Re: NOTICIAS
Enviado: Qui Set 10, 2020 7:50 pm
Faz bem para o ego da marinha.
abs
abs
A expectativa é que o MAN tenha em um primeiro momento derivados tanto lançados de helos como de aviões. E também de submarinos como o é caso dos Exocet que a marinha opera há décadas.
Até os EAU fazem um MANSUP melhor que o MANSUP.DEX 2021: EAU apresentam míssil antinavio de longo alcance - Poder Naval - A informação naval comentada e discutida
By Alexandre Galante | 23/02/2021
O grupo Edge dos Emirados Árabes Unidos (EAU) revelou o míssil antinavio HAS-250 como um sistema lançado terrestre desenvolvido por sua divisão de armas guiadas Halcon na Exposição e Conferência Internacional de Defesa (IDEX) 2021 realizada em Abu Dhabi de 21-25 de fevereiro.
“O HAS-250 é um míssil superfície-superfície projetado e desenvolvido pelos Emirados Árabes Unidos, capaz de viajar a velocidades de até Mach 0,8, com um alcance de mais de 250 km”, disse a Edge em um comunicado à imprensa. “Durante sua fase terminal, ele pode voar em direção ao seu alvo a uma altitude sea-skimmer de 5 m.”
A empresa disse que usa uma combinação de sistemas de orientação de meio curso GNSS e INS e tem um buscador de radar ativo/passivo para a fase terminal. Um vídeo divulgado pela Edge disse que o míssil usa o motor turbojato HS-350 e tem um sistema anti-jamming. Ele também mostrou que tem um propulsor de propelente sólido que cai após o lançamento.
Um lançador em um caminhão Iveco Astra com dois contêineres de mísseis foi exibido na feira.
“O HAS-250 é um avanço significativo em nossa busca para equipar as forças navais com o sistema de mísseis de cruzeiro de mais alto desempenho”, disse o CEO da Halcon, Saeed Al-Mansoori.
A Edge sugeriu que o HAS-250 está sendo desenvolvido para as Forças Navais dos Emirados Árabes Unidos, dizendo que “esta arma ajudará na defesa ativa das vias navegáveis dos Emirados Árabes Unidos”.
FONTE: Jane’s
Artigo: https://www.naval.com.br/blog/2021/02/2 ... o-alcance/
Se não me engano, a MB tinha mencionado o CAMM quando escolheu o consórcio vencedor das Tamandarés. E esse estará em serviço em 2024...MBDA obtém primeiro contrato para seu novo sistema de defesa aérea Albatros NG
By Alexandre Galante | 4 de março de 2021
A MBDA obteve um primeiro contrato para o Albatros NG, um sistema de defesa aérea baseado em CAMM-ER totalmente novo. Este primeiro pedido, de um cliente internacional não divulgado, marca uma validação adicional do amplo apelo da família de defesa aérea CAMM no mercado global e abre caminho para novas aquisições pelo mesmo cliente e outras Marinhas.
O Albatros NG é um sistema de Defesa Aérea Naval (NBAD) de nova geração, baseado no CAMM-ER, que é a variante de alcance estendido da família Common Anti-air Modular Missile (CAMM) já entregue a clientes em todo o mundo para ambos os tipos de base no solo e defesa aérea naval.
De acordo com os termos deste pedido recente, o Albatros NG estará em serviço em 2024.
O Albatros NG, derivando seu nome dos sistemas Albatros legados que estiveram em serviço com a Marinha Italiana e vários clientes de exportação por anos, é adequado para diferentes tipos de embarcações com capacidade de defesa aérea para plataformas que vão desde navios de patrulha e corvetas a destróieres.
Também permite uma camada complementar para navios maiores, como fragatas e destróieres já equipados com um sistema de defesa aérea de longo alcance. Pode ser facilmente integrado, sem mudanças significativas, no projeto dos navios; seu Comando e Controle (C2) é projetado para permitir integração flexível com os novos e existentes Sistemas de Gerenciamento de Combate (CMS) navais.
O míssil CAMM-ER é capaz de fornecer defesa própria e local contra a ameaça aerotransportada em evolução a distâncias superiores a 40 km; será integrado nos novos sistemas de defesa aérea baseados em solo para o Exército Italiano e a Força Aérea Italiana. A família de sistemas CAMM já foi entregue ao Exército Britânico, à Marinha Real e a vários países de exportação.
Os sistemas de defesa aérea que utilizam os mísseis CAMM e CAMM-ER podem fornecer às forças armadas proteção avançada contra a ameaça aérea em constante evolução, incluindo aeronaves tripuladas e não tripuladas, munições guiadas com precisão, mísseis de seguimento de terreno/marítimos e alvos de baixa seção transversal de radar (RCS); tudo na presença das mais recentes contramedidas.
