Mundo Árabe em Ebulição

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#9256 Mensagem por EDSON » Dom Set 04, 2016 6:03 pm

Hora de preseguir e aniquilar as unidades jihadistas.

Imagem

Imagem

augustoviana75
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 47 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#9257 Mensagem por augustoviana75 » Dom Set 04, 2016 6:28 pm

Bolovo escreveu:
augustoviana75 escreveu:No Mapa, se eu entendi bem, a cor vermelha é a representante dos territórios controlados pelo Bashar al-Assad? Eles estão fazendo o movimento de pinça para voltar a controlar Aleppo? Um abraço!
Isso. Estão tentando fechar novamente aquele corredor verde no sul de Aleppo.
Obrigado pela orientação!

Eles conseguiram fechar a pinça e já estão fazendo bombardeios mais ao sul, seguindo um caminho na área dominada pelos Insurgentes. A área verde que ficou reprimida pela área vermelha, será somente sitiada e deixarão se entregarem ou tomarão a força, na sua opinião?

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#9258 Mensagem por Bolovo » Dom Set 04, 2016 9:02 pm

augustoviana75 escreveu:
Bolovo escreveu: Isso. Estão tentando fechar novamente aquele corredor verde no sul de Aleppo.
Obrigado pela orientação!

Eles conseguiram fechar a pinça e já estão fazendo bombardeios mais ao sul, seguindo um caminho na área dominada pelos Insurgentes. A área verde que ficou reprimida pela área vermelha, será somente sitiada e deixarão se entregarem ou tomarão a força, na sua opinião?
Faço a menor ideia. Existem regiões perto de Damasco que estão sitiadas por mais de 3 anos e ainda assim resistem. Mas Aleppo a coisa é outra, é uma cidade muito populosa, mesmo com a guerra, portanto terá que haver algum tipo de negociação para passar mantimentos e coisas do tipo. Então não sei responder. Acho que não vão largar o osso não.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
wagnerm25
Sênior
Sênior
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

#9259 Mensagem por wagnerm25 » Seg Set 05, 2016 9:51 am

Agora estão entrando de sola.

Imagem

DSA
Avançado
Avançado
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 26 vezes

#9260 Mensagem por DSA » Seg Set 05, 2016 9:58 am

Turquia irá “encontrar-se em um confronto armado com os russos, o regime sírio, o Irã, assim como outros grupos em conflito”.
[018] [018]

Depois querem que alguem os leve a sério! estes analistas de carregar pela boca!!
Mas qual conflito com a Russia??
Pura ignorância!!!!
Quem afirma isto esta a milhas de fazer uma leitura correta do que se passa na Síria!!

augustoviana75
Intermediário
Intermediário

#9261 Mensagem por augustoviana75 » Seg Set 05, 2016 11:25 am

Bolovo escreveu: Faço a menor ideia. Existem regiões perto de Damasco que estão sitiadas por mais de 3 anos e ainda assim resistem. Mas Aleppo a coisa é outra, é uma cidade muito populosa, mesmo com a guerra, portanto terá que haver algum tipo de negociação para passar mantimentos e coisas do tipo. Então não sei responder. Acho que não vão largar o osso não.
Pelo que vi hoje no Mapa, a força Aérea Russa está fazendo ataques nas proximidades da pista M5, criando um possível no novo corredor ou enfraquecendo as forças rebeldes nessa região. Por outro lado estão começando a entrar na região sitiada. E estão usando equipamentos mais pesados, como a foto do colega acima. Esse equipamento seria o mesmo conceito do katyusha soviético e do nosso Astros?

Vamos ver o que acontece com o avanço dos Turcos + FSA na fronteira norte da Síria. Até onde o ISIS terá quer recuar. Eu Li que os Turcos querem proteger a margem oeste do Eufrates próximo a sua fronteira. Se realmente esse for o alvo, eles terão que entrar um pouco mais no território Sírio.

Poti
Avançado
Avançado
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 128 vezes

#9262 Mensagem por Poti » Seg Set 05, 2016 11:46 am

Augustoviana,
os turcos encerraram a possibilidade dos curdos terem uma banda única de território na fronteira e se instalaram na síria. Não precisa entrar muito em território sírio pois já viraram uma das forças presentes. Hoje não há possibilidade de se negociar um fim da guerra sem ter turcos na mesa. Logo creio que eles não farão muito mais simplesmente por não precisar de mais para estar no jogo das negociações. Pessoas que acham que turcos entrarão em combates com governo sírio ou russos estão perdidas. Não sei se viram a declaração do governo turco, mas ela dizia 3 coisas:
1. Queremos impossibilitar um perigo maior curdo na fronteira com a união do cantão de Afrin com resto dos territórios curdos;
2. Queremos combater o EI e tirá-los de nossa fronteira;
3. Queremos manter a integridade territorial da Síria.

Ao mesmo tempo o chefe do serviço secreto turco se reuniu com o governo sírio em Damasco.

No fundo acho que isso foi bom para o EI pois a força mista de árabes e curdos (SDF) ganhava territórios. Hoje o SDF ruiu já que alguns grupos árabes se juntaram aos turcos e outros parecem, aos olhos curdos, serem aliados não confiáveis.

Os tempos de avanço rápido do EI acabou, hoje recuam em todas as frentes e não fazem grandes ataques como há 2 anos. Eles podiam ter aproveitado que o governo sírio estava com suas melhores tropas em Alepo para fazer grande ofensiva em Palmira mas não fizeram. Tenho a impressão que não conseguiram recompor suas perdas.

