Re: NOTICIAS
Enviado: Ter Fev 18, 2020 10:07 am
Alguém sabe se a MB vai usar algum torpedo além dos F21 que recebemos recentemente? Essa ideia de torpedo leve sueco é bem interessante, principalmente se observarmos os meios navais da AL que enfrentaríamos (embora ache que serão eles que nos preocupem).Como será a aparência de um moderno submarino daqui a 20 anos
Por H. I. Sutton | Aug 14, 2020 (Adaptação & Tradução: DAN)
Os submarinos de ataque rápido classe Virginia da Marinha dos Estados Unidos são máquinas de guerra impiedosamente eficientes, os predadores de ponta das profundezas. No entanto, sua aparência geral e muitos aspectos de seu design têm uma linhagem direta desde a década de 1950. O mesmo pode ser dito dos submarinos britânicos e russos. No entanto, uma série de novas tecnologias pode permitir submarinos radicalmente diferentes no futuro.
A Marinha dos EUA quer que seu próximo submarino, o SSN (X), seja maior e mais rápido do que os atuais da classe Virginia. Os SSN (R) da Royal Navy e a classe Type-095 da Marinha chinesa provavelmente seguirão pensamentos semelhantes. Então, quais são as tendências e tecnologias que podem revolucionar a próxima geração de submarinos?
Uma força motriz irá aumentar o número de armas que um futuro submarino pode transportar, bem como veículos subaquáticos autônomos (AUVs, também conhecidos como UUVs ou simplesmente ‘drones’). Portanto, a sala de torpedos, e é provável que continue assim, apesar de tudo o que estou prestes a dizer, será mais uma “interface genérica do oceano”. Terá de ser maior e quase certamente totalmente automatizada.
Outra maneira de transportar mais armas é porque algumas delas serão menores, como os torpedos leves suecos que são carregados dois por um único tubo, ou o Torpedo Muito Leve (VLWT) no qual Northrop Grumman está trabalhando. Eles podem ser usados contra alvos de menor valor, que atualmente são um problema para submarinos armados apenas com torpedos muito caros. E eles podem ser usados para interceptar torpedos inimigos.
Os pequenos AUVs carregados a bordo serão usados para estender o alcance do sensor do submarino. Steve Hall, CEO da Society for Underwater Technology (SUT), disse-me que “pode ver facilmente que submarinos caros com uma tripulação humana a bordo podem permanecer silenciosos e profundos, implantando ou controlando remotamente uma variedade de sistemas semi-autônomos aéreos, na superfície ou submersos.”
Com as novas tecnologias de comunicações subaquáticas seguras e discretas, drones e submarinos irão operar juntos como parte de uma rede. Hoje, os submarinos são geralmente lobos solitários devido à dificuldade de identificar se um alvo é amigo ou inimigo. Isso é ainda mais desafiador para os drones armados, que carecem de julgamento humano. Mas as comunicações subaquáticas de próxima geração podem mudar a equação.
Há murmúrios de um movimento para longe dos sistemas de lançamento vertical (VLS). As salas de torpedo são mais versáteis e podem ser usadas para lançar armas ou drones em velocidades mais altas. No entanto, é um tópico matizado. A Dra. Rachel Pawling, que leciona arquitetura naval na University College London, sugere: “O VLS sempre vai ficar por perto para comprar aquelas grandes armas de voo em que você deseja lançar várias em ordem rápida e não se preocupa com recarregamentos”. Isso incluiria armas hipersônicas maiores, como mísseis 'Boost Glide'.
Drones realmente grandes, denominados XLUUVs (veículos subaquáticos extra-grandes), também podem ser carregados. Pense neles como pequenos submarinos com suas próprias capacidades de combate independentes. Mas eles precisarão de infraestrutura própria. Pawling acredita que “em 2040 o transporte externo de XLUUVs seria provável. Pense nisso como um porta-aviões que tem que manter algumas aeronaves no convés o tempo todo, tendo apenas espaço interno suficiente para manutenção.”
Existem alguns princípios básicos que provavelmente não serão alterados. Com o advento dos veículos subaquáticos autônomos, é fácil sugerir que os futuros submarinos serão completamente desvinculados. Nenhum dos especialistas com quem falei sobre isso acha que irá tão longe. No entanto, os avanços na automação e inteligência artificial reduzirão muito as tripulações.
