FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#931 Mensagem por Skyway » Qua Set 09, 2009 2:06 pm

Sávio Ricardo escreveu:Me assustaria muitos dizerem que o PRESIDENTE atropelou a FAB se ele tivesse feito isto antes da definição do Short List...

Ja disseram isso inumeras vezes por aqui... O papel da FAB terminou quando ela escolheu SH, NG e Rafa p/ o Short List... Todos nós sabiamos que a decisão final seria entre GOVERNOS.

Oque a FAB queria mesmo era o SU-35...
Sávio, a FAB nunca quis isso. :wink:

Bom, voltando ao "bafafá"... :lol: O governo esta agindo como se não tivesse ocorrido nada de grave, apenas uma confusão de interpretação das declarações de 7 de setembro. Ta certo ele, é o caminho pra não deixar a cagada se espalhar e melar tudo que tem sido feito até agora.

Eu continuo com minha opinião...é melhor sentarmos e esperarmos a merda passar..em uma ou duas semanas vai estar tudo bem. O resultado nós ja sabemos mesmo!

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#932 Mensagem por Penguin » Qua Set 09, 2009 2:06 pm

Para fechar logo o negócio e assinar rápido o contrato, o Lula deveria aproveita o momento e pedir logo um pedaço das Guianas Francesas como off set territorial. Acho que Sark iria topar. :lol:




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceu: 128 vezes
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#933 Mensagem por Sávio Ricardo » Qua Set 09, 2009 2:07 pm

Vinicius Pimenta escreveu:E a culpa, claro, é da imprensa. Seria cômico se não fosse trágico.

O que a gente está vendo hoje expõe muito claramente um problema, usem os eufemismos que quiserem, mas claramente houve uma preciptação, que teve que ser negada pelo Ministério da Defesa mas que foi prontamente reconfirmada pela Presidência, botando ordem na casa.

Cada um pensa da sua maneira, mas, na minha concepção, está errado, mostra descoordenação, expõe problemas e prova que o discurdo não está único.
Vinicius... Parece que você se sente atingido quando alguém aqui no forum critica a nossa imprensa... Existem os bons e mals em todas as classes no Brasil e na imprensa não é diferente... Quando criticamos a nossa imprensa estamos citando jornais comprados como FDSP e O Globo, existe a imprensa boa, que informa as pessoas menos esclarecidas e você esta neste meio, vide suas reportagens no Defesa Brasil que sempre foram ótimas.

Não tente defender a "mal" imprensa, tenha certeza, vc esta no outro grupo.




Imagem
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#934 Mensagem por Skyway » Qua Set 09, 2009 2:09 pm

Marino escreveu:09/09/2009 - 12h58
Lula ironiza disputa entre EUA e França e diz que país receberá caças "de graça"
Publicidade
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Em meio à disputa entre a França, a Suécia e os Estados Unidos para a venda de aviões caça FX-2 ao governo brasileiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou o andamento das negociações. Ao ser questionado sobre a oferta dos Estados Unidos de transferir tecnologia das aeronaves ao país, assim como proposto pela França, Lula disse que o Brasil corre o risco de "receber de graça" os aviões-caça.

"Daqui a pouco, vou receber de graça", ironizou Lula.
Olha o resultado de uma bela jogada....todos baixando a calcinha. 8-]




AD ASTRA PER ASPERA
GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#935 Mensagem por GustavoB » Qua Set 09, 2009 2:11 pm

Segurem essa então:

EUA dizem concordar com transferência de tecnologia de caças ao Brasil
Em nota, Embaixada dos EUA diz que medida foi aprovada no último dia 5.
Brasil negocia a compra de 36 aviões, ao custo de até US$ 4 bilhões.

