Página 622 de 750
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Ter Jan 15, 2013 8:35 pm
por sapao
Luiz Bastos escreveu:O Ernando deve ser discípulo do Juarez, também conhecido como Jizuisss,para quem os Sabres seriam devolvidos; e o que se tem visto é que a maquina agradou muito o esquadrão. A milicada inferior (recrutas) é que não deve ter gostado muito mesmo pois o trabalho de limpeza duplicou pelo tamanho dos Sabres em relação as anteriores
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
Fui
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
Sem defender ninguem Luiz, mas houve um epoca em que eles quase foram devolvidos por sugestão do proprio vendedor.
Mas a FAB preferiu continuar no projeto.
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Qua Jan 16, 2013 1:24 am
por ernando
O fórum, hoje em dia, parece estar dominado por estudantes secundaristas, que levam a discussão mais para o lado ideológico e menos para o fático. O povo acha o máximo adquirir material russo, por puro antiamericanismo, sem se ater à realidade.
O escolhido da FAB era o Mangusta, o Hind foi imposto goela abaixo, pelo lobby da carne.
O que acontece hoje, na real, é que o Sabre é melhor do que o Esquilo, sem dúvida, é um vetor de combate, o primeiro helicóptero de ataque do Brasil, mas... Poderia ter comprado coisa melhor.
Vive em pane; depois de tanto tempo, com 9 aeronaves, o esquadrão ainda não está operacional.
Agora, já que a merda foi feita, o dinheiro já foi gasto, talvez seja melhor para a FAB e o País tentar dominar a máquina e botar o bicho para voar. Mas achar que foi uma boa escolha é se iludir.
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Qua Jan 16, 2013 1:31 am
por prp
Ideologia né, sei.
![Rolling Eyes :roll:](./images/smilies/icon_rolleyes.gif)
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Qua Jan 16, 2013 11:45 am
por Olinda
ernando escreveu:O fórum, hoje em dia, parece estar dominado por estudantes secundaristas, que levam a discussão mais para o lado ideológico e menos para o fático. O povo acha o máximo adquirir material russo, por puro antiamericanismo, sem se ater à realidade.
O escolhido da FAB era o Mangusta, o Hind foi imposto goela abaixo, pelo lobby da carne.
O que acontece hoje, na real, é que o Sabre é melhor do que o Esquilo, sem dúvida, é um vetor de combate, o primeiro helicóptero de ataque do Brasil, mas... Poderia ter comprado coisa melhor.
Vive em pane; depois de tanto tempo, com 9 aeronaves, o esquadrão ainda não está operacional.
Agora, já que a merda foi feita, o dinheiro já foi gasto, talvez seja melhor para a FAB e o País tentar dominar a máquina e botar o bicho para voar. Mas achar que foi uma boa escolha é se iludir.
Caso fosse adquirido o Mangusta, também seria o primeiro heli de ataque, e como tal (primeiro), também haveria demora para o esquadrão ficar operacional.
Talvez como a manutenção dos equipamentos russos sejam diferentes (não sei exatamente do que se trata esta diferença) o tempo de aprendizado seja maior, mas qual o problema em se aprender algo novo?
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Qua Jan 16, 2013 1:18 pm
por Carlos Lima
Lembrar que além disso nunca tivemos um heli de ataque na nossa história e esse é um tipo de aeronave que exige muito treinamento para que as tripulações estejam 100% qualificadas. Além disso é a nossa primeira aeronave russa e existem desafios especificos de se adotar algo tão novo.
Por mais estranho que isso pareça o Hind é a primeira aeronave da FAB dotada de armamento ar-solo guiado (mísseis anti-tanque), que é algo que somente agora está chegando aos AM-X na forma de bombas guiadas.
[]s
CB_Lima
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Qui Jan 24, 2013 9:49 am
por irlan
Já chegaram os ultimos hinds da FAB?, e o EB?, já decidiu qual vai ser seu heli de ataque?
