Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#9301 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jan 13, 2012 9:25 am

Skyway escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu: "... também causa o recuo ...".

Pelo amor de Deus!!!

A explosão (ou seja: detonação) é a origem de tudo!

Sem ela não acontece nada!

Bacchi
:?: :?: :?:

Quando foi que eu disse o contrário?

Acho melhor ler de novo o que escrevi Bacchi.
Não preciso ler. Já li, e mantenho o que escrevi.

Você põe a detonação do cartucho como uma outra causa do recuo.

Bacchi

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#9302 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jan 13, 2012 9:49 am

A função desta mola é de absorver o recuo do carrinho (slide) e de reposiciona-lo para o disparo seguinte.

É uma mola recuperadora.

É usada (pelo que sei) em armas semi automaticas/automaticas de alimentação pela movimentação do carrinho (slide).

Também pelo que sei, as armas automaticas de motorização externa (algumas do sistema gatling, canhões revolver e armas tipo "chain gun"), não tem esta mola, pois a extração é positiva, e não pela pressão dos gases.

Que se possa tirar um efeito secundario de diminuição da força maxima de recuo, eu não vou discutir, mas esta mola tem função primaria (e foi introduzida para isto) de absorver a movimentação do carrinho (slide) e reposiciona-lo.

Isto representa minha opinião.

Bacchi

dalton romao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 53 vezes

#9303 Mensagem por dalton romao » Sex Jan 13, 2012 9:57 am

Amigo Léo, não tem nda de mágico no controle dos caras não. Tem é muito treino, muito tiro dado. É só isso, acredite. Não são molas nem mais nenhum artifício. Tem caras na IMBEL que fazem coisas semelhantes a esses da DSA.

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#9304 Mensagem por Skyway » Sex Jan 13, 2012 10:03 am

Reginaldo Bacchi escreveu:
Skyway escreveu: :?: :?: :?:

Quando foi que eu disse o contrário?

Acho melhor ler de novo o que escrevi Bacchi.
Não preciso ler. Já li, e mantenho o que escrevi.

Você põe a detonação do cartucho como uma outra causa do recuo.

Bacchi
:lol:

Então ta bom Bacchi, fica tua interpretação absurda.

Você por acaso sabe qual a minha experiência com armas de fogo? Me conhece? Parou pra pensar que as vezes, só as vezes, você pode estar falando com uma pessoa que entende do riscado e que por isso, seria melhor você tentar reinterpretar o que foi escrito pra não falar que essa pessoa falou um absurdo desses?

Vamos à aula de interpretação do titio sky: :lol:

"A ação do ferrolho de ir para trás e ter esse movimento bruscamente interrompido ajuda na sensação de recuo da arma."

Opa, acho que a palavra AJUDA nos da a idéia de que não é uma ação isolada, né não? E a palavra SENSAÇÃO já diz que estou falando do que o atirador sente, o recuo, e não da causa primária e determinante desse recuo. :wink:

"A "explosão" do cartucho também causa o recuo, mas em pistolas, geralmente a sensação de recuo se dá pela somatória desses dois fatores."

Como eu acho que não bati com a cabeça enquanto eu escrevia o post, penso que continuei falando da SENSAÇÃO de recuo quando disse que a detonação "também causa recuo", sim, ela TAMBÉM causa a sensação de recuo, não? :shock: :lol:

E ainda escrevi SENSAÇÃO de novo depois, achando que seria o suficiente para a boa interpretação do meu post.

Ah, a o "geralmente" que escrevi, se deve ao fato de termos tantos modelos de pistolas com tantas características que influenciam no recuo, seja amenizando ou atenuando a sensação, que preferi explicar que eu estava falando de pistolas comuns, simples, básicas, ou seja, a maioria das pistolas, as que GERALMENTE são disparadas. :wink:

O "em pistolas" foi porque nos revólveres não temos esse ferrolho para influenciar no recuo. Ooohhh...

E pra fechar o post, ainda botei um vídeo que mostra bem o ferrolho de uma pistola influenciando no recuo da arma, onde se prestar atenção, verá que o recuo do disparo vai até um certo ponto, e depois o recuo é reforçado pela parada brusca do ferrolho, exatamente como descrevi no meu post original.

É isso Bacchi, acho que agora entende, não? Qualquer dúvida, não vou explicar de novo, até por que acho que nem tem como ser mais claro.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#9305 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jan 13, 2012 10:18 am

Meu caro e simpático Skyway.

Um grande abraço para você.

Bacchi

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#9306 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jan 13, 2012 10:26 am

Antes que eu me esqueça:

A função desta mola é de absorver o recuo do carrinho (slide) e de reposiciona-lo para o disparo seguinte.

É uma mola recuperadora.

É usada (pelo que sei) em armas semi automaticas/automaticas de alimentação pela movimentação do carrinho (slide).

Também pelo que sei, as armas automaticas de motorização externa (algumas do sistema gatling, canhões revolver e armas tipo "chain gun"), não tem esta mola, pois a extração é positiva, e não pela pressão dos gases.

Que se possa tirar um efeito secundario de diminuição da força maxima de recuo, eu não vou discutir, mas esta mola tem função primaria (e foi introduzida para isto) de absorver a movimentação do carrinho (slide) e reposiciona-lo.

Bacchi

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6330 vezes
Agradeceram: 6679 vezes
Contato:

#9307 Mensagem por Túlio » Sex Jan 13, 2012 10:27 am

Reginaldo Bacchi escreveu:A função desta mola é de absorver o recuo do carrinho (slide) e de reposiciona-lo para o disparo seguinte.