Do G1, em Brasília

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu nota nesta quarta-feira (9) em que diz que no governo norte-americano vai transferir a tecnologia do caça F/A-18 Super Hornet ao Brasil, além de aprovar a montagem dos aviões em território brasileiro. A nota foi uma resposta às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que estavam avançadas as negociações com a França para a compra de 36 aviões de combate.
O F/A18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, compete com o Gripen, da sueca Saab, e o Rafale, da empresa francesa Dassault, um contrato de fornecimento que pode chegar a USS$ 4 bilhões. A expectativa é que até o fim de outubro o governo tome uma posição sobre a compra dos caças.
Segundo a Embaixada dos Estados Unidos, a proposta de transferência de tecnologia havia sido aprovada pelo Congresso norte-americano no último dia 5 setembro. “Nosso governo aprovou a transferência de toda a tecnologia necessária. Continuamos a acreditar que a nossa proposta é forte e competitiva”, diz a nota.
O G1 entrou em contato com o Ministério da Defesa, mas não foi atendido, porque os assessores do ministro Nelson Jobin estavam em reunião. Ao chegar ao Itamaraty, onde recebe o presidente de El Salvador, Mauricio Funes, Lula foi indagado pelo G1 sobre a nova proposta dos EUA. "Daqui a pouco vou receber de graça [os caças], disse, sem parar.
A transferência de tecnologia era o principal argumento do governo brasileiro para as negociações com os franceses. Em entrevista veiculada pelo canal francês de televisão TV5 Monde no dia 6 de setembro, Lula afirmou que as negociações para a compra 36 caças Rafale estavam “muito avançadas”.
“Não podemos comprar um avião caça sem possuir a tecnologia e é justamente porque pensamos em produzir uma parte deste avião no Brasil. Temos uma importante empresa que é capaz de fazê-lo”, acrescentou o presidente, em referência à brasileira Embraer.
Durante os festejos do Dia da Independência, no dia seguinte, o presidente Lula e seu colega francês, Nicolas Sarkozy, emitiram comunicado conjunto em que anunciavam a intenção do governo brasileiro negociar a aquisição de 36 caças GIE Rafale. Os dois também assinaram acordos para o desenvolvimento compartilhado de submarinos e helicópteros.
Nesta terça-feira (8), porém, o Ministério da Defesa emitiu nota em que negou que o governo brasileiro já tenha se decidido pelos caças franceses. Na nota, o ministério informou que Estados Unidos e Suécia poderiam fazer novas ofertas ao Brasil.

Veja a íntegra da nota da Embaixada dos EUA
"A Missão dos Estados Unidos no Brasil recebeu diversas indagações sobre a situação da proposta da Boeing para a concorrência dos caças FX-2 [programa de modernização da Força Aérea].
Entendemos que uma decisão final ainda não foi tomada em relação ao vencedor do contrato. O F/A-18 Super Hornet é um caça de avançada tecnologia testado em combate e acreditamos que é o melhor em comparação com seus concorrentes. O governo dos EUA apoia totalmente a venda do F/A-18 Super Hornet à Força Aérea Brasileira. Nosso governo aprovou a transferência de toda a tecnologia necessária. Continuamos a acreditar que a nossa proposta é forte e competitiva.
A análise feita pelo Congresso dos EUA sobre a venda potencial do F/A-18 Super Hornet ao governo brasileiro foi concluída em 5 de setembro sem nenhuma objeção formal à venda proposta. Isso significa que a aprovação do Governo dos Estados Unidos para transferir ao Brasil as tecnologias avançadas associadas ao F/A-18 Super Hornet é definitiva. O governo aprovou também a montagem final do Super Hornet no Brasil.
O pacote multibilionário de compensações (offsets) da Boeing para investimento diretamente na indústria aeroespacial brasileira vai transferir tecnologia relativa ao design militar e à produção, fornecer autonomia em áreas-chave para suporte do programa e desenvolver uma ampla indústria aeroespacial no país que vai além de aeronaves de combate por meio do envolvimento direto com a maior companhia aeroespacial do mundo.
Os Estados Unidos acolhem a oportunidade de entrar em negociações abertas para a concorrência dos caças FX-2 que irá fortalecer a sólida parceria militar que o Brasil e os Estados Unidos já possuem baseada em interesses comuns e valores compartilhados."