FONTE: MBDA
Artigo: https://www.naval.com.br/blog/2021/03/0 ... batros-ng/
Da mesma fonte (Naval News) que originou a tradução acima.SEA awarded South American torpedo launcher system contract
UK defence and security electronics system specialist SEA has been appointed to supply its Torpedo Launcher System (TLS) to a multi-ship programme in South America.
by Naval News Staff | 03 Mar 2021
Triple Trainable Torpedo Launcher System. SEA image.
SEA press release
The contract follows the adoption of the system by the UK Royal Navy and other leading international navies in regions including North America and South-East Asia.
In service with the UK Royal Navy for more than 30 years, SEA’s torpedo launcher is weapon-agnostic – providing flexibility that has been a major draw for navies worldwide. Its unique design also ensures that it is easily upgradable throughout its service life and significantly reduces the risk of capability obsolescence based on ammunition supply. The system is capable of firing the US Mk 44, Mk 46 and Mk 54 torpedoes, UK Sting Ray, Italian A244S, French MU 90 and the Korean Blue Shark, and can also be configured to use other weapons on an individual basis.
With a modular and flexible design, the TLS also meets the requirements for the Global Combat Ship Type 26 frigate – a state-of-the-art frigate design which has been successfully implemented by navies worldwide.SEA provides an extensive range of naval defence capabilities, including an innovative trainable decoy launcher, and an anti-submarine warfare capability, the Krait Defence System, to the defence industry, and supports navies across the globe including in the United Kingdom, South America, South East Asia and Australia."This contract award represents a major step in our ambition to share the best of the industry’s technology with navies across the globe. This development also highlights our presence in South America, which provides a hub to build on and support future naval requirements in the region. The flexibility of SEA’s weapon-agnostic Torpedo Launcher System futureproofs new vessels and provides navies with a choice of suppliers for ammunition, which enables greater flexibility and long-term value. We look forward to working closely with our partners across all corners of the world to meet the increasing demand for flexible and modular torpedo launcher capabilities."
Richard Flitton, Managing Director of SEA
-End-
Naval News comments:
The customer could be the Brazilian Navy for its future Tamandaré-class frigate.
Fonte: https://www.navalnews.com/naval-news/20 ... -contract/
A volta dos U-Boats?Russian Shipyard Unveils Submersible Patrol Ship For Export Customers
Rubin offers the first version of a submersible patrol ship combining the benefits of a submarine and a surface patrol vessel. The concept named the Sentry (Border and Offshore Submersible Sentry, BOSS) is intended for foreign customers.
by Naval News Staff | 12 Apr 2021
Sentry patrol submersible rendering (Rubin picture)
Rubin press release
Offshore patrol vessels are relatively inexpensive, which makes them affordable for countries with constrained budgets. Their operation is profitable because they can be used to prevent illegal trade, poaching and other law infringements. Ships of this type are multi-functional and can be used as patrol ships, and as rescue or research vessels as well. Equipment for the new ship comes mostly from surface ships and aircraft and is commercially available.
The ability to dive provides the ship with two advantages at a time: to discreetly observe inflictors (and to catch them red-handed) and evade harsh weather conditions without aborting the mission. A submersible ship can be used as a classical submarine, for intelligence, surveillance & reconnaissance (ISR), as well as other missions.
Seabed research capability of the submersible patrol ship would be wider than those of a surface ship. It can also serve as an inexpensive training vessel to give crews seagoing experience and prepare the infrastructure before purchasing classical submarines at a later stage.
In its architecture and outline, the ship resembles Whiskey-class submarines (Project 613) – the most numerous series of the Soviet submarines, very popular with foreign customers. Basic parameters are also much the same, with the surface displacement around 1000 tons, overall length 60 to 70 metres depending on the configuration, and the crew up to 42 people including the boarding team.
Large pressure-proof containers can be used to store RHIBs for boarding teams or an UAV with up to 3 hours endurance, its launch sequence will be automated and will not require the presence of people on the open deck. At the customer’s choice, the ship can be fitted with torpedoes, small guided missiles and autocannon.
Artigo: https://www.navalnews.com/naval-news/20 ... customers/
Todas as informações que vejo sobre as Tamandaré dão conta de que o CAMM será o sistemas AAe dos navios. Só não vi nenhum anúncio oficial ou contrato por parte da marinha ser assinado e divulgado no DOU.JavaLindo66 escreveu: ↑Sex Mar 05, 2021 3:11 pm Se não me engano, a MB tinha mencionado o CAMM quando escolheu o consórcio vencedor das Tamandarés. E esse estará em serviço em 2024...
Será?