![[001]](./images/smilies/001.gif)
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Qui Jan 24, 2013 3:59 pm
por Carlos Lima
irlan escreveu:Já chegaram os ultimos hinds da FAB?, e o EB?, já decidiu qual vai ser seu heli de ataque?
![[001]](./images/smilies/001.gif)
Não.... e não
[]s
CB_Lima
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Qui Jan 24, 2013 4:03 pm
por Boss
prp escreveu:Ideologia né, sei.
![Rolling Eyes :roll:](./images/smilies/icon_rolleyes.gif)
Aqui no DB só a "esquerda" e os "russo lovers" usam ideologia, o resto são nobres imparciais que usam a sensatez para tomar posições...
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Qui Jan 24, 2013 7:05 pm
por irlan
Vlw Carlos! ;D
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Qui Jan 24, 2013 7:49 pm
por sapao
Olinda escreveu:ernando escreveu:O fórum, hoje em dia, parece estar dominado por estudantes secundaristas, que levam a discussão mais para o lado ideológico e menos para o fático. O povo acha o máximo adquirir material russo, por puro antiamericanismo, sem se ater à realidade.
O escolhido da FAB era o Mangusta, o Hind foi imposto goela abaixo, pelo lobby da carne.
O que acontece hoje, na real, é que o Sabre é melhor do que o Esquilo, sem dúvida, é um vetor de combate, o primeiro helicóptero de ataque do Brasil, mas... Poderia ter comprado coisa melhor.
Vive em pane; depois de tanto tempo, com 9 aeronaves, o esquadrão ainda não está operacional.
Agora, já que a merda foi feita, o dinheiro já foi gasto, talvez seja melhor para a FAB e o País tentar dominar a máquina e botar o bicho para voar. Mas achar que foi uma boa escolha é se iludir.
Caso fosse adquirido o Mangusta, também seria o primeiro heli de ataque, e como tal (primeiro), também haveria demora para o esquadrão ficar operacional.
Talvez como a manutenção dos equipamentos russos sejam diferentes (
não sei exatamente do que se trata esta diferença) o tempo de aprendizado seja maior, mas qual o problema em se aprender algo novo?
Basicamente manuais, ferramental, sistema lógico e eletrico.
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Qui Jan 24, 2013 7:51 pm
por sapao
ernando escreveu:O fórum, hoje em dia, parece estar dominado por estudantes secundaristas, que levam a discussão mais para o lado ideológico e menos para o fático. O povo acha o máximo adquirir material russo, por puro antiamericanismo, sem se ater à realidade.
O escolhido da FAB era o Mangusta, o Hind foi imposto goela abaixo, pelo lobby da carne.
O que acontece hoje, na real, é que o Sabre é melhor do que o Esquilo, sem dúvida, é um vetor de combate, o primeiro helicóptero de ataque do Brasil, mas... Poderia ter comprado coisa melhor.
Vive em pane; depois de tanto tempo, com 9 aeronaves, o esquadrão ainda não está operacional.
Agora, já que a merda foi feita, o dinheiro já foi gasto, talvez seja melhor para a FAB e o País tentar dominar a máquina e botar o bicho para voar. Mas achar que foi uma boa escolha é se iludir.
Não foi o que a COPAC apresentou no relátorio final, caso contrário o Mangusta seria escolhido.
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Sex Jan 25, 2013 12:15 am
por Alcantara
sapao escreveu:Olinda escreveu:
Caso fosse adquirido o Mangusta, também seria o primeiro heli de ataque, e como tal (primeiro), também haveria demora para o esquadrão ficar operacional.
Talvez como a manutenção dos equipamentos russos sejam diferentes (não sei exatamente do que se trata esta diferença) o tempo de aprendizado seja maior, mas qual o problema em se aprender algo novo?
Basicamente manuais, ferramental, sistema lógico e eletrico.
