa
Intermediário
Intermediário
Contato:

#9394 Mensagem por MasterCaiafa » Dom Fev 12, 2017 8:58 pm

Bolovo escreveu:
MasterCaiafa escreveu: O sistema alemão Ozelot/Stinger está previsto para ser desativado em 2018, enquanto o MANTIS, primeiro rebento tecnológico do Programa SysFla, o substitui - Isso cobre a primeira fase de curto alcance. O SysFla e seus desenvolvimentos futuros de médio e longo alcance são uma responsabilidade das empresas Rheinmetall Defence & MBDA Deutschland com a cooperação da Diehl BGT Defence & Kraus-Maffei Wegmann. Em paralelo a substituição dos mísseis Patriot pelos rebentos MEADS, o ÍRIS-T SL surge como a melhor opção entre sistemas ocidentais disponíveis. Tem seu emprego no País de origem assegurado por mais 25 a 35 anos, pacotes de manutenção assegurados por pelo menos 20 anos e eficiência reconhecida por seis nações integrantes da OTAN/NATO.

Deve ser caro que nem o cão como tudo que é europeu, mas é moderno, atual e principalmente não é usado (graças a deus).
A Diehl Defence fez a proposta ao Exército Brasileiro dentro do PEE Defesa Antiaérea, em 2015, quando o momento político do País fornecedor do sistema Pantsir ser péssimo, para ser soft. A estabilidade verificada nos contratos com a autoridade alemã, que congrega em seu bojo os grupos industriais, é outra particularidade importante, pois é uma vantagem que eles entregam, seja "caro" ou não. Aliás, dentro do conceito "caro" de se lutar, prefiro mil x atuar como um rápido hunter/killer caçando alvos e eliminado-os em série a grandes distâncias com alta probabilidade de acerto (PK) no primeiro tiro, ganhando em mobilidade e blindagem adequados a minha estratégia, do que "ser barato" e me tornar aríete in extremallis ou me enterrar no solo e virar casamata.......

MasterCaiafa
Intermediário
Intermediário
Contato:

#9395 Mensagem por MasterCaiafa » Dom Fev 12, 2017 9:29 pm

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#9396 Mensagem por LeandroGCard » Dom Fev 12, 2017 9:40 pm

MasterCaiafa escreveu:Aliás, dentro do conceito "caro" de se lutar, prefiro mil x atuar como um rápido hunter/killer caçando alvos e eliminado-os em série a grandes distâncias com alta probabilidade de acerto (PK) no primeiro tiro, ganhando em mobilidade e blindagem adequados a minha estratégia, do que "ser barato" e me tornar aríete in extremallis ou me enterrar no solo e virar casamata.......[/b]
Os dois sistemas tem características e aplicações muito distintas, e faz tanto sentido compará-los como comparar um fuzil com um canhão se 105mm.

Só mesmo no Brasil é que se coloca este tipo de comparação... :roll: .

Leandro G. card

juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#9397 Mensagem por juarez castro » Dom Fev 12, 2017 10:29 pm

Bolovo escreveu:
juarez castro escreveu: Se for Russo ou Chinês usado, o Bolovo vai argumentar que é uma escolha inteligente do EB, vai buscar no mister google todas as qualidades do dito cujo e provavelmente vai dizer que sua tecnologia supera até mesmo um THAAD, agora se for do Império do mal, da Europa ocidental ou de Israel, vai ser mais uma bucha, proveniente da visão tacanha do EB, e que não faz sentido, então melhor deixar quieto.

G abraço
Meu deus, que ad hominem gratuito.

Eu sou contra a aquisição de qualquer sistema AAAe usado. Pode ser russo, chinês, americano ou mesmo marciano, como você mesmo adora falar. É simples, é uma questão de método, pois entendo que se é usado e está sendo vendido, é automaticamente obsoleto, portanto é jogar dinheiro fora. Vejo que devemos comprar um sistema top de linha ou mesmo desenvolver aqui, como faz as grandes nações, afinal não temos nenhum conflito iminente que envolva nós nos próximos anos.

O Pantsir é considerado um dos melhores senão o melhor sistema AAAe da classe dele. Por isso muitos estavam felizes com o interesse nele e não simplesmente pelo fato de ser russo ou chinês. O que eu via sim era um malabarismo absurdo do povo "do contra" contra essa aquisição, especialmente por ser russo e alienígena (se fosse um Chaparral com Aim-9B tudo bem, afinal é do bem).

Fala logo qual sistema usado estão oferecendo, senão vou achar que é mais uma das suas histórias.
Quem costuma contar "histórias" por aqui não sou eu, não falo daquilo que não sei e não conheço, quem costuma contar histórias por aqui são os que costumam super avaliar equipamentos militares Russos, quantificar disponibilidade de anvs Russas baseado em fotografias, Sputnik news e por aí afora.
Obviamene que eu não vou questionar os teus conhecimentos militares baseados nas tuas trocentas mil horas de internet.

