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Re: A-12
Enviado: Sáb Jun 18, 2011 8:39 pm
por ciclope
Sou contra a criação de uma segunda esquadra enquant onã opuidermos ter e operar a 1ª esquadra de forma decente!
Sou a favor ao fortalecimento da 1ª esquadra e a criaçã ode bases de apoio a ela.
Re: A-12
Enviado: Sáb Jun 18, 2011 10:41 pm
por WalterGaudério
Lord Nauta escreveu:Corsário01 escreveu:
Amigo, vamos rezar pelo PROSUPER.
Walter meu amigo, não é o caso de se rezar, pois sabemos que ano que vem as coisas irão melhorar. A grana ficará levemente mais alta, mas o que EU sempre digo é que não adianta eu ficar pensando na Marinha do Futuro e ferrar com a do presente.
Sabe por que? Porque EU vivo o momento e neste momento temos uma Esquadra "doente" e sem remédios. Os remédios se chegarem irão salvar alguns, porém com sequelas, muitas sequelas, o que na minha opinião não vale o esforço.
Traduzindo: Uns viverão outros morrerão.
Com a morte inevitável de alguns, URGE a necessidade de se recompor o quadro e as compras de oportunidade se fazem Mister neste momento, afinal, precisamos TER ou Não uma Esquadra?
Muitos são contra, postam mil argumentações, e eu acho tudo isso muito válido, porém, muitos perdem o rumo e não se prendem ao foco principal.
Estou expressando o MEU pensamento e nada mais.
Não rezarei meu amigo Walter, pois tenho certeza de que alguém lá no EMA terá a lucidez de resolver esse problema antes que só tenhamos 3 navios da Esquadra navegando.
E antes que me chamem de Urubulino, quero deixar claro que sou o cara que defende a MB do presente, pois a do futuro não precisa de defensores, pois temos só aqui no DB uma tonelada, por isso, resolvi defender quem está em desvantagem.

Prezados Amigos
O Amigo Corsário O1 foi muito lucido em sua analise do atual momento da MB. Infelizmente chegamos a um ponto de inflexão e providências urgentes devem ser tomadas. Caso o GF tratasse a área de defesa com a devida responsabilidade o PROSUPER já estaria em curso a pelo menos uns cinco anos. Caso tudo corra bem os contratos dos novos navios serão assinados em 2012 e as novas fragatas começarão a entrar em serviço em 2017/18 (infelizmente um lote muito pequeno) em fase ainda de avaliação operacional. Neste espaço de tempo vai ser imperativo a compra de oportunidade de navios de escolta. Entretanto as opções existentes para atender este ''gap'' são poucas e caso não sejam aproveitadas ao final desta década e possível termos uma quantidade ainda mais insignificante de navios escolta do que já temos hoje. Em 2018 considerando as datas de entrada de serviço
as atuais fragatas terão as seguintes idades:
Niterói - 42 anos
Defensora - 41 anos
Constituição - 40 anos
Liberal - 40 anos
Independência - 39 anos
União - 38 anos
Greenhalgh - 38 anos
Bosisio - 36 anos
Rademaker - 38 anos
Lord Nauta - 60 anos
Sds
Lord Nauta[/quote]
Re: A-12
Enviado: Ter Jun 21, 2011 8:16 am
por talharim
COMANDO DA FORÇA DE SUPERFÍCIE
NAVIO-AERÓDROMO SÃO PAULO
AVISOS DE LICITAÇÃO
PREGÃO No- 2/ 2011
Objeto: Pregão Eletrônico -
Aquisição de pneus radiais, câmara de ar
e protetor de câmara, conforme Termo de Referência anexo "A" do
Edital. Total de Itens Licitados: 00003 . Edital: 21/06/2011 de 08h30
às 11h30 e de 13h às 15h30 . ENDEREÇO: Ilha das Cobras s/n
localizado no cais norte do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro
Centro - RIO DE JANEIRO - RJ . Entrega das Propostas: a partir de
21/06/2011 às 08h30 no site
www.comprasnet.gov.br . Abertura das
Propostas: 06/07/2011 às 09h00 site
www.comprasnet.gov.br
(SIDEC - 20/06/2011) 891600-00001-2011NE000001
PREGÃO No- 17/2010
Objeto: Pregão Eletrônico -
Aquisição de 06 (seis) Bombas de Borrifo
do Hangar (BBH), conforme Termo de Referência anexo "A" do
Edital. Total de Itens Licitados: 00001 . Edital: 21/06/2011 de 08h30
às 11h30 e de 13h às 15h30 . ENDEREÇO: Ilha das Cobras s/n
localizado no cais norte do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro
Centro - RIO DE JANEIRO - RJ . Entrega das Propostas: a partir de
21/06/2011 às 08h30 no site
www.comprasnet.gov.br . Abertura das
Propostas: 05/07/2011 às 09h00 site
www.comprasnet.gov.br
RODOLFO DE PAZ SILVA
Pregoeiro
(SIDEC - 20/06/2011) 891600-00001-2011NE000001
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 22, 2011 10:14 am
por gaitero
Lord.
