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Re: A-12

Enviado: Sáb Abr 23, 2011 12:01 pm
por Enlil
Está aí um assunto providencial, para o tópico apropriado, q armas serão usadas por nossos P-3? Pelo q eu saiba nossos Orions estão habilitados para usar o Harpoon mas não há nada q indique q iremos adquirir esses mísseis. Quiçá o MAN-1 seja a opção considerada, não saberia dizer. Seria muito importante para dar escala a produção desse míssil. Os P-3, AMX, FX-X, A-4, UH-15A e FX-N seria os vetores naturais habilitados a utilizá-los.



[]'s.

Re: A-12

Enviado: Sáb Abr 23, 2011 12:04 pm
por knigh7
Enlil,

Os nossos P-3 utilizarão o Harpoon.

Re: A-12

Enviado: Sáb Abr 23, 2011 12:07 pm
por Fábio Nascimento
alcluiz escreveu:Um vídeo interessante que encontrei no Youtube:


Um Modelo do Foch à escala 1/100, totalmente funcional... e com Rafales no convoo 8-]










Como seria bom se pudesse ter desses na realidade:



Desculpem pela grande quantidade de vídeos...
Simular a fumaça do SP foi sacanágem srsrs :mrgreen:

Re: A-12

Enviado: Sáb Abr 23, 2011 12:08 pm
por Enlil
Há alguma perspectiva de quando iremos adquirí-los? Pelo menos não lembro de ter lido nada efetivo sobre esse assunto.


[].

Re: A-12

Enviado: Dom Abr 24, 2011 12:35 am
por knigh7
A FAB já os encomendou.

Re: A-12

Enviado: Dom Abr 24, 2011 12:52 am
por Enlil
Bleza :wink:.




[].

Re: A-12

Enviado: Dom Abr 24, 2011 5:20 pm
por Alcantara
Marino escreveu:Alcântara, o Harpoon já foi oferecido para uso em nosso A4.
Em caso de necessidade: prateleira.
Decisão hoje: MAN versão ar x sup.
Pois é, Marino. Eu creio que, por uma questão de escala (logo, de preço), o GF vai optar (a princípio) pelos AGM-84 Harpoon.

Por outro lado, mesmo que o Brasil siga essa linha de ação, creio que nada impediria o prosseguimento no desenvolvimento do MAN (e sua versão ar-superfície), em uma linha de ação paralela que culminaria na substituição do Harpoon pelo MAN.

Re: A-12

Enviado: Dom Abr 24, 2011 6:15 pm
por Luís Henrique
LeandroGCard escreveu:
tflash escreveu:Mas se o A4 tiver de combater com outros caças?

Vocês puseram aqui um cenário defensivo mas se o que acontece (e é na minha opinião, algo mais provável) é que num cenário de instabilidade numa região africana ou sul-americana, um país ou facção ameaçar interesses brasileiros (que podem ser uma embaixada, empresa, etc.)?

Imaginemos que essa nação ou grupo rebelde tem uma força aérea com aviões de origem russa, dos anos 70 ou 80 e o governo brasileiro decide que necessita de fazer uma incursão militar nesse país para resgatar cidadãos nacionais ou garantir um corredor humanitário?

O A4 será suficiente? Consegue impor-se no ar-ar como um f18?
É claro que não, contra qualquer caça moderno sobre o mar os A-4M não terão a mínima chance.

Isto significa que no mar alto a MB com o A-12 não poderá enfrentar as poucas marinhas do mundo que operam algo melhor que o Harrier. Fora estas, a superioridade estaria com a MB.


Leandro G. Card
Não é bem assim.
Os A-4M operarão em conjunto com uma aeronave AEWAC.
O que manda é controle situacional.
O A-4M não é o caça mais manobrável do mundo, mas com HMD e A-darter será muito perigoso no combate dogfight.
Da mesma forma não é um caça furtivo e não possuirá um radar AESA mas com o apoio de uma aeronave de alerta aéreo antecipado + missil BVR Derby será também uma aeronave bastante perigosa neste cenário.

Realmente para uma marinha sem navio aeródromo o A-12 com aeronaves A-4 modernizadas, bem armadas e APOIADAS, será um pesadelo.