Editado pela última vez por GustavoB em Qua Set 09, 2009 2:13 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#936 Mensagem por Penguin » Qua Set 09, 2009 2:12 pm

A conversa de Nassif abaixo +/- confirma o que saiu na imprensa hoje...

Luis Nassif:

Conversei agora com o Ministro da Defesa Nelson Jobim, sobre as negociações com os franceses da licitação FX - os caças da Força Aérea Brasileira.

O quadro é o seguinte.

Em abril de 2008, Lula mandou reativar o projeto, que tinha sido paralisado devido à crise econômica de 2005. Incumbida de levantar as propostas, a FAB pediu novas informações aos concorrentes. Cinco haviam se apresentado: a Boeing F/A18, a Dassault Rafale, a Eurofighter Typhoon, a Lockeed MArtin F-16, a Saab Gripen e o Sukhoi Su-35.

Em outubro, foram eliminados a Eurofighter, a Lockeed e o Sukhoi. O primeiro, pelo fato de ser um consórcio europeu de vários países, o que dificultaria a transferência de tecnologia. A Lockeed, por não haver informações mais precisas sobre o controle que detinha sobre a tecnologia. E a Sukhoi por não aceitar falar em transferência de tecnologia. Ficaram F18, da Boeing, o novo Gripen NG, que ainda não existe, e o Rafale.

A FAB prosseguiu com os trabalhos e, em outubro de 2008, pediu para as três finalistas a oferta final. Começou a trabalhar, então, em um relatório com os detalhes técnicos das propostas, aspectos individuais dos aviões, preço e custo de manutenção.

As promessas de Sarkozy

Enquanto os trabalhos prosseguiam, surgiram os primeiros sinais da aproximação do presidente francês Nicolas Sarkozy com o presidente Lula. O francês manifestou intenção de se anunciar os termos do acordo militar Brasil-França no dia 7 de Setembro.

Sentindo que a intervenção presidencial poderia lhe ser favorável, a Dassault jogou para cima os preços da proposta. Não seria possível porque o processo ainda não tinha se encerrado.

Na primeira conversa que tiveram, Lula alertou Sarkozy dos problemas em relação aos preços e à transferência de tecnologia.Além disso, os franceses não haviam fixado um mercado para a comercialização dos Rafales brasileiros. Não interessava só comprar tecnologia, mas dispor de um ambiente para a comercialização do produto.

No domingo à noite houve outra reunião, à qual Jobim foi convidado. Participaram vários brasileiros e franceses. Dentre os brasileiros, o Brigadeiro Saito, Comandante da FAB.

Na conversa, Sarkozy disse que garantiria os pleitos brasileiros. A Dassault é uma companhia privada, mas da qual 43% é de propriedade da estatal EDS - que, no entanto, não participa da gestão. Mesmo assim, Sarkozy deu sua palavra. Disse que enquadraria a Dassault para que fizesse oferta competitiva e razoável, e compatível com os valores praticados pela Dassault para as Forças Armadas francesas.

Do lado brasileiro, havia dúvidas sobre esses valores. E se neles estivesse embutido alguma espécie de subsídio cruzado do governo francês à companhia? Decidiu-se então que esses valores seriam o teto, para as negociações.

Sarkozy garantiu também o mercado latino-americano com exclusividade para o Brasil. Em relação ao custo de manutenção, havia dúvidas sobre o custo da hora-vôo apresentado pelos franceses. Avaliações informadas por Saito indicavam que, para um período de 30 anos (período de obsolescência), o cálculo da FAB chegara a valores pedidos muito elevados.

Houve uma discussão a respeito da metodologia de medição. No final, Sarkozy se comprometeu a conversar com a Dassault e assegurar que ofereça um preço fixo por hora-vôo. O teto a ser fixado é aquele pago pelas Forças Armadas francesas. Acima desse valor, ficaria por contad a Dassault.