A MB operou estes meios, e sabe como mante-los... em 2020, os F-5 da FAB terão quantos anos?? quantas horas voadas?? A MB estará bem servida com os atuais meios, não vejo motivos para se investir em uma nova lógística para poucas unidades, inclusive já fora de linha e que pouco ou nada agregarão à MB, a não ser mais dor de cabeça.
Re: A-12
Enviado: Qua Jun 22, 2011 10:22 am
por FABIO
Gaiteiro sobre o A-12 já foram instalados misseis aae no mesmo? 6 aviões A-4 comporão
a ALA aérea do A-12 a principio? falando em A-4 a MB vai modernizar 12 e seis não modernizados servirão para treinamento e REVO?
Re: A-12
Enviado: Qui Jun 23, 2011 11:47 am
por Lord Nauta
gaitero escreveu:Lord.
A MB operou estes meios, e sabe como mante-los... em 2020, os F-5 da FAB terão quantos anos?? quantas horas voadas?? A MB estará bem servida com os atuais meios, não vejo motivos para se investir em uma nova lógística para poucas unidades, inclusive já fora de linha e que pouco ou nada agregarão à MB, a não ser mais dor de cabeça.
Prezado Amigo,
Considerando que as Niterói devam operar até por volta de 2020/21 e que as mesmas serão substituídas pelas novas fragatas de 6.000 ton e que as Greenhalgh possam operar até por volta de 2025, começo a adotar a ideia de que e dispensável a compra de oportunidade de navios de escolta. Também e preciso lembrar que apesar das limitações as Inhaúma são relativamente novas, entraram em serviço ao final dos anos da década de 1980. Entretanto sou da opinião que se deveria aproveitar a oportunidade e o PROSUPER poderia ser ampliado em pelo menos mais uma fragata, um NaPaOc e um NaPLo.
Sds
Lord Nauta
Re: A-12
Enviado: Qui Jun 23, 2011 12:03 pm
por Corsário01
Lord Nauta escreveu:gaitero escreveu:Lord.
A MB operou estes meios, e sabe como mante-los... em 2020, os F-5 da FAB terão quantos anos?? quantas horas voadas?? A MB estará bem servida com os atuais meios, não vejo motivos para se investir em uma nova lógística para poucas unidades, inclusive já fora de linha e que pouco ou nada agregarão à MB, a não ser mais dor de cabeça.
Prezado Amigo,
Considerando que as Niterói devam operar até por volta de 2020/21 e que as mesmas serão substituídas pelas novas fragatas de 6.000 ton e que as Greenhalgh possam operar até por volta de 2025, começo a adotar a ideia de que e dispensável a compra de oportunidade de navios de escolta. Também e preciso lembrar que apesar das limitações as Inhaúma são relativamente novas, entraram em serviço ao final dos anos da década de 1980. Entretanto sou da opinião que se deveria aproveitar a oportunidade e o PROSUPER poderia ser ampliado em pelo menos mais uma fragata, um NaPaOc e um NaPLo.
Sds
Lord Nauta
Lord, se a MB passar a usar as Inhaúmas apenas com os MCPs sem acionar/usar as turbinas, reduzir o máximo possivel a tripulação, o custo da mesma em operação seria tão mais alto que um OPV de 1.800 a 2.000 ton ?