Os que sobrarem viverão com relativo conforto e terão fácil acesso às coisas que consideramos naturais em terra, como as redes sociais. Isso é impensável hoje. Hall observa, “a equipe não gosta de ficar longe da internet e das redes sociais, é uma necessidade social. Isso é ruim o suficiente em um navio de superfície, quase impossível em um submarino submerso furtivo.” Mas as melhorias nas comunicações submarinas podem tornar isso possível.
Eles também se beneficiarão da Realidade Virtual ou exibições holográficas do campo de batalha 3D em que estão operando. Os centros de comando podem se parecer mais com Star Trek, com mais espaço e equipamentos fisicamente mais finos. E muito da IA, navegação e comunicações podem alavancar a computação quântica.
Essas tecnologias também mudarão a forma como um submarino “vê” na escuridão do oceano. Aaron Amick, que dirige o canal Sub Brief, me disse que o sonar está passando por uma evolução dramática no momento. Ele acredita que três mudanças significativas ocorrerão no sonar nos próximos 20 anos: “Melhores materiais, conjuntos de drones móveis e operadores de inteligência artificial”. Para os materiais, “milhares de sensores acústicos sintéticos criarão uma vantagem acústica, diferente de tudo que vimos antes”.
O que Amick prevê para os conjuntos de drones móveis são “drones implantáveis e descartáveis que podem se aventurar longe do submarino. Isso estenderá a busca do sonar além das capacidades atuais de montagem no casco e de conjuntos rebocados. Eles podem usar links de dados de laser azul-esverdeado para enviar as informações de volta. ” Isso será conectado ao terceiro avanço, a Inteligência Artificial (IA).
Mais prosaicamente, os submarinos ainda tendem a ser grandes tubos de aço como são hoje. Isso se deve em grande parte às limitações de como eles são fabricados, a menos que a impressão 3D possa tornar possíveis coisas novas. Pawling observa que “se a impressão 3D de cascos se tornar possível, então as formas estranhas podem se tornar mais populares”. Mas eu não apostaria que isso aconteceria em 20 anos.
É difícil especular sobre como os submarinos do futuro serão movidos. Baterias de íon-lítio e o mais recente Air Independent Power (AIP), particularmente células de combustível, estão tornando os submarinos não nucleares maiores mais capazes. Isso transformará as Marinhas de países não nucleares.
Mas o potencial de energia da propulsão nuclear continuará atraente para os países que o possuem. Especialmente se você quiser ter um laser de alta potência disparando do periscópio. Se você quiser fazer uma longa aposta no submarino definitivo de 2040, talvez ele tenha novas usinas de fusão nuclear como as propostas pela Lockheed Martin.
Artigo original: https://www.forbes.com/sites/hisutton/2 ... d574df4705
Artigo traduzido: https://www.defesaaereanaval.com.br/nav ... -a-20-anos
Umkhonto sale to Egypt falls through as Denel rating downgraded
by Charles Forrester | 25/08/2020
South African media has reported that the sale of Umkhonto surface-to-air missiles by Denel Dynamics has fallen through after the company failed to raise the required funds for a bank guarantee.
According to an article by the Mail & Guardian on 22 August, the Egyptian government subsequently cancelled the procurement of the missiles in late 2019, which were to be used by the Egyptian Navy’s Meko A200 frigates. The news outlet quoted a Denel spokesperson as saying that “Denel generally secures bank or insurance guarantees from financial institutions for advance receipts from its clients and performance guarantees, where contractually obliged to do so, in terms of concluded contracts”.
Denel had not responded to a Janes request for comment at the time of publication.
The collapse of a significant contract for Umkhonto missiles to the Egyptian Navy is likely to place severe pressure on Denel’s order book and revenues. (Janes/Patrick Allen)
The collapse of a significant contract for Umkhonto missiles to the Egyptian Navy is likely to place severe pressure on Denel’s order book and revenues. (Janes/Patrick Allen)
The deal would have been one of the company’s most significant export contracts, with the company understood to have told the government that it had the potential to be worth up to ZAR6.3 billion (USD370 million).
The news comes as ratings agency Fitch downgraded Denel’s national long-term credit rating from B(zaf) to CC(zaf), indicating very high levels of credit risk and that a default of some kind appears probable. The company’s national short-term rating was also lowered from B(zaf) to C(zaf), indicating a “near default” status, where “a default or default-like process has begun, or the issuer is in standstill.”
Notícia completa em: https://www.janes.com/defence-news/news ... aded_11821