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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Seg Out 22, 2012 11:54 pm
por henriquejr
faterra escreveu:9M120 Ataka-V
From Wikipedia, the free encyclopedia

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The AT-9 Spiral-2 is the NATO reporting name for the 9M120 Ataka-V SACLOS radio guided anti-tank missile system of the Soviet Union. It is the next major generation in the 9K114 Shturm (AT-6 Spiral) family. This system is often confused with the 9K121 Vikhr system.
The missile has been designed to defeat tanks with composite armour

Development
The missile was designed by KBM, Kolomna. The missile entered service some time in the 1990s. It was first mentioned in Russian documents around 1992. It appears to be an evolutionary development of the AT-6 Spiral system - heavier and faster. Range and accuracy have reportedly been increased as well.
The missile has often been confused in the west with the 9A1472 Vikhr dual-purpose laser beam riding missile used on the Kamov helicopters and Sukhoi attack aircraft (as well as some Ukrainian Mi-24/35 upgrades). These systems are completely unrelated in their design and are in fierce competition.

Description
9M120 rear viewThe missile is stored in a glass reinforced plastic tube, which also acts as its launcher. The missile is reported to be considerably faster than the AT-6 Spiral, with slightly longer range than the original version. It still uses radio command guidance, but the system has been improved when compared to the earlier 9K114 Shturm.
There are three main missiles which are all compatible with the launch system. The first is a two-stage anti-armour weapon. Second is a missile termed 9M120F which has a thermobaric warhead for use against infantry positions. Finally there is a version with proximity fused expanding rod warhead the 9A220O. This provides the system with a limited air to air capability.
The system is carried by the Mi-28 and some Mil Mi-24 prototypes. It is also offered in vehicle (Ataka-T) and ship launched versions.

General characteristics
9M120 (AT-9 Spiral-2)
Length: 1830 mm (with standoff probe) / Wingspan: 360 mm / Diameter: 130 mm / Launch weight (including container): 49.2 kg - 48.5 kg (estimates vary)
Speed: 550 m/s / Range: 400 m - 6 km \ 800 m - 8 km for the 9?120? model / Guidance: Radio command link SACLOS
Warhead: shaped charge (probably 5–8 kg) tandem HEAT 800 mm vs RHA after ERA / 900 mm vs RHA after ERA for the 9?120?

Variants
9M120 Ataka-V "AT-9 Spiral-2" SACLOS radio command link guided missile. (actually laser guided)
9M120 with tandem HEAT warhead.
9M120F with thermobaric warhead for use against buildings, bunkers and caves.
9A220O with expanding rod warhead, for use against helicopters.
9M120M improved version
Isso é a traseira do míssil??? Parece uma lanterna!!! Creio que seja o receptor dos sinais de laser/rádio-frequência. Uma das saídas de gases, do motor-foguete, deve ser este orifício que está entre as duas empenagens estabilizadoras!

Se alguém com mais conhecimento do que eu puder explicar melhor, agradeceria muito!

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Ter Out 23, 2012 4:46 am
por gribel
Pra "iluminar" o alvo?

: )

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Ter Out 23, 2012 9:31 pm
por sapao
Na verdade para guiar o missil.
O veiculo lançador mantem o contato com o missil por ali, o que praticamente elimina a capacidade de interferencia no sistema.
fonte:http://www.army-technology.com/projects/shturm/

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Out 26, 2012 12:00 pm
por prp
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qui Nov 15, 2012 8:11 am
por binfa
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Esquadrão Falcão - 1º/8º GAV

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qui Nov 15, 2012 8:40 am
por binfa
Veja como é fabricado o helicóptero EC725

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A Helibras, localizada em Itajubá-MG, pretende ser a maior fabricante de helicópteros no Brasil. Representante da Eurocopter, a Helibras irá produzir 51 EC725 para as Forças Armadas.

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As peças do EC725 já chegam prontas e separadas ao Brasil, onde passam por algumas etapas: montagem, banco de testes, pintura, manutenção e instalação elétrica.

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A Helibras pretende nacionalizar 50% da produção do helicóptero até 2014; por exemplo a parte elétrica, que passará a ser responsabilidade das empresas brasileiras.

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Em sua versão militar, o EC725 precisa de funcionários mais especializados para a instalação dos sistemas de radar e mísseis.

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Cerca de 650 funcionários trabalham na linha de produção do EC725 na Helibras.

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Para aprimorar os técnicos, a Helibras realiza intercâmbios para a Eurocopter na França. Na foto, técnicos franceses e brasileiros trabalham juntos na instalação do sistema elétrico do EC725.

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Pesando cerca de 5,5 toneladas, o EC725 é o primeiro projeto em versão militar a ser produzido no Brasil.