Re: A-12
Enviado: Qui Jun 23, 2011 12:53 pm
por Lord Nauta
Prezado Amigo,
Considerando que as Niterói devam operar até por volta de 2020/21 e que as mesmas serão substituídas pelas novas fragatas de 6.000 ton e que as Greenhalgh possam operar até por volta de 2025, começo a adotar a ideia de que e dispensável a compra de oportunidade de navios de escolta. Também e preciso lembrar que apesar das limitações as Inhaúma são relativamente novas, entraram em serviço ao final dos anos da década de 1980. Entretanto sou da opinião que se deveria aproveitar a oportunidade e o PROSUPER poderia ser ampliado em pelo menos mais uma fragata, um NaPaOc e um NaPLo.
Sds
Lord Nauta[/quote]
Lord, se a MB passar a usar as Inhaúmas apenas com os MCPs sem acionar/usar as turbinas, reduzir o máximo possivel a tripulação, o custo da mesma em operação seria tão mais alto que um OPV de 1.800 a 2.000 ton ?[/quote]
Prezado Amigo, boa tarde
A classe Inhaúma, como o amigo tem conhecimento, apesar da tonelagem foi projetada segundo especificações militares. Em função dos sistemas de armas e destas especificações a tripulação das mesmas e de cerca de 115 militares. Os OPV's geralmente são construídos segundo especificações comerciais o que reduz a tripulação dos mesmos. Por exemplo a classe chilena Piloto Pardo de 1.700 ton e tripulado por 60 pessoas. Para que uma classe Inhaúma fosse ''competitiva'' em relação a um NaPaOC além da navegação apenas com os MCP's a tripulação deveria ser reduzida em pelo menos 45% e consequentemente sensores e armamentos deveriam ser removidos. Em minha opinião estes navios devem ser utilizados na proteção ASW das plataformas de explotação de petróleo e para isso poderiam sofrer alterações no armamento de tubo. Caso houvesse recursos a dupla Otobreda 76 mm/ MK.3 40 mm seria o armamento ideal para a classe. Os canhões de 40 mm retirados poderiam ir para os NaPa de 500 ton e os de 114 mm estocamos no CAM. Os canhões de 76 mm seriam padronizados com os dos futuros NaPaOc. Em relação a capacidade ASW as Inhaúma poderiam receber os TLT da Ares, o sonar poderia ser o mesmo da Barroso e o heli seria o Super Lynx. Penso que valeria a pena repensar as Inhaúma nesta configuração. Quanto aos NaPaOc considero que seria oportuna a compra de oportunidade dos três OPV's inglêses, mas sem armamento. O armamento seria patronizado no Brasil com a classe Macaé. Estes navios são novos e já estão a disposição com entrada em serviço imediatamente o que preencheria uma lacuna na necessidade de meios da MB para patrulha naval e operações SAR em águas mais distantes. A compra dos mesmos ao contrario de algumas opiniões não inviabiliza os navios incluídos no PROSUPER.
Sds
Lord Nauta
Re: A-12
Enviado: Qui Jun 23, 2011 1:31 pm
por Carlos Lima
Eu realmente gosto da ideia das OPV inglesas... Elas estao zero Km e alem das vantagens mencionadas pelo Lord, seriam Senao me engano os primeiros navios desse tipo na MB o que talvez possa trazer beneficios adicionais em termos de adaptacao ao conceito de OPV e estar mais de um navio desse tipo ja disponivel de imediato.
[]s
CB_Lima
Re: A-12
Enviado: Qui Jun 23, 2011 5:08 pm
por stan
O tópico não é o mais adequado, mas quero expressar minha opinião sobre os comentários acima:
- compartilho da mesma idéia dos OPVs ingleses. Além de solucionar imediatamente a falta de navios deste tipo na MB serve para testar na pratica o conceito. Somente deveria ser acrescido um 40, duas metracas de 20 e hangar meia boca;
- a abordagem a respeito das inhaúmas é interessante, passando a serem "realmente corvetas" e não fragatinhas, dedicadas a ASW, focadas na proteção das plataformas petroliferas. Avanço na idéia de terem somente um 76 e duas metracas de 20, associadas a um lançador mampad duplo de operação manual, mais lynx, sonar, etc. Sem MM40 mas mantendo a capacidade;
- repensaria o Prosuper aumentando em mais uma escolta (6) e retirando os OPVs, por enquanto, pois a demanda estaria sendo atendido pelos 3 OPVs ingleses e 4 corvetas inhaúma, por enquanto.
