Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Olinda
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9331 Mensagem por Olinda » Sex Jan 25, 2013 3:58 pm

Alcantara escreveu:Mas aí é que está o problema... como passar do X, Y Z que falei antes para o outro sistema de trabalho sem trauma (ainda mais sendo só aquele equipamento que trabalharia daquele jeito)? E mais, quem fará o trabalho "pesado" de manutenção, já que a fábrica não é aqui? Mandar o motor todo para a Rússia?

A França fez a mesma coisa com o Mirage III e deixou uma má impressão (obvio!) quanto aos custos de manutenção. A fama dura até hoje. :roll:

Estão o problema maior é a quantidade de equipamentos, pois com uma quantidade maior poderia fazer a manutenção no Brasil. Mesmo com equipamentos ocidentais com um numero reduzido não valeria ($$) a pena fazer a manutenção localmente, e teria que levar para o exterior, e como existe o X, Y e Z as paradas seriam mas constantes (menor disponibilidade). Ou não?




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9332 Mensagem por sapao » Sex Jan 25, 2013 4:02 pm

Alcantara escreveu:Mas aí é que está o problema... como passar do X, Y Z que falei antes para o outro sistema de trabalho sem trauma (ainda mais sendo só aquele equipamento que trabalharia daquele jeito)? E mais, quem fará o trabalho "pesado" de manutenção, já que a fábrica não é aqui? Mandar o motor todo para a Rússia?

A França fez a mesma coisa com o Mirage III e deixou uma má impressão (obvio!) quanto aos custos de manutenção. A fama dura até hoje. :roll:
Você já respondeu a questão...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9333 Mensagem por sapao » Sex Jan 25, 2013 4:05 pm

Olinda escreveu:
Alcantara escreveu:Mas aí é que está o problema... como passar do X, Y Z que falei antes para o outro sistema de trabalho sem trauma (ainda mais sendo só aquele equipamento que trabalharia daquele jeito)? E mais, quem fará o trabalho "pesado" de manutenção, já que a fábrica não é aqui? Mandar o motor todo para a Rússia?

A França fez a mesma coisa com o Mirage III e deixou uma má impressão (obvio!) quanto aos custos de manutenção. A fama dura até hoje. :roll:

Estão o problema maior é a quantidade de equipamentos, pois com uma quantidade maior poderia fazer a manutenção no Brasil. Mesmo com equipamentos ocidentais com um numero reduzido não valeria ($$) a pena fazer a manutenção localmente, e teria que levar para o exterior, e como existe o X, Y e Z as paradas seriam mas constantes (menor disponibilidade). Ou não?
Para esse número de aeronaves, montar bancadas e tudo mais seria inviavel.
Pagaria-se um preço absurdo por um serviço que seria feito ocasionalmente; porém parece que algumas coisas são semelhantes ao MI-171 e talvez com a entrada em operação no mercado civil possamos a ter algo assim aqui.

A Esperar...




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9334 Mensagem por Justin Case » Qui Jan 31, 2013 11:50 am

Amigos, bom dia.

Há tempos não aparece um vídeo de operação de ataque com helicópteros.
French Tigre Helicopters Bomb Targets In Mali
http://www.businessinsider.com/french-a ... ist-2013-1

Abraços,

Justin




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9335 Mensagem por Lirolfuti » Ter Fev 05, 2013 2:28 pm

Azerbaijão vai comprar 60 helicópteros de ataque T-129 Atak fabricados na Turquia
Publicado em 05/02/2013 por Fernando Valduga em Helicópteros, Militar

O Azerbaijão vai comprar 60 helicópteros de ataque T-129 Atak fabricados pela Turquia, informou o jornal Sabah nesta segunda-feira. O acordo está avaliado em US$ 3 bilhões.

Segundo a reportagem, o Azerbaijão encomendou os helicópteros T-129 Atak da empresa Turkish Aerospace Industries (TAI), e a produção em série deve começar ainda este ano.

Além de Azerbaijão, Emirados Árabes Unidos, Malásia, Paquistão e Jordânia mostraram interesse em adquirir os helicópteros, que são fabricados em parceria com a empresa AgustaWestland.

Os helicópteros de combate Atak fabricados na Turquia fazem parte do programa estadual que visa fornecer ao exército turco armas e equipamentos de produção própria. Atualmente, a Turquia tem alcançado a auto-suficiência no setor em 50 por cento.

O helicóptero de ataque T-129 Atak pode atingir velocidades de até 300 quilômetros por hora, e voar em quaisquer condições meteorológicas e baixa visibilidade.