Finalmente, tratou-se da transferência irrestrita de tecnologia e da compra de dez cargueiros que estão sendo desenvolvidos pela Embraer. A EDS se comprometeu a adquirir e, se necessário, a participar do desenvolvimento com a Embraer.

Os próximos passos

Depois da conversa, Lula manifestação interesse pela opção francesas, atendendo aos requisitos que foram negociados. Mas era só o primeiro passo.

No dia seguinte, Jobim informou o presidente sobre a necessidade de formatar juridicamente o processo.

Está em curso um processo de seleção, substitutivo da licitação. Surgiu o fato novo, nas promessas do governo francês, a serem endossadas pela Dassault.

O próximo passo será definir os procedimentos jurídicos para a formalização do prometido. Em seguida, a nova proposta será comparada às duas outras selecionadas. E será aberta a possibilidade de uma contraproposta por parte de ambas. O procedimento será encerrado com a FAB analisando as três propostas.

A imprensa, especialmente a estrangeira, deu o caso encerrado, diz Jobim, mas isso não aconteceu. Há uma série de caminhos a serem percorridos, como os preços do Rafale, as condições do financiamento francês. Se bate o martelo, o governo brasileiro perde as condições de arrancar mais vantagens da Dassault.

De qualquer modo, espera-se para o final do ano a conclusão das negociações.
[/quote]




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#937 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Set 09, 2009 2:14 pm

Sávio Ricardo escreveu:Vinicius... Parece que você se sente atingido quando alguém aqui no forum critica a nossa imprensa... Existem os bons e mals em todas as classes no Brasil e na imprensa não é diferente... Quando criticamos a nossa imprensa estamos citando jornais comprados como FDSP e O Globo, existe a imprensa boa, que informa as pessoas menos esclarecidas e você esta neste meio, vide suas reportagens no Defesa Brasil que sempre foram ótimas.

Não tente defender a "mal" imprensa, tenha certeza, vc esta no outro grupo.
Cara, não estou defendendo a imprensa. Estou ironizando. O problema é que você comprou a opinião que tudo não passa de uma confusão criada pela imprensa. Cara, leia tudo de novo. Estou desde o início da confusão tentando dizer que houve um erro qualquer de comunicação no governo. Mas para alguns foi mais fácil dizer que a imprensa que entendeu mal. E você está comprando a ideia deles.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#938 Mensagem por Bourne » Qua Set 09, 2009 2:14 pm

Túlio escreveu:Se eu sou o Presidente Obama, fazia uma visitinha-surpresa ao Brasil, só pra ver no que dava... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Sei lá. É capaz do Lula anunciar que está negociando a compra de 36 Super Hornet só para agradar a visita. :mrgreen:




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#939 Mensagem por Skyway » Qua Set 09, 2009 2:16 pm

Santiago escreveu:A conversa de Nassif abaixo +/- confirma o que saiu na imprensa hoje...

Luis Nassif:

Conversei agora com o Ministro da Defesa Nelson Jobim, sobre as negociações com os franceses da licitação FX - os caças da Força Aérea Brasileira.

O quadro é o seguinte.

Em abril de 2008, Lula mandou reativar o projeto, que tinha sido paralisado devido à crise econômica de 2005. Incumbida de levantar as propostas, a FAB pediu novas informações aos concorrentes. Cinco haviam se apresentado: a Boeing F/A18, a Dassault Rafale, a Eurofighter Typhoon, a Lockeed MArtin F-16, a Saab Gripen e o Sukhoi Su-35.

Em outubro, foram eliminados a Eurofighter, a Lockeed e o Sukhoi. O primeiro, pelo fato de ser um consórcio europeu de vários países, o que dificultaria a transferência de tecnologia. A Lockeed, por não haver informações mais precisas sobre o controle que detinha sobre a tecnologia. E a Sukhoi por não aceitar falar em transferência de tecnologia. Ficaram F18, da Boeing, o novo Gripen NG, que ainda não existe, e o Rafale.