Neste meio tempo se avaliaria se de fato as especificações propostas para o OPV é a melhor para o trabalho proposto. Também me parece que as corvetas, com todas sua robustez, teriam um papel preponderante e de destaque na proteção das riquezas marítimas e soberania brasileira.
Uma das boas coisa do forum é que podemos dar uma viajada legal
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Re: A-12
Enviado: Sáb Jun 25, 2011 9:24 pm
por knigh7
ciclope escreveu:Sou contra a criação de uma segunda esquadra enquant onã opuidermos ter e operar a 1ª esquadra de forma decente!
Sou a favor ao fortalecimento da 1ª esquadra e a criaçã ode bases de apoio a ela.
A MB não vai dar um "salto maior que a perna". O projeto de criacão da 2 esquadra será executado daqui a 20 anos. Aliás, a MB é uma Forca com "cabeca". Agora o EB que aumentar o efetivo em 59 mil homens até 2030, inclusive já comecando a fazer isso. A tropa é mal armada e mal treinada, com todos os Exércitos no mundo diminuindo os efetivos, agregando tecnologia, trocando quantidade por qualidade e o EB indo na contra-mão, atuando contra a eficiência, querendo aumentar os efetivos.
É de lascar...para o melhor do Exército Brasileiro ele não pode ser comandado por gente do Exército.
Re: A-12
Enviado: Sáb Jun 25, 2011 9:55 pm
por ciclope
Como assim nã opode ser comandado por gente do exército?
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Re: A-12
Enviado: Sáb Jun 25, 2011 10:18 pm
por knigh7
Porque eles fazem bobagens demais devido a uma mentalidade atrasada e corporativismo. Isso acaba atuando contra a eficiência da Forca. E pela Estratégia Braco Forte percebe-se que o EB não vai mudar. Aliás, com o aumento de 30% do efetivo, só vai trabalhar para a piora da situacão da Forca.
Só chega nos escalões superiores quem pensa como eles. Então não tem jeito. É preciso vir alguém de fora mudar o rumo do EB. Ma smesmo isso é difícil. Há 11 anos atrás, o Geraldo Quintão disse em entrevista que era necessário enxugar a estrutura. Não conseguiu. O outro Ministro da Defesa, Viegas, quis contratar a FUND. Getúlio Vargas para racionalizar a estrutura da Forca. Mas não conseguiu, encontrou forte resistência da Forca. Enfim...
Com a MB, vc pode ficar tranquilo. Ela faz o melhor com os recursos que tem.
Re: A-12
Enviado: Sáb Jun 25, 2011 10:37 pm
por faterra
E por que não, ao invés de correr atrás de compras de oportunidades, MB + MD consigam, junto ao governo, uma garantia financeira (aliás, esta garantia já existirá a partir da aprovação dos financiamentos) para acelerar a produção destas escoltas de modo que até 2020 já tenhamos as 5 ou 6 unidades em operação, a uma cadência de 1 por ano? Em que pese o atraso de 1 ano, ainda temos tempo hábil para atingir esta meta (temos 8 anos e meio pela frente até lá). Reforma-se e moderniza-se os meios já existente, que já têm a devida previsão e autorização. A(s) primeira(s) unidade(s) deverá(ão) ser(em) produzida(s) no país de origem, passando as tecnologias contratadas aos engenheiros que a MB disponibilizará, tal e qual o PROSUB. Este mesmo modelo seria seguido nas próximas encomendas.
A julgar pelas opiniões postadas as escoltas só estarão prontas muito depois de 2020. Neste caso, creio que as compras de oportunidades, se realmente forem feitas, serão mais ou menos de meios contemporâneos às unidades da MB e, portanto, famintas por reformas e modernização. Ou seja, mais dinheiro suado e crucial desviado do projeto.
Re: A-12
Enviado: Sáb Jun 25, 2011 10:41 pm
por knigh7
Mas no inicio de 2020 nós já vamos ter 5 escoltas prontas, desde que o contrato seja assinado em 2012 ou 2013.