Fonte: Trend News Agency – Tradução e Adaptação do texto: Cavok
http://www.cavok.com.br/blog/?p=61739




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9336 Mensagem por Alcantara » Dom Fev 10, 2013 3:22 pm

sapao escreveu:
Alcantara escreveu:Mas aí é que está o problema... como passar do X, Y Z que falei antes para o outro sistema de trabalho sem trauma (ainda mais sendo só aquele equipamento que trabalharia daquele jeito)? E mais, quem fará o trabalho "pesado" de manutenção, já que a fábrica não é aqui? Mandar o motor todo para a Rússia?

A França fez a mesma coisa com o Mirage III e deixou uma má impressão (obvio!) quanto aos custos de manutenção. A fama dura até hoje. :roll:
Você já respondeu a questão...
Mas então, Sapão? É isso que estou falando... o problema em operar um equipamento russo nunca foi "manual/tradução"... isso sempre tem solução.

O problema está na "filosofia" diferente. Mesmo no seu texto fica patente isso ("demanda algum tempo de adaptação aos nosso modo de operar").

E mandar os motores para a Rússia só confirma tudo o que eu já disse.



PS: Engraçado que, nesse caso, não vi ninguém brandando contra a "coleira" russa, né Sapão?! 8-]




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9337 Mensagem por Gerson Victorio » Dom Fev 10, 2013 4:59 pm

Alcantara escreveu:
sapao escreveu: Você já respondeu a questão...
Mas então, Sapão? É isso que estou falando... o problema em operar um equipamento russo nunca foi "manual/tradução"... isso sempre tem solução.

O problema está na "filosofia" diferente. Mesmo no seu texto fica patente isso ("demanda algum tempo de adaptação aos nosso modo de operar").

E mandar os motores para a Rússia só confirma tudo o que eu já disse.



PS: Engraçado que, nesse caso, não vi ninguém brandando contra a "coleira" russa, né Sapão?! 8-]
Como assim...toda coleira é igual? isso?




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9338 Mensagem por Luiz Bastos » Dom Fev 10, 2013 6:27 pm

Posso estar errado, mas a negociação da Odebrecht (ou algo parecido) com a fabrica russa dos Mi-171 era para instalar uma montadora no RGS e um centro de manutenção que atenderia tanto o Mi-171 quanto o Mi-35, inclusive com manutenção dos motores e turbinas. Tudo para atender nao só o Brasil, mas toda AS e Caribe. Fui :wink:




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9339 Mensagem por Skyway » Dom Fev 10, 2013 9:02 pm

É que lona preta em torno de um BlackHawk é feio, mas mandar peças para a Rússia não tem problema. Acho que foi isso que o Alcântara quis dizer. Quem gritou porque os EUA botaram a lona, não gritou porque o motor vai pra Rússia. É isso?




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9340 Mensagem por Gerson Victorio » Dom Fev 10, 2013 9:24 pm

Skyway escreveu:É que lona preta em torno de um BlackHawk é feio, mas mandar peças para a Rússia não tem problema. Acho que foi isso que o Alcântara quis dizer. Quem gritou porque os EUA botaram a lona, não gritou porque o motor vai pra Rússia. É isso?
Fala veio... :mrgreen:

Não sei se estamos falando da mesma coisa.. você está falando de assistência técnica ou de restrições de uso/acesso? a meu ver..... hão diferenças......seria interessante ver qual a definição da tal "coleira" que o Alcântara se referiu!!!




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9341 Mensagem por Skyway » Dom Fev 10, 2013 11:58 pm

Gerson Victorio escreveu:
Skyway escreveu:É que lona preta em torno de um BlackHawk é feio, mas mandar peças para a Rússia não tem problema. Acho que foi isso que o Alcântara quis dizer. Quem gritou porque os EUA botaram a lona, não gritou porque o motor vai pra Rússia. É isso?
Fala veio... :mrgreen:

Não sei se estamos falando da mesma coisa.. você está falando de assistência técnica ou de restrições de uso/acesso? a meu ver..... hão diferenças......seria interessante ver qual a definição da tal "coleira" que o Alcântara se referiu!!!
Falaê!

Eu entendi que é sobre assistência técnica, manutenção da aeronave.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9342 Mensagem por Alcantara » Seg Fev 11, 2013 12:32 am

As duas "correntes" estado certas. Tanto faz assistência técnica quanto restrição de uso/acesso. Qualquer coisa que tire a independência na operação do equipamento é uma "coleira".

Pra ficar no exemplo do motor. Se você sabe qual é o problema, mas tem um contrato que diz que aquele problema tem que ser resolvido pelo técnico do fabricante (mesmo você sabendo consertar) sob pena de invalidar o contrato, é uma coleira.

Se você tem um motor pra ser revisado, mas não pode fazê-lo no Brasil e, por por questão contratual, tem que mandá-lo ao país de origem para fazer este serviço, isso TAMBÉM é uma coleira.