G abraco

arcanjo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 839 vezes

#9398 Mensagem por arcanjo » Dom Fev 12, 2017 10:52 pm

http://www.youtube.com/watch?v=HTnbfysC ... e=youtu.be

abs.

arcanjo

juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#9399 Mensagem por juarez castro » Dom Fev 12, 2017 11:29 pm

Eu concordo com quase tudo que foi colocado no vídeo do Caiafa, modernidade, capacidade de integração com outro radar e outro sistema de EW, mobilidade, pois pode ser transportado pelo KC 390, dual mode de busca, em fim tudo de bom, muito melhor que aquela trapizomba russa, o único problema é que nao hay la plata e não haverá nos próximos cinco anos pelo menos.
Como hoje nada temos acima de 5 a 7km de alcance, se tivermos um siitema qe funcione, de baixo custo operacional com IFF
acredito que sria de valia até para se ganhar doutrina operacional de uso para quando tivermos disponibilidades financeiras de adiqurir um sistema top como o Iris T SL.

G abraço

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2146 vezes
Agradeceram: 2728 vezes

#9400 Mensagem por knigh7 » Seg Fev 13, 2017 12:12 am

.
Marechal-do-ar escreveu:Duvido que tenha sido oferecido ou cogitado pelo EB.

Em relação aos usados mencionados pelo Juarez, não consigo imaginar que sistema seja esse.
A IDF tem sistemas Spyders na reserva.

knigh7
Sênior
Sênior

#9401 Mensagem por knigh7 » Seg Fev 13, 2017 1:21 am

Bolovo escreveu:

Pelo que era divulgado pela imprensa, a proposta das 3 baterias do Pantsir era de USD 1 bilhão...

knigh7
Sênior
Sênior

#9402 Mensagem por knigh7 » Seg Fev 13, 2017 2:18 am

Bolovo escreveu:
O que eu via sim era um malabarismo absurdo do povo "do contra" contra essa aquisição, especialmente por ser russo e alienígena (se fosse um Chaparral com Aim-9B tudo bem, afinal é do bem).

.
Por 2 ocasiões de palestras que a Rosoboronexport realizou para o MD sobre a proposta da artilharia antiaérea de media altura foram divulgadas pela Alide. E nenhuma delas mencionaram a integração ao SISDABRA. O que mais chegou perto foi que poderia ser utilizados IFF de origem ocidental e poderia ser integrado dentro dos sistemas deles de grande altura. Se fossem fazer a integração ao SISDABRA teriam mencionados e a Alide, que colocou entusiasmada os PPTs e realizou a matéria teria mencionado. E pouco que importa que foram de 3 anos e meio atrás. Porque é um tremendo ponto negativo. Teriam falado se fossem integrar desde aquela época.

Um sistema que seria usado por 30 anos, num ambiente de guerra NCW, o COMDABRA passando a instrucao pela fonia para o Centro de Operações da bia de Pantsir. ..

Isso faz parte do problema de integracão com os sitemas ocidentais, algo que a gente fala sempre. O Caiafa mencionou a intregacao do sistema da Diehl ao SISDABRA, que aliás eu também já li nas matérias sobre a proposta. A Rafael também propôs com o Spyder. O problema está nos sistemas russos.

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#9403 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Fev 13, 2017 3:37 am

knigh7 escreveu:Pelo que era divulgado pela imprensa, a proposta das 3 baterias do Pantsir era de USD 1 bilhão...
E o pacote incluia uns 200 mísseis.

Mais uma vez, algo que foi mencionado já por dois membros e continua a ser ignorado aqui (alias, em toda a nossa imprensa, mas ai já era esperado) é que são sistemas com propósitos distintos, o Iris-T é um míssil caro, por conta disso não da para usar ele para abater bombas guiadas e outras munições por mais que o sistema seja capaz de fazer isso, os próprios alemães tem um outro míssil mais simples e mais indicado para essa tarefa.
knigh7 escreveu:Por 2 ocasiões de palestras que a Rosoboronexport realizou para o MD sobre a proposta da artilharia antiaérea de media altura foram divulgadas pela Alide. E nenhuma delas mencionaram a integração ao SISDABRA. O que mais chegou perto foi que poderia ser utilizados IFF de origem ocidental e poderia ser integrado dentro dos sistemas deles de grande altura. Se fossem fazer a integração ao SISDABRA teriam mencionados e a Alide, que colocou entusiasmada os PPTs e realizou a matéria teria mencionado. E pouco que importa que foram de 3 anos e meio atrás. Porque é um tremendo ponto negativo. Teriam falado se fossem integrar desde aquela época.
Pagando essa integração seria possível e seria interessante, mas não é essencial.

O Pantsir é um sistema de defesa de ponto, seus alvos provavelmente nem apareceriam nos radares do SISDABRA, e de qualquer jeito, a reação precisa ser mais rápida do que uma decisão centralizada permite, quer dizer, a decisão de disparar a arma precisa ser local, alias, provavelmente uma decisão automática contra bombas e mísseis.