Re: A-12

Enviado: Dom Abr 24, 2011 6:33 pm
por Andre Correa
Os AF-1M poderiam operar o AIM-120C ou o futuro D (com 110km de alcance)? Poderiam ser integrados em caso de necessidade?
Os novos JDAM's serão integrados já para 2012/2013? Qual será o nome no Brasil? É semelhante ao GBU-31?
Outra questão, a MB operará já com os MAA-1B ou será a versão A?
Temos ou teremos algo semelhante aos AGM-65?

Re: A-12

Enviado: Dom Abr 24, 2011 6:37 pm
por tflash
Mas aí é que está a minha discordância. Quem pode ameaçar o Brasil e os seus interesses no mar são países que tem meios para anular a ameaça do A-12. Para eles a melhor defesa são os submarinos.

Para chegar por exemplo a África. Proteger uma incursão de fuzileiros de uma força aérea tipo a da Nigéria, Os A4 parecem-me insuficientes. Mas essa é a utilização militar real com mais probabilidade de acontecer ou de ser dissuadida pela existência de meios aéreos melhores no A12.

Re: A-12

Enviado: Dom Abr 24, 2011 6:41 pm
por Andre Correa
Nesse caso falta a MB mísseis de cruzeiro, pois se tivesse mísseis de cruzeiro guiados (ex: Tomahawk ou Brhamos) + AEW + AF-1M com Harpoon, JDAM's, DERBY e MAA-1, teria capacidade tranquila contra qualquer país Africano... e a Nigéria com seus 15 J-7, se tiver 7 ou 8 disponíveis, não é suficiente para pelo menos 12 AF-1M que podem ser embarcados.
Para tal, seria óptimo o Brasil ter ao menos 2 Destroyers como o AB... mas como somos um país passivo-defensivo...

Re: A-12

Enviado: Dom Abr 24, 2011 7:35 pm
por LeandroGCard
Luís Henrique escreveu: Não é bem assim.
Os A-4M operarão em conjunto com uma aeronave AEWAC.
O que manda é controle situacional.
O A-4M não é o caça mais manobrável do mundo, mas com HMD e A-darter será muito perigoso no combate dogfight.
Da mesma forma não é um caça furtivo e não possuirá um radar AESA mas com o apoio de uma aeronave de alerta aéreo antecipado + missil BVR Derby será também uma aeronave bastante perigosa neste cenário.

Realmente para uma marinha sem navio aeródromo o A-12 com aeronaves A-4 modernizadas, bem armadas e APOIADAS, será um pesadelo.
Ai, Ai,

Serão em princípio apenas 6 A-4M. Qualquer força com mais do que meia dúzia de caças de verdade poderia enviar um destacamento para circular os A-4M e ameaçar a aeronave AEW usando uma arrancada supersônica, e sem poder acompanhar alguns A-4M teriam que ficar sempre com ela para proteção. O que sobra para combate aéreo? 4 viões no máximo? Com apenas dois mísseis BVR cada um, e praticamente sem capacidade de guerra eletrônica? Qualquer inimigo minimamente equipado poderia colocar os A-4M em uma ciranda, e eles teriam sorte se conseguissem se esquivar e evitar ser abatidos :roll: . Com o pequeno número de células disponíveis e o desempenho subsônico que tem os A-4M são praticamente inúteis como aeronaves de defesa aérea, aliás, nunca nenhum operador de Skyhawk jamais o imaginou seriamente neste tipo de missão.

Os F-5M da FAB pelo menos conseguem fazer curtas arrancadas supersônicas para escapar do inimigo antes de ficar sem combustível (só na fuga mesmo, pois com seus mísseis embaixo das asas acho que nem isso eles podem). Os "inúmeros" 12 mirage-2000C de Anápolis pelo menos tem o desempenho de um caça de verdade, se ao menos a sua eletrônica tivesse alguma validade em um contexto moderno... :( .Não vamos tapar o sol com a peneira, em termos de defesa aérea o Brasil está completamente desamparado, mesmo se pensarmos apenas no contexto latino-americano. Mal temos alguma coisa em termos de AAe, e nossas aeronaves quase só servem para manter a capacitação dos pilotos e estudar a doutrina. Em caso de conflito real nos próximos anos (até algum caça com menos de 40 anos de idade ser adquirido e colocado em operação) é só isso mesmo que temos para nos defender, pilotos corajosos e doutrina.


Leandro G. Card

Re: A-12

Enviado: Dom Abr 24, 2011 9:47 pm
por knigh7
tflash escreveu:Mas aí é que está a minha discordância. Quem pode ameaçar o Brasil e os seus interesses no mar são países que tem meios para anular a ameaça do A-12. Para eles a melhor defesa são os submarinos.