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Rotor principal do EC725 que é formado por cinco pás.

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Painel de controle do EC725 ainda sendo instalado.

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Com filamentos para desembaçamento com conexões banhadas em ouro, o EC725 conta com vidros altamente resistentes para todas as situações de voo.

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Existem até 28 tipos de fios no EC725, que ligam desde os controles do helicóptero até o equipamento de blue-ray. Na foto o projetista “desenha” o caminho por onde os fios devem passar.

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Recheado com um papelão especial, as pás do rotor de um EC725 aguentam até 20 mil horas de voo e suportam um peso de 9 toneladas.

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As pás do EC725 são revestidas com fibra de carbono e possui uma área mais resistente de aço inox, chamada board de ataque.

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Já próximo do final da produção, o EC725 recebe uma pintura especial, com tintas resistentes as condições de voo.

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Depois da produção, chega a hora dos testes. São realizados 21 testes em uma pista especial da Helibras, em Itajubá – MG.

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Dentro de cinco anos, a representante da Eurocopter no Brasil deve se tornar a 4° mais importante do mundo, atrás apenas da França, Alemanha e Espanha.

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Após 18 mil horas (ou dois anos) de produção e planejamento, o helicóptero está pronto para ser entregue ao cliente

fonte: uol

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Ter Nov 20, 2012 7:37 am
por binfa
Recebimento do EC-725 - FAB8512 - Helibras NOV2012

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credito: esquadrão falcão facebook

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Ter Nov 20, 2012 4:23 pm
por FCarvalho
Este helo, alhures as críticas que sofre aqui e acolá, não deixa de ser o mais bonito, e na verdade, mais vistoso e atraente helo nas cores da FAB, bem mais do que os H-60.

Fico só imaginando " a cara de leso" e de menino barrigudo das tripulações do Falcão ao passarem do "nanico" e vestuto UH-1, para esta massa de helicóptero. :mrgreen:

Estou realmente muito curioso para poder ver enfim a versão C-SAR definitiva da FAB. Se chegar perto da versão dos Caracal franceses, já fico imensamente satisfeito.

Alguém aí tá afim de fazer um photoshop? :wink:

abs.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Ter Nov 20, 2012 5:53 pm
por BRAZIL7.62
Que o bicho tá bonito, tá! :D

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Nov 23, 2012 4:48 pm
por kekosam
Pq nosso UH-60 não são M??? Os relojinhos do L são de doer... olha o painel do 725!!!

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Nov 23, 2012 4:59 pm
por WalterGaudério
kekosam escreveu:Pq nosso UH-60 não são M??? Os relojinhos do L são de doer... olha o painel do 725!!!
Talvez fique mais barato via FMS desse jeito. Sem opcionais como o painel full glass cockpit

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Nov 23, 2012 5:32 pm
por kekosam
Walter... perfeito o comentário... se não fosse o talvez... porque se o talvez não existisse, faria sentido, apesar de não concordar muito... alguns pilas a mais justificariam a maior segurança e eficiência na operação do vetor...

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Nov 23, 2012 5:45 pm
por Carlos Lima
Se eu não me engano os primeiros BH da FAB foram os que iriam para a Arabia Saudita... e eles eram "L" . Daí para "padronizar" a FAB continuou encomendando eles...

[]s
CB_Lima

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Nov 23, 2012 6:38 pm
por henriquejr
Pelo que sei é como o Carlos Lima falou, os primeiros BHs que a FAB recebeu eram do modelo "L", os demais foram escolhidos neste modelo por questões de padronização, o que, na minha opinião, foi uma decisão infeliz e mal planejada, já que se previa o fim da produção do modelo "L", fazendo com que as próximas aquisições novas, tenham que ser, necessariamente, do modelo "M" ou "I".

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Nov 23, 2012 8:01 pm
por FCarvalho
A linha dos "L" já fechou? Que versão está sendo produzida agora na Polônia, para exportação?
Em todo caso, a FAB, penso, que não é boba e nem nada, deve/pode ter inserido nos contratos de venda dos seus últimos BH's, possíveis upgrades dos mesmos ao longo das grandes revisões previstas nos manuais de operação, pelas quais estes helos terão que passar, a começar pelos do 7o/8o, mais antigos.
Penso assim, que mesmo que isso não tenha sido feito, o que não seira nenhuma surpresa, em se tratando dessas indefectíveis compras de oportunidade, qualquer modernização/modificação poderá ser feita, desde que autorizada pela fabricante, claro, aqui mesmo com os mesmos elementos de sistemas, ou suas evoluções, pertinentes aos H-36 da Elbit.

abs