A FAB prosseguiu com os trabalhos e, em outubro de 2008, pediu para as três finalistas a oferta final. Começou a trabalhar, então, em um relatório com os detalhes técnicos das propostas, aspectos individuais dos aviões, preço e custo de manutenção.

As promessas de Sarkozy

Enquanto os trabalhos prosseguiam, surgiram os primeiros sinais da aproximação do presidente francês Nicolas Sarkozy com o presidente Lula. O francês manifestou intenção de se anunciar os termos do acordo militar Brasil-França no dia 7 de Setembro.

Sentindo que a intervenção presidencial poderia lhe ser favorável, a Dassault jogou para cima os preços da proposta. Não seria possível porque o processo ainda não tinha se encerrado.

Na primeira conversa que tiveram, Lula alertou Sarkozy dos problemas em relação aos preços e à transferência de tecnologia.Além disso, os franceses não haviam fixado um mercado para a comercialização dos Rafales brasileiros. Não interessava só comprar tecnologia, mas dispor de um ambiente para a comercialização do produto.

No domingo à noite houve outra reunião, à qual Jobim foi convidado. Participaram vários brasileiros e franceses. Dentre os brasileiros, o Brigadeiro Saito, Comandante da FAB.

Na conversa, Sarkozy disse que garantiria os pleitos brasileiros. A Dassault é uma companhia privada, mas da qual 43% é de propriedade da estatal EDS - que, no entanto, não participa da gestão. Mesmo assim, Sarkozy deu sua palavra. Disse que enquadraria a Dassault para que fizesse oferta competitiva e razoável, e compatível com os valores praticados pela Dassault para as Forças Armadas francesas.

Do lado brasileiro, havia dúvidas sobre esses valores. E se neles estivesse embutido alguma espécie de subsídio cruzado do governo francês à companhia? Decidiu-se então que esses valores seriam o teto, para as negociações.

Sarkozy garantiu também o mercado latino-americano com exclusividade para o Brasil. Em relação ao custo de manutenção, havia dúvidas sobre o custo da hora-vôo apresentado pelos franceses. Avaliações informadas por Saito indicavam que, para um período de 30 anos (período de obsolescência), o cálculo da FAB chegara a valores pedidos muito elevados.

Houve uma discussão a respeito da metodologia de medição. No final, Sarkozy se comprometeu a conversar com a Dassault e assegurar que ofereça um preço fixo por hora-vôo. O teto a ser fixado é aquele pago pelas Forças Armadas francesas. Acima desse valor, ficaria por contad a Dassault.

Finalmente, tratou-se da transferência irrestrita de tecnologia e da compra de dez cargueiros que estão sendo desenvolvidos pela Embraer. A EDS se comprometeu a adquirir e, se necessário, a participar do desenvolvimento com a Embraer.

Os próximos passos

Depois da conversa, Lula manifestação interesse pela opção francesas, atendendo aos requisitos que foram negociados. Mas era só o primeiro passo.

No dia seguinte, Jobim informou o presidente sobre a necessidade de formatar juridicamente o processo.

Está em curso um processo de seleção, substitutivo da licitação. Surgiu o fato novo, nas promessas do governo francês, a serem endossadas pela Dassault.

O próximo passo será definir os procedimentos jurídicos para a formalização do prometido. Em seguida, a nova proposta será comparada às duas outras selecionadas. E será aberta a possibilidade de uma contraproposta por parte de ambas. O procedimento será encerrado com a FAB analisando as três propostas.

A imprensa, especialmente a estrangeira, deu o caso encerrado, diz Jobim, mas isso não aconteceu. Há uma série de caminhos a serem percorridos, como os preços do Rafale, as condições do financiamento francês. Se bate o martelo, o governo brasileiro perde as condições de arrancar mais vantagens da Dassault.