Nos dois casos o resultado é a retirada (pelo país fabricante) da capacidade de gestão daquele equipamento pelo Brasil.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9343 Mensagem por Gerson Victorio » Seg Fev 11, 2013 3:06 am

Alcantara escreveu:As duas "correntes" estado certas. Tanto faz assistência técnica quanto restrição de uso/acesso. Qualquer coisa que tire a independência na operação do equipamento é uma "coleira".
Tecnicamente sua resposta pelo lado restrito, está correta, no entanto é preciso ponderar os pesos que cada uma tem em relação a operar um equipamento militar.
Se eu tiver apenas restrição de uso/acesso a determinado equipamento o efeito "coleira" será sempre maior que doque aquela apenas de assistência...
Na restrição de uso, o Brasil sempre precisará solicitar ao país fabricante, autorização para seu uso em condições que não interfira com os interesses deste último, isso pode limitar o deselvolvimento de intercâmbios por exemplo...um tipo de coleira que só interessa ao país fabricante.
Na restrição de acesso, que acho o mais grave, o Brasil não terá permissão pra "mexer" em nada do equipamento, consequentemente não mudar sua configuração, alterar nada que não seja SÓ do interesse do país fabricante, uma caixa preta....um tipo de coleira que só interessa ao país fabricante
Na assistência técnica, que pode ou não ser feita no Brasil , sempre haverá como apreendermos sobre a operação de um equipamento, afinal, o fabricante(e o seu país) também quer que o operemos, um tipo de coleira que visa o benefício para os dois lados, não apenas para um... :wink: e se por ventura, o país fabricante promover um embargo e recuse sua assistência, em último caso pode-se tentar obter peças e serviços em países operadores de tal equipamento, taí o Iran que não me deixa mentir.
Alcantara escreveu:Pra ficar no exemplo do motor. Se você sabe qual é o problema, mas tem um contrato que diz que aquele problema tem que ser resolvido pelo técnico do fabricante (mesmo você sabendo consertar) sob pensa de invalidar o contrato, é uma coleira.
Aí há algo interessante....primeiro há que se considerar os periodos de garantias de determinado equipamento onde o fabricante, tem a exclusividade da assistência tecnica contratual, após o encerramento daquela, se ainda assim a exclusividade se mantiver, ai será UMA COLEIRA COM RESTRIÇÃO DE ACESSO...não estariamos falando apenas de uma coleira de assistência técnica.
Alcantara escreveu:Se você tem um motor outra ser revisão, mas não pode fazê-lo no Brasil e, por contato, tem que mandá-lo ao país de origem para fazer este serviço, isso TAMBÉM é uma coleira.
No caso dos Sabres, não será feita a revisão dos motores aqui, porque ainda não tem nenhuma empresa homologada para fazer a revisão completa dos Klimov em território nacional, não porque a Rússia é malvada e imperialista, situação bem diferente dos BH e EC que tem as subsidiarias da GE e Turbomeca já instaladas e prestando serviços a decadas. O número de operadores daquele motor ainda é pequeno para tal empreendimento, no entanto parece que isso vai mudar se a tal fabrica russa de helis por aqui for mesmo pra frente.
Alcantara escreveu:Nos dois casos o resultado é a retirada (pelo país fabricante) da capacidade de gestão daquele equipamento das mais do Brasil
Eu diria que a capacidade de gerenciar determinado equipamento dependende muito do grau de doutrinação, treinamento, conhecimento, estoque de peças e de profissionais qualificados para realizar operação e manutenção do mesmo. Se durante desenvolvimento temporal deste processo tivermos a coleira de restrição do tipo de uso/acesso, eu diria que, seu desenvolvimento ficará abaixo do seu potencial de crescimento, pois muito expertize deixaria de ser criado, no entanto, se houver a coleira de restrição do tipo assistência técnica, o desenvolvimento, mesmo que as custas de envio e retorno de partes ao exterior poderia ser sempre continuo a ponto de se garantir o máximo de sua operação.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9344 Mensagem por Alcantara » Seg Fev 11, 2013 2:16 pm

Meu amigo, nos dos casos o equipamento fica no chão por cláusula contratual. Pra mim, é "coleira" do mesmo jeito. E me parece, também, que pra defender os produtos russos, até mesmo o envio regular dos motores para fora do país se torna "aceitável".

A questão que levantei, dentro do debate com o Sapão, é que isto está fora do nosso padrão "ocidental" de logística. E é óbvio que isso trará/trás problemas de manutenção.

Agora, as questões de contrato (nos exemplos acima) são sempre contornáveis (tanto faz se ocidental ou oriental).


Abraços!




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9345 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Mar 23, 2013 9:23 pm

http://aviacaoemfloripa.blogspot.com.br ... -2013.html

Esse é Blog é show de bola!!!

Além disso tem os nossos Mi-35 utilizando inclusive munição pigmentada...

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Minigum nos BH e canhão de 23 mm nos Mi-35... essa é a FAB que eu gosto de ver !!! [100] [009]

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