Mas nessa guerra da Síria é difícil vislumbrar algo. Já achamos que o governo iria cair, lá em 2013, e não caiu. Já achamos que a rebelião iria desaparecer, em 2015, e lá está ela... Há um grande equilíbrio de forças o que impossibilitará a paz no curto prazo...

Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#9263 Mensagem por Clermont » Seg Set 05, 2016 12:23 pm

Poti escreveu:(...) Não sei se viram a declaração do governo turco, mas ela dizia (...)

Certo, mas tal integridade territorial seria mantida com quem dando as ordens em Damasco?

O alauíta Assad ou um governo rebelde de "moderados" sunitas?

Eis a questão...

:?:

Poti
Avançado
Avançado

#9264 Mensagem por Poti » Seg Set 05, 2016 1:06 pm

Clermont escreveu:
Poti escreveu:(...) Não sei se viram a declaração do governo turco, mas ela dizia (...)

Certo, mas tal integridade territorial seria mantida com quem dando as ordens em Damasco?

O alauíta Assad ou um governo rebelde de "moderados" sunitas?

Eis a questão...

:?:
Acho que para o Erdogan e a cúpula militar turca pouco importa. Já retomaram relações com governo sírio. Se esse governp cair pouco importa para eles mas se se manter também pouco importa...
De certa forma desistiram do discurso "Assad deve cair" e transformaram em "Síria deve se manter unida" (entenda-se "no kurdistan").

Interessante notar que boa parte dos rebeldes que acompanhavam os turcos eram de etnia turca, da brigada Sultan Murat da FSA.
Essas unidades que participaram do ataque turco estavam em Alepo e estão fazendo falta pois
hezb e forças tigres estão avançando.

Poti
Avançado
Avançado

#9265 Mensagem por Poti » Seg Set 05, 2016 1:10 pm

Vídeo do EI acertando um M60 turco:

augustoviana75
Intermediário
Intermediário

#9266 Mensagem por augustoviana75 » Seg Set 05, 2016 3:47 pm

Poti

Obrigado pelas explicações!
Olhando o mapa, eu estava levando a crer que os Turcos chegariam ainda a Manbij. E talvez, em Al Bab. E aí estacionariam posições. Manteriam assim a margem do Eufrates em relação aos curdos. O que veja acha? Que eles pararão onde já chegaram? Tem um movimento em duas frentes na região já dominada que passa a impressão que continuarão a avançar: Entre Nabghah e Zilif.
Um abraço!

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#9267 Mensagem por Bolovo » Seg Set 05, 2016 5:05 pm

augustoviana75 escreveu:
Bolovo escreveu: Faço a menor ideia. Existem regiões perto de Damasco que estão sitiadas por mais de 3 anos e ainda assim resistem. Mas Aleppo a coisa é outra, é uma cidade muito populosa, mesmo com a guerra, portanto terá que haver algum tipo de negociação para passar mantimentos e coisas do tipo. Então não sei responder. Acho que não vão largar o osso não.
Pelo que vi hoje no Mapa, a força Aérea Russa está fazendo ataques nas proximidades da pista M5, criando um possível no novo corredor ou enfraquecendo as forças rebeldes nessa região. Por outro lado estão começando a entrar na região sitiada. E estão usando equipamentos mais pesados, como a foto do colega acima. Esse equipamento seria o mesmo conceito do katyusha soviético e do nosso Astros?
Sim, é o TOS-1 é um lançador de foguetes múltiplos, assim como o nosso Astros II. O grande trunfo dessa arma na Síria é que ela utiliza munição termobárica, que causa danos muito maiores por sua explosão de alta temperatura e pressão.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
augustoviana75
Intermediário
Intermediário

#9268 Mensagem por augustoviana75 » Ter Set 06, 2016 12:16 pm

Pelo visto, a FSA, com o apoio da Turquia, quer chegar até Manbij:

"Syrian rebel commander says Kurdish forces have not withdrawn from Manbij city, expects confrontation soon".

http://syria.liveuamap.com/en/2016/6-se ... orces-have

augustoviana75
Intermediário
Intermediário

#9269 Mensagem por augustoviana75 » Ter Set 06, 2016 12:18 pm

Bolovo escreveu: Sim, é o TOS-1 é um lançador de foguetes múltiplos, assim como o nosso Astros II. O grande trunfo dessa arma na Síria é que ela utiliza munição termobárica, que causa danos muito maiores por sua explosão de alta temperatura e pressão.
Obrigado pela explicação! :wink:

wagnerm25
Sênior
Sênior
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

#9270 Mensagem por wagnerm25 » Ter Set 06, 2016 1:55 pm

augustoviana75 escreveu:Pelo visto, a FSA, com o apoio da Turquia, quer chegar até Manbij:

"Syrian rebel commander says Kurdish forces have not withdrawn from Manbij city, expects confrontation soon".

http://syria.liveuamap.com/en/2016/6-se ... orces-have
Aqui que tu vê a dualidade do discurso americano.

O FSA é formado basicamente por Jihadistas apoiados pela Turquia, não muito diferentes do ISIS. Manbij foi duramente conquistada pelos Curdos e seus aliados com apóio aéreo da coalisão liderada pelos EUA.

Agora os EUA (supostamente) fazem vista grossa a essa ação da Turquia e quem vai dominar a cidade com a eventual derrota Curda é um bando igual ao ISIS.

Não dá para entender onde os EUA querem chegar.

Responder