Sapão, as principais dificuldades com os russos não seriam advindas da diferença de filosofia (manutenção, logística, etc)?
Veja que, nas aeronaves ocidentais os motores, por exemplo, duram (tem uma vida útil de) X Mil horas totais, e precisam de Y homens/hora de manutenção no intervalo Z. Esse é o pensamento "ocidental".
Já os soviéticos (e depois, por herança, os russos) pensam diferente. Os motores são usados até o talo e depois enviados para a fábrica para retífica, recebendo o esquadrão um outro motor para substituir o enviado para manutenção.
Não acredito que manual em sí possa ser listado como problema. Tradução não é e nunca foi problema. Problema é procurar no manual uma informação "costumeira" (para o padrão ocidental) e não achar!
Abraços!
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Sex Jan 25, 2013 2:26 am
por sapao
Alcantara escreveu:
Sapão, as principais dificuldades com os russos não seriam advindas da diferença de filosofia (manutenção, logística, etc)?
Veja que, nas aeronaves ocidentais os motores, por exemplo, duram (tem uma vida útil de) X Mil horas totais, e precisam de Y homens/hora de manutenção no intervalo Z. Esse é o pensamento "ocidental".
Já os soviéticos (e depois, por herança, os russos) pensam diferente. Os motores são usados até o talo e depois enviados para a fábrica para retífica, recebendo o esquadrão um outro motor para substituir o enviado para manutenção.
Não acredito que manual em sí possa ser listado como problema. Tradução não é e nunca foi problema. Problema é procurar no manual uma informação "costumeira" (para o padrão ocidental) e não achar!
Abraços!
Os manuais e documentos oficiais, pode não parecer, mas seguem varias regras de padronização que vão desde a cor até formato e arrumação. Todas ocidentais, lógico!
Por incrivel que pareça tradução é sim um problema, concordo que não definitivo, mas que demanda algum tempo de adaptação aos nosso modo de operar.
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Sex Jan 25, 2013 3:23 pm
por Olinda
sapao escreveu:Alcantara escreveu:
Sapão, as principais dificuldades com os russos não seriam advindas da diferença de filosofia (manutenção, logística, etc)?
Veja que, nas aeronaves ocidentais os motores, por exemplo, duram (tem uma vida útil de) X Mil horas totais, e precisam de Y homens/hora de manutenção no intervalo Z. Esse é o pensamento "ocidental".
Já os soviéticos (e depois, por herança, os russos) pensam diferente. Os motores são usados até o talo e depois enviados para a fábrica para retífica, recebendo o esquadrão um outro motor para substituir o enviado para manutenção.
Não acredito que manual em sí possa ser listado como problema. Tradução não é e nunca foi problema. Problema é procurar no manual uma informação "costumeira" (para o padrão ocidental) e não achar!
Abraços!
Os manuais e documentos oficiais, pode não parecer, mas seguem varias regras de padronização que vão desde a cor até formato e arrumação. Todas ocidentais, lógico!
Por incrivel que pareça tradução é sim um problema, concordo que não definitivo, mas que demanda algum tempo de adaptação aos nosso modo de operar.
Então é uma questão de tempo, para que o pessoal de manutenção aprenda e se adapte aos padrões russos.
Caso o problema fosse de qualidade do heli, ou adaptação do MI-35 ao ambiente amazônico então o problema seria grave.
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Sex Jan 25, 2013 3:43 pm
por Alcantara
Mas aí é que está o problema... como passar do X, Y Z que falei antes para o outro sistema de trabalho sem trauma (ainda mais sendo só aquele equipamento que trabalharia daquele jeito)? E mais, quem fará o trabalho "pesado" de manutenção, já que a fábrica não é aqui? Mandar o motor todo para a Rússia?
A França fez a mesma coisa com o Mirage III e deixou uma má impressão (obvio!) quanto aos custos de manutenção. A fama dura até hoje.
![Rolling Eyes :roll:](./images/smilies/icon_rolleyes.gif)