Para chegar por exemplo a África. Proteger uma incursão de fuzileiros de uma força aérea tipo a da Nigéria, Os A4 parecem-me insuficientes. Mas essa é a utilização militar real com mais probabilidade de acontecer ou de ser dissuadida pela existência de meios aéreos melhores no A12.

Sim, penso dessa forma mesmo, tflash.

Re: A-12

Enviado: Dom Abr 24, 2011 9:50 pm
por Carlos Mathias
Senhores, há muitos uso para um PA que não apenas confrontar um Força naval de grandes proporções e com SSNs.
Controle de área, projeção de força e etc.

Re: A-12

Enviado: Seg Abr 25, 2011 12:58 am
por Luís Henrique
LeandroGCard escreveu:
Luís Henrique escreveu: Não é bem assim.
Os A-4M operarão em conjunto com uma aeronave AEWAC.
O que manda é controle situacional.
O A-4M não é o caça mais manobrável do mundo, mas com HMD e A-darter será muito perigoso no combate dogfight.
Da mesma forma não é um caça furtivo e não possuirá um radar AESA mas com o apoio de uma aeronave de alerta aéreo antecipado + missil BVR Derby será também uma aeronave bastante perigosa neste cenário.

Realmente para uma marinha sem navio aeródromo o A-12 com aeronaves A-4 modernizadas, bem armadas e APOIADAS, será um pesadelo.
Ai, Ai,

Serão em princípio apenas 6 A-4M. Qualquer força com mais do que meia dúzia de caças de verdade poderia enviar um destacamento para circular os A-4M e ameaçar a aeronave AEW usando uma arrancada supersônica, e sem poder acompanhar alguns A-4M teriam que ficar sempre com ela para proteção. O que sobra para combate aéreo? 4 viões no máximo? Com apenas dois mísseis BVR cada um, e praticamente sem capacidade de guerra eletrônica? Qualquer inimigo minimamente equipado poderia colocar os A-4M em uma ciranda, e eles teriam sorte se conseguissem se esquivar e evitar ser abatidos :roll: . Com o pequeno número de células disponíveis e o desempenho subsônico que tem os A-4M são praticamente inúteis como aeronaves de defesa aérea, aliás, nunca nenhum operador de Skyhawk jamais o imaginou seriamente neste tipo de missão.

Os F-5M da FAB pelo menos conseguem fazer curtas arrancadas supersônicas para escapar do inimigo antes de ficar sem combustível (só na fuga mesmo, pois com seus mísseis embaixo das asas acho que nem isso eles podem). Os "inúmeros" 12 mirage-2000C de Anápolis pelo menos tem o desempenho de um caça de verdade, se ao menos a sua eletrônica tivesse alguma validade em um contexto moderno... :( .Não vamos tapar o sol com a peneira, em termos de defesa aérea o Brasil está completamente desamparado, mesmo se pensarmos apenas no contexto latino-americano. Mal temos alguma coisa em termos de AAe, e nossas aeronaves quase só servem para manter a capacitação dos pilotos e estudar a doutrina. Em caso de conflito real nos próximos anos (até algum caça com menos de 40 anos de idade ser adquirido e colocado em operação) é só isso mesmo que temos para nos defender, pilotos corajosos e doutrina.


Leandro G. Card
Você está colocando o A-12 e os A-4 em uma missão de ataque ao território de um país qualquer ou em defesa aérea da FT???


Eu estava falando sobre marinhas. Qual marinha pode decolar um caça moderno para abater os A-4M???
Diria que a única é a americana.
Umas outras duas ou três tentariam a sorte e teriam grande dificuldade.
O resto, 99% dos países do mundo, estariam numa grande fria.

Veja, a hipótese que coloco é a nossa frota capitaneada pelo A-12 contra uma outra marinha.

E mesmo se pegarmos um F-16 chileno ou um Su-30 venezuelano as coisas não seriam assim como você imagina.
As aeronaves AEWAC dariam uma grande vantagem tática para a nossa frota de A-4M. Mesmo sendo vetores inferiores, estariam melhor informados.
Sem capacidade de guerra eletrônica??? Eu creio que os A-4M receberão alguma coisa. E com aeronaves AEWAC você diz que não teriam capacidade de guerra eletrônica??