Página 611 de 750

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Jul 27, 2012 11:57 pm
por binfa
Esquadrão Poti (2º/8º GAV) comemora 39 anos 27/07/2012

Imagem

Durante a cerimônia, um helicóptero AH-2 Sabre foi exposto com a gama de armamentos disponíveis. (Foto: Agência Força Aérea)

A Base Aérea de Porto Velho (BAPV) realizou nesta sexta-feira (27/07) cerimônia militar alusiva ao 39º aniversário de criação do Esquadrão Poti (2°/8° GAV). O evento contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, dentre outras autoridades civis e militares.

Na ocasião, foram homenageados o piloto mais eficiente do esquadrão, o Capitão-Aviador Andre Luis Vidal Agostini, o Graduado Padrão, Suboficial Luis Antonio Martins, e a Praça Padrão, Soldado de 1ª Classe Rodrigo Rodrigues Cavalcante. No evento, foram entregues ainda os Prêmios de Segurança de Voo ao Tenente-Aviador Carlos Siqueira Besch e o 2° Sargento QSS BMA Laercio Antonio Farias Souza.

Logo após a solenidade, foi realizada a cerimônia de inauguração do hangar, na qual o Comandante da Aeronáutica, acompanhado pelos Comandantes do I COMAR e Presidente da COMARA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos, da Segunda Força Aérea, Brigadeiro do Ar José Alberto de Mattos, da Base Aérea de Porto Velho (BAPV), Coronel-Aviador Augusto Cesar Abreu dos Santos , e do 2°/8° GAV, Tenente-Coronel-Aviador Cláudio Wilson Saturnino Alves, realizaram o descerramento da placa.

Histórico do Esquadrão Poti

O Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito passou em frente as tropas e ao fundo um helicóptero AH-2 realizou um passagem sobre a base. (Foto: Agência Força Aérea)

O Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8º GAV), Esquadrão Poti, tem suas origens no Centro de Formação de Pilotos Militares (CFPM) no Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAv), na Base Aérea de Natal. A unidade operava os bimotores Douglas B-26 Invader e foi transferido no início de 1971 para a Base Aérea do Recife. Por meio da Portaria nº R-004/GM3, de 17 de abril de 1973, foi determinada a desativação do 1º/5º GAV e a ativação do Segundo Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (2º EMRA), subordinado ao Comando Aerotático, adotando como símbolo a figura do índio Poti.

Inicialmente o 2º EMRA foi equipado com aeronaves North American T-6D/G Texan, Neiva L-42 Regente e helicópteros Bell OH-4 Jet Ranger, estes depois substituídos ao final de 1974 pelos Bell UH-1H Iroquois. Contou também em sua dotação com aeronaves Neiva T-25 Universal e Embraer U-7 Seneca.

A denominação Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8º GAV) foi adotada a partir da Portaria nº R-239/GM3, de 9 de setembro de 1980. A sua principal missão era formar e treinar pilotos e tripulantes de helicópteros em diversas missões, mantendo o preparo técnico-profissional de suas equipagens, permitindo o cumprimento de missões na Tarefa Operacional de Superioridade Aérea: Interceptação, Ataque, Escolta, PAC (Patrulha Aérea de Combate) e demais missões da Tarefa Operacional de Apoio ao Combate, além de executar as chamadas operações especiais: infiltração e exfiltração de tropas (utilizando as técnicas de rapel, pouso de assalto e McGuire), busca e salvamento (SAR) e busca e salvamento em combate (C-SAR) tanto na selva como no mar.

Em meados dos anos 80 o Esquadrão Poti foi equipado com helicópteros Helibrás H-50 Esquilo, montados no Brasil sob licença da Aerospatiale, atual Eurocopter. Essas aeronaves eram armadas com para lançadores de foguetes SBAT 70/7 de 70 mm e metralhadoras MAG calibre 7,62 mm ou FN Herstal calibre 12,7 mm.

No final de 2009, o Esquadrão Poti foi transferido da Base Aérea de Recife para a Base Aérea de Porto Velho, em Rondônia, passando a operar os helicópteros russos de ataque Mil Mi-35M Hind, denominados AH-2 Sabre na FAB. As três primeiras aeronaves chegaram em dezembro de 2009, chegando mais três em outubro do mesmo ano.