A situação é diferente no caso de sistemas de defesa de área como o S-300, Patriot, SPYDER ou MEADS, onde a integração com algo como o SISDABRA é essencial.

Essa mistura de sistemas com propósitos diferentes é até compreensível quando parte da imprensa não especializada, mas quando o EB ou o MD colocam os dois tipos de sistemas no mesmo balde (ou então, classificando os sistemas por algo como "altitude") isso diz pra mim que eles não estão realmente preocupados com uma defesa antiaérea eficaz, a preocupação é só dizer que tem AAAe, ou seriam mais específicos em relação ao tipo de defesa que querem.

Alias, partindo do exército que comprou Leo 1 para dizer que tem uma força blindada e a pouco tempo comprou Gepard para dizer que tem AAAe a última coisa que eu espero é que comprem um sistema de defesa anti-aérea moderno e eficaz, até porque esse exército não tem equipamento que vale a pena ser protegido, acho quase certo que acabem disperdiçando dinheiro público com alguma velharia para dizer que tem AAAe e "formar doutrina".

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Bolovo
Sênior
Sênior

#9404 Mensagem por Bolovo » Seg Fev 13, 2017 6:24 am

juarez castro escreveu:Quem costuma contar "histórias" por aqui não sou eu, não falo daquilo que não sei e não conheço, quem costuma contar histórias por aqui são os que costumam super avaliar equipamentos militares Russos, quantificar disponibilidade de anvs Russas baseado em fotografias, Sputnik news e por aí afora.
Obviamene que eu não vou questionar os teus conhecimentos militares baseados nas tuas trocentas mil horas de internet.

G abraco
Juarez, quem tem fama de "profeta" pelos fóruns afora não sou eu, pode ter certeza. Eu leio o que você escreve há pelo menos uma década e se formos listar todas as suas profecias, dá pra escrever um livro, o que diga os F-16BR com recheio israelense, F-35 durante o comando do Saito etc etc. Agora temos mais uma novidade, a "artilharia antiaérea usada" que nos foi oferecida. Bem, cada um acredita no que quiser, não é mesmo?

Quanto a "quantificar disponibilidade de anvs Russas baseado em fotografias, Sputnik news e por aí afora", gostaria que me explicasse do que está falando, pois não sei do que está falando. O fórum é público, todas minhas mensagens estão aí e qualquer um pode comprovar que eu nunca me baseio em fontes como essa, alias, evito ao máximo. Além disso, você tem um mês a mais de registro do que eu nesse fórum, quase doze anos, portanto olhe antes para o espelho se quiser acusar alguém te ter "trocentas mil horas de internet".

Bolovo
Sênior
Sênior

#9405 Mensagem por Bolovo » Seg Fev 13, 2017 6:35 am

knigh7 escreveu:Pelo que era divulgado pela imprensa, a proposta das 3 baterias do Pantsir era de USD 1 bilhão...
E a mesma imprensa diz que o preço elevado era por conta da transferência de tecnologia total. Engraçado que você sempre omite essas partes, né?
knigh7 escreveu:Por 2 ocasiões de palestras que a Rosoboronexport realizou para o MD sobre a proposta da artilharia antiaérea de media altura foram divulgadas pela Alide. E nenhuma delas mencionaram a integração ao SISDABRA. O que mais chegou perto foi que poderia ser utilizados IFF de origem ocidental e poderia ser integrado dentro dos sistemas deles de grande altura. Se fossem fazer a integração ao SISDABRA teriam mencionados e a Alide, que colocou entusiasmada os PPTs e realizou a matéria teria mencionado. E pouco que importa que foram de 3 anos e meio atrás. Porque é um tremendo ponto negativo. Teriam falado se fossem integrar desde aquela época.

Um sistema que seria usado por 30 anos, num ambiente de guerra NCW, o COMDABRA passando a instrucao pela fonia para o Centro de Operações da bia de Pantsir. ..

Isso faz parte do problema de integracão com os sitemas ocidentais, algo que a gente fala sempre. O Caiafa mencionou a intregacao do sistema da Diehl ao SISDABRA, que aliás eu também já li nas matérias sobre a proposta. A Rafael também propôs com o Spyder. O problema está nos sistemas russos.
Knight, todo mundo aqui já entendeu que você é contra a aquisição do Pantsir e não gosta dele e qualquer outro sistema russo.

Não precisa repetir isso em cada página.

Por favor, não me cite mais, porque eu não aguento mais ler essa história de integração ao SISDABRA e etc.

E obrigado por confirmar minha história do Chaparral...

Agora uma notícia interessante: a Grécia assinou um acordo de 16mi EUR com a Rússia para manter seus sistemas Osa-AK, Tor-M1 e S-300 (http://bmpd.livejournal.com/2429193.html). Esse bizarro país membro da OTAN que opera sistemas AAAe russos. Vai entender. Talvez os gregos nunca tenham feito um estágio com os mestres brasileiros da artilharia antiaérea ou pelos menos lido alguns tópicos do fórum Defesa Brasil, que comprova que essa heresia é imperdoável.

Responder