É uma mola recuperadora.

Bacchi

Para mim está correto. Os sistemas propelidos pelos gases do cartucho se dividem em SIMPLE BLOWBACK e DELAYED BLOWBACK. O primeiro pode se encontrar em pistolas de menor potência (.380, p. ex. as Taurus) e submetralhadoras, como a UZI. O segundo pode ser encontrado em pistolas mais potentes (inclusive na horrenda Desert Eagle, com seu sistema 'gas operated') como a Colt M1911, submetralhadoras (como a MP-5) e mesmo fuzis e metralhadoras, estes(as) sempre 'gas operated', salvo alguns pesados modelos antigos.

Como curiosidade, podemos citar o REVÓLVER DOUBLE ACTION como arma portátil de funcionamento semi-auto (a cada pressão do gatilho um disparo) mas de ação puramente MECÂNICA, já que os gases apenas produzem recuo, a ser absorvido pelo atirador. Parece que havia um Webley cujo tambor recuava...

No que tange à SENSAÇÃO DE RECUO, varia de atirador para atirador (força e principalmente experiência). Pode-se obter mediante testes em estativa ou mesmo equações a força de recuo de cada arma ou mesmo de cada cartucho mas no fim restarão ainda esses fatores citados e que são idiossincráticos porém decisivos no aproveitamento da arma, principalmente o segundo. A simples boa ou má empunhadura de uma arma curta pode mudar decisivamente a sensação de recuo e consequente resultado do disparo.

Resultado de uma má empunhadura (foto minha):

Imagem

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#9308 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jan 13, 2012 11:12 am

Muito bom Tulio.

Eu só diria que as pistolas de maior potencia, como a Colt 45 1911, Walther P-38 etc são a short recoil e não delayed blowback.

Quanto ao revolver Webley que você mencionou, era modelo: Webley-Fosbery.

Abraços

Bacchi

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#9309 Mensagem por henriquejr » Sex Jan 13, 2012 12:43 pm

Poww Tulito, atirando com olho fechado!! :twisted:

.
FoxTroop
Sênior
Sênior
Agradeceu: 82 vezes
Agradeceram: 112 vezes

#9310 Mensagem por FoxTroop » Sex Jan 13, 2012 2:31 pm

henriquejr escreveu:Poww Tulito, atirando com olho fechado!! :twisted:
Acho que são é os dois fechados e quase que deixa o ferro fugir-lhe dos "grampos" :twisted: :twisted: :mrgreen:

Imagem
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1143 vezes
Agradeceram: 2869 vezes

#9311 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 13, 2012 3:19 pm

Dúvido que seja o homem na foto, quanto muito foi ele que tirou a foto, afinal ele também tem sangue português nas veias...e não francês, ou espanhol, ou italiano, ou... :twisted:

Please... não expulsem-me! :twisted: :lol: :lol:

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#9312 Mensagem por Túlio » Sex Jan 13, 2012 6:06 pm

Taí, o Hammer véio sacou: eu BATI A FOTO, meu amigo e colega Júlio Lamas - :twisted: sangue Espanhol, como se vê :twisted: - é que estava "atirando", ao lado do Instrutor que nos estava treinando precisamente para atirarmos com os dois olhos abertos e sem olhar para as miras; pois o infeliz "atirava" olhando as miras e com um olho fechado... :roll: :roll: :roll:

No caso que ilustrei com a foto, quis mostrar o defeito na EMPUNHADURA: ele estava tão concentrado no conjunto massa/alça que não pressionou corretamente a lateral do chassis da 24/7 (para firmar mais a empunhadura e reduzir o desvio lateral) e empunhava meio que frouxamente, daí o pulo da arma, que por pouco não se lhe escapa das mãos.

O que NÃO consegui fotografar foi a cara de bunda dele após aquele disparo e a xixada que o Instrutor - o que está ao lado dele, AP Seixas - lhe aplicou, além das gargalhadas do grupo todo - eu incluído... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

PS.: não sei se alguém notou mas ele estava com os óculos - EPI obrigatório - na testa e não protegendo os olhos.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

FoxTroop
Sênior
Sênior
Agradeceu: 82 vezes
Agradeceram: 112 vezes

#9313 Mensagem por FoxTroop » Sex Jan 13, 2012 6:13 pm

A posição que estavam a usar nesse treino era a isósceles moderno?

Imagem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#9314 Mensagem por Túlio » Sex Jan 13, 2012 6:37 pm

Nós conhecemos como ISÓSCELES MODIFICADO. :wink: 8-]

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#9315 Mensagem por Túlio » Sex Jan 13, 2012 6:58 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Muito bom Tulio.

Eu só diria que as pistolas de maior potencia, como a Colt 45 1911, Walther P-38 etc são a short recoil e não delayed blowback.

Quanto ao revolver Webley que você mencionou, era modelo: Webley-Fosbery.

Abraços

Bacchi

Bacchi, o que eu quis dizer sobre a Colt está magnificamente ilustrado no vídeo abaixo. Na parte final podes ver claramente como os ressaltos sobre o cano e encaixados na parte baixa da inferior frontal do ferrolho causam o 'delay effect'. Pessoalmente, nunca havia assistido a uma animação tão legal sobre a Colt. Obrigado por me fazeres achá-la, é tri mesmo, recomendo a todos. Mostra cada peça, onde vai, para que serve e finalmente a arma em ação.

Abração. :D :D :D :D

Responder