Atualmente, com os Sabres, o Esquadrão Poti cumpre missões de interceptação, combate aéreo, ataque, escolta e apoio aéreo aproximado a partir da Amazônia Ocidental.

Fonte: 2º/8º GAV/Cecomsaer

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... 039%20anos

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 3:04 am
por Carlos Lima
Olha Olha Olha... misseis anti-tanque... 8-]

BZ FAB!!! BZ Poti!!!!

[100] [009]

Logo logo tem mais chegando!!!!!

[]s
CB_Lima

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 2:24 pm
por BrasilPotência
Isso cala de vez, os que diziam, que os Sabres vieram pelados. :wink: Bicho bonito e armado até os dentes. [004]

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 2:31 pm
por bcorreia
Fake!!!! Essas armas todas são de isopor e papelão :twisted: :mrgreen:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 3:14 pm
por prp
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 3:48 pm
por WalterGaudério
BrasilPotência escreveu:Isso cala de vez, os que diziam, que os Sabres vieram pelados. :wink: Bicho bonito e armado até os dentes. [004]


Só um esclarecimento BrasilPotência, o primeiro lote de Sabres, veio realmente sem armamento , que só foi entregue junto com as aeronaves do segundo lote.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 4:02 pm
por BrasilPotência
WalterGaudério escreveu:
BrasilPotência escreveu:Isso cala de vez, os que diziam, que os Sabres vieram pelados. :wink: Bicho bonito e armado até os dentes. [004]


Só um esclarecimento BrasilPotência, o primeiro lote de Sabres, veio realmente sem armamento , que só foi entregue junto com as aeronaves do segundo lote.

Antes tarde do que nunca né walter? hahaha

Obrigado pelo esclarecimento.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 4:13 pm
por Lord Nauta
Carlos Lima escreveu:Olha Olha Olha... misseis anti-tanque... 8-]

BZ FAB!!! BZ Poti!!!!

[100] [009]

Logo logo tem mais chegando!!!!!

[]s
CB_Lima

Em minha opinião estes helicópteros e armamento anti-carro deveriam ser prioritários para o EB.

Sds


Lord Nauta

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 4:25 pm
por Bourne
Os narco-traficantes tem até tanques. :shock: :shock: :shock:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 4:35 pm
por pampa_01
Para alguma cois boa os trafica servem. Justificar, para a sociedade, a compra de armamento para as FFAA.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 4:42 pm
por Andre Correa
Lord Nauta escreveu:
Carlos Lima escreveu:Olha Olha Olha... misseis anti-tanque... 8-]

BZ FAB!!! BZ Poti!!!!

[100] [009]

Logo logo tem mais chegando!!!!!

[]s
CB_Lima

Em minha opinião estes helicópteros e armamento anti-carro deveriam ser prioritários para o EB.

Sds


Lord Nauta
Também acho.
Helicópteros pequenos de ataque também, mais flexíveis, como AH-1W SuperCobra, por exemplo, ou o AH-1Z Viper, ou mesmo o Tiger da Eurocopter, para ser produzido no Brasil, inclusive para o CFN.

[009]

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 4:49 pm
por henriquejr
Eu me contentaria com o Agusta A-129 Magusta, para o EB e CFN!

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 4:53 pm
por Andre Correa
henriquejr escreveu:Eu me contentaria com o Agusta A-129 MaNgusta, para o EB e CFN!
Eu também, mas o que sempre li é que tem um custo muito alto, tanto de aquisição, como de operação.
Por isso citei 2 opções que devem ser mais em conta, um por ter muitos ainda em operação, e estocados, e o outro por poder ser produzido localmente...

[009]

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 4:59 pm
por Carlos Lima
Andre Correa escreveu:
Lord Nauta escreveu: Em minha opinião estes helicópteros e armamento anti-carro deveriam ser prioritários para o EB.

Sds
Lord Nauta
Também acho.
Helicópteros pequenos de ataque também, mais flexíveis, como AH-1W SuperCobra, por exemplo, ou o AH-1Z Viper, ou mesmo o Tiger da Eurocopter, para ser produzido no Brasil, inclusive para o CFN.

[009]
Concordo plenamente,

Mas entre isso e o Esquilo com o seu SBAT e a .50... eu até parei de reclamar... :lol:

;)

[]s
CB_Lima

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 5:05 pm
por Gerson Victorio
Mas um mito que se vai...