De qualquer modo, espera-se para o final do ano a conclusão das negociações.
[/quote]

Viram?
Caaaaalma gente. :wink: 8-] :lol:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#940 Mensagem por Carlos Lima » Qua Set 09, 2009 2:17 pm

gaitero escreveu:Ta, tudo o que eu disse a cima, já esta escrito nas páginas anteriores... :?

:roll: :roll:
[100] [009]

Se preocupa não... estamos no Brasil e como sempre tem que existir o "Drama" a La novela das 8... Algumas são boas, outras são lamentáveis.

Vamos de Rafale e o que me preocupa é o quanto poder de barganha perdemos... porque a donzela é cara $$$$$$$$$ não se enganem porque se não barganharmos muito teremos...

... AM-X "Primeiro" Lote - Ou seja... bom no papel, capenga na prática porque não tivemos $$$$$$ para integrar o que gostaríamos de ter... e honestamente é com isso que eu estou preocupado no momento.

Vai ficar bonito para quem vai as Bases aéreas tirar foto ou para quem gosta de brincar de super-trunfo... mas para quem pilota vai ter aquele buraco aqui e buraco ali de coisas que gostaríamos mas não poderemos ter $$$$$$$.

E é esse o poder de barganha que não gostaríamos que perdessemos pois precisaremos.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#941 Mensagem por wagnerm25 » Qua Set 09, 2009 2:17 pm

Agora, um efeito colateral dessa papagaiada toda seja o fato de que, TALVEZ, a FAB se veja obrigada a acelerar o processo de análise dos caças e terminar de uma vez por todas a parte que lhe toca nesse processo.

Posso estar sendo leviano e compreendo a complexidade envolvida nesse tipo de certame, mas até onde posso ver, esses aviões já estão mais do analisados/testados/comparados. Enfim, chega disso, estamos todos fartos. É hora de começar a discutir aspectos mais interessantes relativos a escolha definitiva, tipo, quando chegam, onde serão montados, qual armamento vem junto, como se dará a transferência de tecnologia, etc, etc....




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62229
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6513 vezes
Agradeceram: 6879 vezes
Contato:

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#942 Mensagem por Túlio » Qua Set 09, 2009 2:19 pm

Alitson escreveu: Perfeito Túlio. O que eu questiono é o custo que sempre no que tange a França é mais alto... :wink:

Bueno, índio véio, a resposta PODE estar aqui:

http://defesabrasil.com/site/noticias/p ... -custo.php


Ademais, ToT custa caro. Não me refiro a ti nem a qualquer colega em particular, mas ao grupo em geral, eu próprio incluído: NINGUÉM, exceto os Alemães e seus apaniguados na imprensa tupiniquim questionou - ao menos que eu tenha visto - os custos salgadíssimos dos subs, base e estaleiro. E isso para não falar nos helis, bilhões por aeronaves que, ao menos para mim, têm um valor de custo/benefício muito menor que os BH/SH, mas há ToT no meio, BH/SH viriam 'chave na mão', os Alemães já mostraram qual é a deles com os IKL-209, daí... :wink:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#943 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Set 09, 2009 2:26 pm

Skyway escreveu:
Santiago escreveu:A conversa de Nassif abaixo +/- confirma o que saiu na imprensa hoje...

Luis Nassif:

Conversei agora com o Ministro da Defesa Nelson Jobim, sobre as negociações com os franceses da licitação FX - os caças da Força Aérea Brasileira.

O quadro é o seguinte.

Em abril de 2008, Lula mandou reativar o projeto, que tinha sido paralisado devido à crise econômica de 2005. Incumbida de levantar as propostas, a FAB pediu novas informações aos concorrentes. Cinco haviam se apresentado: a Boeing F/A18, a Dassault Rafale, a Eurofighter Typhoon, a Lockeed MArtin F-16, a Saab Gripen e o Sukhoi Su-35.

Em outubro, foram eliminados a Eurofighter, a Lockeed e o Sukhoi. O primeiro, pelo fato de ser um consórcio europeu de vários países, o que dificultaria a transferência de tecnologia. A Lockeed, por não haver informações mais precisas sobre o controle que detinha sobre a tecnologia. E a Sukhoi por não aceitar falar em transferência de tecnologia. Ficaram F18, da Boeing, o novo Gripen NG, que ainda não existe, e o Rafale.

A FAB prosseguiu com os trabalhos e, em outubro de 2008, pediu para as três finalistas a oferta final. Começou a trabalhar, então, em um relatório com os detalhes técnicos das propostas, aspectos individuais dos aviões, preço e custo de manutenção.

As promessas de Sarkozy

Enquanto os trabalhos prosseguiam, surgiram os primeiros sinais da aproximação do presidente francês Nicolas Sarkozy com o presidente Lula. O francês manifestou intenção de se anunciar os termos do acordo militar Brasil-França no dia 7 de Setembro.

Sentindo que a intervenção presidencial poderia lhe ser favorável, a Dassault jogou para cima os preços da proposta. Não seria possível porque o processo ainda não tinha se encerrado.

Na primeira conversa que tiveram, Lula alertou Sarkozy dos problemas em relação aos preços e à transferência de tecnologia.Além disso, os franceses não haviam fixado um mercado para a comercialização dos Rafales brasileiros. Não interessava só comprar tecnologia, mas dispor de um ambiente para a comercialização do produto.

No domingo à noite houve outra reunião, à qual Jobim foi convidado. Participaram vários brasileiros e franceses. Dentre os brasileiros, o Brigadeiro Saito, Comandante da FAB.

Na conversa, Sarkozy disse que garantiria os pleitos brasileiros. A Dassault é uma companhia privada, mas da qual 43% é de propriedade da estatal EDS - que, no entanto, não participa da gestão. Mesmo assim, Sarkozy deu sua palavra. Disse que enquadraria a Dassault para que fizesse oferta competitiva e razoável, e compatível com os valores praticados pela Dassault para as Forças Armadas francesas.

Do lado brasileiro, havia dúvidas sobre esses valores. E se neles estivesse embutido alguma espécie de subsídio cruzado do governo francês à companhia? Decidiu-se então que esses valores seriam o teto, para as negociações.

Sarkozy garantiu também o mercado latino-americano com exclusividade para o Brasil. Em relação ao custo de manutenção, havia dúvidas sobre o custo da hora-vôo apresentado pelos franceses. Avaliações informadas por Saito indicavam que, para um período de 30 anos (período de obsolescência), o cálculo da FAB chegara a valores pedidos muito elevados.

Houve uma discussão a respeito da metodologia de medição. No final, Sarkozy se comprometeu a conversar com a Dassault e assegurar que ofereça um preço fixo por hora-vôo. O teto a ser fixado é aquele pago pelas Forças Armadas francesas. Acima desse valor, ficaria por contad a Dassault.

Finalmente, tratou-se da transferência irrestrita de tecnologia e da compra de dez cargueiros que estão sendo desenvolvidos pela Embraer. A EDS se comprometeu a adquirir e, se necessário, a participar do desenvolvimento com a Embraer.

Os próximos passos

Depois da conversa, Lula manifestação interesse pela opção francesas, atendendo aos requisitos que foram negociados. Mas era só o primeiro passo.

No dia seguinte, Jobim informou o presidente sobre a necessidade de formatar juridicamente o processo.

Está em curso um processo de seleção, substitutivo da licitação. Surgiu o fato novo, nas promessas do governo francês, a serem endossadas pela Dassault.

O próximo passo será definir os procedimentos jurídicos para a formalização do prometido. Em seguida, a nova proposta será comparada às duas outras selecionadas. E será aberta a possibilidade de uma contraproposta por parte de ambas. O procedimento será encerrado com a FAB analisando as três propostas.

A imprensa, especialmente a estrangeira, deu o caso encerrado, diz Jobim, mas isso não aconteceu. Há uma série de caminhos a serem percorridos, como os preços do Rafale, as condições do financiamento francês. Se bate o martelo, o governo brasileiro perde as condições de arrancar mais vantagens da Dassault.

De qualquer modo, espera-se para o final do ano a conclusão das negociações.
Extremamente esclarecedor. Porém, a parte em destaque só aconteceu porque o próprio Ministério da Defesa divulgou nota confirmando.
Brasil e França anunciam parceria para aquisição mútua dos aviões Rafale (francês) e o KC-390 (brasileiro)

http://defesabrasil.com/site/noticias/m ... kc-390.php
É isso que ninguém quer aceitar. Foram além do que era pra falar. Depois recuaram. É o óbvio. Qual o mal em admitir isso? Foi mais fácil atacar quem enxergou a contradição, como se isso fosse um crime de lesa pátria.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
rafafoz
Avançado
Avançado
Mensagens: 414
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 1:09 pm
Localização: Brasil
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#944 Mensagem por rafafoz » Qua Set 09, 2009 2:31 pm

Pelo que entendi a FAB começou (ou o governo) a querer de mais. Está certo que quanto mais benefícios conseguir melhor, principalmente depois de fazer esse joguinho ridículo, mais no final estão todos entrando em contradição, não da pra saber qual é realmente a verdadeira versão, acreditar em notas da imprensa está difícil, porém a nota do MD foi clara em entender que não tinha acabado o FX-2 e sim a preferência brasileira e pelas negociações que o Brasil faria com a França (sendo que nem eu entendi essa parte) e que um documento foi firmado e assinado pelos 2 presidentes pela compra de 36 Rafales, mais como não estava presente, não vi o documento e não sei o que falaram, paciência.

Se realmente o governo voltou a traz ou já decidiu e agora não quer confirmar para evitar pressões ou então está fazendo esse jogo para ter mais benefícios, eu não sei. Porém isso pode atrapalhar (criar mal estar) nas negociações, não sei como o governo americano irá reagir agora, mais talvez quem saia beneficiado com tudo isso seja os suecos. :). É só a minha opinião, não me batam, por favor. hehehe




“melhor seria viver sozinho, mas isso não é possível: precisamos do poder de todos para proteger o de cada um e dos outros” (Francis Wolff)
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#945 Mensagem por gaitero » Qua Set 09, 2009 2:35 pm

Rafale:

Características

Um primeiro ponto notável no caça francês é o uso de canards com controle de voo fly-by-wire, o que garante máxima manobrabilidade.

A estrutura é convencional, com metade da fuselagem feita de fibra de carbono e kevlar no nariz e na traseira do avião. Liga de alumínio-lítio e titânio também são empregados em algumas partes.

A combinação de asas em delta com canards dá ao Rafale a capacidade de decolar em espaços muito curtos: 600m com carga de combate total e 400m configurado para combate ar-ar.

O Rafale pode puxar +9 g e -3 g em manobras, podendo atingir 11g em emergências. A velocidade de pouso é de 115 nós, graças aos canards.
Comparado aos outros

Um dos trunfos do Rafale perante seus equivalentes é custo de operação mais baixo por hora de voo (ver tabela abaixo). Os custos seriam equivalentes aos do Eurofighter.

Uma análise feita pela Eurofighter GmbH no quesito “efetividade na defesa aérea”, coloca o Rafale em quarto lugar depois do F-22, F-15 e Eurofighter, mas à frente do F/A-18 Hornet e F-16C.

Em simulações de combate contra o Sukhoi Su-35, segundo a Eurofighter, o F-22 venceria 91% dos engajamentos. O Eurofighter venceria 82% e o Ralafe 60%.

Todos os outros caças, F-15, F/A-18, MiG-29 e F-16C, perderiam mais vezes do que ganhariam, contra o Su-35.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Responder